Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


321Q1013589 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

A literatura se manifesta nas comunidades de surdos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

322Q920190 | Libras, Código de Conduta e Ética, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Considere que, durante a sua atuação, o intérprete de Libras percebe que cometeu um erro ao traduzir um termo técnico importante durante a interpretação simultânea. Considerando essa situação, bem como os princípios éticos e técnicos que regem a profissão, o que deve ser feito diante da percepção de erros durante a tradução e interpretação de Libras/língua portuguesa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

324Q990167 | Libras, Abordagens da Educação de Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A pesquisa na área de LIBRAS e educação inclusiva está em constante evolução. Novos estudos e inovações tecnológicas estão sendo desenvolvidos para melhorar o ensino e aprendizado da língua de sinais, bem como para promover a inclusão de alunos surdos em diferentes contextos educacionais. A esse respeito, marque C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

(_) Embora a implementação de práticas inclusivas possa exigir investimentos iniciais, os benefícios a longo prazo superam os custos. (_) Apesar da tecnologia desempenhar um papel importante na acessibilidade, especialmente em ambientes virtuais, os intérpretes de LIBRAS continuam sendo fundamentais para facilitar a comunicação. (_) A promoção da inclusão de alunos surdos é muito simples e envolve apenas a capacitação de professores e a sensibilização da comunidade escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

325Q1014748 | Libras, Educação dos Surdos, Promoção do QM 2022, SEDUCSP, VUNESP, 2025

O ensino de libras no AEE constitui um momento didático-pedagógico para os alunos com surdez incluídos na escola comum.
Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o responsável pela realização desse trabalho, de acordo com Damázio (2007).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

326Q1015263 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

O aluno surdo que ingressou no Ensino Superior é um sujeito que superou barreiras de comunicação, atitudinais, econômicas e sociais. É um sujeito que ao longo de sua escolaridade construiu e apropriou-se de saberes que foram construídos historicamente possibilitando desta forma avanços em sua escolaridade. Neste sentido é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

327Q1013242 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de São Gonçalo do Amarante CE, CETREDE, 2019

Leia a afirmativa a seguir.
O ________ é uma categoria gramatical que não existe na Libras.
Marque a opção que completa corretamente a lacuna.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

328Q890110 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Compreendendo que os sujeitos surdos são diversos e se comunicam de diferentes formas, as escolas comuns inclusivas devem adaptar os materiais didáticos conforme as necessidades comunicacionais de cada estudante surdo. Essa afirmação está relacionada ao seguinte princípio da educação inclusiva:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

329Q1015811 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Sobre a estrutura linguística da LIBRAS, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE.
A LIBRAS, na sua condição de língua natural, é ________ e __________ qualquer outra língua oral, apresentando __________ propriedades linguísticas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

330Q1015045 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Sobre o código de ética do intérprete de Libras, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Em situações em que fundos financeiros não são possíveis, o intérprete de Libras deve se dispor a interpretar voluntariamente. ( ) O intérprete deve esclarecer o público no que diz respeito ao surdo sempre que possível, reconhecendo que existe má informação e falta de conhecimento do público sobre a área da surdez e a comunicação com o surdo. ( ) Reconhecendo a necessidade para o seu desenvolvimento profissional, o intérprete deve agrupar-se com colegas profissionais com o propósito de dividir novos conhecimentos de vida e desenvolver suas capacidades expressivas e receptivas em interpretação e tradução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

331Q1018907 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre cultura e identidades surdas é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

332Q1014054 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


Segundo a Didática Geral, a inclusão de alunos com deficiência em ambientes educacionais regulares é desencorajada, sendo recomendado o ensino desses alunos em instituições especializadas para garantir um aprendizado mais efetivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

333Q1014600 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

A composição é o processo de formação de sinais a partir da junção de dois ou mais itens lexicais da língua de sinais. Segundo Quadros e Karnopp (2004), “com a utilização de estruturas sintáticas para fins lexicais, os processos de composição permitem a nomeação ou caracterização de seres pela junção de dois elementos semânticos, de existência independente no léxico, em apenas um elemento lexical.” Diante disso, é possível reconhecer o processo de composição na formação dos sinais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

334Q1014867 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

Segundo as autoras Quadros e Karnopp (2004, pp.37-38), as línguas de sinais possuem um sistema de transcrição da língua oral para a gestual ou vice-versa. Em função disso, o pesquisador, diante de um corpus de dados gerados, pode adotar um sistema de convenção que é representado como, por exemplo, pela notação em “_____ com palavras do Português nas transcrições”.

Assinale alternativa que completa corretamente o enunciado.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

335Q920176 | Libras, Código de Conduta e Ética, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

As glosas representam os sinais para PASTEL, VERDE e MARACUJÁ, os quais executados, cada um deles individualmente, por diferentes intérpretes e concretizando exemplos de variação diatópica, constituem-se em conhecimento contemplado nas disposições do código de ética do tradutor e intérprete porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

336Q994932 | Libras, Papel do intérprete na Educação dos Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir e responda à questão:

"A diversidade da comunidade surda no ambiente escolar é marcada por diferentes níveis de proficiência em Libras, variações culturais e a presença de outras deficiências associadas. Os tradutores/intérpretes e os professores devem estar preparados para lidar com essa pluralidade, adaptando as práticas pedagógicas e de interpretação para atender às especificidades de cada estudante, respeitando sua individualidade e promovendo uma educação inclusiva e acessível."
(Fonte: Strobel, K. (2008). Surdez e educação: uma perspectiva bilíngue e multicultural. Florianópolis: UFSC.)

Considerando o trecho e o papel dos profissionais de educação no contexto escolar inclusivo, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

337Q1015673 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

De acordo com Quadros e Karnopp, em Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos (2004), o parâmetro ponto de articulação ou localização representa o local em que o sinal é realizado.

-

Assinale a alternativa em que os dois sinais têm o mesmo ponto de articulação.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

338Q1015679 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

As línguas de sinais têm um léxico e um sistema de criação de novos sinais em que as unidades mínimas com significado (morfemas) são combinadas.

-

QUADROS, Ronice Müller; KARNOPP, Lodenir Becker. Língua de sinais

brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 87.

-

Com relação aos estudos morfológicos de Libras, assinale a alternativa correspondente a exemplos de sinais constituídos a partir de uma mesma base morfológica.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

340Q1013923 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

O Decreto no 5.626/2005 (BRASIL, 2005), que regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, propõe o ensino de Libras e o ensino da modalidade escrita da língua portuguesa, como segunda língua para alunos surdos. O Decreto no 7.611/2011 propõe promover um conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos organizados institucional e continuamente no AEE (Atendimento Educacional Especializado). Se uma criança surda chega à escola sem saber Libras a escola deve (assinale a alternativa correta):

Marque a única sequência correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.