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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q994893 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a Acessibilidade pode ser definida como:
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302Q985692 | Libras, Aspectos Fonológicos, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se a Libras, assinalar a alternativa que preenche CORRETAMENTE as lacunas a seguir.

A ______________ é compreendida como a parte da ciência linguística que analisa as unidades mínimas sem significado de uma língua e a sua organização interna. Em qualquer língua falada, ela é organizada baseada em um número restrito de sons que podem ser combinados em sucessões para formar uma unidade maior, ou seja, a palavra. Nas línguas de sinais, as ________________ juntamente com as _________________ em que os sinais são produzidos, os movimentos e as direções são as unidades menores que formam as palavras.
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303Q920170 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Um guia-intérprete foi contratado para trabalhar com funcionários surdocegos de uma empresa de comunicação que produz material inclusivo. Tendo como referencial o que dispõe a legislação que regulamenta o exercício profissional da categoria e que deve orientar o guia-intérprete nas suas relações de trabalho com a empresa, é correto afirmar que:
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304Q894060 | Libras, Formação do Tradutor intérprete, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

São várias as competências do instrutor/tradutor/intérprete que balizam a análise dos processos nos quais ele está envolvido, existindo categorias diversas para fundamentar tal análise. Não é qualquer um que conhece duas línguas e que tem capacidade para transmitir informação de uma língua para a outra. “Competência que envolve habilidade para compreender a articulação do significado no discurso da língua-fonte; para interpretar o significado da língua-fonte para a língua-alvo sem distorções, adições ou omissões, habilidade para conservar uma mensagem oriunda da língua-fonte na língua-alvo sem influência estrutural da língua-fonte e, ainda, para aplicar o conhecimento da língua-fonte e da língua-alvo de forma apropriada do ponto de vista do estilo”. Tais informações dizem respeito à competência
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305Q1015419 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Uma aluna perdeu parte significativa da audição com o passar dos anos, faz uso de um aparelho de amplificação sonora para auxiliar na audição e utiliza a Libras como meio de comunicação. A nomenclatura correta para fazer referência a tal aluna é:
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306Q988586 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Quando relacionamos a Política Nacional de Educação Especial com a Lei Brasileira de Inclusão, podemos afirmar que:
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307Q1013941 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Concernente à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), é certo afirmar que os sinais são formados a partir da combinação da forma e do movimento das mãos e do ponto no corpo (ou no espaço) onde esses sinais são realizados.
II. No tocante à Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), é certo afirmar que a mesma formação das mãos, porém, em lugar diferente no espaço ou do corpo, adquire outro sentido, isto é, significa uma outra palavra.

Marque a alternativa CORRETA:
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308Q1014486 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete, Prefeitura de Mineiros GO, UNIFIMES, 2024

A comunidade surda do Brasil vem desenvolvendo várias atividades em promoção a língua, identidade e cultura dos surdos. Nesse sentido de acordo com a cultura surda é CORRETO AFIRMAR que:
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309Q988121 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Com o domínio de técnicas da didática em LIBRAS, os professores podem criar um ambiente de aprendizado dinâmico e inclusivo, que promova o desenvolvimento linguístico, cognitivo e socioemocional dos alunos surdos. A esse respeito, é CORRETO afirmar:
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310Q1015778 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A utilização de jogos e atividades lúdicas no ensino de Libras não facilita a aprendizagem nem motiva os alunos, tornando o processo educativo menos dinâmico e interativo. Por exemplo, incorporar jogos de linguagem e atividades interativas nas aulas de Libras não contribui para o engajamento dos alunos nem melhora sua proficiência na língua de sinais.
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311Q890113 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

O Brasil ratificou a convenção interamericana para a eliminação de todas as formas de discriminação contra as pessoas portadoras de deficiência, quando se comprometeu a tomar medidas que fossem necessárias para eliminar a discriminação contra as pessoas com deficiência. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

I Realizar atividades culturais escolares sem acessibilidade em LIBRAS é uma forma de discriminação da pessoa surda.

II Beneficiar os estudantes surdos em provas e avaliações por meio de consulta ao livro e tempo adicional é um modo de combater a discriminação.
III Eliminar as barreiras comunicacionais, disponibilizando materiais didáticos em LIBRAS, legendas e janelas de LIBRAS em materiais audiovisuais possibilita plena participação dos sujeitos surdos em igualdade de condições.

