Início Questões de Concursos Libras Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1461Q1017921 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024A respeito da datilologia, assinale corretamente. ✂️ a) É a técnica de digitar sem olhar muito para as teclas e com certa velocidade. ✂️ b) É o nome usado hoje, em quase todos os países, para designar o sistema de identificação humana por meio das impressões digitais. ✂️ c) É um caso gramatical geralmente usado para indicar o nome dado a algo. ✂️ d) É usada para soletrar manualmente as palavras, representação de nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas, além de ser utilizada para expressões e palavras que ainda não tem sinais na LIBRAS. ✂️ e) Refere-se à técnica de pintar com os dedos, ou seja, sem o uso de pincel ou qualquer outro utensílio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1462Q1013314 | Libras, Educação dos Surdos, Assistente Educacional, Prefeitura de Senador Canedo GO, Itame, 2019A Língua Brasileira de Sinais possui expressões que diferem de região para região, trazendo legitimidade e acabando com o estereótipo que são gestos soltos e que possui estrutura gramatical própria. Mas existem alguns mitos que ainda devem ser rompidos. Sendo assim, leia as alternativas a seguir e marque apenas a correta: ✂️ a) Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. ✂️ b) Língua de Sinais pode ser definida como uma língua natural e utilizada pela maioria dos surdos do mundo. ✂️ c) A Língua de Sinais seria um sistema de conteúdo restrito, sendo expressiva e linguisticamente inferior ao sistema de comunicação oral. ✂️ d) A Língua de Sinais seria uma mistura de pantomima (mímica) e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1463Q1014854 | Libras, Educação dos Surdos, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019A Lei nº 12.319 de 2010 marcou uma mudança significativa no exercício da profissão de tradução e de interpretação da Libras-Língua Portuguesa, porque ✂️ a) garantiu à profissão de tradutor intérprete atuação em programas de TV. ✂️ b) tabelou os valores de pagamento ao profissional. ✂️ c) regulamentou a profissão de tradutor e de intérprete nacionalmente. ✂️ d) qualificou os profissionais em âmbito nacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1464Q1013321 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020Texto associado. Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado). Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos. A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição. essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento. Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos. Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais . Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4 Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. O texto leva o leitor a entender que a diferença entre a população surda e a população muda e os demais indivíduos se localiza no corpo, no ouvido, na audição, no cérebro, na patologia, não caracterizando uma diferença política ou mesmo cultural. II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que as formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir e de dizer da população surda e da população muda têm sido amplamente valorizadas e acolhidas na sociedade em geral ao longo da história. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1465Q1014861 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019Na Libras, a sinalização do plural, muitas vezes, é a marcada pela repetição do próprio sinal. Assinale a alternativa em que os dois substantivos apresentados são exemplos de marcação do plural por repetição. ✂️ a) “óculos” e “sapatos” ✂️ b) “lápis” e “escolas” ✂️ c) “caminhões” e “bicicletas” ✂️ d) “árvores” e “casas" Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1466Q1013326 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021Ao sinalizarmos o vocábulo “formatura” em Libras temos na composição do sinal: ✂️ a) A configuração da mão em “F” ✂️ b) A configuração da mão em “L” ✂️ c) O movimento circular repetido ✂️ d) A orientação da palma da mão para cima. ✂️ e) A orientação da palma da mão para baixo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1467Q1013841 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Em relação ao “espaço de enunciação”, podemos afirmar que: ✂️ a) este refere-se aos processos derivacionais como os processos envolvendo a combinação de aglutinação e incorporação ✂️ b) pode-se realizar um número finito de locações dentro desse espaço, chamados ponto de articulação ✂️ c) alguns pontos são mais precisos, pois consideram os interlocutores face a face ✂️ d) a representação das unidades fonológicas dos sinais é linear Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1468Q1014358 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024O campo