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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q884831 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Cuidador PCD, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

De acordo com Dorziat (1998), o que é necessário para aprimorar a educação inclusiva para alunos com surdez:
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182Q894078 | Libras, História da Educação dos Surdos, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

As crianças têm direito de ser criadas e educadas no seio de suas famílias. Cabe, portanto, às instituições educacionais e a seus profissionais estabelecerem, com as famílias, relações de parceria e interlocução no processo educativo infantil porque
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183Q892162 | Libras, Identidades Surdas, Intérprete de Libras, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Considerando a análise de Perlin (1998) sobre a representação da identidade surda, qual das alternativas abaixo reflete sua perspectiva?
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184Q894066 | Libras, História da Educação dos Surdos, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Levando-se em consideração a educação dos surdos dentro de um recorte histórico, assinale a afirmativa correta.
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185Q892161 | Libras, Identidades Surdas, Intérprete de Libras, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Perlin (1998) escreveu sobre identidade surda, buscando entender o vínculo entre a identidade e o sujeito surdo. Qual das seguintes alternativas melhor descreve a relação entre cultura e identidade surda?
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186Q890633 | Libras, Identidades Surdas, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

A abreviação CODA vem do inglês Child of Dealf Adults que, em português, significa “filho de pais surdos”. O termo é utilizado para todos os filhos ouvintes. Desse modo, todo ouvinte denominado CODA deverá ser filho de
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187Q890135 | Libras, História da Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No processo histórico da educação de surdos, houve um período no qual as línguas de sinais foram proibidas em detrimento da proposta educacional denominada
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188Q891927 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024

...quanto mais se reflete sobre a presença do Intérprete de Língua de Sinais (ILS], mais se compreende as complexidades de seu papel, as dimensões e a profundidade de sua atuação. Perlin
(2006, p.137)

Considerando o papel do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa em um processo de interpretação simultânea, por exemplo, em que terá que utilizar um vocabulário desconhecido pelo surdo, o profissional precisará planejar muito bem o seu ato tradutório.
Assinale a opção que apresenta um ato de planejamento que o tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa deverá ter ao realizar a interpretação simultânea.
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189Q1015431 | Libras, Papéis e Responsabilidades do Tradutorintérprete, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

O intérprete de língua de sinais, no processo de interpretação, dialoga com o discurso do locutor, confabula com suas próprias experiências, com as diferentes vozes que o constitui e constrói um novo discurso direcionado ao interlocutor em potencial do processo ensino-aprendizagem, ou seja, o aluno surdo. Sobre essas menções, assinale a alternativa incorreta.
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190Q892163 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Intérprete de Libras, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Qual das seguintes alternativas melhor descreve o processo de aquisição da língua de sinais pelo aluno surdo?
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191Q890634 | Libras, Identidades Surdas, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Segundo Perlin (2004), a identidade surda é formada de acordo com o conhecimento que o surdo apresenta a respeito da língua de sinais. Nesse contexto, a língua apresenta sete identidades surdas, entre elas a “identidade surda” (ou “identidade política”), que é definida como
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193Q891935 | Libras, Legislação e Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024

Cátia, tradutora e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, precisou explicar a um deputado estadual da Assembleia Legislativa do Tocantins, que Libras é Língua e não linguagem.
Assinale a opção que, segundo a Lei nº 10.436/2002, define a Língua Brasileira de Sinais- Libras.
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194Q894071 | Libras, Aspectos Fonológicos, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Com referência aos sinais FAMÍLIA, NAMORAR, TRABALHAR, TELEVISÃO, MARACUJÁ, a afirmativa que apresenta característica IMCOMPATÍVEL é:
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195Q1014528 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

A ética no exercício da profissão de tradutor e intérprete de Libras é regida por princípios que incluem confidencialidade, imparcialidade e respeito à diversidade cultural. Com base em Lane (Ethics in Interpreting) e na Lei nº 12.319/2010, qual das situações descritas a seguir representa uma prática ética adequada?
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196Q1014784 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Assinale uma alternativa que apresenta a configuração do sinal referente a “Saída”.
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197Q1015880 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de LIBRAS, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

Relacione as palavras da coluna 1 com seus respectivos parâmetros de locação (L) na coluna 2, quando sinalizadas em Libras.

Coluna 1 Palavra

1. Difícil

2. Frio

3. Cão

Coluna 2 Parâmetro de Locação (L)

( ) L no queixo

( ) L na boca

( ) L na testa

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

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198Q1014996 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Uberlândia MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2019

As expressões faciais são um dos parâmetros da Língua Brasileira de Sinais.

Os sinais a seguir precisam de expressões faciais para indicar intensidade, exceto:

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199Q894063 | Libras, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Analise as afirmativas a seguir.

I. A surdez é uma diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, que traz ao indivíduo uma série de consequências ao seu desenvolvimento, principalmente no que diz respeito à linguagem oral.


II. Considera-se surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum, e parcialmente surdo aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. A competência auditiva é classificada como: normal, perda leve, moderada, severa e profunda. A surdez severa e profunda impede que o aluno adquira, naturalmente, a linguagem oral.


III. Por decorrência dessa dificuldade em desenvolver normalmente a linguagem oral, os indivíduos surdos podem apresentar um atraso intelectual de dois a cinco anos, dificuldades de abstração, generalização, raciocínio lógico, simbolização, dentre outros.


IV. Essa incapacidade de se comunicar, da mesma forma que as demais pessoas, atua de modo significativo em sua personalidade, fazendo com que manifestem tendências de introspecção, imaturidade emocional, rigidez de juízos e opiniões, prejudicando o desenvolvimento do sujeito em sua globalidade.


V. A fim de que estes problemas sejam evitados é aconselhável que a criança surda seja encaminhada o mais cedo possível a uma escola especializada, para que possa receber estimulação auditiva e oral adequada, adquirindo um desenvolvimento próximo aos padrões de normalidade.


VI. O domínio da linguagem oral irá permitir sua plena integração na sociedade, uma vez que essa é a forma usual de comunicação entre as pessoas.


VII.O desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem está subordinado ao aprendizado da linguagem oral.

As informações apresentadas dizem respeito à concepção de surdez denominada:
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200Q1015502 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Considerando a evolução histórica do reconhecimento dos direitos linguísticos da comunidade surda brasileira, qual foi o ano em que a Língua Brasileira de Sinais (Libras) obteve oficialmente seu reconhecimento como um meio de comunicação legítimo e legalmente protegido?
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