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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1561Q1013433 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre a Libras, é CORRETO afirmar.
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1562Q1013434 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre a abordagem do Bilinguismo, é CORRETO afirmar.
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1563Q1013948 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da educação de surdos, julgue os próximos itens.

I A BNCC evidencia a LIBRAS como língua natural dos surdos.
II A LIBRAS se tornou disciplina obrigatória a partir da BNCC.
III A LIBRAS não está contemplada na área de linguagens da BNCC.

Assinale a opção correta.
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1564Q1018300 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Em relação aos aspectos linguísticos da Libras, assinale a alternativa com a palavra que complete corretamente o seguinte conceito:

A _______ é o ramo da linguística que estuda a disposição das palavras nas frases, das frases nas orações e das orações no discurso. Em relação à língua de sinais, requer entender o sistema como visuoespacial.
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1565Q1014205 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

As metodologias ativas são métodos de ensino que incentivam o aluno a ter papel mais ativo na sua própria aprendizagem. Nesse sentido, para o ensino de Libras como segunda língua para alunos ouvintes, é necessário
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1566Q1014975 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

Pizzio, Rezende e Quadros explicam:

A forma do sinal utilizado com função de pronome pessoal é realizada pelo dedo indicador (um index) diretamente apontado para um ponto no espaço. Se o referente estiver presente na situação comunicativa, a apontação será feita diretamente para tal referente.

No caso de referentes ausentes, a referenciação pronominal, ao longo de um ato comunicativo, é realizada por

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1568Q1013442 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Língua Portuguesa Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

O parâmetro fonológico das línguas de sinais identificado pelos linguistas Battison (1974), Klima e Bellugi (1979), na década de 1970, foi:
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1569Q1014466 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Câmara de Manaus AM, Instituto Acesso, 2024

A regulamentação da profissão de Tradutor e Intérprete de Libras (TIL) no Brasil é resultado de um longo processo de reconhecimento e valorização da Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação legítimo da comunidade surda. A Lei nº 10.436/2002 foi um marco histórico nesse percurso, pois assegurou o direito ao uso da Libras em diferentes esferas sociais e consolidou a importância dos TILs para garantir a acessibilidade e a inclusão. Considerando o impacto dessa legislação, identifique o principal objetivo da Lei em questão.
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1571Q1013188 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Araçatuba SP, VUNESP, 2019

Considere a Lei Complementar n° 204, de 22 de dezembro de 2009 – que dispõe sobre os profissionais da educação básica e sobre a reorganização do estatuto, plano de carreira, vencimentos e salários do magistério público do município de Araçatuba e dá outras providências.

O Capítulo VIII – da jornada de trabalho, seção 1, inciso V, versa sobre a carga horária do tradutor e intérprete de Libras:

V - tradutor e intérprete de LIBRAS ficam sujeitos à jornada de trabalho docente específica para tradutor/intérprete, composta de __________ horas semanais, sendo __________ horas em atividades com alunos, _________ horas de trabalho pedagógico coletivo – HTPC, na escola em que presta serviço, horas de trabalho de formação contínua – HTFC.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do excerto.

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1572Q1015750 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

As comunidades surdas foram se constituindo no decorrer do tempo por meio da existência das línguas de sinais que promoviam um meio de comunicação entre surdos, seus familiares e amigos ouvintes. A interpretação de língua de sinais se tornou uma profissão dentro dessas comunidades em uma relação dialógica e interativa.
O início da atuação dos intérpretes de Libras no Brasil ocorreu
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1573Q1015751 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Joana, professora de educação básica do ensino fundamental e tradutora / intérprete de Libras-Língua Portuguesa, apresentou currículo para vaga de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa em uma escola particular, no ano de 2020. Porém, a administração escolar não aprovou a contratação, pelo fato de Joana não ter o curso superior de Tradução e Interpretação com habilitação em Libras-Língua Portuguesa. A professora contestou, utilizando, como um de seus argumentos, o Decreto nº 5.626/2005, destacando o Art.18.
Assinale a opção que apresenta o meio de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa que a professora utilizou para argumentar em sua contestação.
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1574Q1016007 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Sobre a função das expressões não manuais no nível da sintaxe, é INCORRETO afirmar que
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1575Q1015755 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

A legislação vigente impacta diretamente a atuação do intérprete educacional, uma figura importante para que os alunos surdos, usuários da LIBRAS, tenham acesso não apenas aos conteúdos escolares, como também a oportunidades de interação social no espaço escolar.
Em relação ao tema, avalie se os perfis do profissional que poderá exercer a função de tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, caso a demanda não seja suficiente para o atendimento em todos os setores públicos incluem os seguintes:
I. Profissional ouvinte, de nível médio, com competência e fluência em LIBRAS para realizar a interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação no ensino fundamental. II. Profissional surdo, com competência para realizar a interpretação de línguas de sinais de outros países para LIBRAS, para atuação em cursos e eventos. III. Profissional ouvinte, de nível superior, com competência e fluência em LIBRAS para realizar interpretação das duas línguas, de maneira simultânea e consecutiva, e com aprovação em exame de proficiência, promovido pelo Ministério da Educação, para atuação em instituições de ensino médio e educação superior.
Está correto o que se apresenta em
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1576Q1013455 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Com relação ao disposto na Lei nº 13.146/2015, analise as opções abaixo e assinale a alternativa INCORRETA:
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1577Q1013456 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) Analise as afirmativas considerando a gramática da Língua Brasileira de Sinais (Libras): I. A estrutura morfológica das línguas de sinais compreende sequencialidade e simultaneidade. II. A expressão facial não é importante para comunicação com os surdos. III. A Libras não tem uma gramática. IV. Ponto de articulação ou locação é um parâmetro linguístico da Libras. V. Um sinal é icônico quando representa de forma semelhante o objeto a que se refere. Assinale a alternativa correta.
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1578Q1015248 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADM TEC, 2022

Analise as afirmativas a seguir:

I. A Libras é reconhecida como um meio legal de comunicação e expressão no Brasil, assim como outros recursos de expressão a ela associados.
II. A legislação brasileira determina que o poder público deve garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais, a Libras, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:
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1579Q1018832 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, ALGO, IADES, 2019

Texto associado.

Orientação

Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras.

Língua-fonte ou origem é a língua
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1580Q1014225 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Os artefatos culturais surdos incluem a experiência visual, linguística, familiar, literatura surda, artes visuais, vida social e esportiva, além do aspecto político e transformações materiais. Em relação à importância da língua de sinais na comunicação, quais estratégias de interpretação e tradução podem ser eficazes para garantir a compreensão e preservação dessa cultura?
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