da sintaxe analisa a ordem básica das sentenças nas línguas. Com base nesta afirmativa, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ( ) A ordem básica sintática na Língua Portuguesa e na Libras é a mesma: Sujeito, Verbo e Objeto (SVO). ( ) A ordem básica sintática na Língua Portuguesa é SVO (Sujeito, Verbo e Objeto) e na Libras é SOV (Sujeito, Objeto e Verbo). ( ) Em Libras, ao serem acrescentadas marcações morfossintáticas adicionais, pode acontecer a movimentação na estrutura da sentença que gera a ordem SOV (Sujeito, Objeto e Verbo). ✂️ a) VFV ✂️ b) FVF ✂️ c) VVF ✂️ d) FFV ✂️ e) VVV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1469Q1015640 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023Julgue o item a seguir.O intérprete de LIBRAS deve sempre garantir que receberá a maior remuneração possível por seus serviços. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1470Q1015896 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, ALMA, FGV, 2023“As práticas de tradução/interpretação entre uma língua oral e uma língua sinalizada apresentam características diferentes, uma vez que o profissional precisa trabalhar com um par linguístico que envolve duas modalidades diferentes (...)” (ANDRADE-2015) Portanto, é correto afirmar que a tradução e a interpretação diferem ✂️ a) no sentido de que a tradução é feita a partir da escrita e a interpretação é um produto da fala/sinalização da língua. ✂️ b) pelo fato de ambos os processos envolverem a comunicação. ✂️ c) por terem um repertório linguístico comum que os permita transitar de uma língua para outra. ✂️ d) no acesso à documentação avaliativa de uma interpretação conservadora e em desuso. ✂️ e) quanto ao acesso restrito de documentos na tradução, devido à “pressão do tempo”, com produção rápida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1471Q1013338 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020A Norma Brasileira (NBR) 15.290 aprovada e publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta orientações sobre atuação do tradutor e do intérprete de Libras e do uso da “janela de Libras” no que tange à captação, edição e exibição (Nota Técnica FEBRAPILS). Em relação à captação da imagem do tradutor ou do intérprete de Libras em estúdio, assinale a opção que NÃO CONDIZ com o previsto pela norma no item 7.1.1: ✂️ a) Câmera de vídeo apoiada ou fixada sobre tripé, preferencialmente, móvel. ✂️ b) Espaço suficiente para que o intérprete não fique colado ao fundo, evitando desta forma o aparecimento de sombras. ✂️ c) Iluminação suficiente e adequada para que a câmera de vídeo possa captar, com qualidade, o intérprete e o fundo. ✂️ d) Câmera de vídeo apoiada ou fixada sobre tripé fixo. ✂️ e) Marcação no solo para delimitar o espaço de movimentação do intérprete. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1472Q1015899 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, ALMA, FGV, 2023“...as Línguas de Sinais apresentam características quadridimensionias, pois utilizam o espaço e o tempo ‘encarnado’ no corpo do tradutor/ator e expressam, por meio do espaço e dos movimentos relações temporais e espaciais quase como uma encenação, mas em forma de uma língua.” (NOVAK-2005) Na atuação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa estão presentes as modalidades de interpretação simultânea e consecutiva, ambas distintas em suas ideias. Relacione cada afirmativa a seguir com as modalidades 1. Interpretação simultânea e 2. Interpretação consecutiva. ( ) Exige que o intérprete primeiro receba a mensagem da língua fonte e depois a interprete. ( ) É realizada com a mensagem da língua fonte em andamento e o intérprete vai sinalizando o seu texto, até que a mensagem pause. ( ) É considerada mais eficiente em relação ao fator tempo. ( ) Permite que a mensagem da língua fonte seja apresentada em partes ou no todo. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. ✂️ a) 2 – 1 – 2 – 2 ✂️ b) 1 – 2 – 1 – 2 ✂️ c) 2 – 1 – 1 – 2 ✂️ d) 2 – 1 – 1 – 1 ✂️ e) 1 – 2 – 2 – 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1473Q1013340 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020Considerando a Nota Técnica FEBRAPILS, no que diz respeito à edição da janela, a norma orienta, noitem 7.1.3 que o recorte ou o wipe deve respeitar os seguintes parâmetros, EXCETO: ✂️ a) A altura da janela deve ser no mínimo metade da altura da tela do televisor. ✂️ b) A largura da janela deve ocupar no mínimo a quarta parte da largura da tela do televisor. ✂️ c) Sempre que possível, o recorte deve estar localizado de modo a não ser encoberto pela tarja preta da legenda oculta. ✂️ d) Quando houver necessidade de deslocamento do recorte na tela do televisor, deve haver continuidade na imagem da janela. ✂️ e) Quando houver necessidade de deslocamento do recorte na tela do televisor, não deve haver continuidade na imagem da