Início Questões de Concursos Libras Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1361Q1013164 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019São elementos que prejudicam a fluência de tradutores intérpretes de libras: ✂️ a) Falta de contato com a comunidade surda e português sinalizado. ✂️ b) Expressão facial e uso de classificadores. ✂️ c) Lentidão exagerada e uso de elementos não manuais. ✂️ d) Uso de referentes e falta de expressão corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1362Q1013422 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019A definição mais adequada para o profissional intérprete é: ✂️ a) Profissional que possibilita a tradução da língua portuguesa para a língua de sinais. ✂️ b) Profissional capaz de possibilitar comunicação entre Surdos e Ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais para o português e vice-versa; ou entre outras línguas de sinais e línguas orais. ✂️ c) Profissional que possibilita a tradução da língua de sinais para a língua portuguesa. ✂️ d) Profissional capaz de possibilitar comunicação entre Surdos e Ouvintes ou entre outras línguas de sinais e línguas orais. ✂️ e) Profissional capaz de possibilitar comunicação entre Surdos e Ouvintes através do português escrito e vice-versa; ou entre outras línguas de sinais de outros países. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1363Q1013937 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024Analise as informações a seguir: I. O Congresso internacional de educadores surdos na cidade de Milão, na Itália, em 1880, foi a maior derrota do oralismo puro e uma das maiores vitórias da história para a comunidade surda. II. O Congresso de Milão de 1880 foi organizado, patrocinado e conduzido por muitos especialistas ouvintistas, com maioria contrária ao oralismo puro. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1364Q1015729 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024Julgue o item a seguir.A tradução direta de palavras da língua portuguesa para sinais da Libras não é sempre possível, refletindo a singularidade da estrutura linguística da Libras, que possui sua própria gramática, incluindo categorias como verbos, advérbios, pronomes, sem o uso de conectivos e conjunções, desafiando a concepção de que é uma simples reprodução gestual do português. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1365Q1015474 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFMA, AOCP, 2023De que forma a morfologia da Libras pode ser considerada complexa? ✂️ a) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é bem complexa e está baseada principalmente em processos simultâneos envolvendo múltiplas articulações no espaço. ✂️ b) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais não é complexa e está baseada principalmente em processos simultâneos envolvendo poucas articulações no espaço. ✂️ c) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais pode ser aprendida tanto por docentes ouvintes como por surdos, devido à pouca complexidade que ela apresenta. ✂️ d) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é muito complexa e só pode ser estudada por indivíduos surdos. ✂️ e) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é bem complexa, pois não está baseada em processos simultâneos envolvendo múltiplas articulações no espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1366Q1014708 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024Assinale a alternativa que explica o que é identidade surda. ✂️ a) São surdos que vivem dominados pela cultura ouvinte, negam as representações surdas e nem participam da comunidade surda. ✂️ b) São surdos que conservam a cultura ouvinte ainda dominante por não terem contato constante com a comunidade surda. ✂️ c) Essa identidade é percebida nos sujeitos que se auto identificam puramente como surdos e assumem uma luta política por sua comunidade. ✂️ d) É inerente ao grupo de sujeitos que têm características ainda da cultura ouvinte, mas também demonstram traços da cultura surda. inerente ao grupo de sujeitos que têm características ainda da cultura ouvinte, mas também demonstram traços da cultura surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1367Q1015222 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019Os sinais manuais são freqüentemente acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas: ✂️ a) gramaticais. ✂️ b) adaptações para interjeições de comunicação. ✂️ c) linguagem emocional. ✂️ d) expressões manuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1368Q1015478 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFMA, AOCP, 2023De acordo com QUADROS & KARNOPP, 2004, o letramento em Libras favorece a vida dos alunos surdos. De que forma esse letramento em Libras pode impactar a vida dos sujeitos surdos? ✂️ a) O letramento em Libras reduz a capacidade de comunicação e favorece o desenvolvimento da cognição e das habilidades sociais, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais exclusiva e igualitária. ✂️ b) O letramento em Libras amplia a