O professor, além de mediador do conhecimento, desempenha
um papel de grande relevância na formação social do sujeito;
sendo assim, ao pensar no aluno surdo, é importante assumir a
responsabilidade de aprender a sua primeira língua (libras), dessa
forma, será possível incluí-lo, reconhecer sua identidade, diminuir
barreiras de comunicação e garantir um ambiente mais inclusivo
e acessível, aponta o professor Danilo Dias, coordenador
pedagógico da Educação Infantil na secretaria de educação de
Abaré (BA), professor universitário e autor do projeto – Libras na
Escola Inclusiva.
(Os desafios das escolas bilíngues de libras-português- Por Vir- Inovações em
Educação por Ruam Oliveira em 12/12/2023)
Os sistemas de ensino desenvolverão programas integrados de
ensino e pesquisa para oferta de educação bilíngue para alunos
surdos, surdo-cegos, com deficiência auditiva sinalizantes, surdos
com altas habilidades ou superdotação ou com outras
deficiências associadas.
Os sistemas de ensino deverão colaborar na educação bilíngue e
intercultural desse público com o seguinte objetivo:
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