Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q1014594 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

A Lei de Acessibilidade, Lei nº 10.098/2000, estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. Acerca dessa lei, analise as afirmativas abaixo.

I A comunicação é entendida como forma de interação dos cidadãos que abrange, entre outras opções, as línguas, as quais, segundo essa legislação, compreendem a visualização de textos, o Braille, o sistema de sinalização ou de comunicação tátil, os caracteres ampliados, os dispositivos multimídia, assim como a linguagem simples, escrita e oral.
II A tecnologia assistiva ou ajuda técnica se refere a produtos, equipamentos, dispositivos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivem promover a funcionalidade, relacionada à atividade e à participação da pessoa com deficiência, embora não sejam contemplados aqueles com mobilidade reduzida.
III Os locais de espetáculos, conferências, aulas e outros de natureza similar deverão dispor de espaços reservados para pessoas que utilizam cadeira de rodas, e de lugares específicos para pessoas com deficiência auditiva e visual, inclusive acompanhante, de acordo com a ABNT, de modo a facilitar-lhes as condições de acesso, circulação e comunicação.
IV Os serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens adotarão plano de medidas técnicas com o objetivo de permitir o uso da linguagem de sinais ou outra subtitulação, para garantir o direito de acesso à informação às pessoas portadoras de deficiência auditiva, na forma e no prazo previstos em regulamento.

Em relação ao que dispõe a Lei de Acessibilidade, estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q1015670 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Strobel (2009), na obra As imagens do outro sobre a cultura surda, defende que o primeiro artefato da cultura surda é são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

303Q1015788 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A morfologia da Libras utiliza mecanismos como a incorporação e a classificação para formar palavras. Esses processos morfológicos, distintos das línguas orais, permitem que a Libras expresse conceitos abstratos e específicos através da modificação espacial e do movimento das mãos, o que pode ser desafiador para interpretação em tempo real em contextos educacionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

304Q1014765 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Sebastião do Alto RJ, IASP, 2024

Um evento em especial teve impacto significativo na educação dos surdos, principalmente na que era praticada no Brasil, de modo a influenciar a oralização. A esse respeito, é possível dizer que o evento referido foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q1013754 | Libras, Educação dos Surdos, Ensino Especial, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

Qual das afirmações abaixo é correta sobre a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

306Q1015045 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Sobre o código de ética do intérprete de Libras, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em situações em que fundos financeiros não são possíveis, o intérprete de Libras deve se dispor a interpretar voluntariamente. ( ) O intérprete deve esclarecer o público no que diz respeito ao surdo sempre que possível, reconhecendo que existe má informação e falta de conhecimento do público sobre a área da surdez e a comunicação com o surdo. ( ) Reconhecendo a necessidade para o seu desenvolvimento profissional, o intérprete deve agrupar-se com colegas profissionais com o propósito de dividir novos conhecimentos de vida e desenvolver suas capacidades expressivas e receptivas em interpretação e tradução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

307Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas.
Os parâmetros da Libras são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

308Q1015067 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Em relação ao ensino de Língua Portuguesa para alunos surdos, é CORRETO afirmar que a Língua Portuguesa usada no cotidiano é diferente daquela sistematizada em livros didáticos. Nesse sentido, o professor deve centrar -se :
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

309Q1014951 | Libras, Código de Conduta e Ética, Tradutor e Intérprete de Linguagens de Sinais, IFMT, IFMT, 2019

Acerca do Código de Conduta e Ética da FEBRAPILS, de 13 de abril de 2014, que dispões sobre princípios orientadores para a prática profissional de Tradutores e Intérprete de Língua de Sinais (TILS) e Guia-Intérprete para pessoas surdo cegas (GI), assinale a afirmativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q1014956 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagens de Sinais, IFMT, IFMT, 2019

Segundo Quadros e Karnopp (2004) e Farias-Nascimento (2013), sinais com a incorporação de números e da negação são formas produtivas na Libras. Sobre esses processos, analise as afirmativas abaixo.

I - A negação será sempre representada nos vocabulários da Libras pela incorporação do movimento de afastamento do corpo, como nos verbos NÃO-ENTENDER, NÃO-QUERER e NÃO-PENSAR.

