Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q1016206 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Leia o trecho a seguir:

"A atuação do intérprete de Libras em contextos educacionais envolve desafios específicos, como a necessidade de dominar terminologias acadêmicas e adaptar conteúdos didáticos para a linguagem visual-espacial. Além disso, o intérprete deve manter a imparcialidade e evitar assumir papéis que extrapolam sua função, como a de tutor ou mediador pedagógico. Contudo, o sucesso da interpretação também depende da interação colaborativa entre intérpretes, professores e alunos, para garantir a inclusão plena do estudante surdo."


Com base no texto e nas discussões de Quadros (Educação de Surdos) e Napier (Professional Sign Language Interpreting), assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q1014676 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Três Barras SC, Unesc, 2024

Acerca do atendimento educacional especializado, é correto afirmar que uma de suas funções é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

583Q1015192 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, Câmara de Marabá PA, FADESP, 2021

Para Santos (2017), um dos mecanismos criados para dar um norte à prática do Tradutor e Intérprete de Libras é o Código de Ética, que é um documento com o objetivo de pautar os princípios e as normas de condutas para esse profissional realizar seu ofício. De acordo com o Código de Ética, em seu Capítulo 1, dos princípios fundamentais, Artigo 1º, parágrafo 4º, um dos deveres fundamentais do intérprete é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

584Q1015201 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Patos PB, EDUCA, 2018

De acordo com os modelos de processamento no ato da tradução e interpretação há três passos a serem seguidos pelo intérprete no modelo cognitivo, são eles: I. Entender a mensagem na língua fonte. II. Entender a mensagem na língua alvo. III. Ser capaz de internalizar o significado na língua alvo. IV. Interpretar a fonte. V. Ser capaz de expressar a mensagem na língua alvo sem lesar a mensagem transmitida na língua fonte. Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q1015459 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Os depoimentos de alunos surdos que passaram pelo ensino regular sem uma metodologia específica mostram como eles se sentem estrangeiros e marginalizados nessa situação (...)
STROBEL, Karin. As Imagens do Outro sobre a Cultura Surda. 2008.
Aos educandos surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas, os sistemas de ensino devem assegurar, em uma educação bilíngue para surdos,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

586Q1015467 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Analise o depoimento de uma professora que se tornou surda, com diagnóstico de surdez acentuada bilateral neurossensorial, após a gravidez da sua segunda filha.
“Desde que me tornei surda, há seis anos, vivo a duplicidade de culturas bem como a condição de “estrangeira” nas duas situações. Para os surdos, ao mesmo tempo que sou surda, sou uma ex-ouvinte; para os ouvintes, ao mesmo tempo que sou surda, causo “estranhamento” por ser uma ex-ouvinte, e ter domínio total da Língua Portuguesa oral e escrita e de ambas as culturas, de ouvinte e surda. (...) Eu assumo minha (...) identidade surda e recuso o rótulo de deficiente.”
GUILHERME, Paulo. Surdos são tratados como incapazes, diz professora-doutora. G1 de São Paulo. 2011.
Assinale a opção que apresenta o tipo de identidade surda dessa professora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q1013933 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Como toda língua, as de sinais apresentam patrimônio lexical. Seu acervo de sinais está em constante mutabilidade e evolução.
II. Alguns sinais tornam-se arcaicos, outros mudam de sentido, outros são incorporados, muitos introduzidos em resposta às mudanças e experiências culturais e tecnológicas acumuladas, permitindo intentos expressivos cada vez mais adequados.
III. As pessoas surdas que estão inseridas nacionalmente em sua cultura surda possuem sua própria língua. Cada comunidade de surdos desenvolveu a sua língua de sinais, ao longo dos tempos, assim como cada comunidade de ouvintes.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

588Q1016239 | Libras, Aspectos Fonológicos, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

A língua de sinais é muito mais complexa do que somente aprender sinais ou fazer alguns gestos, pois deve-se ter a capacidade visuoespacial, que tem sua base estruturada nos cinco parâmetros básicos dessa língua, descritos a seguir, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

589Q1014961 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagens de Sinais, IFMT, IFMT, 2019

A Lei 12.319/2010 regulamenta a profissão de Tradutor e Intérprete da Língua Brasileira de Sinais - Libras. De acordo com a referida Lei, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

590Q1014964 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagens de Sinais, IFMT, IFMT, 2019

Na obra intitulada O tradutor e intérprete de língua brasileira de sinais e língua portuguesa, Quadros (2004) assevera que o Intérprete de Língua de Sinais Educacional atua na área mais requisitada no Brasil atualmente, o contexto educacional. Sobre esta área de atuação, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

591Q1014965 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Pedra PE, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:

I. A assimilação ativa deve evitar a direção e a orientação do professor.

II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

592Q1013945 | Libras, Educação dos Surdos, LetrasLibras, Prefeitura de Joinville SC, CESPE CEBRASPE, 2024

A educação que os surdos querem tem fundamentos em uma série de pressupostos culturais, entre os quais deve estar inserida a identidade.

G. Perlin e K. Strobel. Fundamentos da educação de surdos. Florianópolis: UFSC, 2008 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os itens a seguir, acerca das identidades surdas.

I Os surdos oralizados que sabem falar e escrever são considerados indivíduos com identidade surda flutuante.

II Os surdos oralizados que se interessam pela LIBRAS sem abandonar o oralismo são considerados surdos com identidade de transição.

III A identidade surda de diáspora caracteriza os indivíduos surdos que se deslocam entre diferentes grupos, contatando surdos de diferentes origens e ampliando sua bagagem cultural.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

593Q1013435 | Libras, Educação dos Surdos, Língua Portuguesa Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre as identidades surdas, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

594Q1014726 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Intelectual, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Em Libras, o nível quirológico corresponde às unidades mínimas, representadas por cinco parâmetros, descritos a seguir, afora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

595Q1014256 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

Existem diferentes níveis de interferência linguística nas sobreposições de bilíngues bimodais de dois pares de línguas como brasileiro usando a língua de sinais e a língua portuguesa. Quadros (2017) aponta várias interferências, nesse sentido, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas:

(__) Há tendência de ter omissões da morfologia do português.

(__) Há omissão de usos de palavras funcionais no português.

(__) Quando as duas línguas são produzidas simultaneamente, há prejuízos para a prosódia de ambas.

(__) O modo bilíngue exige mais esforço cognitivo processual.

(__) Quando as línguas faladas forem usadas como primária, as línguas de sinais se acomodam à estruturas das línguas faladas.

Assinale a alternativa com a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

596Q1013761 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

No sentido das investigações linguísticas, os estudos das línguas de sinais apresentam evidências que, com as mesmas restrições, se aplicam as línguas faladas. No Brasil, a Língua de Sinais começou a ser investigada nas décadas de 1980 e 1990 e, sua aquisição, nos anos 1990.
Relacione os estágios de aquisição da Língua de Sinais pelas crianças surdas às suas respectivas caracterizações.
1. Período pré-linguístico 2. Estágio de um sinal 3. Estágio das primeiras combinações 4. Estágio de múltiplas combinações
( ) As crianças começam a usar o sistema pronominal, mas de forma indecisa, mesmo sendo evidente o ato de apontar que representa os pronomes na língua de sinais.
( ) As crianças surdas, por volta dos 3 anos e 6 meses, utilizam a concordância verbal com referentes presentes, mas com referentes não presentes podem apresentar inconsistências, por não identificarem o estabelecimento do ponto espacial de forma substancial.
( ) As vocalizações são interrompidas nos bebês surdos, assim como as produções manuais nos bebês ouvintes, pois a língua que os bebês estão tendo acesso favorece o desenvolvimento de um dos modos de balbuciar.
( ) Nesse período as crianças surdas usam gestos como as crianças ouvintes. Essa ação é típica de produção gestual e, para elas, o uso dos movimentos é comum; a partir deles, as crianças surdas começam a utilizar sinais da Língua de Sinais.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q1014023 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, SEDUCGO, IADES, 2022

Libras pode derivar nomes de verbos por meio de mudanças no tipo de movimento. O movimento dos nomes repete, enquanto o movimento dos verbos é encurtado.

-

Assinale a alternativa em que os sinais apresentam verbo e nome diferenciados apenas pelo movimento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q1014535 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Tradutor de Libras, SEECRN, FGV, 2025

“(...) a história dos Surdos, contada pelos não-Surdos, é mais ou menos assim: primeiramente os Surdos foram “descobertos” pelos ouvintes, depois eles foram isolados da sociedade para serem “educados” e afinal conseguirem ser como os ouvintes; quando não mais se pôde isolá-los, porque eles começaram a formar grupos que se fortaleciam, tentou-se dispersá-los, para que não criassem guetos. (SÁ, 2004, p.3)” (PERLIN e STROBEL-2008)
Assinale a opção que define o Povo Surdo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

599Q1015050 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

Assinale a alternativa em que todos os sinais são realizados na testa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

600Q1014027 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

A Língua Brasileira de Sinais, também conhecida como Libras, é definida como uma língua visual-motora, visual-espacial ou gestual-visual. E reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do pensamento da comunidade surda que se beneficia dessa forma de interação através da experiência visual para compreensão do mundo que os cerca. Pode-se considerar que teve o seu início e desenvolvimento a partir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.