Início Questões de Concursos Libras Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 201Q1013740 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023A variação linguística é um fenômeno que acontece pela diversidade dos contextos sociais, culturais e geográficos que falantes de uma mesma língua se expressam. A variação diatópica se manifesta no português brasileiro, por exemplo, nos significantes “macaxeira” (PE), “aipim” (RJ) e “mandioca” (MG), do mesmo significado. Diante do exposto, assinale a alternativa cujo sinal em Libras apresente a mesma variação. ✂️ a) País (TO), (MT), (MA) ✂️ b) Árvore (SE), (RS), (RR) ✂️ c) Verde (PR), (SP), (PB) ✂️ d) Arroz (PI), (AM), (RN) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 202Q894247 | Libras, Aspectos Fonológicos, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024A Língua Brasileira de Sinais caracteriza-se pelos seguintes universais linguísticos, EXCETO: ✂️ a) A variação linguística acontece porque a Libras sofre influências geográficas, sociais e temporais. ✂️ b) A convencionalidade, pois cada comunidade vê objetos, seres e eventos representados por sinais sob sua ótica. ✂️ c) A ausência de aspectos contrastivos, pois não é possível opor unidades fonológicas como acontece nas línguas orais. ✂️ d) A produtividade ou aumento de vocabulário feito pela comunidade em resposta às mudanças culturais e tecnológicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 203Q894250 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Com todos os avanços obtidos com relação ao direito do uso de Libras pelo surdo, pela obrigatoriedade de professores instrutores e intérpretes, e outras conquistas alcançadas, ainda esbarra-se na unilateralidade da comunicação na realidade da escola porque ✂️ a) há amplo emprego da Libras como L2 fora da escola apenas. ✂️ b) uma parte da construção do conhecimento é limitada e falha. ✂️ c) o espaço escolar tem privilegiado o ensino de Libras como L2. ✂️ d) a construção do conhecimento constitui tarefa individual e única. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 204Q1014572 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, o projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os seguintes aspectos: I. A atitude favorável da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos. II. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação. III. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação. IV. A possibilidade de incluir professores especializados, serviços de apoio e outros, não convencionais, para favorecer o processo educacional. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Apenas a I está correta ✂️ b) Apenas a III está correta ✂️ c) Todas as afirmativas estão corretas ✂️ d) Apenas a II está incorreta ✂️ e) Apenas a I e IV estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 205Q1015552 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023Sobre as propriedades das línguas humanas nas línguas de sinais é INCORRETO afirmar: ✂️ a) As línguas de sinais são usadas para pensar, são usadas para desempenhar diferentes funções. Você pode argumentar em sinais, pode fazer poesia em sinais, pode simplesmente informar, pode persuadir, pode dar ordens, fazer perguntas em sinais. ✂️ b) As línguas de sinais apresentam palavras em que não há relação direta entre a forma e o significado. ✂️ c) As línguas de sinais são produtivas assim como quaisquer outras línguas ✂️ d) As línguas de sinais são altamente restringidas por regras. Você não pode produzir os sinais de qualquer jeito ao usar a língua de sinais brasileira, por exemplo. Você deve observar suas regras. ✂️ e) As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 206Q890130 | Libras, Identidades Surdas, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024A respeito da identidade e cultura da comunidade surda, julgue os itens que se seguem. I Na cultura surda, atividades como teatro, filmes, séries, poemas e danças são feitas por e para surdos em LIBRAS. II Compõem a comunidade surda pessoas que compartilham a experiência da surdez: pessoas surdas, filhos de pais surdos e intérpretes de línguas de sinais. III A cultura surda nasceu da comunidade surda, de forma natural e espontânea, envolvendo pessoas que possuem a visão como principal sentido para traduzir o mundo e cuja experiência de vida acontece por intermédio de percepções visuais. Assinale a opção correta ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 207Q894245 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Analise as assertivas; marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) O