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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1501Q1013364 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Câmara de Parnamirim RN, COMPERVE UFRN, 2019

Uma das atribuições do guiaintérprete que atua em eventos é
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1502Q1015924 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Paraipaba CE, CETREDE, 2021

Um repertório bilingue é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças surdas, no qual a língua de sinais como primeira língua (L1) deve ser adquirida na infância, a fim de não acarretar problemas a esse desenvolvimento. Baseado nisso, é preciso, reconhecimento da língua de sinais como,

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1503Q1015413 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, PROFESSOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, Prefeitura de Vila Valério ES, IDESG, 2023

O professor e/ou instrutor de Libras organiza o trabalho do Atendimento Educacional Especializado, respeitando as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular. Sendo assim, analise as afirmativas a seguir e marque V para verdadeiro e F para falso.
O atendimento deve ser planejado a partir do diagnóstico do conhecimento que o aluno tem a respeito da Língua de Sinais. Caso não existam sinais para designar determinados termos científicos, os professores de Libras analisam os termos científicos do contexto em estudo, procurando entendê-los, a partir das explicações dos demais professores de áreas específicas (Biologia, História, Geografia e dentre outros). Os termos científicos em sinais são registrados, para serem utilizados nas aulas em Libras. O professor e/ou instrutor de Libras avalia a criação dos termos científicos em Libras, a partir da estrutura linguística da mesma, por analogia entre conceitos já existentes, de acordo com o domínio semântico e/ou por empréstimos lexicais.
A sequência CORRETA é:
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1504Q1013366 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Câmara de Parnamirim RN, COMPERVE UFRN, 2019

A exemplo do que já é tradicionalmente realizado no âmbito da interpretação de línguas orais, a interpretação de língua de sinais tem, cada vez mais, sido feita em equipe. A Nota Técnica 02/2017 da FEBRAPILS explica que esse tipo de serviço ocorre quando dois ou mais intérpretes e/ou guiasintérpretes estão responsáveis pela atividade comunicativa entre pessoas que desconhecem uma das línguas. São consideradas situações que demandam a atuação de intérpretes em equipe:
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1505Q1014902 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERGS, FUNDATEC, 2019

Por que a Língua de Sinais é intensamente valorizada pelos sujeitos surdos?
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1506Q1014647 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Sobre o papel do Tradutor/Intérprete de Libras (TILS) no contexto educacional, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que apresenta apenas as corretas:

I. O tradutor-intérprete educacional deve atuar como professor da turma, auxiliando diretamente os alunos surdos no aprendizado dos conteúdos escolares.

II. A atuação do TILS na escola inclui facilitar a comunicação entre alunos surdos, professores e demais membros da comunidade escolar.

III. O tradutor-intérprete deve adaptar a linguagem e os conteúdos didáticos conforme sua interpretação pessoal, para tornar a aula mais acessível.

IV. A presença do TILS na sala de aula não substitui a necessidade de práticas pedagógicas bilíngues voltadas especificamente para estudantes surdos.

V. A atuação do TILS deve respeitar a autonomia do aluno surdo, incentivando sua participação ativa nas atividades escolares.


Após análise, assinale a alternativa que contém apenas as proposições corretas:
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1507Q1015159 | Libras, Educação dos Surdos, Magistério, Prefeitura de Barra Velha SC, Instituto Excelência, 2018

Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010 Art. 4o A formação profissional do tradutor e intérprete de Libras - Língua Portuguesa, em nível médio, deve ser realizada por meio de: Assinale a alternativa INCORRETA.
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1508Q1015160 | Libras, Educação dos Surdos, Magistério, Prefeitura de Barra Velha SC, Instituto Excelência, 2018

Sobre as línguas de sinais assinale a alternativa INCORRETA.
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1509Q1014649 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Brejo Santo CE, CEV URCA, 2025

Sobre os modelos de Tradução e Interpretação em Libras, analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que apresenta apenas as corretas:

I. O modelo consecutivo de interpretação ocorre quando o intérprete aguarda o término de um trecho da fala para traduzi-lo em Libras.

