Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q920185 | Libras, Tipos e Modos de Interpretação, Tradutor e Intérprete de Libras, Câmara de Araraquara SP, Consulplan, 2025

Durante uma sessão ordinária em determinada Câmara Municipal, uma equipe de tradutores e intérpretes de Libras/língua portuguesa atua para garantir a acessibilidade comunicativa do evento. Durante o debate, os intérpretes precisam ajustar continuamente suas escolhas tradutórias conforme o tom dos discursos, o contexto político e as interações entre os vereadores e a população presente. Esse cenário ilustra o que os estudos da tradução em Libras consideram como a aplicação de uma perspectiva dialógica, que reconhece a necessidade de adaptação dinâmica e interativa na construção de significados. Sobre a perspectiva dialógica no contexto da tradução e interpretação da língua de sinais, conforme o caso hipotético apresentado, é INCORRETO afirmar que a perspectiva dialógica:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q1014401 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

A interpretação correta do sinal polissêmico requer um entendimento do contexto e do uso da expressão corporal e facial, que são partes integradas da comunicação. São exemplos de polissemia na Libras os sinais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

663Q1015430 | Libras, Educação dos Surdos, LIBRAS, SEEAC, IBFC, 2023

Gesser (2012) afirma que os contextos formais de ensino da Libras são mais raros do que os contextos de outras línguas, e também assumindo que a maior procura destes cursos é para níveis iniciantes, o professor precisará sensibilizar seus alunos para o mundo visual que se faz na e através da língua de sinais. Diante do exposto, analise as afirmativas abaixo.
l. Esse movimento entre os contextos formais e informais podem ser remanejados em espaços compartilhados pelo professor ouvinte e surdo atuando em dupla docência nas aulas de Libras.
ll. Esse movimento pode ser orquestrado pelo próprio professor ou em parceria com algum profissional ouvinte que trabalhe na área.
lll. Os ouvintes e surdos em constante contato nas aulas de Libras pela primeira vez demonstram certo temor, pois ambos podem não se sentirem seguros nas aulas em língua de sinais.
lV. Os ouvintes que entram em contato com o surdo pela primeira vez demonstram certo temor, provocado pela sua incapacidade de usar Libras ou mesmo pela ideia de que não conseguirão entender ou ser entendidos nas primeiras interações com o surdo.
Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

664Q1015192 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Técnico em Tradução e Interpretação de Libras, Câmara de Marabá PA, FADESP, 2021

Para Santos (2017), um dos mecanismos criados para dar um norte à prática do Tradutor e Intérprete de Libras é o Código de Ética, que é um documento com o objetivo de pautar os princípios e as normas de condutas para esse profissional realizar seu ofício. De acordo com o Código de Ética, em seu Capítulo 1, dos princípios fundamentais, Artigo 1º, parágrafo 4º, um dos deveres fundamentais do intérprete é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

665Q1014436 | Libras, Educação dos Surdos, Deficiência Auditiva, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

Sobre o momento didático-pedagógico do Atendimento Educacional Especializado em Libras na escola comum, podemos afirmar, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

666Q1013672 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

Sobre a história da Educação de surdos no Brasil e no Ceará, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

667Q1014698 | Libras, Educação dos Surdos, Especial AEE, Prefeitura de Caucaia CE, Fundação CETREDE, 2024

As tendências de educação escolar para pessoas com surdez centram-se ora na inserção desses alunos na escola comum e/ou em suas classes especiais, ora na escola especial de surdos. Existem três tendências educacionais:

I. a oralista.
II. a comunicação total.
III. a abordagem por meio do bilinguismo.
E suas explicações:

A. Considera as características da pessoa com surdez, utilizando todo e qualquer recurso possível para a comunicação, a fim de potencializar as interações sociais, considerando as áreas cognitivas, linguísticas e afetivas dos alunos.
B. Visa capacitar a pessoa com surdez para a utilização de duas línguas no cotidiano escolar e na vida social: a Língua de Sinais e a Língua da comunidade ouvinte.
C. Visa a capacitação da pessoa com surdez para que possa utilizar a Língua da comunidade ouvinte na modalidade oral, como única possibilidade linguística, de modo que seja possível o uso da voz e da leitura labial, tanto na vida social, como na escola.