Assinale a opção correta.
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312Q1015555 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ilha de Itamaracá PE, IDHTEC, 2023

Quadros (2004) menciona que no modelo de tradução e interpretação sociolingüístico, o aspecto fundamental do processo de tradução e interpretação se baseia nas interações entre os participantes. O intérprete deve reconhecer o contexto, os participantes, os objetivos e a mensagem. Podem ser consideradas as categorias a seguir, das quais é INCORRETO afirmar:
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313Q890117 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Para atender às determinações do Decreto n.º 5.626/2005, além do professor de LIBRAS ou instrutor de LIBRAS, as instituições federais de ensino devem prover as escolas com

I tradutor e intérprete de LIBRAS - língua portuguesa.
II professor para o ensino de língua portuguesa como segunda língua para pessoas surdas.
III professor regente de classe com conhecimento acerca da singularidade linguística manifestada pelos alunos surdos.

Assinale a opção correta.
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314Q1014534 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

Mateus, tradutor e intérprete de Libras- Língua Portuguesa, foi contratado para trabalhar em escola de ensino médio, porém verificou que teria uma carga horária acima do estipulado por lei e que seria o único profissional a prestar o serviço, em seu horário de trabalho.
Assinale a opção que apresenta a carga horária e as condições de trabalho dos profissionais tradutores e intérpretes de Libras-Língua Portuguesa, previsto por lei.
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316Q891936 | Libras, Código de Conduta e Ética, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024

Sílvia, tradutora e intérprete de Libras, ao participar do concurso do ENEM de sua cidade, foi designada a acompanhar um candidato surdo com baixa visão para a realização da prova. No entanto, Sílvia, além de contestar a idade do candidato, mais de 40 anos, sentou-se em uma mesa em frente ao candidato, durante a realização da prova.

Analise as afirmativas referentes aos valores éticos inerentes ao exercício da profissão de tradutor, intérprete e guia-intérprete de Libras-Língua Portuguesa, que não foram atendidos no caso acima.

I. Honestidade e discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida.
II. Atuação livre de preconceito de origem, raça, credo religioso, idade, sexo ou orientação sexual ou gênero.
III. Postura e conduta adequadas aos ambientes que frequentar, por causa do exercício profissional.

Está correto o que se afirma em
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317Q894253 | Libras, Iconicidade e Arbitrariedade nas Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

“É qualquer língua que os grupos humanos desenvolvem de uma forma não intencional como resultado da habilidade linguística inata possuída pela inteligência humana, sendo primordialmente usada para comunicação. Difere-se das línguas construtivas e formais, como as computacionais, as escritas, e as utilizadas para o estudo formal da lógica, especialmente a lógica matemática. Em termos linguísticos, esta classificação aplica-se apenas às línguas que evoluíram espontaneamente, como a língua nativa de um indivíduo (primeira língua) e a língua de sinais, como a Libras. Sua expressão consiste de unidades menores (palavras/sinais) com significado, que, por sua vez, são compostas por unidades menores, as quais também podem construir significados. Algumas das características dessa língua são: gramática e sintaxe com dependências não locais; infinidade discreta; generatividade e criatividade; capacidade de expressar ideias e abstrações.” A descrição e os dados que compõem o texto são relativos à língua
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318Q1013572 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Com relação à Educação bilingue para surdos, analise as afirmativas abaixo e coloque (V) nas Verdadeiras e (F) nas Falsas.

( ) Educação bilíngue envolve, pelo menos, duas línguas no contexto educacional.
( ) Nas escolas bilíngues para surdos, a língua de instrução é a língua portuguesa, e a de sinais é ensinada como 2ª língua.
( ) No caso do aluno surdo, a educação bilíngue vai apresentar diferentes contextos, dependendo das ações de cada munícipio e de cada estado brasileiro.
( ) Libras é língua de instrução, e o português é ensinado como primeira língua nas salas de aula das turmas das séries iniciais do ensino fundamental.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA.
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319Q1014346 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial em Interpretação de Libras, Prefeitura de São Domingos do Capim PA, IVIN, 2024

Classificadores são recursos utilizados na Língua Brasileira de Sinais (Libras). Eles são semelhantes aos pronomes na língua falada e ajudam a localizar e identificar os elementos na cena ou contexto em que estão sendo usados. Escolha a alternativa que indica a principal função dos classificadores descritivos em Libras.
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320Q994901 | Libras, Iconicidade e Arbitrariedade nas Línguas de Sinais, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Podemos afirmar que a variação linguística na Libras é caracterizada por ter:
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