II. No modelo simultâneo de interpretação, o tradutor-intérprete transmite a mensagem ao mesmo tempo em que o falante está se comunicando.

III. A interpretação em dupla é uma estratégia utilizada em eventos de longa duração ou em situações que exigem um alto nível de precisão e fluência.

IV. No modelo de tradução intermodal, a interpretação ocorre apenas entre duas línguas orais, sem envolvimento da Língua de Sinais.

V. A escolha do modelo de tradução e interpretação não depende do contexto, das necessidades dos surdos e do tipo de evento ou situação comunicativa.


Após análise, assinale a alternativa que contém apenas as proposições corretas:
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1510Q1015163 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

A respeito da responsabilidade do intérprete da Língua Brasileira de Sinais, afirma-se:

I- O intérprete deve procurar manter a dignidade, o respeito e a pureza das línguas envolvidas.

II- O intérprete deve estar pronto para aprender e aceitar novos sinais, se isso for necessário para o entendimento.

III- O intérprete deve considerar os diversos níveis da Língua Brasileira de Sinais, bem como os da Língua Portuguesa.

É correto o que se afirma em:

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1511Q1016194 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Miguel Arcanjo SP, Avança SP, 2024

Em relação aos parâmetros da Libras, analise as afirmativas abaixo, marque, na sequência, a alternativa que possui uma informação incorreta.
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1512Q1015173 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

O trabalho pedagógico com os alunos com surdez nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado, o qual se organiza em três momentos didáticospedagógicos (SILVA, 2007).

O momento didático-pedagógico no qual os alunos com surdez terão aulas de Libras, favorecendo o conhecimento e a aquisição, principalmente de termos científicos, refere-se:

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1513Q1014664 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Mirlene Damázio (Atendimento educacional especializado: pessoa com surdez, 2007) propõe dois momentos didáticos em Libras: o atendimento educacional especializado (AEE) em Libras e o atendimento educacional especializado (AEE) para o ensino de Libras, ambos na escola comum, que constituem momentos didático-pedagógicos para os alunos com surdez incluídos e devem ocorrer diariamente, em horário contrário ao das aulas.

Assinale a alternativa que corresponde ao AEE em Libras.
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1514Q1016200 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Bilíngue Libras, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

O reconhecimento da língua de sinais como primeira língua no contexto educacional é fundamental. Acerca da temática do ensino bilingue, analise as afirmativas a seguir.

I.A interação com adultos surdos na escola é essencial para a aquisição da língua de sinais pelas criançassurdas.
II.As crianças surdas de pais ouvintes aprendem a língua de sinais na mesma época e forma que as crianças ouvintes adquirem a língua oral.
III.A educação bilíngue para surdos prioriza a língua de sinais como primeira língua (L1) e a língua majoritária na modalidade escrita como segunda língua (L2).

Está correto o que se afirma em:
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1515Q1013641 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, FEPESE, 2023

O sinal de “guarda-chuva” em Libras é feito com a(o):
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1516Q1015948 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFCA, FASTEF, 2019

Sobre a abordagem educacional “Oralismo”, é CORRETO afirmar.

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1517Q1016205 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A educação bilíngue para surdos é regulamentada por legislações específicas e diretrizes pedagógicas que visam garantir o direito à inclusão e à acessibilidade. Com base em Quadros e Karnopp (2004), bem como na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), qual prática pedagógica estaria mais alinhada aos princípios da educação bilíngue?
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1518Q1017485 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025

Sobre o ensino bilingue para alunos surdos, é correto afirmar que:
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1519Q1014158 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A comunicação com surdos em sala de aula exige adaptações e estratégias específicas para a compreensão e o ensino da Língua Portuguesa. Considerando essa premissa, qual das alternativas abaixo NÃO representa uma prática eficiente para o ensino de português para surdos?
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1520Q1015182 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

De acordo com Strobel (2008), sobre o “Povo surdo”, é CORRETO afirmar.
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