Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q1013264 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

A Lei Nº 10.436/2002 é a que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Acerca da Libras é correto afirmar EXCETO que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q1013777 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023

Quanto ao processo de tradução-interpretação simultânea da Língua Brasileira de Sinais para a Língua Portuguesa é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1443Q1013266 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“A construção de um modelo bilíngue de educação para os surdos é uma tarefa complexa e exigente, e as soluções simplistas só mascaram o inadequado da instituição escolar. Se não dedicarmos a necessária atenção e recursos, e não trabalharmos com rigor científico, a Educação de Surdos vai continuar sendo um fracasso.” (Stumpf, 2008, p, 436). Considerando as especificidades do trabalho com a surdez, segundo os estudos de Stumpf (2008) contemplam o ensino bilingue para surdos pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q890133 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base na Lei n.º 12.319/2010, é correto afirmar que o tradutor e intérprete

I é o profissional que traduz e interpreta de uma língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentem.
II tem competência para realizar interpretação das duas línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da LIBRAS e da língua portuguesa.
III atua no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1445Q1013782 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNIOESTE, FAU, 2023

A LEI Nº 10.436 DE 24 DE ABRIL DE 2002, dispõe sobre a:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1446Q1013532 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2022

Em Libras, na descrição gramatical “configuração da mão em ‘S’ e orientação da mão para dentro e movimento simétrico para dentro e para fora”, temos em português o sentido de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q1015580 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Surubim PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


A tradução intralingual ou transmutação consiste na tradução dentro da mesma língua. Por exemplo, a tradução de um clássico da literatura adulta para o universo literário infantil é um exemplo de tradução intralingual.

  1. ✂️
  2. ✂️

1448Q1014303 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019

Considerando a ordem das palavras, o estudo de Quadros (2004) identificou várias ordenações possíveis, além da ordem básica. Sobre a ordem sintática nas línguas de sinais, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1449Q1013285 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Quanto à atuação do profissional tradutor e intérprete de Libras, analise as afirmações a seguir.

1) Tradutor diz respeito ao profissional que traduz de uma língua para outra e refere-se ao processo que envolve pelo menos uma língua escrita.

2) É o profissional que traduz e interpreta da língua de sinais para a língua falada e vice-versa, apenas nas modalidades que se apresentarem de forma oral-auditiva.

3) É o profissional que executa o processo de tradução e interpretação de uma língua para outra, que acontece simultaneamente.

4) É o profissional que executa o processo de forma consecutiva, em que o tradutor e intérprete ouve/vê o enunciado em uma língua-fonte, processa a informação e, posteriormente, faz a passagem para a língua-alvo.

Estão corretas, apenas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1452Q1015603 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Quadros (1997) afirma a aquisição da língua de sinais pela criança surda é processo análogo à aquisição das línguas orais. Sobre a aquisição da linguagem da criança surda, analise as afirmações a seguir:

I. O balbucio nos bebês surdos ocorre de duas formas: o balbucio oral e a gesticulação.

II. A criança surda, filha de pais surdos, inicia o estágio de um sinal antes que uma criança ouvinte, em razão da sua capacidade inata para a gesticulação.

III. Ocorrerá em quatro estágios: pré-linguístico, enunciado de um sinal, primeiras combinações, múltiplas combinações

IV. O balbucio nos bebês surdos ocorre na forma de gesticulação, devido à dificuldade para balbuciarem oralmente.

Escolha uma opção correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1454Q1016117 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Os Estudos Surdos constituem um campo interdisciplinar que investiga a surdez, a cultura surda e a língua de sinais a partir de diferentes perspectivas. Considerando as contribuições dos Estudos Surdos para a compreensão da surdez, qual das seguintes afirmações não reflete a perspectiva atual sobre a surdez?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1455Q1014075 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Palmeiras de Goiás GO, Itame, 2024

Identifique qual alternativa aponta corretamente para a posição preconizada dos defensores do bilinguismo acerca da escolarização de surdos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1456Q1014587 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O Decreto nº 5.626/2005 foi um marco na inclusão de pessoas surdas no Brasil, promovendo o respeito à diversidade linguística e cultural dessa comunidade. De acordo com esse decreto, o Ministério da Educação, dentre outras medidas, deve promover programas específicos para a criação de cursos de educação
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1457Q1013824 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Bilíngue Língua PortuguesaLibras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

A cultura e a identidade surdas fundamentam-se na crença de que é primordial para o desenvolvimento da pessoa surda que ela se reconheça como parte da comunidade surda, identificando seus limites e formas de expressão porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1458Q1014592 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

O Decreto nº 5.296/04, em seu capítulo II, dispõe que os órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, as empresas prestadoras de serviços públicos e as instituições financeiras deverão dispensar atendimento prioritário às pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. No que diz respeito a esse tratamento, estabelece-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1459Q1015617 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

Com base na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), que instituiu a modalidade da educação bilíngue para surdos, é correto afirmar que a matrícula de estudantes surdos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1460Q1015108 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019

Sobre a educação inclusiva para pessoas surdas, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.