Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q891941 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024

Uma forma de identificar os fonemas distintivos de uma língua é listar pares mínimos. Em Libras, há pares mínimos em relação às configurações de mão, à locação, ou ao movimento com apenas a mudança de um destes elementos em contraste com os demais idênticos, identificando o seu valor distintivo na língua.
Assinale a opção que apresenta a glosa de sinais quanto à mudança da configuração de mão mantendo a mesma locação entre os pares.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q894243 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A educação bilíngue de surdos, segundo o disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Capítulo V-A, e incluso na Lei nº 14.191, será ofertada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q891933 | Libras, Legislação e Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024

Leia o trecho a seguir.
Os profissionais que foram habilitados antes da nova lei, nos termos das legislações anteriores, não perdem o direito de exercer a profissão. E quem se capacitou por meio de cursos nos termos da legislação anterior- com carga horária menor do que a exigida atualmente, por exemplo- ainda poderá ser habilitado profissionalmente em um prazo máximo de seis anos.
(VEJA- Lei inclui guia-intérprete no rol dos profissionais de Libras. Por Da Redação26/10/2023)
Sobre a duração do trabalho do tradutor, do intérprete e do guiaintérprete de Libras, segundo a legislação em vigor, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

164Q892168 | Libras, Legislação e Surdez, Intérprete de Libras, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Qual é o principal objetivo da regulamentação da profissão de TILS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1013248 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Numere a coluna B pela coluna A observando a concepção de língua nas principais abordagens e métodos utilizados no ensino e aprendizagem de uma língua.
COLUNA A I. Abordagem estruturalista.
II. Abordagem funcionalista.
III. Abordagem interacionista.
COLUNA B ( ) A língua é concebida como um instrumento para a criação e manutenção das relações sociais.
( ) A língua é concebida como um sistema de elementos relacionados estruturalmente, usados para a codificação e decodificação do significado.
( ) A língua implica não somente os princípios organizacionais, mas inclui também as regras pragmáticas e sociais da língua.
Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

166Q1018368 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Na Libras, a formação de perguntas não se baseia apenas na ordem dos sinais. Identifique qual das alternativas a seguir melhor descreve a formação de uma pergunta nesta língua.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q891937 | Libras, Legislação e Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024

A coordenadora de ações inclusivas do IFAC – Instituto Federal do Acre – comenta a primeira Capacitação para Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais: toda formação é necessária para que possamos aprimorar nossos conhecimentos, para nos fortalecemos como profissionais e ampliarmos aquilo que já temos como base.

A legislação regula o papel do poder público e das empresas que detêm concessão ou permissão de serviços públicos, no apoio ao uso e na difusão da Libras.

Sobre as ações que cabem a essas instituições, quanto aos serviços prestados por servidores capacitados para utilização de Libras e na realização da tradução e interpretação de LibrasLíngua Portuguesa, analise as afirmativas a seguir.

I. Devem implementar medidas de capacitação, no tratamento diferenciado para pessoas surdas ou deficientes auditivas com implante coclear.
II. Devem implementar padrões de controle de atendimento e de avaliação da satisfação do usuário dos serviços públicos.
III. Devem viabilizar ações, prioritariamente, relativas à formação, capacitação e qualificação de professores, sem os tradutores e intérpretes de Libras-Língua Portuguesa.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q891939 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024

Laura, funcionária recente no quadro da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, participa de um curso de Libras básico ofertado pela instituição. Durante uma conversa com um instrutor surdo, ela observou que, no contexto sinalizado por ele, havia sinais que apresentavam movimentos diferentes.
Ele explicou que a gramática da Libras se apresenta a partir de alguns parâmetros com diferentes níveis linguísticos.
Relacione alguns tipos de movimentos multidirecionais e o grupamento de sinais apresentados em glosas.