oralismo é um método de ensino para surdos que visa a capacitá-los para comunicação através da fala – oralização. É um movimento educacional que segue tendo seus defensores os quais se posicionam contra o uso da Libras. ( ) A filosofia bilíngue se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas acredita que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais, não devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral. ( ) O bimodalismo foi implantado nas escolas brasileiras ofertando-se a modalidade de Libras como primeira língua e ensino do português escrito como segunda língua. ( ) O bilinguismo percebe a surdez enquanto um marcador cultural do povo surdo e, de acordo com essa abordagem, a língua materna destes indivíduos é a Língua Brasileira de Sinais–Libras, não a língua portuguesa. ( ) A língua portuguesa, nas suas modalidades oral e escrita, deve ser o ideal a ser alcançado pelo surdo segundo as premissas oralistas, pois o uso da língua de sinais limitaria interações; atrapalharia o desenvolvimento da fala e de possível audição do surdo. A sequência está correta em ✂️ a) F, F, F, V, V. ✂️ b) V, V, V, F, F. ✂️ c) F, V, V, F, V. ✂️ d) V, F, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 208Q920191 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025Considerando os Parâmetros da Língua Brasileira de Sinais (Libras), descritos por Brito (1995), bem como a semelhança entre os sinais utilizados para “TRISTE” e “EXEMPLO”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Possuem a mesma expressão facial. ( ) Possuem o mesmo movimento. ( ) Possuem o mesmo ponto de articulação. ( ) Possuem a mesma configuração de mãos. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, V, V. ✂️ b) V, V, F, F. ✂️ c) V, F, V, V. ✂️ d) F, F, V, V. ✂️ e) F, V, F, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 209Q893079 | Libras, Legislação e Surdez, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais (Libras) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. ( ) Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. ( ) As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor. ( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, V, F. ✂️ b) V, V, F, F. ✂️ c) F, F, V, V. ✂️ d) F, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 210Q890635 | Libras, Cultura e Comunidade Surdas, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024De acordo com a Lei N.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), entende-se como Libras a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza ✂️ a) visual-gráfica, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. ✂️ b) visual-motora, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. ✂️ c) visual-motora, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos das pessoas ouvintes do Brasil. ✂️ d) visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas e ouvintes do Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 211Q894246 | Libras, Representações da Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024O conhecimento sobre as características da surdez e a compreensão desse fenômeno aumentam as possibilidades daqueles que trabalham com surdos de atender às necessidades especiais constatadas. Em relação à etiologia, é consistente que: ✂️ a) Surdez profunda é perda acima de 91 dB, gerando dificuldade para ouvir o ruído de caminhão, de discoteca, de máquina de serrar. ✂️ b) Fatores genéticos e hereditários, doenças adquiridas pela mãe na gestação e exposição da mãe a drogas ototóxicas podem afetar a audição. ✂️ c) A alteração classificada como neurossensorial está localizada no ouvido interno, cóclea ou em fibras do nervo auditivo, sendo lesão irreversível. ✂️ d) No caso de surdez severa, a criança terá dificuldade de falar e usar linguagem espontaneamente, mas adquire vocabulário do contexto familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 212Q920184 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025A Língua Brasileira de Sinais (Libras) apresenta uma série de parâmetros linguísticos que são essenciais para a construção das sentenças e para a clareza da comunicação entre seus usuários. Um desses parâmetros é a direcionalidade, que conduz a direção movida durante o movimento de sujeitos e objetos na cena comunicativa que são expressos visualmente. Na tradução e interpretação, a direcionalidade tem um papel importante na forma como a informação é transmitida, pois, ao ser realizada de maneira adequada, pode alterar o significado de uma sentença e oferecer detalhes espaciais sobre a ação. Com