Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q1014027 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor de Libras, Câmara de Campo Grande MS, SELECON, 2022

A Língua Brasileira de Sinais, também conhecida como Libras, é definida como uma língua visual-motora, visual-espacial ou gestual-visual. E reconhecida como meio legal de comunicação e expressão do pensamento da comunidade surda que se beneficia dessa forma de interação através da experiência visual para compreensão do mundo que os cerca. Pode-se considerar que teve o seu início e desenvolvimento a partir:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

602Q1008672 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

O uso dos adjetivos em Libras é diferente do uso na Língua Portuguesa.

Assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

603Q1014051 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


A inclusão de alunos surdos no ensino regular automaticamente melhora suas habilidades sociais e desenvolvimento acadêmico sem necessidade de adaptações curriculares.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q1014565 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Dentre as tecnologias assistivas utilizadas na educação de surdos, qual delas possibilita a **tradução automática** de falas para a Libras em tempo real?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q1014058 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


Na perspectiva da Gestão Escolar Democrática, vincula-se a democratização do ensino à promoção da justiça social, exigindo políticas de inclusão e práticas gerenciais transparentes, as quais fortalecem os laços com a democracia social e contribuem para a transformação educacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

608Q1014581 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre as estratégias pedagógicas no ensino de Libras:

I - O ensino de Libras deve priorizar abordagens visuais, explorando vídeos, imagens e materiais multimodais para facilitar a compreensão.

II - A utilização de metodologias interativas favorece o aprendizado da Libras, estimulando a prática em diferentes contextos sociais.

III - O ensino da Libras pode ocorrer exclusivamente por meio de apostilas escritas, sem necessidade de interação prática.

IV - O ensino da Libras deve respeitar os níveis de proficiência dos aprendizes, garantindo a progressão de complexidade nas estruturas linguísticas.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q1016120 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Durante uma palestra sobre saúde mental ministrada para um público misto de surdos e ouvintes, o intérprete de Libras se depara com termos técnicos complexos e expressões idiomáticas que não possuem equivalência direta em Libras. Para garantir a acessibilidade comunicacional e a compreensão da mensagem pelo público surdo, qual competência o intérprete deve mobilizar prioritariamente nessa situação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

610Q1013821 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Bilíngue Língua PortuguesaLibras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

As assertivas descrevem processos de incorporação da negação nas frases em Língua Brasileira de Sinais – Libras, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

611Q1013574 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Exemplo de atividade que leva o aluno surdo a produzir e compreender textos em sinais como L1:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

612Q1015631 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Inhumas GO, IV UFG, 2024

Leia o excerto a seguir.


Os defensores da língua de sinais para os surdos afirmam que é só de posse desta, considerada "natural", adquirida em qualquer idade, que o surdo constituirá uma identidade surda, já que ele não é ouvinte.


Fontes: MOURA, M. C. de. O surdo: caminhos para uma nova identidade. Rio de Janeiro: Revinter/Fapesp, 2000. PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.).


As pessoas com a identidade surda

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

613Q1013860 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete para Deficientes Auditivos, Prefeitura de Picuí PB, CPCON, 2023

A educação de surdos é dividida, geralmente, em três concepções filosóficas distintas. Neste sentido, associe as duas colunas, conectando as concepções aos seus exemplos:

COLUNA 1
1 - Oralismo. 2 - Comunicação Total. 3 - Bilinguismo.

COLUNA 2
( ) Concepção que nasceu nos Estados Unidos nos anos 1960 e que chegou ao Brasil nos anos 1980, recomenda a utilização simultâneo de diversos recursos para a comunicação com os surdos, incluindo oralização, sinalização e uso de sinais para tentar uma correspondência com a língua oral.

( ) Concepção que utiliza a língua de sinais e língua oral em momentos distintos e não há tentativa de fazer a língua de sinais corresponder à língua oral.

( ) Oficializado no Congresso Internacional de Educadores, em Milão, em 1880.

( ) A língua de instrução para as pessoas surdas é a língua de sinais e a língua oral do país é ensinada na modalidade escrita. A participação do tradutor intérprete de Libras é muito importante.

A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q1014630 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Técnico em Libras, Prefeitura de Itumbiara GO, IV UFG, 2025

Considerando os tipos de tradução, aquela que consiste na interpretação dos signos verbais por meio de outros signos da mesma língua é denominada tradução
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

615Q1015148 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Passira PE, CONTEMAX, 2020

LS e LIBRAS faz referência a duas especificidades no plano da linguagem. Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

616Q894061 | Libras, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Analise os trechos a seguir.

Português (língua fonte)
... baixa temperatura, altas quantidades de celíaca, altas quantidades de gases nestas celíacas...Vão ser chamadas de magnas deoníticos ou graníticos. Por quê? Porque são magnas em que eu vou ter muito mais quartzo aqui, coisa que aqui eu não vou ter. A medida que vai diminuindo, começa a aumentar a quantidade dos outros. Olha aqui ó... Principalmente porque há ferros magnesianos. O que são ferros magnesianos? Temos os minerais. Eu vou falar dos minerais magnos e feltono (?) Isso aqui ó... se separarem, os minerais magnos são os minerais escuros e os minerais feltono (?) são os claros. Por quê? Porque magno de magnésio. Magnésio é de ferro. Por isso vocês têm um basalto e o basalto é escuro, porque ele é mais rico em ferro magnesiano. Minerais em ferro de magnésio. Ele não tem quartzo.

Língua Brasileira de Sinais (língua-alvo, interpretação realizada pelo intérprete)
... TEMPERATURA DIMINUIR BAIXO FRIO MUITO C-I-L-I-C-A MUITO COLOCAR G-S MISTURAR JUNTO SURGIR M-A-G-M-A-S TAMBÉM PEDRA G-R-A-N-I-T-I-N-0 POR CAUSA M-A-G-M-A-S TER MAIS MAIS SURGIR Q-U-A-R-T-Z-0 C-I-L-I-C-A DIMINUIR DIMINUIR COMEÇAR OUTRO AUMENTAR AUMENTAR C-I-L-I-C-A DIMINUIR FERRO M-A-G-N-E-S-I-A-N-0 AUMENTAR JUNTO N M IS MAIS MAIS A N-I-Q-U-E-L DIMINUIR • MINERAL (?) F-E-L-T-N-0 SEPARAR CONSEGUIR SEPARAR N-I-Q-U-E-L PRETO M-A-GN-E-S-I-0 - DESCULPA EXPLICAR ANTES NÃO, AGORA EXPLICAR MAIS FERRO MAIS JUNTO AJUNTAR FERRO MA-G-N-E-S-I-0 JUNTO SURGIR PEDRA B-A-S-A-L-T-0 (?) CERTO.


Considerando os excertos anteriores, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

617Q1013615 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Há sentenças na Libras que podem ter as ordens SVO, OSV, SOV e VOS e sentenças com verbos com concordância e sem concordância são apresentadas pelos usuários da língua.
A ordem das palavras é o conceito básico relacionado à estrutura da sentença de uma língua. Considerando ordem das palavras em Libras, relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando a ordem da estrutura com a frase.
COLUNA I 1. SVO 2. OSV 3. SOV 4. VOS
COLUNA II (  ) GELADEIRA MARIA LIMPAR (  ) QUEM COMPRAR CARRO JOÃO OU MARIA (  ) MARIA CONHECER COMPUTADOR (  ) JOÃO TELEVISÃO ASSISTIR

Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

618Q1017455 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Um instrutor de LIBRAS está ensinando sobre categorias gramaticais. Ele quer explicar a diferença entre verbos e adjetivos na LIBRAS. Qual dos seguintes exemplos ele deveria usar para ilustrar um verbo em LIBRAS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

619Q994934 | Libras, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Sobre os fundamentos e aspectos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), analise as afirmativas e assinale (F) falsa e (V) verdadeira.

( ) Na Libras, o uso de expressões faciais é essencial para a construção de sentido dos enunciados, desempenhando um papel gramatical que modifica o significado dos sinais;
( ) A Libras é uma língua baseada no sistema visual-espacial e possui estrutura própria, sendo independente da língua portuguesa;
( ) Assim como o português, a Libras segue uma estrutura linear e sequencial, onde os sinais são apresentados em uma ordem rígida e fixa.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

620Q894070 | Libras, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

A Libras, na sua condição de língua natural, é tão complexa e sofisticada quanto qualquer outra língua oral, apresentando as mesmas propriedades linguísticas. Além da Libras permitir ao seu usuário falar sobre o assunto de seu desejo, ela fornece inúmeras possibilidades de transferência para uma mesma informação, já que, a partir de um número finito de elementos combináveis e recombináveis por meio de regras também finitas, é possível elaborar um número de sentenças infinitas. A essa propriedade dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.