capacidade de comunicação e favorece o desenvolvimento da cognição e das habilidades sociais, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. ✂️ c) O letramento em Português amplia a capacidade de visão do aluno surdo e favorece o desenvolvimento das habilidades esportivas, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais seletiva. ✂️ d) O letramento em Libras reduz a capacidade de comunicação, impedindo o desenvolvimento da cognição e das habilidades sociais do aluno surdo. ✂️ e) O letramento em Português amplia a capacidade de comunicação e favorece o desenvolvimento da cognição e das habilidades sociais, enquanto o letramento em Libras reduz a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1369Q1016247 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025Sobre a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa correta: ✂️ a) A fonologia da Libras é baseada exclusivamente em unidades sonoras que são convertidas em sinais manuais. ✂️ b) A morfologia da Libras se caracteriza pela ausência de processos de flexão, sendo uma língua exclusivamente analítica. ✂️ c) A sintaxe da Libras permite diferentes ordens de constituintes na frase, sendo influenciada por elementos como o contexto discursivo e o uso do espaço. ✂️ d) A semântica da Libras não possui polissemia, pois cada sinal tem um único significado fixo, independente do contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1370Q1014970 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019A compreensão mais atual do trabalho de tradução e interpretação entre línguas considera essas práticas como lugar de construção e produção de sentidos, que pressupõe uma postura dialógica no ato tradutório. O tradutor- -intérprete no exercício de seu trabalho não lida com palavras ou sinais isolados, mas com enunciados concretos e seus sentidos no discurso. A opção que melhor corresponde a essa concepção é a de que o tradutor-intérprete deve ✂️ a) direcionar sua atenção a cada significado de palavra ou sinal enunciado no contexto discursivo. ✂️ b) buscar equivalências precisas de sentido a cada sinal ou cada palavra emitida no contexto discursivo. ✂️ c) omitir metáforas e expressões idiomáticas enunciadas no contexto discursivo. ✂️ d) procurar opções possíveis de tradução de acordo com os sentidos produzidos nos contextos discursivos. ✂️ e) se ater aos significados das palavras ou sinais independentemente dos contextos discursivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1371Q1015226 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019O processo de decodificação de um estímulo auditivo tem início na cóclea e termina nos centros auditivos do cérebro, possibilitando: a compreensão da mensagem recebida. ✂️ a) emissão da imagem recebida. ✂️ b) a compreensão da mensagem recebida. ✂️ c) o mal entendimento da proposta recebida. ✂️ d) a dúvida do que se vê para o que se ouve. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1372Q1014717 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024Sobre a Fonologia da Libras, analise as duas assertivas e marque a alternativa correta. I- Fonologia é compreendida como a parte da ciência linguística que analisa as unidades mínimas sem significado de uma língua e a sua organização interna. Il- Nas línguas de sinais, as configurações de mãos juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções são as unidades maiores que formam as frases. ✂️ a) A assertiva I é verdadeira; a Il falsa ✂️ b) As assertivas I e Il são verdadeiras. ✂️ c) A assertiva I é falsa; a Il, verdadeira. ✂️ d) As assertivas I e Il são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1373Q1014984 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019Para Moura (2013), um aspecto importante para a criança surda e que, se relaciona à linguagem, é a comunidade surda. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A comunidade surda aparece como um lugar que ela pode se encontrar, usar a língua e partilhar desejos, esperanças, problemas, conquistas, é o lugar em que a sua liberdade é mais bem exercida ✂️ b) Na comunidade surda, a criança não pode anular a surdez, pois é nesse espaço que a criança precisa se esforçar para compreender os sinais dos adultos surdos, para interagir com seus interlocutores ✂️ c) A família deve acompanhar a criança surda aos espaços em que a comunidade surda se encontra, e sempre avisar aos professores sinais novos que as crianças estão aprendendo nesses espaços ✂️ d) Ao frequentar os espaços que a comunidade surda se encontra, a criança surda vai estabelecendo valores que são transmitidos pelos surdos adultos mais fluentes em Libras, logo, vai se sentindo mais capaz de interagir no ambiente escolar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1374Q1013193 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019Considerando a necessidade do desenvolvimento da capacidade representativa e linguística dos alunos com surdez, a escola comum deve viabilizar sua escolarização em um turno e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em