base nessas premissas, é INCORRETO afirmar que a direcionalidade na Libras: ✂️ a) É flexível e se ajusta conforme o contexto da ação e a localização dos participantes. ✂️ b) Está presente apenas em verbos de movimento, sem afetar outros tipos de verbos. ✂️ c) Pode variar de acordo com a posição dos sujeitos ou objetos, influenciando o significado do verbo. ✂️ d) Contribui para a clareza da comunicação, pois está relacionada à espacialização dos elementos na sentença. ✂️ e) É um parâmetro flexível e ajustável, permitindo mudanças de direção conforme o contexto e as relações espaciais entre os elementos da sentença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 213Q1015209 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) De acordo com a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, o Art. 6º. dispõe cinco atribuições do tradutor e intérprete de Libras, no exercício de suas competências. Analise as afirmativas abaixo e marque V(verdadeiro) e F(falso) de acordo com o Art. 6º: ( ) prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais. ( ) atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas; ( ) realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. ( ) atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos; ( ) efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa; Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA: ✂️ a) F, F, F, V, V. ✂️ b) V, V, F, V, V. ✂️ c) V, V, V, V, V ✂️ d) F, V, V, V, F. ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 214Q920181 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025A Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui uma estrutura gramatical distinta da língua portuguesa, com características complexas e ricas. Em sua morfologia, os classificadores desempenham um papel fundamental na construção de significados, proporcionando maior clareza e expressividade. Considerando tais características, é correto afirmar que os classificadores na Libras: ✂️ a) Não são utilizados em construções que envolvem verbos direcionais ou ação espacial. ✂️ b) Desempenham o papel de descrição visual e espacial de objetos e ações, contribuindo para a clareza na comunicação. ✂️ c) São usados para indicar os tempos verbais dos sinais durante as construções frasais, contribuindo para a clareza na comunicação. ✂️ d) Têm uma função restrita à identificação de sujeitos e objetos, não envolvendo características como forma, tamanho ou movimento. ✂️ e) Possuem a função de modificar os sujeitos das frases, sem interferir na descrição de objetos ou ações, contribuindo para a clareza na comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 215Q920192 | Libras, Legislação e Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025No Brasil houve um movimento histórico da comunidade surda na busca pela valorização de sua língua, cultura e identidade por meio do reconhecimento legal da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O reconhecimento legal da Libras possibilitou avanços significativos de acessibilidade, comunicação e direitos linguísticos das pessoas surdas. Com base no contexto histórico do reconhecimento legal da Libras, é correto afirmar que a Libras foi: ✂️ a) Oficializada através do Decreto nº 5.626/2005. ✂️ b) Reconhecida como meio legal pela Lei nº 10.435/2012. ✂️ c) Reconhecida como meio legal através da Lei nº 10.436/2002. ✂️ d) Oficializada pelo Imperador Dom Pedro II, em 1880, por decreto. ✂️ e) Oficializada com a criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, em 1857. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 216Q1014002 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024A nota técnica nº 004/2020 da FEBRAPILS, que versa sobre “interpretação simultânea remota para a Língua Brasileira de sinais”, dado o recente contexto pandêmico causado pela COVID-19, organizou-se em cinco pontos para integralizar aspectos do trabalho remoto de tradutores-intérpretes de Libras/LP. Esses pontos são ✂️ a) I. Local para a realização do trabalho; II. Conectividade e equipamentos; III. Enquadramento e interpretação; IV. Trabalho em equipe; e V. Confidencialidade. ✂️ b) I. Local para a realização de reuniões; II. Conectividade e equipamentos de última geração; III. Enquadramento e layout; IV. Trabalho individual; e V. Discrição. ✂️ c) I. Local público para a realização do trabalho; II. Conectividade e material digitalizado; III. Layout e interpretação; IV. Trabalho por escala; e V. Confiabilidade. ✂️ d) I. Local para a realização do planejamento; II. Conectividade e material didático; III. Janela de inclusão;IV. Revezamento; e