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Questões de Concursos Libras

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441Q1014501 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Em um diálogo com uma pessoa surda, a paciência é fundamental. É importante dar tempo para que ela se expresse, respeitando o ritmo de sua comunicação e evitando interrupções que possam causar frustração.
Durante uma interação com uma pessoa surda que está sinalizando em Libras, por que é fundamental não interromper ou completar os sinais dela?
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442Q1014250 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Pilões PB, EDUCA, 2023

Tanto o guia-intérprete como o instrutor mediador, representam a função de mediadores para a pessoa com surdocegueira, mas compreendem muito mais que a função de facilitar o acesso ao mundo em que vivem, uma vez que exige do profissional a disponibilidade interna de conviver sistematicamente com as possibilidades mais eficazes de estabelecer a comunicação da pessoa surdocega. Requer do profissional:

I. Interação, que se evidencia pelo uso dos movimentos corporais, das expressões faciais, das vibrações, dos diferentes tipos de toques em diferentes partes do corpo.

II. Aproximação pelo olfato, onde cheiros e aromas procuram complementar a informação tátil e proprioceptiva.

III. Interação em um mundo proximal, de corpos muito próximos para que a pessoa com surdocegueira possa acessar níveis cada vez mais abstratos de comunicação, progredindo na aquisição de linguagem para constituir-se como sujeito, apropriando-se da língua de sinais.

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443Q1013756 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Ensino Especial, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

Sobre a morfologia da LIBRAS, assinale a alternativa correta:
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444Q1014527 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Um centro educacional para surdos planeja adotar tecnologias de realidade aumentada para complementar o ensino de Libras. Com base em Quadros (Educação de Surdos) e nas práticas de acessibilidade digital, qual estratégia seria mais adequada para a implementação desse recurso?
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445Q1013506 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Quando se analisam as situações de dificuldade de acesso em serviços públicos de saúde para as pessoas surdas, tais como marcação de consulta por telefone, ausência de intérprete, pessoa surda confundida com deficiente intelectual, falta de paciência, escassez de aparelho de amplificação sonora individual, dentre outros, fica evidente o desconhecimento, por parte dos gestores desses serviços, sobre os direitos das pessoas surdas e com deficiência auditiva, garantidos pelo Decreto nº 5.626/2005.
Um dos direitos à pessoa surda ou com deficiência auditiva no que se refere à rede de serviços do SUS - Sistema Único de Saúde - e das empresas com concessão ou permissão de serviços públicos de assistência à saúde é:
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446Q1014537 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

Observe a interação entre aluno surdo do 1º ano do Ensino Médio e o Intérprete de Libras:
1. Professor: hoje iremos tratar sobre o problema da camada de ozônio.
2. Intérprete: HOJE AULA SOBRE PROBLEMA C-A-M-A-D-A-D-EO-Z-O-N-I-O.
3. Surdo: C-A-M-A-D-A D-E O-Z-O-N-I-O NÃO SABER
4. Intérprete: POLUIÇÃO/ MUNDO/ ACONTECER/ BURACO/ CÉU
5. Surdo: POLUIÇÃO/ MUNDO/COMO?
6. Intérprete: FÁBRICA/ FUMAÇA/ TAMBÉM/ FOGO/ FLORESTA/ SUJO/ CÉU
7. Surdo: PROBLEMA/ C-A-M-A-D-A/ O-Z-O-N-IO/ IGUAL/POLUIÇÃO/ ABRIR/ BURACO/ CÉU.
8. Intérprete: OK

Assinale a opção que apresenta estratégia de interpretação para a produção de sentido, realizada pelo Intérprete de Libras, na quarta linha da amostra de interação entre o profissional e o aluno surdo.
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447Q1014794 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Felipe (2007) destaca que na Libras, os sinais são formados a partir de cinco parâmetros, que podem ser comparados a “pedacinhos” de um sinal porque, no nível morfológico, eles podem ter significados, sendo, portanto, morfemas.
Os parâmetros da Libras são:
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448Q1014799 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O trabalho pedagógico com os alunos com surdez, nas escolas comuns, deve ser desenvolvido em um ambiente bilíngue, ou seja, em um espaço em que se utilize a Língua de Sinais e a Língua Portuguesa. Um período adicional de horas diárias de estudo é indicado para a execução do Atendimento Educacional Especializado. Nele destacam-se três momentos didático-pedagógicos: Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum; Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras na escola comum e Atendimento Educacional Especializado para o ensino da Língua Portuguesa.” (grifo nosso)