outro. Para esse tipo de alunado a escola deve ✂️ a) utilizar o momento do AEE para reforçar o conteúdo escolar como um todo. ✂️ b) se preocupar em oferecer todo o conteúdo exclusivamente em Libras para o surdo. ✂️ c) contemplar o ensino de Libras, o ensino em Libras e o ensino da Língua Portuguesa. ✂️ d) se preocupar em oferecer todo o conteúdo exclusivamente em português para o surdo. ✂️ e) promover o ensino em momentos distintos para os alunos surdos e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1375Q1014985 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019Gesser (2012) afirma que desempenhar numa língua requer exposição de insumo linguístico em que as características gramaticais sejam contempladas. Com base nisso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O professor deve encorajar os alunos a buscarem decisões legais ou outras maneiras de agir para pensarem em um modo de sinalizar em Libras. II. Focar o aspecto de incorporação dos sinais, por exemplo, há que pensar em técnicas e/ou atividades para promover o uso desse elemento gramatical em situações significativas, de uso real de linguagem. III. A gramática deve contemplar apenas as situações comunicativas, pois saber o uso dos parâmetros da Libras são a base para a comunicação em Libras. IV. O uso de gêneros escritos com recursos visuais (como é o caso de charges, tirinhas, quadrinhos etc) pode ser de grande valia nas aulas do professor, pois dá suporte ao aluno surdo para estabelecer as devidas relações. ✂️ a) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas ✂️ b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas ✂️ c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas ✂️ d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1376Q1018825 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, ALGO, IADES, 2019Texto associado. Orientação Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras. Quanto à formação profissional do tradutor e intérprete de Libras, é correto afirmar que ✂️ a) pode ser realizada em nível médio, em cursos rápidos e oficinas de Libras. ✂️ b) os filhos de pais surdos já são interpretes de Libras e, por isso, não necessitam de uma qualificação específica. ✂️ c) pode ser realizada em cursos de formação continuada promovida por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. ✂️ d) pode ser realizada por organizações da sociedade civil que representem a comunidade surda, mas todos os profissionais devem ter certificação internacional. ✂️ e) a União, ou instituições credenciadas, promoverá semestralmente o exame nacional de proficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1377Q1015242 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021O ponto de articulação é um parâmetro da LIBRAS que se refere ao local no corpo do usuário da língua ou na área definida pelo corpo, onde será realizado o sinal. O conjunto de glosas de sinais com diferentes locações é: ✂️ a) LARANJA – COMER – SÁBADO; ✂️ b) BRINCAR – OUVIR – AMAR; ✂️ c) ESTUDAR – PESQUISAR – ERRAR; ✂️ d) HOMEM – QUEIJO – DESCULPAR; ✂️ e) ESQUECER – APRENDER – LEMBRAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1378Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1379Q1014475 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2025Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. O bilinguismo vivido pelo sujeito surdo – Libras e LP – é impulsionado por fatores ___________, relativos ao contato imediato ou tardio do surdo com a língua de sinais, às possibilidades educacionais a ele disponibilizadas e à sua inserção social. Há de se considerar ainda que, quando o assunto se dirige especificamente às questões próprias da surdez, os níveis de domínio e conhecimento da Libras são ___________ entre surdos a depender de seu percurso formativo, em razão de que _______________ têm acesso à Libras, desenvolvendo uma comunicação gestual caseira que satisfaz suas necessidades em relações familiares. ✂️ a) diferentes | distintos | muitos surdos não ✂️ b) únicos | iguais | todos os surdos ✂️ c) diferentes | distintos | todos os surdos ✂️ d) únicos | iguais | muitos surdos não Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1380Q1015500 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023Em que país foi fundada a primeira instituição de ensino destinada especificamente a surdos, inaugurando uma nova perspectiva educacional para essa comunidade, que até então era largamente negligenciada? ✂️ a) Inglaterra. ✂️ b) França. ✂️ c) Estados Unidos. ✂️ d) Brasil. ✂️ e) Alemanha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1361Q1013164 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019São elementos que prejudicam a fluência de tradutores intérpretes de libras: ✂️ a) Falta de contato com a comunidade surda e português sinalizado. ✂️ b) Expressão facial e uso de classificadores. ✂️ c) Lentidão exagerada e uso de elementos não manuais. ✂️ d) Uso de referentes e falta de expressão corporal. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1362Q1013422 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019A definição mais adequada para o profissional intérprete é: ✂️ a) Profissional que possibilita a tradução da língua portuguesa para a língua de sinais. ✂️ b) Profissional capaz de possibilitar comunicação entre Surdos e Ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais para o português e vice-versa; ou entre outras línguas de sinais e línguas orais. ✂️ c) Profissional que possibilita a tradução da língua de sinais para a língua portuguesa. ✂️ d) Profissional capaz de possibilitar comunicação entre Surdos e Ouvintes ou entre outras línguas de sinais e línguas orais. ✂️ e) Profissional capaz de possibilitar comunicação entre Surdos e Ouvintes através do português escrito e vice-versa; ou entre outras línguas de sinais de outros países. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1363Q1013937 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024Analise as informações a seguir: I. O Congresso internacional de educadores surdos na cidade de Milão, na Itália, em 1880, foi a maior derrota do oralismo puro e uma das maiores vitórias da história para a comunidade surda. II. O Congresso de Milão de 1880 foi organizado, patrocinado e conduzido por muitos especialistas ouvintistas, com maioria contrária ao oralismo puro. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1364Q1015729 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024Julgue o item a seguir.A tradução direta de palavras da língua portuguesa para sinais da Libras não é sempre possível, refletindo a singularidade da estrutura linguística da Libras, que possui sua própria gramática, incluindo categorias como verbos, advérbios, pronomes, sem o uso de conectivos e conjunções, desafiando a concepção de que é uma simples reprodução gestual do português. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1365Q1015474 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFMA, AOCP, 2023De que forma a morfologia da Libras pode ser considerada complexa? ✂️ a) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é bem complexa e está baseada principalmente em processos simultâneos envolvendo múltiplas articulações no espaço. ✂️ b) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais não é complexa e está baseada principalmente em processos simultâneos envolvendo poucas articulações no espaço. ✂️ c) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais pode ser aprendida tanto por docentes ouvintes como por surdos, devido à pouca complexidade que ela apresenta. ✂️ d) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é muito complexa e só pode ser estudada por indivíduos surdos. ✂️ e) A morfologia da Língua Brasileira de Sinais é bem complexa, pois não está baseada em processos simultâneos envolvendo múltiplas articulações no espaço. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1366Q1014708 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024Assinale a alternativa que explica o que é identidade surda. ✂️ a) São surdos que vivem dominados pela cultura ouvinte, negam as representações surdas e nem participam da comunidade surda. ✂️ b) São surdos que conservam a cultura ouvinte ainda dominante por não terem contato constante com a comunidade surda. ✂️ c) Essa identidade é percebida nos sujeitos que se auto identificam puramente como surdos e assumem uma luta política por sua comunidade. ✂️ d) É inerente ao grupo de sujeitos que têm características ainda da cultura ouvinte, mas também demonstram traços da cultura surda. inerente ao grupo de sujeitos que têm características ainda da cultura ouvinte, mas também demonstram traços da cultura surda. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1367Q1015222 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019Os sinais manuais são freqüentemente acompanhados por expressões faciais que podem ser consideradas: ✂️ a) gramaticais. ✂️ b) adaptações para interjeições de comunicação. ✂️ c) linguagem emocional. ✂️ d) expressões manuais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1368Q1015478 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFMA, AOCP, 2023De acordo com QUADROS & KARNOPP, 2004, o letramento em Libras favorece a vida dos alunos surdos. De que forma esse letramento em Libras pode impactar a vida dos sujeitos surdos? ✂️ a) O letramento em Libras reduz a capacidade de comunicação e favorece o desenvolvimento da cognição e das habilidades sociais, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais exclusiva e igualitária. ✂️ b) O letramento em Libras amplia a capacidade de comunicação e favorece o desenvolvimento da cognição e das habilidades sociais, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. ✂️ c) O letramento em Português amplia a capacidade de visão do aluno surdo e favorece o desenvolvimento das habilidades esportivas, além de contribuir para a construção de uma sociedade mais seletiva. ✂️ d) O letramento em Libras reduz a capacidade de comunicação, impedindo o desenvolvimento da cognição e das habilidades sociais do aluno surdo. ✂️ e) O letramento em Português amplia a capacidade de comunicação e favorece o desenvolvimento da cognição e das habilidades sociais, enquanto o letramento em Libras reduz a construção de uma sociedade mais inclusiva e igualitária. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1369Q1016247 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025Sobre a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras), assinale a alternativa correta: ✂️ a) A fonologia da Libras é baseada exclusivamente em unidades sonoras que são convertidas em sinais manuais. ✂️ b) A morfologia da Libras se caracteriza pela ausência de processos de flexão, sendo uma língua exclusivamente analítica. ✂️ c) A sintaxe da Libras permite diferentes ordens de constituintes na frase, sendo influenciada por elementos como o contexto discursivo e o uso do espaço. ✂️ d) A semântica da Libras não possui polissemia, pois cada sinal tem um único significado fixo, independente do contexto. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1370Q1014970 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019A compreensão mais atual do trabalho de tradução e interpretação entre línguas considera essas práticas como lugar de construção e produção de sentidos, que pressupõe uma postura dialógica no ato tradutório. O tradutor- -intérprete no exercício de seu trabalho não lida com palavras ou sinais isolados, mas com enunciados concretos e seus sentidos no discurso. A opção que melhor corresponde a essa concepção é a de que o tradutor-intérprete deve ✂️ a) direcionar sua atenção a cada significado de palavra ou sinal enunciado no contexto discursivo. ✂️ b) buscar equivalências precisas de sentido a cada sinal ou cada palavra emitida no contexto discursivo. ✂️ c) omitir metáforas e expressões idiomáticas enunciadas no contexto discursivo. ✂️ d) procurar opções possíveis de tradução de acordo com os sentidos produzidos nos contextos discursivos. ✂️ e) se ater aos significados das palavras ou sinais independentemente dos contextos discursivos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1371Q1015226 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019O processo de decodificação de um estímulo auditivo tem início na cóclea e termina nos centros auditivos do cérebro, possibilitando: a compreensão da mensagem recebida. ✂️ a) emissão da imagem recebida. ✂️ b) a compreensão da mensagem recebida. ✂️ c) o mal entendimento da proposta recebida. ✂️ d) a dúvida do que se vê para o que se ouve. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1372Q1014717 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024Sobre a Fonologia da Libras, analise as duas assertivas e marque a alternativa correta. I- Fonologia é compreendida como a parte da ciência linguística que analisa as unidades mínimas sem significado de uma língua e a sua organização interna. Il- Nas línguas de sinais, as configurações de mãos juntamente com as localizações em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções são as unidades maiores que formam as frases. ✂️ a) A assertiva I é verdadeira; a Il falsa ✂️ b) As assertivas I e Il são verdadeiras. ✂️ c) A assertiva I é falsa; a Il, verdadeira. ✂️ d) As assertivas I e Il são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1373Q1014984 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019Para Moura (2013), um aspecto importante para a criança surda e que, se relaciona à linguagem, é a comunidade surda. Com base nessa afirmação, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A comunidade surda aparece como um lugar que ela pode se encontrar, usar a língua e partilhar desejos, esperanças, problemas, conquistas, é o lugar em que a sua liberdade é mais bem exercida ✂️ b) Na comunidade surda, a criança não pode anular a surdez, pois é nesse espaço que a criança precisa se esforçar para compreender os sinais dos adultos surdos, para interagir com seus interlocutores ✂️ c) A família deve acompanhar a criança surda aos espaços em que a comunidade surda se encontra, e sempre avisar aos professores sinais novos que as crianças estão aprendendo nesses espaços ✂️ d) Ao frequentar os espaços que a comunidade surda se encontra, a criança surda vai estabelecendo valores que são transmitidos pelos surdos adultos mais fluentes em Libras, logo, vai se sentindo mais capaz de interagir no ambiente escolar Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1374Q1013193 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019Considerando a necessidade do desenvolvimento da capacidade representativa e linguística dos alunos com surdez, a escola comum deve viabilizar sua escolarização em um turno e o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em outro. Para esse tipo de alunado a escola deve ✂️ a) utilizar o momento do AEE para reforçar o conteúdo escolar como um todo. ✂️ b) se preocupar em oferecer todo o conteúdo exclusivamente em Libras para o surdo. ✂️ c) contemplar o ensino de Libras, o ensino em Libras e o ensino da Língua Portuguesa. ✂️ d) se preocupar em oferecer todo o conteúdo exclusivamente em português para o surdo. ✂️ e) promover