janela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1474Q1014620 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Em relação às variações linguísticas, à iconicidade e à arbitrariedade da Libras, assinalar a alternativa CORRETA. ✂️ a) Na maioria do mundo há, pelo menos, uma língua de sinais usada amplamente na comunidade surda de cada país, diferente daquela da língua falada utilizada na mesma área geográfica. Isso se dá porque essas línguas são independentes das línguas orais, pois foram produzidas dentro das comunidades surdas. A Língua de Sinais Americana (ASL) é diferente da Língua de Sinais Britânica (BSL), que difere, por sua vez, da Língua de Sinais Francesa (LSF). No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não sofre variações regionais. ✂️ b) A modalidade gestual-visual-espacial por meio da qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos faz com que a maioria dos sinais sejam “o desenho” no ar do referente que representam. Assim, em decorrência de sua natureza linguística, a realização de um sinal é motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, sendo isso uma regra, como nas palavras telefone e borboleta. ✂️ c) Ocorre na Libras uma variação social, que se refere a variações na configuração das mãos e/ou no movimento, não modificando o sentido do sinal, a exemplo os verbos “ajudar” e “conversar”. Também, há mudanças históricas. Com o passar do tempo, um sinal pode sofrer alterações decorrentes dos costumes da geração que o utiliza, como as cores azul e branco. ✂️ d) Raramente na Libras há sinais arbitrários, que são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam, como “árvore” e “casa”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1475Q1013604 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Biguaçu SC, FEPESE, 2022Assinale a alternativa correta sobre os fatos históricos relevantes relativos à história dos profissionais tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa no Brasil. ✂️ a) Ainda que a presença de tradutores e intérpretes de Libras tenha sido identificada primordialmente no contexto religioso em meados dos anos 1980, foi em razão da forte atuação desses profissionais no contexto jurídico, nos anos subsequentes, que a profissão se consolidou no país nas últimas décadas. ✂️ b) Em 2006 foi criado o curso de graduação em Letras-Libras Bacharelado, ofertado de forma pioneira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na modalidade presencial. Este curso formou em 2010 a primeira turma de bacharéis em tradução e interpretação em Libras – Língua Portuguesa constituída por acadêmicos de diferentes estados brasileiros. ✂️ c) Em 22 de setembro de 2008 foi fundada a Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS). Entidade profissional autônoma, sem fins lucrativos, cuja finalidade é orientar, apoiar e consolidar as associações de profissionais no país, buscando realizar trabalhos de parceria em defesa dos interesses da categoria. ✂️ d) No dia 1º de setembro de 2010 foi sancionada a Lei nº 12.319, que além de regulamentar a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, dispõe sobre o exercício profissional e sobre as condições de trabalho de tradutores, guia-intérpretes e intérpretes de Libras no país. ✂️ e) Uma das principais conquistas para a categoria no Brasil foi a promulgação da Lei nº 13.146 de julho de 2015 que determina as atribuições do tradutor e intérprete de Libras, incluindo aspectos fundamentais relacionados à duração do trabalho, regime de revezamento e atuação com, no mínimo, 2 (dois) profissionais durante a prestação de serviços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1476Q1014372 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024Um grupo de instrutores de Libras está planejando um curso de Libras online para alunos ouvintes e surdos. Eles desejam utilizar as tecnologias de EAD para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e interativo, que sejaeficaz tanto para alunos ouvintes quanto para alunos surdos. No contexto do ensino de Libras via EAD, qual das seguintes estratégias é a mais adequada para os instrutores implementarem a fim de atender às necessidades de todos os alunos? ✂️ a) Utilizar predominantemente vídeos pré-gravados de Libras, com legendas e interpretação em voz, para facilitar o aprendizado autônomo. ✂️ b) Oferecer aulas ao vivo via videoconferência, com um intérprete de Libras para tradução simultânea, focando na interação em tempo real. ✂️ c) Desenvolver um sistema de ensino baseado em texto, com recursos visuais complementares, para garantir a acessibilidade do conteúdo. ✂️ d) Criar um ambiente de aprendizagem gamificado, com atividades interativas e feedback instantâneo, adaptado para usuários surdos e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1477Q1015140 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020Quando