V. Descrição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 217Q1014536 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025“Se traçarmos um olhar cronológico a partir do ano 2000 até os dias atuais, veremos que uma série de leis, decretos e portarias foram elaboradas e aprovadas no intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência, pessoas com necessidades educacionais especiais e pessoas que utilizam outros tipos de comunicação que não a língua portuguesa. Nesse último grupo encontram-se as pessoas surdas.” (NASCIMENTO-2012) Dentre leis, decretos e portarias, assinale a opção que apresenta pela primeira vez o termo “Tradutor e Intérprete de Libras- Língua Portuguesa”, determinando sua formação em nível superior. ✂️ a) Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. ✂️ b) Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. ✂️ c) Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004. ✂️ d) Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. ✂️ e) Portaria nº 310 de 27 de junho de 2006. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 218Q1015827 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024Considerando os movimentos históricos e as filosofias educacionais para surdos, qual das seguintes alternativas melhor explica a transição do oralismo puro para o bilinguismo na educação de surdos? ✂️ a) O oralismo puro, defendido por Alexander Graham Bell, foi a única filosofia educacional eficaz para a instrução de surdos até o século XX. ✂️ b) A filosofia de comunicação total, que propõe o uso simultâneo de oralização e sinalização, foi substituída pelo bilinguismo, que separa o uso da língua de sinais e da língua oral. ✂️ c) O bilinguismo, que chegou ao Brasil nos anos 1990, defende o uso exclusivo da língua de sinais, sem qualquer tentativa de correspondência com a língua oral. ✂️ d) A transição do oralismo puro para o bilinguismo reflete um movimento de valorização da língua de sinais como meio de instrução e reconhecimento de sua independência em relação à língua oral. ✂️ e) O método de Samuel Heinicke para o oralismo puro foi precursor do bilinguismo, promovendo o uso da língua de sinais em conjunto com a língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 219Q890643 | Libras, Representações da Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A história do povo surdo foi marcada pelas constantes avaliações clínicas concentradas no modelo ouvintista, que define a surdez como uma deficiência que deve ser corrigida. Dessa forma, a autora Dorziart (2006) apresenta algumas tecnologias que foram fundamentadas no modelo oral. O uso de tecnologias utilizadas no método oralista denomina-se ✂️ a) Hand Talk. ✂️ b) Closed caption. ✂️ c) Telephone Device for Deaf (TDD). ✂️ d) aparelhos de ampliação sonora individual (AASI). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 220Q1015135 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020Sobre o intérprete de língua de sinais em sala de aula, é FALSO afirmar que: ✂️ a) Em qualquer sala de aula, o intérprete é a figura que tem autoridade absoluta. ✂️ b) Considerando as questões éticas, os intérpretes devem manter-se neutros e garantirem o direito dos alunos de manter as informações confidenciais. ✂️ c) Os intérpretes têm o direito de serem auxiliados pelo professor através da revisão e preparação das aulas que garantem a qualidade da sua atuação durante as aulas. ✂️ d) As aulas devem prever intervalos que garantem ao intérprete descansar, pois isso garantirá uma melhor performance e evitará problemas de saúde para o intérprete. ✂️ e) O intérprete é apenas um dos elementos que garantirá a acessibilidade. Os alunos surdos participam das aulas visualmente e precisam de tempo para olhar para o intérprete, olhar para as anotações no quadro, olhar para os materiais que o professor estiver utilizando em aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
201Q1013740 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023A variação linguística é um fenômeno que acontece pela diversidade dos contextos sociais, culturais e geográficos que falantes de uma mesma língua se expressam. A variação diatópica se manifesta no português brasileiro, por exemplo, nos significantes “macaxeira” (PE), “aipim” (RJ) e “mandioca” (MG), do mesmo significado. Diante do exposto, assinale a alternativa cujo sinal em Libras apresente a mesma variação. ✂️ a) País (TO), (MT), (MA) ✂️ b) Árvore (SE), (RS), (RR) ✂️ c) Verde (PR), (SP), (PB) ✂️ d) Arroz (PI), (AM), (RN) Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
202Q894247 | Libras, Aspectos Fonológicos, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024A Língua Brasileira de Sinais caracteriza-se pelos seguintes universais linguísticos, EXCETO: ✂️ a) A variação linguística acontece porque a Libras sofre influências geográficas, sociais e temporais. ✂️ b) A convencionalidade, pois cada comunidade vê objetos, seres e eventos representados por sinais sob sua ótica. ✂️ c) A ausência de aspectos contrastivos, pois não é possível opor unidades fonológicas como acontece nas línguas orais. ✂️ d) A produtividade ou aumento de vocabulário feito pela comunidade em resposta às mudanças culturais e tecnológicas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
203Q894250 | Libras, Desenvolvimento Escolar, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Com todos os avanços obtidos com relação ao direito do uso de Libras pelo surdo, pela obrigatoriedade de professores instrutores e intérpretes, e outras conquistas alcançadas, ainda esbarra-se na unilateralidade da comunicação na realidade da escola porque ✂️ a) há amplo emprego da Libras como L2 fora da escola apenas. ✂️ b) uma parte da construção do conhecimento é limitada e falha. ✂️ c) o espaço escolar tem privilegiado o ensino de Libras como L2. ✂️ d) a construção do conhecimento constitui tarefa individual e única. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
204Q1014572 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Passo de Torres SC, PS Concursos, 2025De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais: adaptações curriculares: estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais, o projeto pedagógico da escola, como ponto de referência para definir a prática escolar, deve orientar a operacionalização do currículo, como um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos, considerando-se os seguintes aspectos: I. A atitude favorável da escola para diversificar e flexibilizar o processo de ensino-aprendizagem, de modo a atender às diferenças individuais dos alunos. II. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação. III. A identificação das necessidades educacionais especiais para justificar a priorização de recursos e meios favoráveis à sua educação. IV. A possibilidade de incluir professores especializados, serviços de apoio e outros, não convencionais, para favorecer o processo educacional. Marque a alternativa CORRETA: ✂️ a) Apenas a I está correta ✂️ b) Apenas a III está correta ✂️ c) Todas as afirmativas estão corretas ✂️ d) Apenas a II está incorreta ✂️ e) Apenas a I e IV estão corretas Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
205Q1015552 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023Sobre as propriedades das línguas humanas nas línguas de sinais é INCORRETO afirmar: ✂️ a) As línguas de sinais são usadas para pensar, são usadas para desempenhar diferentes funções. Você pode argumentar em sinais, pode fazer poesia em sinais, pode simplesmente informar, pode persuadir, pode dar ordens, fazer perguntas em sinais. ✂️ b) As línguas de sinais apresentam palavras em que não há relação direta entre a forma e o significado. ✂️ c) As línguas de sinais são produtivas assim como quaisquer outras línguas ✂️ d) As línguas de sinais são altamente restringidas por regras. Você não pode produzir os sinais de qualquer jeito ao usar a língua de sinais brasileira, por exemplo. Você deve observar suas regras. ✂️ e) As línguas de sinais derivam da comunicação gestual espontânea dos ouvintes. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
206Q890130 | Libras, Identidades Surdas, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024A respeito da identidade e cultura da comunidade surda, julgue os itens que se seguem. I Na cultura surda, atividades como teatro, filmes, séries, poemas e danças são feitas por e para surdos em LIBRAS. II Compõem a comunidade surda pessoas que compartilham a experiência da surdez: pessoas surdas, filhos de pais surdos e intérpretes de línguas de sinais. III A cultura surda nasceu da comunidade surda, de forma natural e espontânea, envolvendo pessoas que possuem a visão como principal sentido para traduzir o mundo e cuja experiência de vida acontece por intermédio de percepções visuais. Assinale a opção correta ✂️ a) Apenas o item I está certo. ✂️ b) Apenas o item II está certo. ✂️ c) Apenas os itens II e III estão certos. ✂️ d) Apenas os itens I e III estão certos. ✂️ e) Todos os itens estão certos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