o ensino em momentos distintos para os alunos surdos e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1375Q1014985 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho PE, IBFC, 2019Gesser (2012) afirma que desempenhar numa língua requer exposição de insumo linguístico em que as características gramaticais sejam contempladas. Com base nisso, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta. I. O professor deve encorajar os alunos a buscarem decisões legais ou outras maneiras de agir para pensarem em um modo de sinalizar em Libras. II. Focar o aspecto de incorporação dos sinais, por exemplo, há que pensar em técnicas e/ou atividades para promover o uso desse elemento gramatical em situações significativas, de uso real de linguagem. III. A gramática deve contemplar apenas as situações comunicativas, pois saber o uso dos parâmetros da Libras são a base para a comunicação em Libras. IV. O uso de gêneros escritos com recursos visuais (como é o caso de charges, tirinhas, quadrinhos etc) pode ser de grande valia nas aulas do professor, pois dá suporte ao aluno surdo para estabelecer as devidas relações. ✂️ a) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas ✂️ b) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas ✂️ c) Apenas as afirmativas I e III estão corretas ✂️ d) Apenas as afirmativas II e III estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1376Q1018825 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, ALGO, IADES, 2019Texto associado. Orientação Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras. Quanto à formação profissional do tradutor e intérprete de Libras, é correto afirmar que ✂️ a) pode ser realizada em nível médio, em cursos rápidos e oficinas de Libras. ✂️ b) os filhos de pais surdos já são interpretes de Libras e, por isso, não necessitam de uma qualificação específica. ✂️ c) pode ser realizada em cursos de formação continuada promovida por instituições de ensino superior e instituições credenciadas por Secretarias de Educação. ✂️ d) pode ser realizada por organizações da sociedade civil que representem a comunidade surda, mas todos os profissionais devem ter certificação internacional. ✂️ e) a União, ou instituições credenciadas, promoverá semestralmente o exame nacional de proficiência. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1377Q1015242 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021O ponto de articulação é um parâmetro da LIBRAS que se refere ao local no corpo do usuário da língua ou na área definida pelo corpo, onde será realizado o sinal. O conjunto de glosas de sinais com diferentes locações é: ✂️ a) LARANJA – COMER – SÁBADO; ✂️ b) BRINCAR – OUVIR – AMAR; ✂️ c) ESTUDAR – PESQUISAR – ERRAR; ✂️ d) HOMEM – QUEIJO – DESCULPAR; ✂️ e) ESQUECER – APRENDER – LEMBRAR. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1378Q1016010 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018Na história da Educação de Surdos, destacaram-se duas vertentes de ensino: o oralismo, que privilegiava o ensino da língua oral e proibia o uso da língua de sinais, e o gestualismo, que fazia uso da língua de sinais no ensino e educação de surdos. Considerando essa primeira vertente, assinale a opção em que todos os citados defenderam a corrente educacional que privilegiou o aprendizado da língua oral. ✂️ a) Charles Michel de L’Epée, Roch-Amboise Sicard, Thomas Hopkins Gallaudet. ✂️ b) Thomas Braidwood, Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell. ✂️ c) Thomas Braidwood, Charles Michel de L’Epée, Alexander Graham Bell. ✂️ d) Samuel Heinicke, Alexander Graham Bell, Roch- Amboise Sicard. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1379Q1014475 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2025Assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE. O bilinguismo vivido pelo sujeito surdo – Libras e LP – é impulsionado por fatores ___________, relativos ao contato imediato ou tardio do surdo com a língua de sinais, às possibilidades educacionais a ele disponibilizadas e à sua inserção social. Há de se considerar ainda que, quando o assunto se dirige especificamente às questões próprias da surdez, os níveis de domínio e conhecimento da Libras são ___________ entre surdos a depender de seu percurso formativo, em razão de que _______________ têm acesso à Libras, desenvolvendo uma comunicação gestual caseira que satisfaz suas necessidades em relações familiares. ✂️ a) diferentes | distintos | muitos surdos não ✂️ b) únicos | iguais | todos os surdos ✂️ c) diferentes | distintos | todos os surdos ✂️ d) únicos | iguais | muitos surdos não Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1380Q1015500 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023Em que país foi fundada a primeira instituição de ensino destinada especificamente a surdos, inaugurando uma nova perspectiva educacional para essa comunidade, que até então era largamente negligenciada? ✂️ a) Inglaterra. ✂️ b) França. ✂️ c) Estados Unidos. ✂️ d) Brasil. ✂️ e) Alemanha. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro