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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1641Q1015041 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Quando um bebê nasce surdo, ele desenvolve inicialmente as mesmas fases de linguagem que o bebê ouvinte: grito de satisfação, choro de dor e fome, emite sons sem significados até mais ou menos seis meses de idade e, quando chega à fase do balbucio, é que começa a diferenciação, porque o bebê ouvinte, podendo ouvir os sons do ambiente ao redor de si, tenta se comunicar emitindo sons, enquanto o bebê surdo não ouve sons do ambiente e, por isso, as primeiras “palavras” não surgem [...]”. O enunciado refere-se a qual dos artefatos culturais?
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1642Q1013763 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

A Língua Brasileira de Sinais, LIBRAS, é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados.
Assinale a opção que, segundo a Lei nº 10.436/2002, apresenta o melhor entendimento sobre a Língua Brasileira de Sinais como forma de comunicação e expressão.
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1643Q1018371 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Serra ES, IDCAP, 2024

Os sistemas de ensino, em regime de colaboração, desenvolverão programas integrados de ensino e pesquisa, para oferta de educação escolar bilíngue e intercultural aos estudantes surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, com os seguintes objetivos:
(__)Proporcionar aos surdos a recuperação de suas memórias históricas, a reafirmação de suas identidades e especificidades e a valorização de sua língua e cultura.
(__)Garantir aos surdos o acesso às informações e conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades surdas e não surdas.
(__)Fortalecer as práticas socioculturais dos surdos e a Língua Brasileira de Sinais.
Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento está correta:
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1644Q1014020 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

As expressões faciais e corporais, os movimentos do corpo, da face, da cabeça e dos olhos, realizados no momento da articulação do sinal, podem desempenhar distintas funções, como diferenciar itens lexicais, participar de construções sintáticas e contribuir com processos de intensificação.

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Essas expressões são intituladas de

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1645Q1015556 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

Caracterizam os sinais de cores e adjetivos, EXCETO:
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1646Q1013509 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Lajedo PE, ADM TEC, 2022

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, a Língua Brasileira de Sinais – a Libras – é um meio de comunicação de uso restrito dos indivíduos que comprovadamente possui algum tipo de deficiência auditiva ou motora, sendo impedido o seu uso por pessoas que não compõem esse grupo.

II. É vedado ao município organizar, manter e desenvolver os órgãos e as instituições oficiais dos seus sistemas de ensino, sendo essa responsabilidade restrita ao Ministério da Educação.



Marque a alternativa CORRETA:

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1647Q1016071 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2024

O oralismo foi a primeira abordagem de educação de surdos e vigorou por quase 100 anos. Skliar (2016) denomina este período como "holocausto linguístico". Logo após o fracasso do oralismo, outras abordagens foram implementadas.

A segunda abordagem de educação de surdos é :
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1648Q1015048 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Sobre a educação bilíngue para a inclusão dos alunos surdos nas escolas comuns, assinale a alternativa correta.
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1649Q1013257 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

A Lei nº 13.146/2015, e suas alterações, institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Especificamente sobre a disponibilização de tradutores e intérpretes da Libras, o que essa lei expõe que se deve observar?
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1650Q1013770 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023

Quanto à formação do tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais é INCORRETO afirmar?
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1651Q1018891 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Uma das primeiras realizações de Stokoe, em seu trabalho com ASL, foi demonstrar que os sinais, assim como as palavras faladas, são construídos a partir de um número limitado de partes usadas repetidamente em novas combinações. Em relação ao uso do termo fonologia das línguas de sinais, é correto afirmar que:
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1652Q1015308 | Libras, Educação dos Surdos, Letras Habilitação em Português e Libras, IFPA, FADESP, 2018

Segundo Lebedeff e Santos (2014), na Abordagem Comunicativa, os vídeos de curta-metragem em Libras podem ser utilizados como objetos de aprendizagem nas aulas de Libras para alunos ouvintes, com o objetivo de promover o desenvolvimento do uso da língua em contextos reais de comunicação, pois
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1653Q1018893 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

O tradutor e intérprete de Língua de Sinais deve exercer sua profissão com ética e rigor técnico. Sobre isso é correto afirmar:
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1654Q1013263 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

Com relação aos Estudos Surdos em Educação, Skliar (2012) reflete acerca do “ouvintismo” como ideologia dominante (Skliar, 2012, p.15). Pautados no estudo do autor, sobre o ouvintismo pode-se dizer que:
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1655Q1014287 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPR, UFPR, 2019

Considere a seguinte situação hipotética: João é ouvinte e aprendeu a Libras há muitos anos, motivo pelo qual tem amplo conhecimento das culturas surda e ouvinte. Tornou-se intérprete de Libras e atua na área educacional. Por conta de sua atuação profissional, adquiriu conhecimentos sobre o campo educação. João destaca-se por sua habilidade expressiva e compreensiva não somente em Libras, mas também em língua portuguesa, que é sua primeira língua. Esse profissional é capaz de compreender e transferir, muito bem, os significados das línguas no ato tradutório e interpretativo. Mas ainda há conhecimentos que o João precisa desenvolver: ele não saber fazer uso dos diferentes modos de interpretação e não sabe tomar decisões sobre as posições apropriadas para atuar. A partir da hipótese narrada, é correto afirmar que João, como tradutor intérprete de Libras, possui as competências:

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1656Q1018895 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

A Lei de nº 12.319 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais – Libras. Sobre essa lei é correto afirmar:
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1657Q1014800 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação à educação do aluno surdo, Kezio (2016) afirma que o Método Oral enfatizou
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1658Q1013777 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023

Quanto ao processo de tradução-interpretação simultânea da Língua Brasileira de Sinais para a Língua Portuguesa é CORRETO afirmar:
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1659Q890129 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

De acordo com a Lei n.º 14.704/2023, que dispõe sobre o exercício profissional e as condições de trabalho do profissional tradutor e intérprete da LIBRAS, julgue os seguintes itens.

I A carga horária de trabalho do intérprete deve ser de 8 h diárias e(ou) 40 h semanais.
II O trabalho de tradução e interpretação superior a 1 h de duração deverá ser realizado em regime de revezamento, com, no mínimo, dois profissionais.
III Uma das atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências, é traduzir textos escritos, orais ou sinalizados da língua portuguesa para a LIBRAS.

Assinale a opção correta.
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1660Q1014547 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

A Política Nacional de Educação Especial, na perspectiva da Educação Inclusiva, indica que, para a inclusão de alunos surdos nas escolas comuns, a educação bilíngue - Língua Portuguesa/Libras - é desenvolvida no ensino escolar com a seguinte organização:
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