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Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 261Q1014050 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024Julgue o item a seguir.A gramática da LIBRAS é formada por elementos como palavras e itens lexicais, organizados através de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos, que permitem a criação ilimitada de construções linguísticas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 262Q891938 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024Matheus, aluno surdo do Ensino Médio de uma escola estadual de Tocantins, tem acesso ao conteúdo das aulas por meio dos recursos visuais que os professores utilizam, facilitando a compreensão dos conceitos trabalhados, assim como a presença de tradutor/intérprete de Libras- Língua Portuguesa. Assinale a opção que caracteriza o papel da intermediação do tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa, nesse caso específico. ✂️ a) O tradutor-intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve estabelecer uma relação direta com a criança surda, pois nesta fase, ela estabelece vínculo com quem lhe dirige o olhar. ✂️ b) Organizar a adequação da estrutura física da sala de aula, com a disposição do professor para a sua exposição. ✂️ c) Assumir a função de professor e de tradutor-intérprete de Libras-Língua Portuguesa, sendo denominado de professor-intérprete. ✂️ d) É recomendado que os tradutores-intérpretes de Libras-Língua Portuguesa redirecionem os questionamentos dos alunos surdos ao professor. ✂️ e) Apresentar a mesma postura e função em qualquer modalidade de ensino, buscando redirecionar os questionamentos dos alunos surdos ao professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 263Q1014063 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024Julgue o item a seguir.Todos os sujeitos com identidade flutuante se imergem exclusivamente na cultura surda, abandonando qualquer vínculo com a cultura ouvinte e adotando a língua de sinais como único meio de comunicação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 264Q1015349 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2018Segundo a concepção Sócio-Antropológica da Surdez, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) O surdo deve ter acesso e direito a uma educação, no mínimo, bilíngue, onde o português é ensinado como segunda língua. ✂️ b) A surdez é uma experiência visual, onde a constituição da subjetividade e construção cognitiva é concretizada através da língua de sinais. ✂️ c) A Identidade Surda é heterogênea e multifacetada, onde a cosmovisão de cada um é única e constituída sócio-historicamente individualizada. ✂️ d) É fundamental a presença de surdos e ouvintes adultos envolvidos na educação de crianças surdas, como modelos culturais e linguísticos, atuando significativamente nesse processo. ✂️ e) Na Cultura Surda, seus aspectos são basicamente voltados para o uso da língua de sinais e a experiência visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 265Q920174 | Libras, Código de Conduta e Ética, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025O preceito ético norteador das ações de tradutor e intérprete que determina que este não pode alterar a informação tendo em mente o objetivo de prestar ajuda, evitando tomar partido ou emitir opiniões a respeito de algum assunto, demonstrando compromisso com as línguas envolvidas no processo e, essencialmente, prezando o fato de que interpretar e traduzir é passar tecnicamente o que na realidade foi dito, refere-se à ✂️ a) Discrição. ✂️ b) Fidelidade. ✂️ c) Confiabilidade. ✂️ d) Imparcialidade. ✂️ e) Distância profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 266Q1015670 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022Strobel (2009), na obra As imagens do outro sobre a cultura surda, defende que o primeiro artefato da cultura surda é são ✂️ a) é a experiência política na organização de movimentos surdos. ✂️ b) são as práticas de vida social e esportiva, como as que ocorrem em surdolimpíadas. ✂️ c) é a experiência visual em que os sujeitos surdos percebem o mundo de maneira diferente. ✂️ d) são os documentos gravados em vídeos. ✂️ e) são as tecnologias assistivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 267Q1015553 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023Os possessivos na língua brasileira de sinais apresentam-se nas três pessoas do discurso. Quanto aos Possessivos