se trata de atuação profissional relacionada à comunidade surda, há profissionais que para a pedagogia surda são significativos. A intenção é não fazer uma análise clínica, mas puramente pedagógica e, nesse sentido, para a educação é necessário que... ✂️ a) Fonoaudiólogos e intérpretes de LIBRAS, assim como os Professores Bilíngues trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. ✂️ b) Intérpretes de LIBRAS, Professores Bilíngues e Fonoaudiólogos trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. ✂️ c) Professores Bilíngues, Professores Interlocutores e Fonoaudiólogos trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. ✂️ d) Professores Bilíngues, Intérpretes de LIBRAS e Otorrinolaringologistas trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. ✂️ e) Intérpretes de LIBRAS, Professores Bilíngues e Professores Interlocutores, trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1478Q1014374 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024Um grupo de instrutores de Libras está planejando um novo currículo para um curso de formação de professores de Libras. Eles desejam alinhar o currículo com as diretrizes da Lei nº 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), garantindo que o curso esteja em conformidade com as normativas nacionais para a educação. Uma das questões que surgem é sobre a inclusão de práticas pedagógicas que atendam às exigências da lei. De acordo com a Lei nº 9.394/96, qual das seguintes práticas pedagógicas deve ser prioritária no currículo do curso de formação de professores de Libras? ✂️ a) Enfatizar o ensino da Libras como segunda língua, focando principalmente em alunos ouvintes. ✂️ b) Priorizar técnicas de ensino que promovam a inclusão e acessibilidade, especialmente para alunos surdos. ✂️ c) Concentrar-se na formação teórica em linguística de sinais, com menos ênfase na prática pedagógica. ✂️ d) Focar exclusivamente na preparação dos futuros professores para atuar no ensino superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1479Q1015911 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas. I. A experiência visual do surdo, sendo um artefato cultural que o distingue, é fundamental: é o primeiro artefato cultural dos indivíduos surdos, moldando sua percepção única do mundo e influenciando diretamente a construção de suas subjetividades. A partir dessa perspectiva, no campo da educação, o processo de aprendizagem do aluno surdo é visual e espacial. PORQUE II. Principalmente por meio da visão, o mundo se revela à pessoa surda, compreendendo a alteridade surda e desenvolvendo práticas educativas que estejam alinhadas aos processos de aquisição da linguagem, bem como aos recursos didáticos necessários para pessoas surdas no ambiente escolar, buscando‑se construir uma Pedagogia Visual. Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, assinale a alternativa correta. ✂️ a) As afirmativas I e II são falsas. ✂️ b) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira. ✂️ c) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ d) As afirmativas I e II são verdadeiras e a II é um complemento da I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1480Q1016167 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024A Língua de Sinais Brasileira (Libras), assim como qualquer outra língua, contém expressões idiomáticas e regionais que podem variar de acordo com o local e o contexto. Esses elementos podem representar desafios tanto para os aprendizes de Libras quanto para os intérpretes, uma vez que a tradução literal muitas vezes não é possível. O que caracteriza uma expressão idiomática na Língua de Sinais Brasileira (Libras)? ✂️ a) Uma frase cujo significado não pode ser deduzido literalmente. ✂️ b) Um sinal específico para termos técnicos. ✂️ c) Um conjunto de sinais regionais. ✂️ d) Uma tradução direta de uma expressão falada. ✂️ e) Um sinal sem equivalência na língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1461Q1017921 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024A respeito da datilologia, assinale corretamente. ✂️ a) É a técnica de digitar sem olhar muito para as teclas e com certa velocidade. ✂️ b) É o nome usado hoje, em quase todos os países, para designar o sistema de identificação humana por meio das impressões digitais. ✂️ c) É um caso gramatical geralmente usado para indicar o nome dado a algo. ✂️ d) É usada para soletrar manualmente as palavras, representação de nomes próprios de pessoas ou lugares, siglas, além de ser utilizada para expressões e palavras que ainda não tem sinais na LIBRAS. ✂️ e) Refere-se à técnica de pintar com os dedos, ou seja, sem o uso de pincel ou qualquer outro utensílio. