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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q1015017 | Libras, Educação dos Surdos, Agente Educacional, Prefeitura de Goianira GO, IV UFG, 2019

O intérprete de libras educacional precisa conhecer a história da educação de surdos para situar sua prática e avaliar como suas decisões interpretativas afetam o modelo de educação estabelecido na instituição de trabalho. As teorias educacionais para o ensino de surdos em ordem cronológica são:
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1402Q1015273 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022

São considerados modelos de processamento no ato da tradução e interpretação:
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1403Q1013482 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

As mãos assumem diversas formas para a realização de um sinal. De acordo com estudos apresentados pelo Instituto Nacional de Educação dos Surdos - INES, são:
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1404Q1015531 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

As línguas de sinais têm como principal diferença em relação às línguas orais, a modalidade produtiva. Isto é, as línguas de sinais são gestuais-visuais e as línguas orais são orais-auditivas. A Língua Brasileira de Sinais é uma língua gestual-visual e a ordem mais básica dos sinais em uma frase é:
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1405Q1015023 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpretes de Libras, Prefeitura de Vilhena RO, IBADE, 2019

Segundo a Lei 12.319/2010, que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, em seu artigo 6º dispõe sobre as atribuições do tradutor/intérprete no exercício de suas competências, sendo elas:
I - efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa. II - interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa e Língua Inglesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares. III - atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos. IV - atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas; e prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.
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1406Q1014513 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Coordenador do CREAS, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Analise o enunciado abaixo e assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna.

“No singular, o sinal para todas as pessoas é o mesmo, o que difere uma das outras é a ___________________ : o sinal para "eu" é um apontar para o peito do emissor (a pessoa que está falando), o sinal para "você" é um apontar para o receptor (a pessoa com quem se fala) e o sinal para "ele/ela" é um apontar para uma pessoa que não está na conversa ou para um lugar convencionado para uma terceira pessoa que está sendo mencionada”.

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1407Q1015794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

As expressões faciais e corporais em Libras são elementos redundantes e ornamentais, sem exercer influência substancial na estrutura sintática ou semântica dos sinais, sendo meramente acessórios que não alteram o significado ou a gramática da comunicação em língua de sinais.
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1408Q985076 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

A respeito das características do desenvolvimento da pessoa com deficiência auditiva, assinalar a alternativa CORRETA
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1409Q1014524 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O aluno surdo tem direito à educação e a evolução da inclusão escolar apresenta um papel significativo para o alcance desse direito pleno, com enfoque especial ao papel do intérprete como mediador no processo de ensino-aprendizagem. Sobre o assunto, assinale a correta:
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1410Q1015297 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Com relação ao que incumbe ao poder público sobre o Direito à Educação, disposto na Lei 13.146/2015, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) nas Verdadeiras e (F) nas Falsas.


( ) Incentivar adoção de medidas de apoio que favoreçam o desenvolvimento dos aspectos linguísticos, culturais, econômicos, vocacionais e profissionais, levando-se em conta o talento, a criatividade, as habilidades e os interesses do estudante com deficiência.


( ) Promover formação e disponibilização de professores para o atendimento educacional especializado, de tradutores e intérpretes da Libras, de guias intérpretes e de profissionais de apoio.


( ) Implementar oferta de educação bilíngue; em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escolas e classes bilíngues e em escolas inclusivas.


Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.

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1412Q1015299 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

No dia 11 de setembro de 1880, houve uma votação na Itália, com 4 contra e 160 votos a favor de métodos orais na educação de surdos, e, a partir daí, a língua de sinais foi proibida oficialmente nas escolas, sob a alegação de que
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1413Q1016068 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

Um dos principais artefatos da cultura surda é a literatura surda, que é dividida em 3 modos: a interpretação, a adaptação e a criação.
O texto a Cinderela surda, publicado por Silveira, Karnopp e Rosa (2011) é um exemplo do modo de
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1414Q1014277 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Acerca da Pedagogia Surda, analise as afirmativas a seguir.

I. Requer a presença do professor ouvinte que tenha no mínimo Libras intermediária, na instituição, para a consagração de sua cultura e aquisição de língua.

II. Defende que a criança surda deve ter aulas ministradas em Libras por professores surdos e / ou por professores ouvintes com intérprete de Libras desde a Educação Infantil.

III. É a metodologia desejada pautada em torno da constituição da subjetividade do jeito surdo de ser, ou seja, da construção de sua verdadeira identidade.

IV. É uma metodologia que atende de maneira satisfatória às especificidades do surdo, de forma a considerar todos os aspectos culturais, sociais, linguísticos e educacionais desse sujeito.

V. Tem as ações pautadas em elementos linguísticos e culturais, com ferramentas e práticas, ressaltando a importância de práticas visuais.

Estão corretas as afirmativas

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1415Q1014024 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

No processo de composição da formação de palavras, utilizam-se itens lexicais, que são morfemas livres, na formação de novos itens lexicais, seja por meio da justaposição, seja por aglutinação.

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Assinale a alternativa que indica sinais compostos.

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1416Q1013769 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023

Quanto a Lei Nº 12.319, de 1º de setembro de 20101 , que regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras é CORRETO afirmar:


1 Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12319.htm. Acesso em 13 de junho de 2023.
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1418Q1015310 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

O ensino de Libras como primeira língua para alunos surdos compreende o desenvolvimento de duas habilidades, expressar-se em Libras e compreender em Libras, que permitem ao aluno surdo expor suas ideias e opiniões por meio de sua língua visuo-espacial. O trabalho com a habilidade de compreender em Libras, contemplando os diversos gêneros discursivos implicados na comunicação gestual, pode ser realizado nas aulas de Libras para alunos surdos
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1419Q1015823 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

A regulamentação da profissão do tradutor e intérprete da libras foi uma conquista importante da comunidade surda, tendo como principal objetivo:
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1420Q1014802 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

“A imposição das regras de normalização representou uma grande tensão entre surdos devido à violência contra a cultura surda, marcada até hoje na história da educação de surdos” (Campos in Lacerda e Santos, 2014). Segundo a autora, são formas de agressões aos surdos:
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