207Q894245 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024Analise as assertivas; marque V para as verdadeiras e F para as falsas. ( ) O oralismo é um método de ensino para surdos que visa a capacitá-los para comunicação através da fala – oralização. É um movimento educacional que segue tendo seus defensores os quais se posicionam contra o uso da Libras. ( ) A filosofia bilíngue se preocupa com a aprendizagem da língua oral pela criança surda, mas acredita que os aspectos cognitivos, emocionais e sociais, não devem ser deixados de lado em prol do aprendizado exclusivo da língua oral. ( ) O bimodalismo foi implantado nas escolas brasileiras ofertando-se a modalidade de Libras como primeira língua e ensino do português escrito como segunda língua. ( ) O bilinguismo percebe a surdez enquanto um marcador cultural do povo surdo e, de acordo com essa abordagem, a língua materna destes indivíduos é a Língua Brasileira de Sinais–Libras, não a língua portuguesa. ( ) A língua portuguesa, nas suas modalidades oral e escrita, deve ser o ideal a ser alcançado pelo surdo segundo as premissas oralistas, pois o uso da língua de sinais limitaria interações; atrapalharia o desenvolvimento da fala e de possível audição do surdo. A sequência está correta em ✂️ a) F, F, F, V, V. ✂️ b) V, V, V, F, F. ✂️ c) F, V, V, F, V. ✂️ d) V, F, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
208Q920191 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025Considerando os Parâmetros da Língua Brasileira de Sinais (Libras), descritos por Brito (1995), bem como a semelhança entre os sinais utilizados para “TRISTE” e “EXEMPLO”, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) Possuem a mesma expressão facial. ( ) Possuem o mesmo movimento. ( ) Possuem o mesmo ponto de articulação. ( ) Possuem a mesma configuração de mãos. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, V, V. ✂️ b) V, V, F, F. ✂️ c) V, F, V, V. ✂️ d) F, F, V, V. ✂️ e) F, V, F, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
209Q893079 | Libras, Legislação e Surdez, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Espera Feliz MG, Consulplan, 2024A Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – Libras. Considerando o exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) É reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais (Libras) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. ( ) Deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil. ( ) As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor. ( ) A Língua Brasileira de Sinais (Libras) poderá substituir a modalidade escrita da língua portuguesa. A sequência está correta em ✂️ a) V, V, V, F. ✂️ b) V, V, F, F. ✂️ c) F, F, V, V. ✂️ d) F, F, V, F. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
210Q890635 | Libras, Cultura e Comunidade Surdas, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024De acordo com a Lei N.º 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), entende-se como Libras a forma de comunicação e expressão em que o sistema linguístico de natureza ✂️ a) visual-gráfica, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. ✂️ b) visual-motora, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil. ✂️ c) visual-motora, com estrutura gramatical própria que constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos das pessoas ouvintes do Brasil. ✂️ d) visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituem um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas e ouvintes do Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
211Q894246 | Libras, Representações da Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024O conhecimento sobre as características da surdez e a compreensão desse fenômeno aumentam as possibilidades daqueles que trabalham com surdos de atender às necessidades especiais constatadas. Em relação à etiologia, é consistente que: ✂️ a) Surdez profunda é perda acima de 91 dB, gerando dificuldade para ouvir o ruído de caminhão, de discoteca, de máquina de serrar. ✂️ b) Fatores genéticos e hereditários, doenças adquiridas pela mãe na gestação e exposição da mãe a drogas ototóxicas podem afetar a audição. ✂️ c) A alteração classificada como neurossensorial está localizada no ouvido interno, cóclea ou em fibras do nervo auditivo, sendo lesão irreversível. ✂️ d) No caso de surdez severa, a criança terá dificuldade de falar e usar linguagem espontaneamente, mas adquire vocabulário do contexto familiar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
