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Questões de Concursos Libras

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1163Q1013555 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa, SEADAP, FGV, 2022

O pronome demonstrativo e o advérbio de lugar, em Libras, usam a mesma configuração de mão, mas o ponto de articulação e a orientação do olhar, são diferentes. Relacione as transcrições em Libras a seguir com as suas respectivas definições.

1. EST@/AQUI

2. ESS@/AÍ

3. AQUELE/LÁ

( ) É o lugar da terceira pessoa, mas diferentemente do pronome pessoal, direcionando um olhar ao apontamento.

( ) É um apontar para um lugar perto, em frente ao emissor, acompanhado de um olhar para este ponto.

( ) É um apontar para um lugar perto e em frente do receptor, acrescido de um olhar direcionado não para o receptor, mas para o ponto apontado perto da segunda pessoa do discurso.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.

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1164Q1014328 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Itajubá MG, Consulplan, 2024

Segundo Quadros e Karnopp (2004), os verbos na Libras são divididos, basicamente, em três classes. Os verbos que não se flexionam em relação à pessoa e número, e não incorporam afixos locativos, tais como os verbos: AMAR; COMER; DIRIGIR; DESEJAR são chamados de verbos:
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1165Q1014584 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Na Língua Brasileira de Sinais, Quadros e Karnopp (2004) classificam os sinais verbais em três categorias principais: verbos simples, verbos com concordância e verbos espaciais. Analise as sentenças a seguir e identifique qual categoria de verbo se aplica a cada uma delas:

I. Meu amigo AMA Yasmin.
II. Eduardo TRABALHA em uma empresa importante.
III. A Clara se PREOCUPA em como pagar a tributação.
IV. A empregadora CONVIDOU seus funcionários para comemorar o aniversário dela.

Assinale a alternativa correta.
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1166Q1014585 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Libras, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Assinale a alternativa correta. No estudo da fonologia das línguas de sinais, as unidades fonológicas apresentam restrições fonotáticas que regulam sua ocorrência. De acordo com os estudos de Klima e Bellugi (1979), algumas dessas restrições incluem a ocorrência de unidades não marcadas, que são formas mais comuns e menos complexas nas línguas de sinais. Diante disso, marque a alternativa que apresenta corretamente exemplos de unidades não marcadas:
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1167Q1014075 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Identifique qual alternativa aponta corretamente para a posição preconizada dos defensores do bilinguismo acerca da escolarização de surdos:
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1168Q1014076 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

No que diz respeito à História da Educação do Surdo no Brasil, marque a alternativa que se refere corretamente à fase do oralismo:
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1169Q1015612 | Libras, Educação dos Surdos, Diretor de Educação Básica, Prefeitura de Américo de Campos SP, IPEFAE, 2024

Estudando a Lei nº 10.436/2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais, dado estudante de Pedagogia que se preparava antecipadamente para participação nos concursos públicos que comumente ocorrem no final do ano, escreveucorretamente, em seus arquivos de estudos, somente o que segue:

(1) A Língua Brasileira de Sinais é uma forma de comunicação e expressão onde o sistema linguístico utilizado é de natureza visual-motora, tendo estrutura gramatical própria e podendo ser utilizada tanto por pessoas com deficiência auditiva / surdas, quanto por ouvintes.
(2) É obrigatório o ensino de Libras em todos os cursos de Licenciatura no Brasil.
(3) A LIBRAS possui um sistema próprio de escrita chamado Escrita de Sinais.
(4) A Linguagem Brasileira de Sinais é o meio mais comumente utilizado pela comunidade surda para diálogo, apresentações culturais, construção de novos aprendizados etc.
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1170Q1013824 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue Língua PortuguesaLibras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A cultura e a identidade surdas fundamentam-se na crença de que é primordial para o desenvolvimento da pessoa surda que ela se reconheça como parte da comunidade surda, identificando seus limites e formas de expressão porque
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1171Q1014592 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O Decreto nº 5.296/04, em seu capítulo II, dispõe que os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. No que diz respeito a esse tratamento, estabelece-se que
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1172Q1015363 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SME SP, FGV, 2023

O currículo de Língua Brasileira de Sinais apresenta proposições que têm como objetivo o desenvolvimento da linguagem a partir da aquisição da Libras e para isso foi estruturado em quatro eixos.
Um desses eixos inclui os objetivos que trabalham a contação de histórias e o desenvolvimento de narrativas e de habilidades pragmáticas específicas para uma língua visoespacial, promovendo uma interação com diferentes interlocutores.
Assinale a opção que indica um desses eixos.
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1173Q1015620 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção em que é apresentado, conforme a CF, o objetivo principal do PNE.
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1174Q1015876 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Nas sentenças sinalizadas em Libras “Eu tenho muitos amigos” e “Eu não tenho muitos amigos”, o verbo “ter”, na sua forma afirmativa e negativa, é sinalizado com:

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1175Q1015109 | Libras, Educação dos Surdos, Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de Teixeiras MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

No ano de 2015, foi criada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015). Tal Lei foi instituída com objetivo de promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais da pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. A respeito dessa legislação, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) substitui a modalidade escrita da língua portuguesa para comunidades de pessoas surdas no Brasil. ( ) É um direito da pessoa surda a oferta de educação bilíngue em Libras como primeira língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas. ( ) Os tradutores e intérpretes da Libras atuantes na educação básica devem, no mínimo, possuir nível superior, com habilitação, prioritariamente, em Tradução e Interpretação em Libras.
Assinale a sequência correta.
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1176Q1015878 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Alguns sinais em Libras iniciam sua produção com a letra do alfabeto manual equivalente com à letra inicial da própria palavra em português.

Assinale a alternativa que indica corretamente um exemplo nestes termos.

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1177Q1013579 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Que profissionais são responsáveis pelo planejamento do atendimento educacional especializado em Libras para os alunos surdos?
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1179Q1014863 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

Segundo Quadros (2004), o intérprete de línguas de sinais é a pessoa que __________ de uma determinada língua de sinais para outra __________ ou dessa __________ para uma outra determinada __________.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas na definição acima.

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1180Q1014608 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

No que se refere à função do tradutor e intérprete de Libras, é INCORRETO afirmar:
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