é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Para a primeira pessoa, o possessivo pode ter duas diferentes configurações de mão: G e B; para a segunda e terceira pessoas, os possessivos podem ter a configuração de mão G ou P. ✂️ b) O movimento da primeira pessoa é em direção ao peito com qualquer uma das configurações com uma batidinha no peito intermitente; com a CM G, a batidinha é feita com o dedo indicador, com a CM P, com o dedo médio e com a CM B, com a palma da mão. ✂️ c) O movimento associado à segunda é para a direção da segunda pessoa no espaço à frente do sinalizante. ✂️ d) O movimento da terceira pessoa fica fora do espaço mediando a frente do sinalizante. ✂️ e) A CM P adiciona ao movimento direcional um movimento interno abrupto (é o dorso da mão que faz o movimento abrupto, não os dedos). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 268Q890631 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Em conformidade com a Nota Técnica N.º 02/2017da FEBRAPILS, que aborda a contratação do serviço de profissionais intérpretes de Libras/Português, os “fatores que contribuem para a necessidade de atuação de uma equipe de intérpretes” são: ✂️ a) cursos, audiências e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que não demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico. ✂️ b) cursos, grandes conferências, seminários, discussões, debates, grandes reuniões coletivas e audiências e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico. ✂️ c) grandes conferências, debates políticos e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas sem dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico. ✂️ d) seminários, grandes reuniões coletivas e audiências jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades etárias, cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico, psicoterápico e cirúrgico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 269Q1015434 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023De acordo com Sparano-Tesser (2014) a mediação do intérprete em sala de aula é fundamental para propiciar o acesso à comunicação entre o aluno surdo e os ouvintes na sala de aula, por meio da Libras. Sobre essa menção, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) O intérprete considera a peculiaridade do aluno surdo e trabalhando de maneira dinâmica, durante o processo de construção desses sentidos ✂️ b) Por meio das interações dialógicas entre professor/intérprete, alunos ouvintes/aluno surdo, surdo/intérprete e aluno surdo/intérprete que ocorre o desenvolvimento e a compreensão dos temas que o professor trabalha durante as aula ✂️ c) A presença do intérprete no contexto educacional abre discussão para criação de sinais específicos referente aos termos, pois se faz importante respeitar as especificidades do aluno surdo, no que diz respeito a sua língua e cultura ✂️ d) O intérprete em sala de aula não só interpreta de uma língua para a outra (Português - Libras / Libras-Português), mas auxilia o aluno surdo em sala e atua na fronteira entre os sentidos dessas línguas, em um processo ativo, dinâmico e dialético Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 270Q988112 | Libras, História da Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Na história da educação dos surdos, várias metodologias foram utilizadas, cada uma com diferentes abordagens para o ensino e a comunicação. Qual é uma metodologia específica enfatizava o ensino da fala e da leitura labial? ✂️ a) método silábico; ✂️ b) método fonético; ✂️ c) comunicação total; ✂️ d) método naturalista; ✂️ e) oralismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 271Q1014022 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022Em Libras, existem os deslocamentos de sinais para cima e para baixo e(ou) para o lado direito e para o lado esquerdo, à frente e atrás do emissor, com rotações, translações e velocidades com tensão, retenção, contínuo e refreado. -O parâmetro que representa o deslocamento do sinal é o (a) ✂️ a) orientação da mão. ✂️ b) ponto de articulação. ✂️ c) expressão não manual. ✂️ d) configuração da mão. ✂️ e) movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 272Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá ✂️ a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. ✂️ b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. ✂️ c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. ✂️ d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. ✂️ e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 273Q1014566 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025O professor de Libras enfrenta desafios específicos ao ensinar alunos ouvintes em cursos de formação. Dentre os principais desafios, destaca-se: ✂️ a) A obrigatoriedade de ensinar a Libras utilizando exclusivamente a escrita do português. ✂️ b) A necessidade de adaptar a metodologia de ensino para alunos que não têm experiência prévia com uma língua visual-espacial. ✂️ c) A imposição de que os alunos falem em voz alta os sinais enquanto os executam. ✂️ d) A exigência de que todas as aulas sejam ministradas com apoio de legendagem simultânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 274Q1015610 | Libras, Educação dos Surdos, Interprete de Libras, Prefeitura de Passos MG, Instituto Access, 2023A respeito da alfabetização de surdos em Libras, assinale a afirmativa incorreta. ✂️ a) As pessoas surdas aprendem a sinalizar (falar) em Libras naturalmente, desde que inseridas em um ambiente em que o uso cotidiano dessa língua ocorra livremente. ✂️ b) A aquisição da Libras por crianças surdas demanda um ensino formalizado, mas a sua inserção em uma comunidade surda sinalizadora. ✂️ c) A aquisição da língua ― seja ela oral ou de sinais ― não é a mesma coisa que alfabetização. ✂️ d) Dizer que a criança ou o adulto que tem competência linguística em Libras é alfabetizado em Libras seria um equívoco conceitual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 275Q1015445 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023Como proposta de melhoria no desenvolvimento cognitivo na educação de sujeitos surdos, Castro (2013), relaciona características comuns entre os aspectos imagéticos presentes nos planos cinematográficos agrupados por Aumont (2009) aos aspectos da produção de narrativas em língua de sinais (LS). A partir dessa relação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) No plano aproximado, o enquadramento focaliza detalhes de pessoas ou objetos com a intenção de ressaltar as emoções dos personagens. ( ) A diferença entre o plano geral e o plano em conjunto é que, além de ambientar o espectador ao lugar em que a cena acontece, também revela mais detalhes a medida em que o personagem principal da narrativa encontra-se focado mais próximo. ( ) Tendo bastante uso pelas produções cinematográficas nos EUA na primeira metade do século XX, o plano americano se caracteriza pela mostra dos personagens humanos, da cabeça aos joelhos. ( ) O plano Close Up também chamado de Primeiro Plano é uma tomada de câmera que mostra o personagem principal humano da cabeça ao tórax. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) F - V - V - F ✂️ b) V - V - F - F ✂️ c) V - F - V - V ✂️ d) F - F - F - V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 276Q1014017 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022Assinale a alternativa que apresenta um sinal icônico. ✂️ a) TRISTEZA ✂️ b) ÁRVORE ✂️ c) CONHECER ✂️ d) PESSOA ✂️ e) NÚMERO Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 277Q1018369 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024No processo de letramento de alunos surdos em um ambiente educativo bilingue, qual é a principal característica da língua de sinais (Libras) que deve ser considerada na elaboração de materiais didáticos? ✂️ a) Sua estrutura gramatical baseada na ordem das palavras similar à da língua portuguesa. ✂️ b) A necessidade de ser acompanhada por recursos auditivos complementares. ✂️ c) Sua natureza visuo-espacial e o uso de gestos como meio principal de comunicação. ✂️ d) A tradução literal das palavras da língua portuguesa para sinais. ✂️ e) A prioridade na expressão de conceitos abstratos em detrimento dos concretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 278Q1014018 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022Há dois trabalhos que mencionam a flexibilidade da ordem das frases na Língua Brasileira de Sinais: Felipe (1989) e Ferreira-Brito (1995). As autoras observam que há várias possibilidades de ordenação das palavras nas sentenças, mas que, apesar dessa flexibilidade, parece haver uma ordenação mais básica que as demais. -QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinaisbrasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 87. -Acerca da ordem da frase em Libras, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A topicalização é um recurso gramatical muito comum em Libras, como em FUTEBOL, JOÃO GOSTA. ✂️ b) Todas as frases com a ordem sujeito (S), verbo (V) e objeto (O) – SVO – são agramaticais. ✂️ c) Na topicalização, o tópico aparece sempre no fim da frase. ✂️ d) As construções com foco não ocorrem nas línguas de sinais. ✂️ e) Em Libras, a ordem OSV é agramatical. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 279Q892166 | Libras, Cultura e Comunidade Surdas, Intérprete de Libras, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Qual é a principal característica dos movimentos surdos em relação à sua abordagem política e social? ✂️ a) São marcados pela luta pela valorização da língua de sinais, pela identidade cultural surda e pela inclusão social. ✂️ b) São caracterizados pela defesa da exclusão dos surdos da sociedade e pela promoção da segregação. ✂️ c) Geralmente buscam a assimilação completa dos surdos à cultura e à sociedade ouvintes. ✂️ d) Enfatizam a superioridade da comunicação oral em relação à língua de sinais. ✂️ e) Não têm uma abordagem política definida e não estão envolvidos em questões de identidade e cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 280Q1013280 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Acerca dos preceitos éticos da atuação do profissional tradutor e intérprete de Libras, analise as seguintes proposições. 1) Confiabilidade: sigilo profissional. 2) Imparcialidade: o intérprete deve ser neutro e não interferir com opiniões próprias. 3) Discrição: o intérprete deve estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação. 4) Distância profissional: o profissional intérprete e sua vida pessoal são separados. 5) Fidelidade: a interpretação pode adaptar o processo tradutório com simplificações e exemplos do conteúdo, para ajudar no entendimento da informação. Estão corretas: ✂️ a) 2, 3 e 5, apenas. ✂️ b) 1, 2, 3 e 4, apenas. ✂️ c) 1, 2, 4 e 5, apenas. ✂️ d) 1 e 5, apenas. ✂️ e) 1, 2, 3, 4 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
261Q1014050 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024Julgue o item a seguir.A gramática da LIBRAS é formada por elementos como palavras e itens lexicais, organizados através de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos, que permitem a criação ilimitada de construções linguísticas. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
262Q891938 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024Matheus, aluno surdo do Ensino Médio de uma escola estadual de Tocantins, tem acesso ao conteúdo das aulas por meio dos recursos visuais que os professores utilizam, facilitando a compreensão dos conceitos trabalhados, assim como a presença de tradutor/intérprete de Libras- Língua Portuguesa. Assinale a opção que caracteriza o papel da intermediação do tradutor/intérprete de Libras-Língua Portuguesa, nesse caso específico. ✂️ a) O tradutor-intérprete de Libras-Língua Portuguesa deve estabelecer uma relação direta com a criança surda, pois nesta fase, ela estabelece vínculo com quem lhe dirige o olhar. ✂️ b) Organizar a adequação da estrutura física da sala de aula, com a disposição do professor para a sua exposição. ✂️ c) Assumir a função de professor e de tradutor-intérprete de Libras-Língua Portuguesa, sendo denominado de professor-intérprete. ✂️ d) É recomendado que os tradutores-intérpretes de Libras-Língua Portuguesa redirecionem os questionamentos dos alunos surdos ao professor. ✂️ e) Apresentar a mesma postura e função em qualquer modalidade de ensino, buscando redirecionar os questionamentos dos alunos surdos ao professor. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
263Q1014063 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024Julgue o item a seguir.Todos os sujeitos com identidade flutuante se imergem exclusivamente na cultura surda, abandonando qualquer vínculo com a cultura ouvinte e adotando a língua de sinais como único meio de comunicação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
264Q1015349 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAM, COMVEST UFAM, 2018Segundo a concepção Sócio-Antropológica da Surdez, é INCORRETO afirmar que: ✂️ a) O surdo deve ter acesso e direito a uma educação, no mínimo, bilíngue, onde o português é ensinado como segunda língua. ✂️ b) A surdez é uma experiência visual, onde a constituição da subjetividade e construção cognitiva é concretizada através da língua de sinais. ✂️ c) A Identidade Surda é heterogênea e multifacetada, onde a cosmovisão de cada um é única e constituída sócio-historicamente individualizada. ✂️ d) É fundamental a presença de surdos e ouvintes adultos envolvidos na educação de crianças surdas, como modelos culturais e linguísticos, atuando significativamente nesse processo. ✂️ e) Na Cultura Surda, seus aspectos são basicamente voltados para o uso da língua de sinais e a experiência visual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