1. Movimento angular 2. Movimento semicircular 3. Movimento helicoidal 4. Movimento sinuoso

( ) ALTO-MACARRÃO-AZEITE ( ) RAIO-ELÉTRICO-DIFÍCIL ( ) BRASIL-RIO-NAVIO ( ) SURDO-SAPO-CORAGEM


Assinale a opção que apresenta a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

169Q977912 | Libras, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é um recurso linguístico e pedagógico essencial para a inclusão, pois garante a comunicação, a participação e o aprendizado dos estudantes surdos, respeitando sua identidade linguística e promovendo uma educação verdadeiramente inclusiva.
Considerando a utilização dos sinais em Libras, marque o item em que os sinais das palavras são realizados com apenas uma das mãos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q894244 | Libras, Identidades Surdas, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O texto que se segue caracteriza uma das identidades surdas moldadas a partir das representações da cultura surda, estando em consonância com o grau de receptividade cultural assumida pelo sujeito.

São surdos que conservam a cultura ouvinte ainda dominante por não terem contato constante com a comunidade surda. Possuem características particulares: (a) seguem a representação da identidade ouvinte; (b) estão em dependência no mundo dos ouvintes, seguem os seus princípios e os respeitam como ouvintes, competindo com os mesmos, induzidos ao modelo da identidade ouvinte; (c) não participam da comunidade surda, associações e lutas políticas; (d) desconhecem ou rejeitam a presença do intérprete de língua de sinais; (e) orgulham-se de saber falar “corretamente”; (f) demonstram resistências à língua de sinais e à cultura surda visto que isto, para eles, representa estereótipo; (g) não conseguiram identificar-se como surdos, sentem-se sempre inferiores aos ouvintes, isto pode causar-lhes muitas vezes depressão, fuga, suicídios, acusação aos outros surdos, competição com ouvintes, há alguns que vivem na angústia, no desejo contínuo de serem ouvintes; (h) são as vítimas da ideologia oralista, da inclusão, da educação clínica, do preconceito e do preconceito da surdez; (i) são surdos, quer ouçam algum som, quer não ouçam, persistem em usar aparelhos auriculares e não usam tecnologia dos surdos. Esta identidade surda também apresenta divisões: por exemplo, aqueles que têm contato com a comunidade surda, mas rejeitam-na, os que jamais tiveram contato etc.

Considerando as informações apresentadas, trata-se de identidade
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

171Q894069 | Libras, Tradução e Transliteração, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O sistema de escrita de línguas de sinais, recurso frequentemente associado a Libras e criado pela pesquisadora brasileira, Mariângela Estelita Barros, composto por 95 visografemas, os quais são distribuídos em quatro grupos, que formam sua estrutura básica: Configuração de Dedos (CD) com 10 visografemas; Orientação da Palma (OP) com 6 visografemas; Ponto de Articulação (PA) com 35 visografemas; e Movimento (M) com 44 visografemas, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

172Q894074 | Libras, História da Educação dos Surdos, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

O Governo Federal lançou na terça-feira, 21 de novembro de 2023, o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI). A proposta faz parte da estratégia de retomar as premissas originais dessa Política, que completou quinze anos e que, apesar de não ter sido desfeita, foi ameaçada e deixada de lado nos últimos anos. A ação tem a coordenação do Ministério da Educação (MEC), que garantirá a execução em diferentes frentes: investimento em formação, infraestrutura, transporte, recursos de tecnologia assistiva e pedagógicos, em um valor estimado de mais de R$ 3 bilhões em quatro anos. A meta é chegar ao fim de 2026 com mais de 2 milhões de estudantes do ensino público da educação especial matriculados em classes comuns, além de atingir o total de 169 mil matrículas na educação infantil e ampliar os recursos financeiros para atender a mais Salas de Recursos Multifuncionais (SRM). Hoje, apenas 36% das escolas que têm SRM receberam recursos e a meta é dobrar esse número, passando para 72% dos estabelecimentos. Também estão entre os objetivos a criação de 27 observatórios de monitoramento e o lançamento de 6 editais para pesquisadores com deficiência. Para a consolidação da PNEEPEI, o MEC pactuará a implementação das ações com os Municípios, os Estados e o Distrito Federal em cada canto do país, dentro das premissas da construção coletiva e participação social.