(Damazio, 2007. Adaptado)
Conforme indica Damázio (2007), quem organiza o trabalho no momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado para o ensino de Libras, respeitando as especificidades dessa língua, principalmente o estudo dos termos científicos a serem introduzidos pelo conteúdo curricular, é o
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449Q890132 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

A Lei n.º 12.319/2010 regulamenta
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450Q1015063 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Entre as atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências, o Art. 6o da Lei nº12.319/2010, cita:
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451Q1013528 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2022

Em termos linguísticos há uma característica que foi observada na Libras que se refere aos classificadores.
Assinale a alternativa que traz a definição de classificador gramatical.
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452Q891928 | Libras, Tipos e Modos de Interpretação, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024

O tradutor e intérprete de Língua de Sinais traduz e interpreta a língua de sinais para a língua falada, e vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentar, seja oral ou escrita.
Assinale a opção que define o processo de tradução-interpretação simultânea.
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453Q1015066 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

A construção da identidade do sujeito surdo está diretamente relacionada com a aquisição da linguagem por meio de uma educação inclusiva, uma vez que:
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454Q1015074 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Todas as línguas humanas utilizam um conjunto finito de sons discretos {ou gestos) que são combinados para formar elementos significativos ou palavras, os quais por sua vez formam um conjunto infinito de sentenças possíveis. Todas as gramáticas contêm regras de um tipo semelhante para formação de palavras e sentenças. Um processo recorrente de formação de palavras em libras é:
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455Q1014061 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


A atuação do professor, no contexto educacional, transcende a mera alfabetização, englobando a formação cidadã do aluno, ao estimular habilidades socioemocionais que são essenciais para sua integração e atuação positiva na sociedade.

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456Q1015342 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Colégio Pedro II, Colégio Pedro II, 2022

No Brasil do século XIX, verifica-se a instauração da Língua Portuguesa como estratégia para desvincular o Brasil da “dependência” linguística de Portugal e França. Barbosa (2020, p. 185) destaca que “é a partir da necessidade de independência da formação linguística que vários fatos inauguram o cenário da educação e também da educação dos surdos brasileiros”.
BARBOSA, P. C. L. Análise de discurso sobre educação de surdos no século XIX: um gesto de leitura. Campinas: Pontes, 2020.
Nesse contexto, assinale a alternativa que NÃO se enquadrava no projeto de educação popular para os surdos.
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457Q1014595 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Natal RN, COMPERVE UFRN, 2025

As crianças surdas têm tido acesso à Língua Brasileira de Sinais (Libras) tardiamente, pois as escolas ainda não oportunizam o encontro adulto surdo-criança surda. Assim, geralmente, esse contato acontece já na fase da adolescência. Por isso, faz-se necessário considerar que
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458Q994895 | Libras, Legislação e Surdez, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

O decreto 5626/05 regulamenta a Lei de Libras. Sobre o Capítulo II, da Inclusão da Libras como disciplina Curricular, analise as afirmativas marcando (V) VERDADEIRA e (F) FALSA.
( ) A Libras deve ser inserida como disciplina obrigatória nos cursos de formação de professores em ambos os níveis: médio e superior;
( ) Nos cursos de Fonoaudiologia, é obrigatória a inclusão de Libras como disciplina curricular;
( ) Apenas instituições públicas do sistema federal de ensino estão obrigadas a inserir Libras como disciplina curricular obrigatória;
( ) A Libras constituir-se-á em disciplina curricular obrigatória em todos os cursos de educação superior e na educação profissional.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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459Q1014615 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

Sobre as línguas de sinais (LS), assinale a alternativa correta:
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460Q920167 | Libras, Código de Conduta e Ética, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Maria, pessoa surda, foi atendida por um médico do Sistema Único de Saúde (SUS) em consulta agendada. A consulta foi acompanhada por um intérprete, previamente solicitado por Maria. Durante a consulta, o médico foi atencioso e manteve contato visual com Maria, dirigindo, primeiramente, seus questionamentos e explicações ao intérprete, quando precisou obter alguma informação com a intenção de facilitar a sua própria compreensão acerca da paciente, bem como nos momentos em que foi necessário transmitir conclusões, orientações ou possíveis procedimentos relacionados à consulta. Em relação ao atendimento descrito, é pertinente afirmar que:
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