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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q1015135 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cabedelo PB, EDUCA, 2020

Sobre o intérprete de língua de sinais em sala de aula, é FALSO afirmar que:
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222Q920169 | Libras, Legislação e Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

João irá participar de um processo seletivo para ingressar em curso de ensino superior. Pelo fato de ser uma pessoa com surdez, ele tem direito às seguintes medidas/benefícios, EXCETO:
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223Q920183 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

No processo de tradução e interpretação é fundamental entender como a variação sintática afeta a comunicação na Libras. A ordem dos elementos frasais em Libras, em especial a sequência Sujeito-Verbo-Objeto (SVO), é fundamental para a construção da mensagem, proporcionando a organização dos sinais durante a comunicação. Considerando tais aspectos, é correto afirmar que a ordem SVO na Libras:
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224Q920186 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

As expressões faciais e corporais são componentes essenciais na constituição da Língua Brasileira de Sinais (Libras). Elas atuam como parâmetros linguísticos fundamentais para a modulação da estrutura sintática e semântica das sentenças. Considerando a sua adequada aplicação na comunicação, é correto afirmar que as expressões faciais e corporais na Libras:
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225Q1014966 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Pedra PE, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:

I. Como língua, a Libras está composta de todos os componentes pertinentes às línguas orais, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos científicos para ser considerado instrumento linguístico.

II. Nenhum cidadão tem direito à educação ou à aprendizagem ao longo da vida.

Marque a alternativa CORRETA:

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226Q1015516 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Imbé RS, FUNDATEC, 2023

As expressões “cultura surda e identidade surda” representam a defesa da língua de sinais como a língua natural dos surdos. O ser surdo representa uma identidade cultural única que vai além da percepção da surdez como uma deficiência. Sobre essa perspectiva cultural e identitária, assinale a alternativa correta.
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227Q890120 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme o Decreto-lei n.º 5.626/2005,
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228Q992028 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

O professor que trabalha com alunos surdos precisa acreditar e participar efetivamente do processo de inclusão. Sobre o papel do professor em relação à inclusão, marque a alternativa correta.

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229Q1013611 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Analise as afirmativas a seguir sobre o Código de Conduta e Ética do profissional Tradutor / Intérprete de Libras.
I. Conhecer as necessidades específicas da situação de tradução e / ou interpretação e / ou guia-interpretação.
II. Firmar contrato com o solicitante, cumprindo as obrigações concernentes ao trabalho em questão.
III. Dar conselhos ou opiniões pessoais, auxiliando o solicitante a ter benefícios, mesmo quando não for acionado.
IV. Usar informações confidenciais traduzidas ou interpretadas para benefício próprio ou para ganho profissional.
V. Prestar informações ao solicitante e / ou beneficiário sobre sua atuação profissional.

Estão corretas as afirmativas
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230Q890639 | Libras, Código de Conduta e Ética, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Com base no código de conduta e ética da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais, é dever, exclusivamente, do Guia Intérprete (GI):
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231Q988110 | Libras, Aspectos Fonológicos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Na década de 1960, William Stokoe começou a estudar a estrutura linguística da American Sign Language (ASL), a língua de sinais utilizada pela comunidade surda nos Estados Unidos. Ao analisar os sinais em ASL, Stokoe percebeu que eles compartilhavam características fonológicas com as línguas faladas. Essas características foram categorizadas como parâmetros primários, que são:
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232Q1015546 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

Cada palavra não clara no enunciado recebe esta glosa entre parênteses depois da palavra. O transcritor não conhece o sinal, mas identifica o seu significado (os problemas dos sinais não identificados que receberam esse código foram resolvidos após a entrevista com a autora).
Este texto refere-se a:
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233Q1013760 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Carmem, professora surda, inscreveu-se para o curso de Letras: Libras/Língua Portuguesa em universidade de sua cidade.
Sobre as medidas a serem adotadas pelo processo seletivo para ingresso no curso oferecido, assinale a afirmativa correta.
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234Q894254 | Libras, Representações da Surdez, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A falta de informação sobre a natureza da língua de sinal é fruto de preconceito comumente associado a ela; prova disso está na repressão já feita a esta língua em alguns momentos do passado. Ainda hoje o preconceito persiste na sociedade, causando deficiências linguísticas e educacionais que poderiam ser evitadas. Constitui-se crença errônea acerca do surdo e da língua de sinais.
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235Q920171 | Libras, Legislação e Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros recursos de expressão a ela associados são reconhecidos como meio legal de comunicação e expressão, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil, sendo informação consistente acerca dela que:
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236Q1015494 | Libras, Educação dos Surdos, TradutorIntérprete de Libras, Prefeitura de Itabuna BA, OBJETIVA, 2023

A Educação Especial, como modalidade da Educação Básica, considera as situações singulares, os perfis dos estudantes, as características biopsicossociais dos alunos e suas faixas etárias e se pauta em princípios éticos, políticos e estéticos, de modo a assegurar:
I. A dignidade humana e a observância do direito de cada aluno de realizar seus projetos de estudo, de trabalho e de inserção na vida social.
II. A busca da identidade própria de cada educando, o reconhecimento e a valorização de suas diferenças e suas potencialidades, bem como de suas necessidades educacionais especiais no processo de ensinoaprendizagem, como base para a constituição e a ampliação de valores, atitudes, conhecimentos, habilidades e competências.
III. O desenvolvimento para o exercício da cidadania, da capacidade de participação social, política e econômica e de sua ampliação, mediante o cumprimento de seus deveres e o usufruto de seus direitos.
Está(ão) CORRETO(S):
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237Q890638 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Uma característica marcante da filosofia educacional da Comunicação Total é o
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238Q920178 | Libras, Legislação e Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Segundo o que dispõe a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), a educação de qualidade da pessoa com deficiência poderá salvaguardá-la da violência, negligência e discriminação, por meio de:
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239Q890116 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Os três momentos didático-pedagógicos do atendimento educacional especializado para estudantes surdos são
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240Q890640 | Libras, Plano Nacional de Educação PNE, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Analise as características a seguir.

I. Aquisição de Libras/L1 de modo concomitante ao aprendizado da Língua Portuguesa/L2. II. Aprendizado da Língua Portuguesa/L2 após a aquisição da Libras/L1. III. Aquisição de Língua Portuguesa/L2 e ensino concomitante de Libras/L1. IV. Aprendizado de Libras/L1 concomitante ao aprendizado de Língua Portuguesa/L2.

São características do bilinguismo os itens
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