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1462Q1013314 | Libras, Educação dos Surdos, Assistente Educacional, Prefeitura de Senador Canedo GO, Itame, 2019A Língua Brasileira de Sinais possui expressões que diferem de região para região, trazendo legitimidade e acabando com o estereótipo que são gestos soltos e que possui estrutura gramatical própria. Mas existem alguns mitos que ainda devem ser rompidos. Sendo assim, leia as alternativas a seguir e marque apenas a correta: ✂️ a) Haveria uma única e universal língua de sinais usada por todas as pessoas surdas. ✂️ b) Língua de Sinais pode ser definida como uma língua natural e utilizada pela maioria dos surdos do mundo. ✂️ c) A Língua de Sinais seria um sistema de conteúdo restrito, sendo expressiva e linguisticamente inferior ao sistema de comunicação oral. ✂️ d) A Língua de Sinais seria uma mistura de pantomima (mímica) e gesticulação concreta, incapaz de expressar conceitos abstratos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1463Q1014854 | Libras, Educação dos Surdos, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019A Lei nº 12.319 de 2010 marcou uma mudança significativa no exercício da profissão de tradução e de interpretação da Libras-Língua Portuguesa, porque ✂️ a) garantiu à profissão de tradutor intérprete atuação em programas de TV. ✂️ b) tabelou os valores de pagamento ao profissional. ✂️ c) regulamentou a profissão de tradutor e de intérprete nacionalmente. ✂️ d) qualificou os profissionais em âmbito nacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1464Q1013321 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020Texto associado. Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural Por W. G. Almeida, 2006 (adaptado). Para alguns estudiosos, os surdos e os mudos são identificados e reconhecidos pela sociedade “ouvinte e falante” a partir de atributos que não atendem aos interesses da comunidade dos surdos ou da comunidade dos mudos. A sociedade enxerga os surdos e os mudos como indivíduos deficientes que devem ser curados ou “consertados” por procedimentos neurocirúrgicos prometidos pela medicina, seja na engenharia genética ou pela prevenção a doenças. A surdez e a mudez, nessa óptica, são vistas como um mal a ser combatido, como resultado da pobreza e das más condições sanitárias, da falta de cuidados médicos, ou, muitas vezes, como castigo e punição. essa forma, os grupos de surdos e mudos têm sido estigmatizados e excluídos da sociedade. Os surdos e os mudos tornam-se desvalorizados, seja no seu universo cultural, seja nas estratégias de sobrevivência, ou ainda sobre seus valores e características de seu comportamento. Suas formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir, de dizer, têm sido negadas ao longo da história. Impôs-se a eles um modelo que jamais poderiam alcançar: o padrão de ter que ser o que não são, ou seja, serem iguais aos indivíduos falantes e ouvintes. Vê-se, assim, o menosprezo ao saber e à cultura dos surdos e dos mudos. Vê-se o não entendimento da surdez e da mudez como particularidades legítimas que se localizam não apenas no corpo, na boca, no ouvido, na audição, nas cordas vocais, no cérebro, na patologia, mas que devem ser entendidas ser como diferenças políticas e culturais . Disponível em: https://bit.ly/3noUQg4 Leia o texto 'Surdez: uma questão de diferença e identidade cultural' e, em seguida, analise as afirmativas a seguir: I. O texto leva o leitor a entender que a diferença entre a população surda e a população muda e os demais indivíduos se localiza no corpo, no ouvido, na audição, no cérebro, na patologia, não caracterizando uma diferença política ou mesmo cultural. II. O texto apresenta ao leitor a ideia de que as formas de agir, de pensar, de comunicar, de sentir e de dizer da população surda e da população muda têm sido amplamente valorizadas e acolhidas na sociedade em geral ao longo da história. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) As duas afirmativas são verdadeiras. ✂️ b) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ c) A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa. ✂️ d) As duas afirmativas são falsas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1465Q1014861 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019Na Libras, a sinalização do plural, muitas vezes, é a marcada pela repetição do próprio sinal. Assinale a alternativa em que os dois substantivos apresentados são exemplos de marcação do plural por repetição. ✂️ a) “óculos” e “sapatos” ✂️ b) “lápis” e “escolas” ✂️ c) “caminhões” e “bicicletas” ✂️ d) “árvores” e “casas" Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1466Q1013326 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2021Ao sinalizarmos o vocábulo “formatura” em Libras temos na composição do sinal: ✂️ a) A configuração da mão em “F” ✂️ b) A configuração da mão em “L” ✂️ c) O movimento circular repetido ✂️ d) A orientação da palma da mão para cima. ✂️ e) A orientação da palma da mão para baixo Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1467Q1013841 