212Q920184 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025A Língua Brasileira de Sinais (Libras) apresenta uma série de parâmetros linguísticos que são essenciais para a construção das sentenças e para a clareza da comunicação entre seus usuários. Um desses parâmetros é a direcionalidade, que conduz a direção movida durante o movimento de sujeitos e objetos na cena comunicativa que são expressos visualmente. Na tradução e interpretação, a direcionalidade tem um papel importante na forma como a informação é transmitida, pois, ao ser realizada de maneira adequada, pode alterar o significado de uma sentença e oferecer detalhes espaciais sobre a ação. Com base nessas premissas, é INCORRETO afirmar que a direcionalidade na Libras: ✂️ a) É flexível e se ajusta conforme o contexto da ação e a localização dos participantes. ✂️ b) Está presente apenas em verbos de movimento, sem afetar outros tipos de verbos. ✂️ c) Pode variar de acordo com a posição dos sujeitos ou objetos, influenciando o significado do verbo. ✂️ d) Contribui para a clareza da comunicação, pois está relacionada à espacialização dos elementos na sentença. ✂️ e) É um parâmetro flexível e ajustável, permitindo mudanças de direção conforme o contexto e as relações espaciais entre os elementos da sentença. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
213Q1015209 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021(CONCURSO CRATO/2021) De acordo com a Lei nº 12.319, de 1º de setembro de 2010, o Art. 6º. dispõe cinco atribuições do tradutor e intérprete de Libras, no exercício de suas competências. Analise as afirmativas abaixo e marque V(verdadeiro) e F(falso) de acordo com o Art. 6º: ( ) prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais. ( ) atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas; ( ) realizar interpretação das 2 (duas) línguas de maneira simultânea ou consecutiva e proficiência em tradução e interpretação da Libras e da Língua Portuguesa. ( ) atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos; ( ) efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa; Assinale a alternativa que corresponde a sequência CORRETA: ✂️ a) F, F, F, V, V. ✂️ b) V, V, F, V, V. ✂️ c) V, V, V, V, V ✂️ d) F, V, V, V, F. ✂️ e) Nenhuma das alternativas anteriores. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
214Q920181 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025A Língua Brasileira de Sinais (Libras) possui uma estrutura gramatical distinta da língua portuguesa, com características complexas e ricas. Em sua morfologia, os classificadores desempenham um papel fundamental na construção de significados, proporcionando maior clareza e expressividade. Considerando tais características, é correto afirmar que os classificadores na Libras: ✂️ a) Não são utilizados em construções que envolvem verbos direcionais ou ação espacial. ✂️ b) Desempenham o papel de descrição visual e espacial de objetos e ações, contribuindo para a clareza na comunicação. ✂️ c) São usados para indicar os tempos verbais dos sinais durante as construções frasais, contribuindo para a clareza na comunicação. ✂️ d) Têm uma função restrita à identificação de sujeitos e objetos, não envolvendo características como forma, tamanho ou movimento. ✂️ e) Possuem a função de modificar os sujeitos das frases, sem interferir na descrição de objetos ou ações, contribuindo para a clareza na comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
215Q920192 | Libras, Legislação e Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025No Brasil houve um movimento histórico da comunidade surda na busca pela valorização de sua língua, cultura e identidade por meio do reconhecimento legal da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O reconhecimento legal da Libras possibilitou avanços significativos de acessibilidade, comunicação e direitos linguísticos das pessoas surdas. Com base no contexto histórico do reconhecimento legal da Libras, é correto afirmar que a Libras foi: ✂️ a) Oficializada através do Decreto nº 5.626/2005. ✂️ b) Reconhecida como meio legal pela Lei nº 10.435/2012. ✂️ c) Reconhecida como meio legal através da Lei nº 10.436/2002. ✂️ d) Oficializada pelo Imperador Dom Pedro II, em 1880, por decreto. ✂️ e) Oficializada com a criação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), no Rio de Janeiro, em 1857. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
