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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q1015073 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Os pronomes possessivos em libras são realizados por sinais com a configuração da mão em (K), usando-se as mesmas direções dos pronomes pessoais para o singular e o plural. É CORRETO afirmar que:
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662Q1014052 | Libras, Educação dos Surdos, Libras Regular, Prefeitura de Garanhuns PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item a seguir.


A surdocegueira é uma deficiência que resulta simplesmente da soma das deficiências auditiva e visual, sem impactos adicionais na comunicação ou mobilidade.

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664Q1014320 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Alguns sinais em Libras iniciam sua produção com a letra do alfabeto manual equivalente à letra inicial da sua própria palavra respectiva em português.
Assinale a alternativa, que ao ser sinalizada, trata-se de um exemplo nestes termos.
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665Q1013812 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Leia o texto a seguir.
Sílvia, apesar da surdez profunda (maior que 91 dB), é bilíngue, sinalizada e oralizada. Desde a abertura de sua conta-corrente no Banco “123”, tem feito todas as suas transações pelo canal mobile banking. Atendendo a uma ação de Promoção de Vendas, foi convencida a comprar um seguro de vida pelo canal físico, onde poderia ser melhor atendida, dada a sua deficiência. Chegando à agência, não havia nenhum funcionário que dominasse Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Uma forma mais segura e dentro das boas práticas de etiqueta, encontrada pelo funcionário do Banco, para que Sílvia compreendesse todo o conteúdo da proposta, dizendo-lhe “as coisas de forma a facilitar a comunicação com pessoas surdas, evitando rodeios e circunlóquios”
(Bernardino, 2008; Moura, 2016)
Qual a opção que apresenta a solução adequada para Silvia.
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666Q1015355 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

No Art.18 do Decreto nº 5.626/2005 é mencionado que, nos dez anos a partir da publicação do referido decreto, será aceita a formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, em nível médio.
Assinale a opção em que o curso de formação do tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, realizado por organizações da sociedade civil representativas da comunidade surda, precisa ter o certificado convalidado por instituições de ensino que ministrem
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667Q1015611 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Interprete de Libras, Prefeitura de Passos MG, Instituto Access, 2023

Os principais sinais em Libras são caracterizados por parâmetros, que estão exemplificados nas alternativas a seguir, à exceção de uma. Assinale-a.
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668Q1013825 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, Consulplan, 2023

Considerando que uma das propriedades básicas de uma língua é a arbitrariedade existente entre significante e referente, a alternativa em que os sinais para os dois vocábulos do par apresentam essa característica é:
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669Q1015117 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE, CESPE CEBRASPE, 2020

Entre os processos de criação de novos sinais na LIBRAS inclui-se a composição, processo no qual se juntam duas bases preexistentes para se criar um novo sinal, chamado de sinal composto. Assinale a opção em que todos os sinais apresentados são compostos na LIBRAS.
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670Q1014864 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

De acordo com a Linguística, língua é __________ e linguagem é ___________.

Assinale a alternativa que completa corretamente a proposição acima.

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671Q1014357 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Analise as afirmativas sobre verbos em Libras, e verifique se é verdadeiro (V) ou falso (F):

( ) Verbos simples não apresentam marcas de concordância de número e pessoa.

( ) Verbos simples não apresentam marcações aspectuais e locativas.

( ) Verbos com concordância apresentam marcações de número, pessoa e locativo.

( ) Verbos com concordância apresentam marcas por meio do movimento direcional aplicado ao verbo.

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672Q1015382 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Língua Brasileira de Sinais, SEEPE, CESPE CEBRASPE, 2023

Texto associado.
À luz da Lei n.º 10.436/2002 e do Decreto n.º 5.626/2005, julgue o seguinte item.
No Brasil, considera-se pessoa surda aquela que possui perda auditiva e relaciona-se com o mundo por meio de suas experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da língua brasileira de sinais (LIBRAS).
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673Q1015894 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, ALMA, FGV, 2023

Jéssica, tradutora e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, estava traduzindo na versão voz o discurso de um deputado estadual surdo, quando foi interrompida por outro deputado que reclamava estar ela “inventando” um discurso do colega surdo, enquanto ele não estava sinalizando. Jéssica então solicitou a sua substituição por outro colega intérprete e o direito de argumentação sobre a crítica recebida.

Diante do exposto, assinale a opção que apresenta a resposta adequada da profissional tradutora e intérprete de Libras-Língua Portuguesa.

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674Q1014104 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A regulamentação da profissão de intérprete de Libras em 2010, após anos de marginalização da Língua de Sinais, exigiu mudanças estruturais nas instituições educacionais e profissionais brasileiras, promovendo a inclusão social dos surdos.
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675Q1014872 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Profissional Técnico Especializado em Linguagem de Sinais, UFUMG, UFUMG, 2019

Diversos estudos e pesquisas com intérpretes apontam que o processo de interpretação necessita de revezamento para se evitar a fadiga mental para que não incorra em erros e em omissões no percurso interpretativo.

A Norma Técnica, nº 2 de 2017, da Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS), retrata a atuação em equipe e a necessidade de revezamento, em períodos de atuação profissional, quando é recomendável que

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676Q990299 | Libras, Cultura e Comunidade Surdas, Professor MAPA Libras, Prefeitura de Iúna ES, IBADE, 2024

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é uma língua visual-espacial utilizada pela comunidade surda no Brasil. Sobre isso, assinale a alternativa correta.
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677Q1014619 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, IESES, 2024

A sala de recursos para o Atendimento Educacional Especializado em Língua Portuguesa para alunos com surdez, deve ser organizada didaticamente, respeitando alguns princípios (DAMÁZIO, 2007). No que diz respeito a esses princípios, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

( ) O que se pretende é desenvolver a competência gramatical ou linguística, bem como textual, em alunos com surdez, para que sejam capazes de gerar sequências linguísticas bem formadas.
( ) Deve haver riqueza de materiais e recursos visuais (imagéticos) para possibilitar a abstração dos significados de elementos mórficos da Língua Portuguesa.
( ) Deve haver dinamismo e criatividade na elaboração de exercícios, os quais devem ser trabalhados em contextos de usos diferentes.
( ) Deve haver amplo acervo textual em Língua Portuguesa, capaz de oferecer ao aluno a pluralidade dos discursos, para que os mesmos possam ter oportunidade de interação com os mais variados tipos de situação de enunciação.
( ) O ensino é desenvolvido por um professor, preferencialmente, formado em Braile e que conheça os pressupostos linguísticos teóricos que norteiam o trabalho.

A sequência correta é:
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678Q1014624 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com a estrutura sintática da Libras, assinalar a alternativa CORRETA.
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679Q1014371 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutora de Libras, Prefeitura de Timbaúba PE, ADM TEC, 2024

Um grupo de instrutores de Libras está colaborando para desenvolver um currículo inovador para um curso avançado de Libras destinado a intérpretes e educadores. Eles querem garantir que o currículo não apenas ensine a língua de sinais eficientemente, mas também incorpore aspectos culturais, históricos e sociais da comunidade surda. Além disso, buscam promover habilidades críticas e reflexivas entre os alunos. Qual dos seguintes elementos é mais crucial para os instrutores incluírem no currículo do curso avançado de Libras, de acordo com os objetivos estabelecidos?
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680Q1013359 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Libras, Câmara de Parnamirim RN, COMPERVE UFRN, 2019

Robertz (1992) apresenta algumas competências essenciais para o trabalho do tradutor e intérprete de Libras. Uma delas compreende “A habilidade de entender o objeto da linguagem usada em todas as suas nuanças e expressar corretamente, fluentemente e claramente a mesma informação na língua alvo, ter habilidade para distinguir as ideias secundárias e determinar os elos que determinam a coesão do discurso”. Essa definição se refere à competência
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