II - A negação também pode ser incorporada com a marcação não manual: o movimento da cabeça (indicando negação), lábios rebaixados e o sinal são exemplos ACREDITAR-NÃO e NÃO-CONHECER

III - A incorporação de número ao sinal ocorre em alguns sinais associados à quantidade de tempo (HORA e MÊS) com os números 1, 2, 3 e 4, são exemplos UM-HORA, DUAS-HORAS, TRÊS-HORAS, QUATRO-HORAS, UM-MÊS, DOIS-MESES, TRÊS-MESES e QUATRO-MESES.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q1014748 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

O ensino de libras no AEE constitui um momento didático-pedagógico para os alunos com surdez incluídos na escola comum.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o responsável pela realização desse trabalho, de acordo com Damázio (2007).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

312Q1014250 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Pilões PB, EDUCA, 2023

Tanto o guia-intérprete como o instrutor mediador, representam a função de mediadores para a pessoa com surdocegueira, mas compreendem muito mais que a função de facilitar o acesso ao mundo em que vivem, uma vez que exige do profissional a disponibilidade interna de conviver sistematicamente com as possibilidades mais eficazes de estabelecer a comunicação da pessoa surdocega. Requer do profissional:

I. Interação, que se evidencia pelo uso dos movimentos corporais, das expressões faciais, das vibrações, dos diferentes tipos de toques em diferentes partes do corpo.

II. Aproximação pelo olfato, onde cheiros e aromas procuram complementar a informação tátil e proprioceptiva.

III. Interação em um mundo proximal, de corpos muito próximos para que a pessoa com surdocegueira possa acessar níveis cada vez mais abstratos de comunicação, progredindo na aquisição de linguagem para constituir-se como sujeito, apropriando-se da língua de sinais.

Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q1015811 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Sobre a estrutura linguística da LIBRAS, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
A LIBRAS, na sua condição de língua natural, é ________ e __________ qualquer outra língua oral, apresentando __________ propriedades linguísticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

314Q892166 | Libras, Cultura e Comunidade Surdas, Intérprete de Libras, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Qual é a principal característica dos movimentos surdos em relação à sua abordagem política e social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

315Q1015054 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Os sinais são formados a partir da combinação do movimento das mãos com um determinado formato em um determinado lugar, podendo este lugar ser uma parte do corpo ou um espaço em frente ao corpo. Estas articulações das mãos, que podem ser comparadas aos fonemas e às vezes aos morfemas, são chamadas de parâmetros.” (Felipe, 2007, p.21) A alternativa onde são encontradas as combinações de elementos – os parâmetros – para formação de palavras e estas formarem as frases em um contexto, de acordo com os estudos da autora é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

316Q1014050 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


A gramática da LIBRAS é formada por elementos como palavras e itens lexicais, organizados através de mecanismos morfológicos, sintáticos e semânticos, que permitem a criação ilimitada de construções linguísticas.

  1. ✂️
  2. ✂️

317Q1014063 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


Todos os sujeitos com identidade flutuante se imergem exclusivamente na cultura surda, abandonando qualquer vínculo com a cultura ouvinte e adotando a língua de sinais como único meio de comunicação.

  1. ✂️
  2. ✂️

318Q920179 | Libras, Legislação e Surdez, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Analise as afirmativas apresentadas a seguir, identificando quais são as atribuições do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), conforme está disposto na Lei nº 14.704/2023, que dispõe sobre o exercício profissional e as condições de trabalho do profissional tradutor, intérprete e guia-intérprete dessa língua. Qual das seguintes atribuições NÃO é uma competência do tradutor e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q1014494 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

A interpretação das Línguas dos Sinais exige habilidades linguísticas e culturais que permitem uma comunicação eficaz entre falantes de línguas específicas. Um dos desafios enfrentados pelos intérpretes é a necessidade de transmitir o conteúdo preservando as nuances culturais da comunidade surda.
Qual aspecto é crucial para garantir uma interpretação de qualidade nas Línguas de Sinais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q1014529 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

A Rede de Ensino do Estado do Rio Grande do Norte atua de forma colaborativa com professores de AEE (Atendimento Educacional Especializado) e professores dos componentes curriculares, num trabalho coletivo na realização de práticas inclusivas.
Para garantir o direito de aprendizagem de estudantes com necessidades educativas especiais no que se refere aos surdos/deficientes auditivos, a rede de ensino do Estado deve considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.