Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1201Q1014644 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Sobre Literatura Surda e Pedagogia Surda, preencha as proposições colocando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) A Literatura Surda é composta exclusivamente por textos escritos em português por autores surdos.

( ) As narrativas da Literatura Surda incluem contação de histórias em Libras, poesias visuais e produções culturais que valorizam a experiência visual dos surdos.

( ) A Pedagogia Surda valoriza práticas educacionais que consideram a Libras como a língua principal de instrução para estudantes surdos.

( ) A literatura e a pedagogia surda estão diretamente relacionadas à identidade surda e ao fortalecimento cultural da comunidade surda.

( ) O ensino de surdos na Pedagogia Surda deve seguir exclusivamente os métodos tradicionais da educação oralista.


Após análise das proposições, marque a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1202Q1014646 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

De acordo com a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, que regulamenta a profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1203Q1013111 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

O Imperador D. Pedro II, em viagem no ano de 1876, visitou uma instituição de educação de surdos registrando as seguintes impressões:

Neste belo estabelecimento perfeitamente colocado e com 150 acres de terreno onde os alunos trabalham, saem deles bacharéis em letras ou ciências. Metade deles articula e fala melhor ou pior. Resolvem equações algébricas, discorrem por escrito na pedra perfeitamente expondo um a teoria dos eclipses e outro traduzindo falando Horácio e uma passagem das Catilinárias mostrando saber bem o latim. O diretor é filho de uma pessoa que aprendeu em Paris com abbé Sicard. Casou com uma de suas discípulas surda-muda que é a mãe do diretor e a qual me deu uma hera que eu plantei perto da escada do estabelecimento. Fiquei encantado da visita.

Disponível em:<https://www.maxwell.vrac.pu-rio.br/13970/13970

5.PDF> Adaptado. Acesso em 06 de ago. 2019.

A instituição a que se refere o Imperador é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1204Q1014650 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

A educação bilíngue para surdos é uma abordagem que tem como objetivo assegurar que o aluno surdo tenha acesso ao ensino em sua língua natural, a Libras, enquanto aprende o português como segunda língua (na forma escrita). Sobre a educação bilíngue para surdos,analise as proposições a seguir e preencha as lacunas colocando (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:

( ) A Educação Bilíngue para Surdos reconhece a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como a primeira língua (L1) dos surdos e o português escrito como segunda língua (L2).

( ) O ensino bilíngue para surdos propõe que a alfabetização deve ocorrer exclusivamente na língua oral, para facilitar a comunicação com ouvintes.

( ) O modelo bilíngue defende que os professores surdos desempenham um papel fundamental no processo educacional, pois são referência linguística e cultural para os alunos surdos.

( ) A Política Nacional de Educação Bilíngue para Surdos visa garantir práticas educacionais que respeitem as especificidades linguísticas e culturais dos estudantes surdos.

( ) Em uma abordagem bilíngue, a Libras deve ser utilizada apenas como apoio ao ensino da língua portuguesa, sem ser considerada um idioma legítimo de instrução.


Após análise das proposições, marque a opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1205Q1015418 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Em conformidade com o Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, assinale a alternativa correta sobre a oferta de Libras para as instituições de ensino:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1206Q1015931 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Conforme os níveis linguísticos da Língua Brasileira de Sinais – Libras -, relacione a COLUNA B pela COLUNA A.

COLUNA A

I. Aspectos Fonológicos.

II. Aspectos Morfológicos.

III. Aspectos Sintáticos.

IV. Aspectos Semânticos e Pragmáticos.

COLUNA B

(__) Na língua de sinais essa complexidade dos morfemas é resultado de processos não concatenados, porque à raiz são adicionados movimentos e contornos no espaço de sinalização.

(__) Deve considerar o espaço de execução do sinal devido as relações sintáticas fazerem uso do sistema pronominal e nominal para este fim. Das frases em Libras não são apenas as mãos, mas a expressão facial e a postura do corpo são elementos gramaticais que afetam o entendimento do enunciado.

(__) Tem como objetivo identificar as unidades mínimas do sistema linguístico. O quirema é a unidade mínima da língua de sinais.

(__) É o estudo do significado linguístico e o estudo do significado construído pelo uso linguístico.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1207Q1013381 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Fundão ES, IDCAP, 2020

LIBRAS : Começou a ser utilizada no Brasil na década de 90, e de lá para cá, passou a ser reconhecida como uma das línguas oficiais do Brasil em 2002. A língua brasileira de sinais é formada por todos os elementos que dizem respeito à língua oral preenchendo, assim, os requisitos para ser considerado um instrumento linguístico de grande poder de atuação, além de ser considerada uma língua oficial aqui no Brasil e ser a segunda mais utilizada, perdendo apenas para o português falado. Para se comunicar através dessa língua, existe uma técnica que ensina os sinais a partir de combinações, movimentos, entre outros, que são realizados no momento da comunicação. (__) Oralismo : Tem como principal caraterística desenvolver a fala do sujeito surdo, pois para os defensores deste método, a fala seria considerada indispensável para comunicação e desenvolvimento integral das crianças com deficiência auditiva. (__) Comunicação total : Quando se constatou que os surdos educados por meio da metodologia Oralista não conseguiriam se comunicar ou falar como os ouvintes de maneira satisfatória e que, mesmo com a imposição das práticas oralistas, as pessoas surdas insistiam em se comunicar por meio da língua de sinais, decidiu-se então que os surdos poderiam utilizar toda e qualquer forma de comunicação. Surge, então, o método que ficou conhecido como Comunicação Total. (__) Bilinguismo : Esta forma de comunicação visa o uso das duas línguas dentro do ambiente escolar, sendo neste caso, a LIBRAS e a língua portuguesa de forma escrita. Se tem notícia de que esta metodologia Bilíngue é utilizada atualmente com surdos em algumas instituições educacionais brasileiras. (__) Pedagogia Surda : Esta metodologia surge com o fim de apresentar um novo caminho para a educação do sujeito surdo. Surge com a finalidade de mostrar um novo caminho para a educação do surdo, pois ela é uma metodologia que atende de uma forma satisfatória as especificidades do surdo, de forma a considerar todos os aspectos culturais deste sujeito. (__) Braille : O código Braille é composto por uma combinação de pontos dispostos em uma célula de três linhas e duas colunas. Por meio da combinação destes símbolos, o deficiente visual pode realizar a leitura e a escrita de qualquer tipo de texto. Considerando (V) verdadeiro e (F) falso, complete as lacunas acima e assinale alternativa que apresenta a ordem correta de preenchimento de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1208Q1013893 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


