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Questões de Concursos Libras

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141Q693743 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

Os sinais manuais são com frequência acompanhados por expressões faciais, também chamadas de marcações não manuais. NÃO representa uma marcação não manual a marcação:
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142Q688353 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

A Lei 10436/02 define Língua Brasileira de Sinais - Libras como uma “forma de comunicação e expressão”, que se constitui como um(a):
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143Q689358 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

A Língua Brasileira de Sinais – Libras, segundo a Lei 10436/02, em relação à modalidade escrita da Língua Portuguesa, determina:
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144Q698187 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

Texto associado.
Reconhece-se, em nível nacional, FEBRAPILS, Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais, como sendo a entidade representativa dos profissionais TILS e GI. Considere os itens elencados abaixo:

I. Colaborar com a fundação das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais (APILS);
II. Consolidar as APILS, apoiando na sua organização administrativa e de atuação nos Estados e Municípios;
III. Defender os interesses das APILS;
IV. Aplicar punições cabíveis aos profissionais que atuam irregularmente.
V. Representar sindicalmente os TILS e GI no que diz respeito às lutas profissionais;
VI. Apoiar as APILS na busca pela formação profissional, melhoria do ambiente de trabalho, salubridade e condições salubridade e condições salariais adequadas da categoria dos Tradutores e Intérpretes e Guiaintérpretes de Língua de Sinais, doravante denominados de TILS e GI;
VII. Fiscalizar os ambientes de trabalho onde os TILS e GI atuam, com autonomia para aplicar multas em caso de irregularidades.
VIII. Representar, juridicamente, o profissional que esteja passando por assédio moral ou situações análogas.

São objetivos da FEBRAPILS os apresentados nos itens:
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145Q692933 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

O sinal em LIBRAS feito com a mesma Configuração de Mãos de “grátis” é:
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146Q689845 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

O sinal em Língua Brasileira de Sinais produzido com a mesma Configuração de Mãos, usada para produzir o sinal de “Cama”, é:
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147Q688331 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

O sinal em Língua Brasileira de Sinais produzido com a mesma Configuração de Mãos, usada para produzir o sinal de “Exército”, é:
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148Q689836 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

Um dos grandes avanços quanto à difusão da Libras, assegurada pela Lei 10436/02, diz respeito à indicação da sua inclusão no currículo de vários cursos como Educação Especial, Fonoaudiologia e Magistério. A Libras, então, passa a ser parte:
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149Q683468 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

“No Brasil, há poucas décadas, se nós perguntássemos qual seria um “lugar” interessante para a formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais, a maioria das respostas apontava a área de educação como um dos “espaços” mais adequados. Pouquíssimas eram as respostas que se afiliavam com o campo disciplinar dos Estudos da Tradução, e, mais raramente, aquelas que descreviam com precisão as competências e habilidades de um tradutor/intérprete de língua de sinais e/ou perspectivas teóricas que embasassem a prática desses profissionais” (SILVA, S.A., 2010).
Sobre o fato de a formação de tradutores e intérpretes ocupar o espaço da área da educação, marque a alternativa que justifica a posição de Silva (2010)
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150Q859129 | Libras, Papéis e Responsabilidades do Tradutor intérprete, Prefeitura de Cabedelo PB Intérprete de Libras, EDUCA, 2020

Não é uma atribuição do Intérprete de Libras, segundo o Edital deste Certame:
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151Q859104 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Passira PE Intérprete de Libras, CONTEMAX, 2020

Quando se trata de atuação profissional relacionada à comunidade surda, há profissionais que para a pedagogia surda são significativos. A intenção é não fazer uma análise clínica, mas puramente pedagógica e, nesse sentido, para a educação é necessário que...
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152Q683256 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

O sinal em Língua Brasileira de Sinais que NÃO é feito com a mesma Configuração de Mãos utilizada para produzir o sinal de “animal” é:
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153Q698275 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

É considerada a maior representação dos profissionais TILS e GI no mundo:
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154Q698180 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, UFERSA, Ufersa, 2019

Os tradutores/intérpretes são profissionais que desempenham um papel fundamental ao permitir que:
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155Q682397 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

Para garantir a acessibilidade em comunicação na televisão, as Normas Técnicas preveem diretrizes específicas para LIBRAS. NÃO corresponde a uma diretriz:
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156Q684463 | Libras, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFF, COSEAC, 2019

Ao analisar a questão da inclusão dos deficientes na perspectiva da “Sociedade Inclusiva”, Felipe (2006) identifica oito imperativos a partir dos quais a sociedade se organizaria para se adaptar às necessidades específicas desse grupo. NÃO corresponde às bases dessa organização:
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157Q681894 | Libras, Técnico Especializado em Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

De acordo com a obra “Máscaras da Benevolência: a comunidade surda amordaçada” (LANE, 1992) é correto afirmar:
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158Q1015084 | Libras, Educação dos Surdos, Assistente Educacional, Prefeitura de Senador Canedo GO, Itame, 2019

“Entrega aos especialistas uma criança surda saudável, mas que se torna uma criança deficiente ao ser avaliada, que agora é rotulada com um modelo de enfermidade baseado no grau de surdez” (STROBEL, 2009, p. 31).
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Sabe-se que a questão da surdez não impede o processo de aprendizagem do indivíduo, apenas o limita, sendo necessária a criação de métodos, ferramentas e profissionais habilitados para conduzir este processo PORQUE II. O surdo é um indivíduo capaz de adquirir conhecimento somente por meio da Língua de Sinais.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
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159Q1014674 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Três Barras SC, Unesc, 2024

É correto afirmar que o oralismo, um modelo clínico defendido no Congresso Internacional de Educação de Surdos em Milão em 1880, propõe:
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160Q894251 | Libras, Legislação e Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

As alternativas de atendimento educacional às crianças que apresentam necessidades educativas especiais, no Brasil, abrangem desde atendimento em instituições especializadas, dependendo da necessidade, até a completa inclusão nas várias instituições de educação. A qualidade do processo de inclusão depende da estrutura organizacional da instituição, pressupondo propostas que considerem:
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