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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q1015277 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022

A “flexibilidade da ordem da frase” na Língua Brasileira de Sinais está relacionada ao seguinte mecanismo gramatical:
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542Q1015294 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

As Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, instituídas pela Resolução nº 4/2009, definem as atribuições do professor do Atendimento Educacional Especializado. Sobre a função que NÃO consta na referida Resolução, assinale a alternativa CORRETA.
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544Q1013766 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Relacione as colunas, considerando a importância dos artefatos culturais, que, ao longo do tempo, os surdos foram desenvolvendo como cultura própria, por meio do contato linguístico com os seus pares.
1. Artefato cultural desenvolvimento linguístico
2. Artefato cultural familiar 3. Artefato cultural material
( ) Seu uso está relacionado ao comportamento cultural dos povos surdos, que auxilia e facilita a acessibilidade à vida cotidiana desses sujeitos.
( ) Gera debates em torno dos entraves existentes sobre a influência da visão clínica para a escolha de qual língua a criança surda será exposta inicialmente.
( ) Promove uma forma de comunicação que capta as experiências visuais dos sujeitos surdos, levando-os a transmitir e buscar a aquisição de conhecimento universal.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
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545Q1014793 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Kotaki e Lacerda (em Lacerda e Santos, 2014) destacam que o intérprete de língua de sinais é uma figura importante para que os estudantes surdos, usuários da Libras, tenham acesso aos conteúdos escolares e também tenham a oportunidade de inserção e interação social na escola.
Além disso, de acordo com as autoras, o intérprete exerce a função de
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546Q1013780 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, IFMA, AOCP, 2023

A educação dos surdos foi, por muito tempo, concebida meramente como “aquisição da oralidade”; vista como condição para inserção social e não direcionada à escolarização ou aquisição do conhecimento. A respeito da importância da educação bilíngue para os surdos, assinale a alternativa correta.
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547Q1015062 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Cada palavra (ou sinal) carrega em si significados e sentidos que somente são produzidos naquele contexto comunicacional específico, não sendo passível de reprodução em outras circunstâncias. Nesse sentido, é CORRETO afirmar que:
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548Q1014551 | Libras, Educação dos Surdos, Intérpreto de Libras, Prefeitura de São João do Sul SC, PS Concursos, 2025

Segundo a Lei 12.319/2010, artigo 6º, são atribuições do tradutor e intérprete, no exercício de suas competências:

I. Efetuar comunicação entre surdos e ouvintes, surdos e surdos, surdos e surdos-cegos, surdos-cegos e ouvintes, por meio da Libras para a língua oral e vice-versa;

II. Interpretar, em Língua Brasileira de Sinais - Língua Portuguesa, as atividades didático-pedagógicas e culturais desenvolvidas nas instituições de ensino nos níveis fundamental, médio e superior, de forma a viabilizar o acesso aos conteúdos curriculares;

III. Atuar nos processos seletivos para cursos na instituição de ensino e nos concursos públicos;

IV. Atuar no apoio à acessibilidade aos serviços e às atividades-fim das instituições de ensino e repartições públicas;

V. Prestar seus serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.

Marque a alternativa CORRETA:
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549Q1014557 | Libras, Representações da Surdez, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

A fim de avaliar precocemente os aspectos clínicos indicativos da surdez, é possível realizar um exame nos primeiros dias de vida do bebê, ainda no hospital. Como é chamado esse exame?
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550Q1014308 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Palmas TO, COPESE UFT, 2024

Analise as afirmativas a seguir em relação à marcação de masculino e feminino na Libras:
I. A marcação de masculino e feminino na Libras não forma um sistema de gênero. II. A marcação de masculino e feminino acontece em referentes animados, de maneira opcional. III. A marcação de masculino e feminino não acontece em referentes inanimados. IV. Em sinais de parentesco, há formas lexicais específicas para referentes masculinos, específicas para referentes femininos e formas consideradas neutras. V. A marcação de masculino e feminino em sinais neutros é opcional e acontece a partir da justaposição dos sinais HOMEM e MULHER.
Assinale a alternativa CORRETA.
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551Q1014053 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


Utilizando LIBRAS tátil, pessoas com surdocegueira percebem sinais por meio do tato, possibilitando comunicação efetiva. Esse método amplia a acessibilidade, abrindo novas vias para a expressão de pensamentos e sentimentos, mesmo na ausência de visão e audição.

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552Q1014055 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


A gestão escolar democrática limita a participação da comunidade escolar à eleição de representantes, excluindo a colaboração direta em decisões pedagógicas.

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553Q1014314 | Libras, Educação dos Surdos, Anos Iniciais Ensino Fundamental, SEDSC, FURB, 2024

Arthur tem 6 anos, possui surdez congênita e está matriculado no primeiro ano do Ensino Fundamental. Ele frequentou a Educação Infantil desde os 4 anos quando começou a aprender a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Os registros produzidos na Educação Infantil apontam que ele apresenta nível socioemocional e cognitivo dentro do esperado para sua idade.
Considerando a Lei Brasileira de Inclusão (2015) e o aparato legal que versa sobre os direitos das pessoas surdas ou que apresentem perda auditiva, avalie as afirmações:

I.É direito acessar atendimento educacional especializado no ensino da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa na modalidade escrita como segunda língua.
II.O atendimento educacional especializado é direito durante toda a educação básica, não se estendendo para a educação superior.
III.Cabe aos sistemas de ensino disponibilizarem as funções de instrutor, tradutor/intérprete de Libras.
IV.Os alunos deficientes auditivos, que não apresentarem comprometimento intelectual, prescindem atendimento educacional especializado.

É correto o que se afirma em:
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554Q1013809 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

O que significa a expressão "cultura surda"?
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555Q1015604 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Muitos conceitos e definições foram criados ao longo da história para definir a surdez. A informação de que a surdez consiste na “perda maior ou menor da percepção normal dos sons e que existem mais de setenta tipos e graus de surdez, está em consonância com a (assinale a alternativa correta):
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556Q1015608 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Apoio para Crianças com Necessidades Especiais, Prefeitura de Passos MG, Instituto Access, 2023

Segundo a Resolução SEE 4.256/20, o instrutor de libras
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557Q1015872 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, IFSE, IV UFG, 2024

O alfabeto manual é utilizado pelos usuários da língua de sinais para soletrar manualmente as palavras da língua oral. O alfabeto manual utilizado no Brasil é um
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558Q1017925 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

Analise as assertivas a seguir.

I. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais – Libras a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.
II. Devem ser garantidos, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiarem o uso e a difusão da Língua Brasileira de Sinais – Libras, como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
III. As instituições públicas e empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde devem garantir atendimento e tratamento adequado aos portadores de deficiência auditiva, de acordo com as normas legais em vigor.

Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
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559Q1014855 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

No art. 6º da lei que reconheceu a profissão de tradutor intérprete de Libras são citadas algumas atribuições da profissão.

I- Atuação em processos seletivos para cursos em instituições de ensino e em concursos públicos.

II- Prestação de serviços particulares, de forma voluntária, sem qualquer ônus para o solicitante.

III- Prestação de serviços em depoimentos em juízo, em órgãos administrativos ou policiais.

Assinale a alternativa que contém somente afirmativas corretas.

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560Q994894 | Libras, Aspectos Fonológicos, Professor de Libras Língua Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

De acordo com Quadros e Karnopp (2004), que são autores brasileiros conhecidos por suas contribuições nos estudos sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência, o ensino dos parâmetros da Libras está diretamente ligado ao reconhecimento:
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