265Q920174 | Libras, Código de Conduta e Ética, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025O preceito ético norteador das ações de tradutor e intérprete que determina que este não pode alterar a informação tendo em mente o objetivo de prestar ajuda, evitando tomar partido ou emitir opiniões a respeito de algum assunto, demonstrando compromisso com as línguas envolvidas no processo e, essencialmente, prezando o fato de que interpretar e traduzir é passar tecnicamente o que na realidade foi dito, refere-se à ✂️ a) Discrição. ✂️ b) Fidelidade. ✂️ c) Confiabilidade. ✂️ d) Imparcialidade. ✂️ e) Distância profissional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
266Q1015670 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022Strobel (2009), na obra As imagens do outro sobre a cultura surda, defende que o primeiro artefato da cultura surda é são ✂️ a) é a experiência política na organização de movimentos surdos. ✂️ b) são as práticas de vida social e esportiva, como as que ocorrem em surdolimpíadas. ✂️ c) é a experiência visual em que os sujeitos surdos percebem o mundo de maneira diferente. ✂️ d) são os documentos gravados em vídeos. ✂️ e) são as tecnologias assistivas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
267Q1015553 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023Os possessivos na língua brasileira de sinais apresentam-se nas três pessoas do discurso. Quanto aos Possessivos é INCORRETO afirmar: ✂️ a) Para a primeira pessoa, o possessivo pode ter duas diferentes configurações de mão: G e B; para a segunda e terceira pessoas, os possessivos podem ter a configuração de mão G ou P. ✂️ b) O movimento da primeira pessoa é em direção ao peito com qualquer uma das configurações com uma batidinha no peito intermitente; com a CM G, a batidinha é feita com o dedo indicador, com a CM P, com o dedo médio e com a CM B, com a palma da mão. ✂️ c) O movimento associado à segunda é para a direção da segunda pessoa no espaço à frente do sinalizante. ✂️ d) O movimento da terceira pessoa fica fora do espaço mediando a frente do sinalizante. ✂️ e) A CM P adiciona ao movimento direcional um movimento interno abrupto (é o dorso da mão que faz o movimento abrupto, não os dedos). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
268Q890631 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024Em conformidade com a Nota Técnica N.º 02/2017da FEBRAPILS, que aborda a contratação do serviço de profissionais intérpretes de Libras/Português, os “fatores que contribuem para a necessidade de atuação de uma equipe de intérpretes” são: ✂️ a) cursos, audiências e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que não demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico. ✂️ b) cursos, grandes conferências, seminários, discussões, debates, grandes reuniões coletivas e audiências e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico. ✂️ c) grandes conferências, debates políticos e consultas jurídicas; situações que envolvam pessoas sem dificuldades cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico e psicoterápico. ✂️ d) seminários, grandes reuniões coletivas e audiências jurídicas; situações que envolvam pessoas com dificuldades etárias, cognitivas e/ou emocionais; atendimento em unidades e instituições que demandem atendimento psiquiátrico, psicoterápico e cirúrgico. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