216Q1014002 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024A nota técnica nº 004/2020 da FEBRAPILS, que versa sobre “interpretação simultânea remota para a Língua Brasileira de sinais”, dado o recente contexto pandêmico causado pela COVID-19, organizou-se em cinco pontos para integralizar aspectos do trabalho remoto de tradutores-intérpretes de Libras/LP. Esses pontos são ✂️ a) I. Local para a realização do trabalho; II. Conectividade e equipamentos; III. Enquadramento e interpretação; IV. Trabalho em equipe; e V. Confidencialidade. ✂️ b) I. Local para a realização de reuniões; II. Conectividade e equipamentos de última geração; III. Enquadramento e layout; IV. Trabalho individual; e V. Discrição. ✂️ c) I. Local público para a realização do trabalho; II. Conectividade e material digitalizado; III. Layout e interpretação; IV. Trabalho por escala; e V. Confiabilidade. ✂️ d) I. Local para a realização do planejamento; II. Conectividade e material didático; III. Janela de inclusão;IV. Revezamento; e V. Descrição. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
217Q1014536 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025“Se traçarmos um olhar cronológico a partir do ano 2000 até os dias atuais, veremos que uma série de leis, decretos e portarias foram elaboradas e aprovadas no intuito de promover a inclusão de pessoas com deficiência, pessoas com necessidades educacionais especiais e pessoas que utilizam outros tipos de comunicação que não a língua portuguesa. Nesse último grupo encontram-se as pessoas surdas.” (NASCIMENTO-2012) Dentre leis, decretos e portarias, assinale a opção que apresenta pela primeira vez o termo “Tradutor e Intérprete de Libras- Língua Portuguesa”, determinando sua formação em nível superior. ✂️ a) Lei nº 10.098 de 19 de dezembro de 2000. ✂️ b) Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002. ✂️ c) Decreto nº 5.296 de 02 de dezembro de 2004. ✂️ d) Decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2005. ✂️ e) Portaria nº 310 de 27 de junho de 2006. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
218Q1015827 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024Considerando os movimentos históricos e as filosofias educacionais para surdos, qual das seguintes alternativas melhor explica a transição do oralismo puro para o bilinguismo na educação de surdos? ✂️ a) O oralismo puro, defendido por Alexander Graham Bell, foi a única filosofia educacional eficaz para a instrução de surdos até o século XX. ✂️ b) A filosofia de comunicação total, que propõe o uso simultâneo de oralização e sinalização, foi substituída pelo bilinguismo, que separa o uso da língua de sinais e da língua oral. ✂️ c) O bilinguismo, que chegou ao Brasil nos anos 1990, defende o uso exclusivo da língua de sinais, sem qualquer tentativa de correspondência com a língua oral. ✂️ d) A transição do oralismo puro para o bilinguismo reflete um movimento de valorização da língua de sinais como meio de instrução e reconhecimento de sua independência em relação à língua oral. ✂️ e) O método de Samuel Heinicke para o oralismo puro foi precursor do bilinguismo, promovendo o uso da língua de sinais em conjunto com a língua oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
219Q890643 | Libras, Representações da Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024A história do povo surdo foi marcada pelas constantes avaliações clínicas concentradas no modelo ouvintista, que define a surdez como uma deficiência que deve ser corrigida. Dessa forma, a autora Dorziart (2006) apresenta algumas tecnologias que foram fundamentadas no modelo oral. O uso de tecnologias utilizadas no método oralista denomina-se ✂️ a) Hand Talk. ✂️ b) Closed caption. ✂️ c) Telephone Device for Deaf (TDD). ✂️ d) aparelhos de ampliação sonora individual (AASI). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
220Q1015135 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020Sobre o intérprete de língua de sinais em sala de aula, é FALSO afirmar que: ✂️ a) Em qualquer sala de aula, o intérprete é a figura que tem autoridade absoluta. ✂️ b) Considerando as questões éticas, os intérpretes devem manter-se neutros e garantirem o direito dos alunos de manter as informações confidenciais. ✂️ c) Os intérpretes têm o direito de serem auxiliados pelo professor através da revisão e preparação das aulas que garantem a qualidade da sua atuação durante as aulas. ✂️ d) As aulas devem prever intervalos que garantem ao intérprete descansar, pois isso garantirá uma melhor performance e evitará problemas de saúde para o intérprete. ✂️ e) O intérprete é apenas um dos elementos que garantirá a acessibilidade. Os alunos surdos participam das aulas visualmente e precisam de tempo para olhar para o intérprete, olhar para as anotações no quadro, olhar para os materiais que o professor estiver utilizando em aula. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro