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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1521Q1016205 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A educação bilíngue para surdos é regulamentada por legislações específicas e diretrizes pedagógicas que visam garantir o direito à inclusão e à acessibilidade. Com base em Quadros e Karnopp (2004), bem como na Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015), qual prática pedagógica estaria mais alinhada aos princípios da educação bilíngue?
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1522Q1017485 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 21, Prefeitura de Itapoá SC, Prefeitura de Itapoá SC, 2025

Sobre o ensino bilingue para alunos surdos, é correto afirmar que:
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1523Q1014158 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A comunicação com surdos em sala de aula exige adaptações e estratégias específicas para a compreensão e o ensino da Língua Portuguesa. Considerando essa premissa, qual das alternativas abaixo NÃO representa uma prática eficiente para o ensino de português para surdos?
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1524Q1015182 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

De acordo com Strobel (2008), sobre o “Povo surdo”, é CORRETO afirmar.
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1525Q1014159 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

A identidade surda é um tema complexo e multifacetado que engloba aspectos culturais, linguísticos e sociais. São elementos fundamentais na construção da identidade surda, EXCETO:
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1526Q1014937 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Líbras, Prefeitura de Aracruz ES, IBADE, 2019

A configuração de mão é o formato que a mão assume para a realização de um determinado sinal. A mão pode estar configurada em uma das letras do alfabeto ou pode assumir outro formato. Marque a alternativa que corresponde aos sinais realizados tendo a mão configurada com a letra em “S”:
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1527Q1015452 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Analise o seguinte depoimento de uma pessoa surda sobre o seu passado, quando houve encontro de seus pares, pois encontro surdo-surdo representa a possibilidade de troca de significados, de constituição de identidades.
“[....] aquilo no momento de meu encontro com os outros surdos era o igual que eu queria, tinha a comunicação que eu queria. Aquilo que identificava eles identificava a mim também e fazia ser eu mesma, igual.”
(PERLIN, 1998, p. 54)
Acerca da identidade surda híbrida, é correto afirmar que
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1528Q1013918 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Viçosa MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

“[....] o surdo constitui sua identidade surda em constante evolução, acompanhando as mudanças do ambiente cultural estabelecido pela sociedade e formando a sua identidade” (Santana; Santana, 2020, p. 1).

Leia o texto a seguir.
Não se pode falar de ___________ sem falar de ___________, pois ambos(as) estão ligados(as): um(a) é o(a) agente, o(a) outro(a) é o(a) reagente. Uma vez que o indivíduo está inserido em grupos sociais, absorvendo voluntária ou involuntariamente informações comportamentais e ideológicas daquele convívio, tem-se, assim, o desenvolvimento ___________, que se dá devido às influências dos meios sociais e experiências pessoais. Com isso, a ___________consiste no conjunto de influências e experiências adquiridas pelo surdo na comunidade surda. Esse conjunto de experiências, especialmente no que se refere ao artefato ___________, dá lugar a uma ___________ de outras identidades, nas quais os surdos podem ser enquadrados.

A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
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1529Q1014176 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Pinheiro MA, FUNATEC, 2024

Em relação ao Congresso de Milão de 1880, qual das alternativas a seguir está correta:
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1531Q1013154 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A legislação brasileira regulamenta a oferta da educação de surdos e o ensino da Libras. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.
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1532Q1014690 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

Após observar as produções na língua portuguesa e na Língua Brasileira de Sinais-Libras, Kato (1988) elencou uma série semelhanças entre elas, dentre as quais aponta-se:
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1533Q1013155 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Jataí GO, Quadrix, 2019

A Língua Brasileira de Sinais apresenta processos derivacionais, formadores de novas palavras a partir de palavras já existentes na língua. Acerca desse tema, assinale ́a alternativa correta.
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1534Q1014693 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Formigueiro RS, MS CONCURSOS, 2024

No Atendimento Educacional Especializado voltado aos alunos com surdez, destacam-se três momentos didático-pedagógicos importantes. Sobre este atendimento é correto afirmar, exceto:
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1535Q1015207 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) O Decreto que regulamenta a Lei nº 10.46/2002 e dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação do professores e instrutores de Libras e tradutores/intérpretes de Libras-Língua Portuguesa? Assinale a correta.
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1536Q1015208 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Assinale a alternativa INCORRETA segundo o Código de Ética do Intérprete de Libras:
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1537Q1014697 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Galvão SC, OBJETIVA, 2024

Em relação aos aspectos fonológicos da Libras, assinalar a alternativa CORRETA:
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1538Q1013418 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

Rosa e Cruz (2001), a partir de uma pesquisa, afirmam que as tecnologias de comunicação e informação, em especial o uso da Internet, constituem mais uma ferramenta que potencializa a ação do surdo em sua relação com o mundo. Assim, podemos afirmar que:
I. Os surdos podem, sozinhos, interagir com a informação que é buscada na Internet. II. A internet impede que o surdo se comunique com outros surdos. III. As novas tecnologias surgem com a necessidade de especializações, em que se pode desenvolver um conjunto de atividades sem interesses didático-pedagógico. IV. As interações visuais possibilitam a criação coletiva de um conhecimento compartilhado, estimulando a socialização através de trabalhos coletivos e grupais.
Quais estão corretas?
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1539Q1013930 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

A paromínia na língua portuguesa aborda a relação entre duas (ou mais) palavras com estrutura semelhante, seja na grafia, seja no som, e significados diferentes, ao passo que a homonímia refere-se a palavras que são iguais em sua forma (escrita ou sonora), mas que apresentam significados diferentes. Na Libras, entende- -se por paronímia a existência de sinais que se diferenciam apenas em um dos parâmetros, e, por homonímia, a existência de sinal idênticos, que se diferenciam apenas pelo contexto. São exemplos de homônimos e parônimos em Libras respectivamente:
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1540Q1013420 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Foz do Iguaçu PR, FUNDATEC, 2019

A educação com acessibilidade para os surdos, usuários de Libras no Brasil, é uma questão bastante polêmica. Podemos afirmar que o surdo tem garantido o direito de:
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