269Q1015434 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023De acordo com Sparano-Tesser (2014) a mediação do intérprete em sala de aula é fundamental para propiciar o acesso à comunicação entre o aluno surdo e os ouvintes na sala de aula, por meio da Libras. Sobre essa menção, assinale a alternativa incorreta. ✂️ a) O intérprete considera a peculiaridade do aluno surdo e trabalhando de maneira dinâmica, durante o processo de construção desses sentidos ✂️ b) Por meio das interações dialógicas entre professor/intérprete, alunos ouvintes/aluno surdo, surdo/intérprete e aluno surdo/intérprete que ocorre o desenvolvimento e a compreensão dos temas que o professor trabalha durante as aula ✂️ c) A presença do intérprete no contexto educacional abre discussão para criação de sinais específicos referente aos termos, pois se faz importante respeitar as especificidades do aluno surdo, no que diz respeito a sua língua e cultura ✂️ d) O intérprete em sala de aula não só interpreta de uma língua para a outra (Português - Libras / Libras-Português), mas auxilia o aluno surdo em sala e atua na fronteira entre os sentidos dessas línguas, em um processo ativo, dinâmico e dialético Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
270Q988112 | Libras, História da Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024Na história da educação dos surdos, várias metodologias foram utilizadas, cada uma com diferentes abordagens para o ensino e a comunicação. Qual é uma metodologia específica enfatizava o ensino da fala e da leitura labial? ✂️ a) método silábico; ✂️ b) método fonético; ✂️ c) comunicação total; ✂️ d) método naturalista; ✂️ e) oralismo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
271Q1014022 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022Em Libras, existem os deslocamentos de sinais para cima e para baixo e(ou) para o lado direito e para o lado esquerdo, à frente e atrás do emissor, com rotações, translações e velocidades com tensão, retenção, contínuo e refreado. -O parâmetro que representa o deslocamento do sinal é o (a) ✂️ a) orientação da mão. ✂️ b) ponto de articulação. ✂️ c) expressão não manual. ✂️ d) configuração da mão. ✂️ e) movimento. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
272Q1014797 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025Em relação à aquisição da língua de sinais, segundo Domínguez (In: Bernardino, 2000), os pais deveriam expor o bebê surdo desde muito cedo à língua de sinais, pois isso permitirá ✂️ a) simbolizar o mundo e desenvolver através da linguagem funções emocionais e intelectuais. ✂️ b) comunicar, desde a mais tenra infância, os desejos e o sentimento em relação ao seu contexto. ✂️ c) estruturar a língua materna em situações naturais de comunicação e interação com os pares. ✂️ d) desenvolver pensamento e linguagem de acordo com o nível lexical de cada faixa do desenvolvimento. ✂️ e) organizar repertório linguístico para as habilidades comunicativas ao longo do desenvolvimento cognitivo da criança. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
273Q1014566 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025O professor de Libras enfrenta desafios específicos ao ensinar alunos ouvintes em cursos de formação. Dentre os principais desafios, destaca-se: ✂️ a) A obrigatoriedade de ensinar a Libras utilizando exclusivamente a escrita do português. ✂️ b) A necessidade de adaptar a metodologia de ensino para alunos que não têm experiência prévia com uma língua visual-espacial. ✂️ c) A imposição de que os alunos falem em voz alta os sinais enquanto os executam. ✂️ d) A exigência de que todas as aulas sejam ministradas com apoio de legendagem simultânea. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
274Q1015610 | Libras, Educação dos Surdos, Interprete de Libras, Prefeitura de Passos MG, Instituto Access, 2023A respeito da alfabetização de surdos em Libras, assinale a afirmativa incorreta. ✂️ a) As pessoas surdas aprendem a sinalizar (falar) em Libras naturalmente, desde que inseridas em um ambiente em que o uso cotidiano dessa língua ocorra livremente. ✂️ b) A aquisição da Libras por crianças surdas demanda um ensino formalizado, mas a sua inserção em uma comunidade surda sinalizadora. ✂️ c) A aquisição da língua ― seja ela oral ou de sinais ― não é a mesma coisa que alfabetização. ✂️ d) Dizer que a criança ou o adulto que tem competência linguística em Libras é alfabetizado em Libras seria um equívoco conceitual. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