(Disponível em: https://agenciagov.ebc.com.br. Acesso em: fevereiro de 2024.)

Considerando o texto, analise as afirmativas a seguir.

I. Os pesquisadores com deficiência fomentarão as matrículas que o Plano de Afirmação e Fortalecimento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) almeja atingir.

II. O atendimento nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) será implementado em cinquenta por cento dos estabelecimentos.

III.Os pressupostos da cooperação coletiva e da participação social nortearão o fortalecimento do PNEEPEI.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q1013750 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes PE, FGV, 2023

Na fonologia da Língua de Sinais, a primeira tarefa é determinar as unidades mínimas que formam os sinais e a segunda é estabelecer os padrões possíveis de combinação entre essas unidades e suas variações possíveis.
Assinale a opção que apresenta o par de glosas que representam sinais com a mesma configuração de mão, mas movimentos distintos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q892164 | Libras, História da Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Qual dos seguintes eventos históricos teve um impacto significativo na comunidade surda brasileira e em seus movimentos políticos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

175Q1013504 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Durante um atendimento comercial por videoconferência, o atendente solicitou alguns dados cadastrais do cliente surdo. Ao ser perguntado o país de origem, o surdo sinalizou BRASIL.
O tipo de movimento desse sinal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

177Q890126 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca da aquisição da LIBRAS por crianças surdas, julgue os itens a seguir.

I Na grande maioria das crianças surdas, a aquisição da LIBRAS se dá de forma tardia, pois 95% das crianças surdas nascem em famílias ouvintes que desconhecem a língua de sinais.
II Estudos apontam que, em contato com outras pessoas que usam a LIBRAS, a pessoa surda pode adquirir essa língua de forma espontânea.
III Pesquisas com filhos surdos de pais surdos comprovam que a aquisição precoce da língua de sinais dentro do lar é benéfica e contribui para o aprendizado da língua oral como segunda língua para os surdos.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

178Q894248 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

No ensino de Libras, assim como no ensino de qualquer disciplina na atualidade, impõe-se a necessidade de renovar as práticas de sala de aula, a fim de se obter resultados mais eficazes, principalmente tendo em vista as imposições de um universo tecnológico e inovador que conquista seus usuários e adeptos entre surdos e ouvintes igualmente.
É uma perspectiva metodológica na qual o estudante aprende por meio da articulação entre espaços e tempos on-line – síncronos e assíncronos – e presenciais. Considerada uma metodologia ativa, surgiu a partir de uma reflexão do professor de Ciências no Colorado (Estados Unidos), Aaron Sams, em 2007 (Bergmann e Sams, 2020). Aaron Sams e Jonathan Bergmann gravaram videoaulas para que os estudantes assistissem como “dever de casa” e, assim, eles usaram todo o tempo livre de sala de aula para tirar dúvidas, praticar e dar solução ao que os alunos não compreenderam. A explanação do conteúdo ocorre em casa, pode ser a partir de videoaulas ou outros recursos disponibilizados pelo professor, enquanto a resolução de exercícios, treinamentos e demais atividades, ocorrem em sala de aula. A prática da sala torna-se muito rica por meio de: atividades de simulação; atividades de projeto; trabalhos em grupo; debates. O papel do professor é o de mediador-mentor e o estudante ativo envolve-se e responsabiliza-se mais por sua aprendizagem. Os quatro pilares dessa metodologia são: ambiente flexível, cultura de aprendizagem, conteúdo dirigido, educador profissional.
Considerando as informações apresentadas, refere-se à metodologia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

179Q892170 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Intérprete de Libras, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Qual é o papel do ensino da Libras como primeira e segunda língua no contexto educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

180Q884829 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

Indique a alternativa que melhor define a posição de Poker (2001) em relação à inclusão de alunos com surdez na escola comum:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.