A alternativa que relaciona corretamente o nome das tendências aos seus respectivos objetivos é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q1015211 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Crato CE, CEV URCA, 2021

(CONCURSO CRATO/2021) De acordo com as atribuições do tradutor e intérprete de libras no contexto educacional, marque a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q1015467 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Analise o depoimento de uma professora que se tornou surda, com diagnóstico de surdez acentuada bilateral neurossensorial, após a gravidez da sua segunda filha.
“Desde que me tornei surda, há seis anos, vivo a duplicidade de culturas bem como a condição de “estrangeira” nas duas situações. Para os surdos, ao mesmo tempo que sou surda, sou uma ex-ouvinte; para os ouvintes, ao mesmo tempo que sou surda, causo “estranhamento” por ser uma ex-ouvinte, e ter domínio total da Língua Portuguesa oral e escrita e de ambas as culturas, de ouvinte e surda. (...) Eu assumo minha (...) identidade surda e recuso o rótulo de deficiente.”
GUILHERME, Paulo. Surdos são tratados como incapazes, diz professora-doutora. G1 de São Paulo. 2011.
Assinale a opção que apresenta o tipo de identidade surda dessa professora.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q1013932 | Libras, Educação dos Surdos, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Há informações históricas de que os surdos foram tratados de diferentes maneiras pelas primeiras civilizações. Na Grécia, os surdos eram considerados como sujeitos privilegiados, enviados dos deuses, porque, pelo fato de os surdos não falarem e viverem em silêncio, eles achavam que os sujeitos surdos conversavam em segredo com os deuses, numa espécie de meditação espiritual.
II. No Egito e na Pérsia, os sujeitos surdos eram considerados inválidos e muito incômodos para a sociedade, por isso eram condenados à morte, lançados abaixo do topo de rochedos de Taygéte, nas águas de Barathere, e os sobreviventes viviam miseravelmente como escravizados ou isolados.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

671Q1014959 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagens de Sinais, IFMT, IFMT, 2019

Na obra intitulada Intérprete de libras em atuação na educação infantil e no ensino fundamental, Lacerda (2009) discorre sobre o Intérprete Educacional (IE). Acerca dessa área de atuação, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q1014965 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Pedra PE, ADM TEC, 2019

Leia as afirmativas a seguir:

I. A assimilação ativa deve evitar a direção e a orientação do professor.

II. A Libras é um sistema linguístico de natureza visual-motora sem estrutura gramatical própria.

Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

674Q1014718 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Castanhal PA, CETAP, 2024

Assinale a alternativa com as expressões que completam adequadamente as lacunas:

"Em uma escola inclusiva, o ensino de Libras pode ocorrer, simultaneamente, em duas situações. Quando são os educandos surdos que aprendem Libras, como e quando são os educandos ouvintes que aprendem a Libras, como____ "

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

675Q975550 | Libras, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

O educador, natural da Espanha, que se destacou e voltou-se para a educação de sua irmã surda, e, na França, em 1744, começou a ensinar a surdos e utilizou no seu ensino o alfabeto manual e os sinais com a finalidade de desenvolver a fala dos surdos, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q1016000 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Considerando os estudos morfológicos das línguas de sinais, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

677Q1015237 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

A Autoescola X contratou o serviço de tradução e interpretação de LIBRAS a fim de dar acesso às pessoas surdas nos conhecimentos referentes ao trânsito, legislação e outras especificidades.
Apresenta uma das atribuições do profissional tradutor e intérprete de LIBRAS, referente ao exemplo apresentado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q1015749 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Bilíngue, Prefeitura de Vitória ES, FGV, 2024

Este artigo publicado pela UNICEF conta a história de um menino chamado Yohann que nasceu surdo, mas sua mãe (ouvinte) pesquisou informações para entender os diferentes tipos de cirurgias, até que encontrou informação sobre o implante coclear, mas o menino só foi implantado com 10 meses de idade. Depois de 1 ano, com o tratamento fototerápico, ele começou a falar. Aos 10 anos começou a participar como contador de histórias da iniciativa Deixa Que Eu Conto. Sua mãe afirma: “Existem vários tipos de surdo: implantados, oralizados... então não basta colocar um intérprete de Libras. Um menino surdo fazer um podcast é bem legal para desmistificar isso, e mostrar que o surdo pode ser, sim, oralizado”.

(UNICEF- para cada criança- Brasil. Artigo: A(s) história(s) de Yohann- 09/12/2021)


Historicamente, o povo surdo foi marcado pelo surgimento de vários conceitos em relação a sua identidade e a sua cultura, e muitos desses conceitos foram formulados por ouvintes que não conviviam nem conheciam profundamente o ser surdo.

Assinale a opção que apresenta a característica de determinada identidade surda que mais se aproxima do caso descrito acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q1014726 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Deficiência Intelectual, Prefeitura de Lorena SP, Avança SP, 2024

Em Libras, o nível quirológico corresponde às unidades mínimas, representadas por cinco parâmetros, descritos a seguir, afora:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

680Q1015245 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

As palavras ou sinais em LIBRAS também podem ser formados pelo processo de composição.
A forma composta para glosa dos sinais de IGREJA – MENINA – ZEBRA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.