De acordo com a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, as instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.

  1. ✂️
  2. ✂️

1209Q1017481 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Para os alunos surdos poderem se apropriar integralmente dos conteúdos em sala de aula, é preciso respeitá-los em suas demandas linguísticas e permitir que tenham acesso aos conteúdos escolares em Libras, tendo em vista que essa é a língua passível de aquisição e que pode melhor mediar a construção de novos conhecimentos.

Nessa concepção, conforme Almeida, Santos e Lacerda (O ensino do português como segunda língua para surdos: estratégias didáticas, 2015), a língua de sinais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1211Q1014667 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Autores como Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) relatam mitos, sobre a língua de sinais, que refletem desconhecimento e não correspondem a uma verdade cientificamente comprovada. Um dos mitos refere-se à crença de que haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas.

Nesse mito, relacionado à visão de universalidade,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1212Q1013388 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2019

Gile (1995) e Pagura (2003) apresentam quatro modalidades de interpretação. Sobre a proposta dos autores, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1213Q1015436 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Santiago (2013) afirma que na perspectiva enunciativo-discursiva, há sinais que assumem vários significados, apesar de apresentarem uma forma única. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A polissemia, entendendo a língua como sistema abstrato, interfere a um signo um universo de possibilidades e significação.
( ) A pragmática e a fonologia interferem na forma da língua, por isso os estudos pragmáticos visa descodificar o sistema da língua em seu uso.
( ) O campo da significação está inteiramente relacionado com o universo do sentido.
( ) A língua possui um caráter de novidade a cada enunciado, em cada situação,
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1214Q1015437 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Para Moura (2013) a escola tem um papel importante, para a criança surda, será no espaço escolar que ela poderá adquirir a língua e, portanto, desenvolver a linguagem, sem as restrições que normalmente aparecem no ambiente doméstico. Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1216Q1015706 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Horizontina RS, OBJETIVA, 2021

De acordo com RODRIGUES e VALENTE, sobre as exigências específicas à tradução e à interpretação da Libras, analisar a sentença abaixo:

Além de assimilar o que ouve e fazer a acomodação em sua mente, o intérprete deve processar a informação, o que, nesse caso, significa julgar qual sinalização da Libras corresponde a dada sentença do português (1ª parte). Os tradutores dispõem de tempo suficiente à obtenção de um texto final técnica e linguisticamente correto. A atividade de interpretação, por outro lado, encontra-se associada a um forte componente de imprevisibilidade, o que obriga o intérprete a se preocupar, sobretudo, com a mensagem essencial do discurso transposto, e não tanto com a sua transposição integral (2ª parte). Por envolver questões pertinentes à proficiência linguística, à cultura, à ética, ao emocional, à acuidade intelectual, à compreensão de texto e outros é que a interpretação simultânea apresenta-se como um grande desafio a quem se dispõe a atuar como mediador entre os indivíduos da situação comunicativa (3ª parte).

A sentença está:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1217Q1013659 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
Em relação aos aspectos clínicos e socioantropológicos da surdez e da educação de surdos no Brasil, julgue o item subsequente.
O modelo clinicoterapêutico na educação de surdos transforma as escolas em clínicas e o atendimento pedagógico em intervenção terapêutica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1218Q1014174 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Pinheiro MA, FUNATEC, 2024

Sobre a Lei n.º 4.857 / 2002, que oficializou a LIBRAS no Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1219Q1014686 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Considerando-se a educação dos surdos em um recorte histórico e, ainda, tendo em conta exclusão, conquistas, retrocessos, reconquistas que se entrelaçaram e a caracterizam, é pertinente afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1220Q1015455 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

A história do profissional tradutor e intérprete de Língua de Sinais iniciou-se a partir de atividades voluntárias. Pouco a pouco, com a conquista da cidadania dos surdos, essas atividades passaram a ter importância enquanto função laboral.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais como língua oficial das comunidades surdas por lei federal, iniciouse o processo de formação do profissional intérprete da Libras , no Brasil.
( ) Por intermédio da FENEIS, a partir dos anos 1990, foram estabelecidas unidades de intérpretes ligadas aos seus escritórios regionais.
( ) O RID (Registration of Interpreters for the Deaf) foi fundado em 1964 com o objetivo de estabelecer alguns requisitos para a atuação do profissional intérprete estrangeiro.
( ) A FENEIS organizou um encontro nacional de intérpretes de Língua de Sinais, pela primeira vez em 1988, promovendo o intercâmbio entre alguns intérpretes do Brasil e avaliação sobre a ética do profissional intérprete.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.