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdo, SEDUCMT, SELECON, 2023Em relação ao “espaço de enunciação”, podemos afirmar que: ✂️ a) este refere-se aos processos derivacionais como os processos envolvendo a combinação de aglutinação e incorporação ✂️ b) pode-se realizar um número finito de locações dentro desse espaço, chamados ponto de articulação ✂️ c) alguns pontos são mais precisos, pois consideram os interlocutores face a face ✂️ d) a representação das unidades fonológicas dos sinais é linear Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1468Q1014358 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024O campo da sintaxe analisa a ordem básica das sentenças nas línguas. Com base nesta afirmativa, assinale verdadeiro (V) ou falso (F) ( ) A ordem básica sintática na Língua Portuguesa e na Libras é a mesma: Sujeito, Verbo e Objeto (SVO). ( ) A ordem básica sintática na Língua Portuguesa é SVO (Sujeito, Verbo e Objeto) e na Libras é SOV (Sujeito, Objeto e Verbo). ( ) Em Libras, ao serem acrescentadas marcações morfossintáticas adicionais, pode acontecer a movimentação na estrutura da sentença que gera a ordem SOV (Sujeito, Objeto e Verbo). ✂️ a) VFV ✂️ b) FVF ✂️ c) VVF ✂️ d) FFV ✂️ e) VVV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1469Q1015640 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023Julgue o item a seguir.O intérprete de LIBRAS deve sempre garantir que receberá a maior remuneração possível por seus serviços. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1470Q1015896 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, ALMA, FGV, 2023“As práticas de tradução/interpretação entre uma língua oral e uma língua sinalizada apresentam características diferentes, uma vez que o profissional precisa trabalhar com um par linguístico que envolve duas modalidades diferentes (...)” (ANDRADE-2015) Portanto, é correto afirmar que a tradução e a interpretação diferem ✂️ a) no sentido de que a tradução é feita a partir da escrita e a interpretação é um produto da fala/sinalização da língua. ✂️ b) pelo fato de ambos os processos envolverem a comunicação. ✂️ c) por terem um repertório linguístico comum que os permita transitar de uma língua para outra. ✂️ d) no acesso à documentação avaliativa de uma interpretação conservadora e em desuso. ✂️ e) quanto ao acesso restrito de documentos na tradução, devido à “pressão do tempo”, com produção rápida. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1471Q1013338 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020A Norma Brasileira (NBR) 15.290 aprovada e publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) apresenta orientações sobre atuação do tradutor e do intérprete de Libras e do uso da “janela de Libras” no que tange à captação, edição e exibição (Nota Técnica FEBRAPILS). Em relação à captação da imagem do tradutor ou do intérprete de Libras em estúdio, assinale a opção que NÃO CONDIZ com o previsto pela norma no item 7.1.1: ✂️ a) Câmera de vídeo apoiada ou fixada sobre tripé, preferencialmente, móvel. ✂️ b) Espaço suficiente para que o intérprete não fique colado ao fundo, evitando desta forma o aparecimento de sombras. ✂️ c) Iluminação suficiente e adequada para que a câmera de vídeo possa captar, com qualidade, o intérprete e o fundo. ✂️ d) Câmera de vídeo apoiada ou fixada sobre tripé fixo. ✂️ e) Marcação no solo para delimitar o espaço de movimentação do intérprete. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1472Q1015899 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, ALMA, FGV, 2023“...as Línguas de Sinais apresentam características quadridimensionias, pois utilizam o espaço e o tempo ‘encarnado’ no corpo do tradutor/ator e expressam, por meio do espaço e dos movimentos relações temporais e espaciais quase como uma encenação, mas em forma de uma língua.” (NOVAK-2005) Na atuação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa estão presentes as modalidades de interpretação simultânea e consecutiva, ambas distintas em suas ideias. Relacione cada afirmativa a seguir com as modalidades 1. Interpretação simultânea e 2. Interpretação consecutiva. ( ) Exige que o intérprete primeiro receba a mensagem da língua fonte e depois a interprete. ( ) É realizada com a mensagem da língua fonte em andamento e o intérprete vai sinalizando o seu texto, até que a mensagem pause. ( ) É considerada mais eficiente em relação ao fator tempo. ( ) Permite que a mensagem da língua fonte seja apresentada em partes ou no todo. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada. ✂️ a) 2 – 1 – 2 – 2 ✂️ b) 1 – 2 – 1 – 2 ✂️ c) 2 – 1 – 1 – 2 ✂️ d) 2 – 1 – 1 – 1 ✂️ e) 1 – 2 – 2 – 1 Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1473Q1013340 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020Considerando a Nota Técnica FEBRAPILS, no que diz respeito à edição da janela, a norma orienta, noitem 7.1.3 que o recorte ou o wipe deve respeitar os seguintes parâmetros, EXCETO: ✂️ a) A altura da janela deve ser no mínimo metade da altura da tela do televisor. ✂️ b) A largura da janela deve ocupar no mínimo a quarta parte da largura da tela do televisor. ✂️ c) Sempre que possível, o recorte deve estar localizado de modo a não ser encoberto pela tarja preta da legenda oculta. ✂️ d) Quando houver necessidade de deslocamento do recorte na tela do televisor, deve haver continuidade na imagem da janela. ✂️ e) Quando houver necessidade de deslocamento do recorte na tela do televisor, não deve haver continuidade na imagem da janela. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1474Q1014620 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025Em relação às variações linguísticas, à iconicidade e à arbitrariedade da Libras, assinalar a alternativa CORRETA. ✂️ a) Na maioria do mundo há, pelo menos, uma língua de sinais usada amplamente na comunidade surda de cada país, diferente daquela da língua falada utilizada na mesma área geográfica. Isso se dá porque essas línguas são independentes das línguas orais, pois foram produzidas dentro das comunidades surdas. A Língua de Sinais Americana (ASL) é diferente da Língua de Sinais Britânica (BSL), que difere, por sua vez, da Língua de Sinais Francesa (LSF). No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais (Libras) não sofre variações regionais. ✂️ b) A modalidade gestual-visual-espacial por meio da qual a Libras é produzida e percebida pelos surdos faz com que a maioria dos sinais sejam “o desenho” no ar do referente que representam. Assim, em decorrência de sua natureza linguística, a realização de um sinal é motivada pelas características do dado da realidade a que se refere, sendo isso uma regra, como nas palavras telefone e borboleta. ✂️ c) Ocorre na Libras uma variação social, que se refere a variações na configuração das mãos e/ou no movimento, não modificando o sentido do sinal, a exemplo os verbos “ajudar” e “conversar”. Também, há mudanças históricas. Com o passar do tempo, um sinal pode sofrer alterações decorrentes dos costumes da geração que o utiliza, como as cores azul e branco. ✂️ d) Raramente na Libras há sinais arbitrários, que são aqueles que não mantêm nenhuma semelhança com o dado da realidade que representam, como “árvore” e “casa”. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1475Q1013604 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Biguaçu SC, FEPESE, 2022Assinale a alternativa correta sobre os fatos históricos relevantes relativos à história dos profissionais tradutores e intérpretes de Libras e Língua Portuguesa no Brasil. ✂️ a) Ainda que a presença de tradutores e intérpretes de Libras tenha sido identificada primordialmente no contexto religioso em meados dos anos 1980, foi em razão da forte atuação desses profissionais no contexto jurídico, nos anos subsequentes, que a profissão se consolidou no país nas últimas décadas. ✂️ b) Em 2006 foi criado o curso de graduação em Letras-Libras Bacharelado, ofertado de forma pioneira pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na modalidade presencial. Este curso formou em 2010 a primeira turma de bacharéis em tradução e interpretação em Libras – Língua Portuguesa constituída por acadêmicos de diferentes estados brasileiros. ✂️ c) Em 22 de setembro de 2008 foi fundada a Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS). Entidade profissional autônoma, sem fins lucrativos, cuja finalidade é orientar, apoiar e consolidar as associações de profissionais no país, buscando realizar trabalhos de parceria em defesa dos interesses da categoria. ✂️ d) No dia 1º de setembro de 2010 foi sancionada a Lei nº 12.319, que além de regulamentar a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, dispõe sobre o exercício profissional e sobre as condições de trabalho de tradutores, guia-intérpretes e intérpretes de Libras no país. ✂️ e) Uma das principais conquistas para a categoria no Brasil foi a promulgação da Lei nº 13.146 de julho de 2015 que determina as atribuições do tradutor e intérprete de Libras, incluindo aspectos fundamentais relacionados à duração do trabalho, regime de revezamento e atuação com, no mínimo, 2 (dois) profissionais durante a prestação de serviços. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1476Q1014372 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024Um grupo de instrutores de Libras está planejando um curso de Libras online para alunos ouvintes e surdos. Eles desejam utilizar as tecnologias de EAD para criar um ambiente de aprendizado inclusivo e interativo, que sejaeficaz tanto para alunos ouvintes quanto para alunos surdos. No contexto do ensino de Libras via EAD, qual das seguintes estratégias é a mais adequada para os instrutores implementarem a fim de atender às necessidades de todos os alunos? ✂️ a) Utilizar predominantemente vídeos pré-gravados de Libras, com legendas e interpretação em voz, para facilitar o aprendizado autônomo. ✂️ b) Oferecer aulas ao vivo via videoconferência, com um intérprete de Libras para tradução simultânea, focando na interação em tempo real. ✂️ c) Desenvolver um sistema de ensino baseado em texto, com recursos visuais complementares, para garantir a acessibilidade do conteúdo. ✂️ d) Criar um ambiente de aprendizagem gamificado, com atividades interativas e feedback instantâneo, adaptado para usuários surdos e ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1477Q1015140 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020Quando se trata de atuação profissional relacionada à comunidade surda, há profissionais que para a pedagogia surda são significativos. A intenção é não fazer uma análise clínica, mas puramente pedagógica e, nesse sentido, para a educação é necessário que... ✂️ a) Fonoaudiólogos e intérpretes de LIBRAS, assim como os Professores Bilíngues trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. ✂️ b) Intérpretes de LIBRAS, Professores Bilíngues e Fonoaudiólogos trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. ✂️ c) Professores Bilíngues, Professores Interlocutores e Fonoaudiólogos trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. ✂️ d) Professores Bilíngues, Intérpretes de LIBRAS e Otorrinolaringologistas trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. ✂️ e) Intérpretes de LIBRAS, Professores Bilíngues e Professores Interlocutores, trabalhem e ocupem os espaços escolares para um melhor desenvolvimento das pessoas surdas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1478Q1014374 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024Um grupo de instrutores de Libras está planejando um novo currículo para um curso de formação de professores de Libras. Eles desejam alinhar o currículo com as diretrizes da Lei nº 9.394/96, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), garantindo que o curso esteja em conformidade com as normativas nacionais para a educação. Uma das questões que surgem é sobre a inclusão de práticas pedagógicas que atendam às exigências da lei. De acordo com a Lei nº 9.394/96, qual das seguintes práticas pedagógicas deve ser prioritária no currículo do curso de formação de professores de Libras? ✂️ a) Enfatizar o ensino da Libras como segunda língua, focando principalmente em alunos ouvintes. ✂️ b) Priorizar técnicas de ensino que promovam a inclusão e acessibilidade, especialmente para alunos surdos. ✂️ c) Concentrar-se na formação teórica em linguística de sinais, com menos ênfase na prática pedagógica. ✂️ d) Focar exclusivamente na preparação dos futuros professores para atuar no ensino superior. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1479Q1015911 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, analise as afirmativas a seguir e a relação proposta entre elas. I. A experiência visual do surdo, sendo um artefato cultural que o distingue, é fundamental: é o primeiro artefato cultural dos indivíduos surdos, moldando sua percepção única do mundo e influenciando diretamente a construção de suas subjetividades. A partir dessa perspectiva, no campo da educação, o processo de aprendizagem do aluno surdo é visual e espacial. PORQUE II. Principalmente por meio da visão, o mundo se revela à pessoa surda, compreendendo a alteridade surda e desenvolvendo práticas educativas que estejam alinhadas aos processos de aquisição da linguagem, bem como aos recursos didáticos necessários para pessoas surdas no ambiente escolar, buscando‑se construir uma Pedagogia Visual. Sobre os artefatos culturais e a experiência visual dos surdos, assinale a alternativa correta. ✂️ a) As afirmativas I e II são falsas. ✂️ b) A afirmativa I é falsa, e a II é verdadeira. ✂️ c) A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa. ✂️ d) As afirmativas I e II são verdadeiras e a II é um complemento da I. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1480Q1016167 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024A Língua de Sinais Brasileira (Libras), assim como qualquer outra língua, contém expressões idiomáticas e regionais que podem variar de acordo com o local e o contexto. Esses elementos podem representar desafios tanto para os aprendizes de Libras quanto para os intérpretes, uma vez que a tradução literal muitas vezes não é possível. O que caracteriza uma expressão idiomática na Língua de Sinais Brasileira (Libras)? ✂️ a) Uma frase cujo significado não pode ser deduzido literalmente. ✂️ b) Um sinal específico para termos técnicos. ✂️ c) Um conjunto de sinais regionais. ✂️ d) Uma tradução direta de uma expressão falada. ✂️ e) Um sinal sem equivalência na língua portuguesa. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro