Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1461Q1017921 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

A respeito da datilologia, assinale corretamente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1462Q1013314 | Libras, Educação dos Surdos, Assistente Educacional, Prefeitura de Senador Canedo GO, Itame, 2019

A Língua Brasileira de Sinais possui expressões que diferem de região para região, trazendo legitimidade e acabando com o estereótipo que são gestos soltos e que possui estrutura gramatical própria. Mas existem alguns mitos que ainda devem ser rompidos. Sendo assim, leia as alternativas a seguir e marque apenas a correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1463Q1014854 | Libras, Educação dos Surdos, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

A Lei nº 12.319 de 2010 marcou uma mudança significativa no exercício da profissão de tradução e de interpretação da Libras-Língua Portuguesa, porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1464Q1013321 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Texto associado.
Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural

Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado).

Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos.

A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição.

essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento.

Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos.

Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais .

Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4
Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir:

I. O texto leva o leitor a entender que a diferença entre a população surda e a população muda e os demais indivíduos se localiza no corpo, no ouvido, na audição, no cérebro, na patologia, não caracterizando uma diferença política ou mesmo cultural.

II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que as formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir e de dizer da população surda e da população muda têm sido amplamente valorizadas e acolhidas na sociedade em geral ao longo da história.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1465Q1014861 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

Na Libras, a sinalização do plural, muitas vezes, é a marcada pela repetição do próprio sinal.

Assinale a alternativa em que os dois substantivos apresentados são exemplos de marcação do plural por repetição.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1466Q1013326 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021

Ao sinalizarmos o vocábulo “formatura” em Libras temos na composição do sinal:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1467Q1013841 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023

Em relação ao “espaço de enunciação”, podemos afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1468Q1014358 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

O campo da sintaxe analisa a ordem básica das sentenças nas línguas. Com base nesta afirmativa, assinale verdadeiro (V) ou falso (F)

( ) A ordem básica sintática na Língua Portuguesa e na Libras é a mesma: Sujeito, Verbo e Objeto (SVO).
( ) A ordem básica sintática na Língua Portuguesa é SVO (Sujeito, Verbo e Objeto) e na Libras é SOV (Sujeito, Objeto e Verbo).
( ) Em Libras, ao serem acrescentadas marcações morfossintáticas adicionais, pode acontecer a movimentação na estrutura da sentença que gera a ordem SOV (Sujeito, Objeto e Verbo).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1470Q1015896 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, ALMA, FGV, 2023

“As práticas de tradução/interpretação entre uma língua oral e uma língua sinalizada apresentam características diferentes, uma vez que o profissional precisa trabalhar com um par linguístico que envolve duas modalidades diferentes (...)”

(ANDRADE-2015)

Portanto, é correto afirmar que a tradução e a interpretação diferem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1471Q1013338 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

A Norma Brasileira (NBR) 15.290 aprovada e publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta orientações sobre atuação do tradutor e do intérprete de Libras e do uso da “janela de Libras” no que tange à captação, edição e exibição (Nota Técnica FEBRAPILS).

Em relação à captação da imagem do tradutor ou do intérprete de Libras em estúdio, assinale a opção que NÃO CONDIZ com o previsto pela norma no item 7.1.1:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1472Q1015899 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, ALMA, FGV, 2023

“...as Línguas de Sinais apresentam características quadridimensionias, pois utilizam o espaço e o tempo ‘encarnado’ no corpo do tradutor/ator e expressam, por meio do espaço e dos movimentos relações temporais e espaciais quase como uma encenação, mas em forma de uma língua.”

(NOVAK-2005)

Na atuação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa estão presentes as modalidades de interpretação simultânea e consecutiva, ambas distintas em suas ideias.

Relacione cada afirmativa a seguir com as modalidades

1. Interpretação simultânea e 2. Interpretação consecutiva.

( ) Exige que o intérprete primeiro receba a mensagem da língua fonte e depois a interprete.

( ) É realizada com a mensagem da língua fonte em andamento e o intérprete vai sinalizando o seu texto, até que a mensagem pause.

( ) É considerada mais eficiente em relação ao fator tempo.

( ) Permite que a mensagem da língua fonte seja apresentada em partes ou no todo.

Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1473Q1013340 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

Considerando a Nota Técnica FEBRAPILS, no que diz respeito à edição da janela, a norma orienta, noitem 7.1.3 que o recorte ou o wipe deve respeitar os seguintes parâmetros, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1474Q1014620 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em relação às variações linguísticas, à iconicidade e à arbitrariedade da Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1475Q1013604 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Biguaçu SC, FEPESE, 2022

Assinale a alternativa correta sobre os fatos históricos relevantes relativos à história dos profissionais tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1476Q1014372 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

Um grupo de instrutores de Libras está planejando um curso de Libras online para alunos ouvintes e surdos. Eles desejam utilizar as tecnologias de EAD para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e interativo, que sejaeficaz tanto para alunos ouvintes quanto para alunos surdos. No contexto do ensino de Libras via EAD, qual das seguintes estratégias é a mais adequada para os instrutores implementarem a fim de atender às necessidades de todos os alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1477Q1015140 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

Quando se trata de atuação profissional relacionada à comunidade surda, há profissionais que para a pedagogia surda são significativos. A intenção é não fazer uma análise clínica, mas puramente pedagógica e, nesse sentido, para a educação é necessário que...
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1478Q1014374 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

Um grupo de instrutores de Libras está planejando um novo currículo para um curso de formação de professores de Libras. Eles desejam alinhar o currículo com as diretrizes da Lei nº 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), garantindo que o curso esteja em conformidade com as normativas nacionais para a educação. Uma das questões que surgem é sobre a inclusão de práticas pedagógicas que atendam às exigências da lei. De acordo com a Lei nº 9.394/96, qual das seguintes práticas pedagógicas deve ser prioritária no currículo do curso de formação de professores de Libras?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1479Q1015911 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A experiência visual do surdo, sendo um artefato cultural que o distingue, é fundamental: é o primeiro artefato cultural dos indivíduos surdos, moldando sua percepção única do mundo e influenciando diretamente a construção de suas subjetividades. A partir dessa perspectiva, no campo da educação, o processo de aprendizagem do aluno surdo é visual e espacial.

PORQUE


II. Principalmente por meio da visão, o mundo se revela à pessoa surda, compreendendo a alteridade surda e desenvolvendo práticas educativas que estejam alinhadas aos processos de aquisição da linguagem, bem como aos recursos didáticos necessários para pessoas surdas no ambiente escolar, buscando‑se construir uma Pedagogia Visual.

Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1480Q1016167 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

A Língua de Sinais Brasileira (Libras), assim como qualquer outra língua, contém expressões idiomáticas e regionais que podem variar de acordo com o local e o contexto. Esses elementos podem representar desafios tanto para os aprendizes de Libras quanto para os intérpretes, uma vez que a tradução literal muitas vezes não é possível. O que caracteriza uma expressão idiomática na Língua de Sinais Brasileira (Libras)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.