275Q1015445 | Libras, Educação dos Surdos, TRADUTOR INTÉRPRETE DE LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023Como proposta de melhoria no desenvolvimento cognitivo na educação de sujeitos surdos, Castro (2013), relaciona características comuns entre os aspectos imagéticos presentes nos planos cinematográficos agrupados por Aumont (2009) aos aspectos da produção de narrativas em língua de sinais (LS). A partir dessa relação, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F). ( ) No plano aproximado, o enquadramento focaliza detalhes de pessoas ou objetos com a intenção de ressaltar as emoções dos personagens. ( ) A diferença entre o plano geral e o plano em conjunto é que, além de ambientar o espectador ao lugar em que a cena acontece, também revela mais detalhes a medida em que o personagem principal da narrativa encontra-se focado mais próximo. ( ) Tendo bastante uso pelas produções cinematográficas nos EUA na primeira metade do século XX, o plano americano se caracteriza pela mostra dos personagens humanos, da cabeça aos joelhos. ( ) O plano Close Up também chamado de Primeiro Plano é uma tomada de câmera que mostra o personagem principal humano da cabeça ao tórax. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo. ✂️ a) F - V - V - F ✂️ b) V - V - F - F ✂️ c) V - F - V - V ✂️ d) F - F - F - V Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
276Q1014017 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022Assinale a alternativa que apresenta um sinal icônico. ✂️ a) TRISTEZA ✂️ b) ÁRVORE ✂️ c) CONHECER ✂️ d) PESSOA ✂️ e) NÚMERO Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
277Q1018369 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024No processo de letramento de alunos surdos em um ambiente educativo bilingue, qual é a principal característica da língua de sinais (Libras) que deve ser considerada na elaboração de materiais didáticos? ✂️ a) Sua estrutura gramatical baseada na ordem das palavras similar à da língua portuguesa. ✂️ b) A necessidade de ser acompanhada por recursos auditivos complementares. ✂️ c) Sua natureza visuo-espacial e o uso de gestos como meio principal de comunicação. ✂️ d) A tradução literal das palavras da língua portuguesa para sinais. ✂️ e) A prioridade na expressão de conceitos abstratos em detrimento dos concretos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
278Q1014018 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022Há dois trabalhos que mencionam a flexibilidade da ordem das frases na Língua Brasileira de Sinais: Felipe (1989) e Ferreira-Brito (1995). As autoras observam que há várias possibilidades de ordenação das palavras nas sentenças, mas que, apesar dessa flexibilidade, parece haver uma ordenação mais básica que as demais. -QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinaisbrasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 87. -Acerca da ordem da frase em Libras, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A topicalização é um recurso gramatical muito comum em Libras, como em FUTEBOL, JOÃO GOSTA. ✂️ b) Todas as frases com a ordem sujeito (S), verbo (V) e objeto (O) – SVO – são agramaticais. ✂️ c) Na topicalização, o tópico aparece sempre no fim da frase. ✂️ d) As construções com foco não ocorrem nas línguas de sinais. ✂️ e) Em Libras, a ordem OSV é agramatical. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
279Q892166 | Libras, Cultura e Comunidade Surdas, Intérprete de Libras, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024Qual é a principal característica dos movimentos surdos em relação à sua abordagem política e social? ✂️ a) São marcados pela luta pela valorização da língua de sinais, pela identidade cultural surda e pela inclusão social. ✂️ b) São caracterizados pela defesa da exclusão dos surdos da sociedade e pela promoção da segregação. ✂️ c) Geralmente buscam a assimilação completa dos surdos à cultura e à sociedade ouvintes. ✂️ d) Enfatizam a superioridade da comunicação oral em relação à língua de sinais. ✂️ e) Não têm uma abordagem política definida e não estão envolvidos em questões de identidade e cultura. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
280Q1013280 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Acerca dos preceitos éticos da atuação do profissional tradutor e intérprete de Libras, analise as seguintes proposições. 1) Confiabilidade: sigilo profissional. 2) Imparcialidade: o intérprete deve ser neutro e não interferir com opiniões próprias. 3) Discrição: o intérprete deve estabelecer limites no seu envolvimento durante a atuação. 4) Distância profissional: o profissional intérprete e sua vida pessoal são separados. 5) Fidelidade: a interpretação pode adaptar o processo tradutório com simplificações e exemplos do conteúdo, para ajudar no entendimento da informação. Estão corretas: ✂️ a) 2, 3 e 5, apenas. ✂️ b) 1, 2, 3 e 4, apenas. ✂️ c) 1, 2, 4 e 5, apenas. ✂️ d) 1 e 5, apenas. ✂️ e) 1, 2, 3, 4 e 5. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro