(Perlin e Miranda, 2003, p.217) afirmam que SER SURDO é “(...)
olhar a identidade surda dentro dos componentes que constituem
as identidades essenciais com as quais se agenciam as dinâmicas
de poder. É uma experiência na convivência do ser na diferença.”
As identidades surdas desempenham um papel fundamental na
formação educacional e social das pessoas surdas.
Analise as afirmativas sobre identidades surdas e seus locais
sociais.
I. O desenvolvimento da identidade surda está, especificamente,
associado ao acesso à Língua de Sinais, pois a oralização é
suficiente para garantir a inclusão social da pessoa surda.
II. A identificação como surdo pode variar entre diferentes
contextos, podendo envolver tanto aspectos linguísticos,
quanto culturais e sociais.
III. A identidade surda é única e homogênea, não sendo
influenciada por fatores como a experiência de vida, a
comunicação e o contato com a comunidade surda.
IV. A construção da identidade surda pode ocorrer em diferentes
espaços sociais, como escolas bilíngues, associações de surdos
e grupos culturais que utilizam a Língua de Sinais.
Está correto o que se afirma em
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️