Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


701Q1018830 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, ALGO, IADES, 2019

Texto associado.

Orientação

Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras.

Com relação aos modelos de processamento, é correto afirmar que no modelo comunicativo,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

702Q1015258 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Flores PE, ADM TEC, 2021

Analise as afirmativas a seguir:

I. No Brasil, o poder público em geral deve garantir formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.
II. Entende-se como Língua Brasileira de Sinais (Libras) a forma de comunicação e expressão, em que o sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

703Q1014499 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Em um ambiente educacional, é vital valorizar a cultura surda, promovendo o respeito e o reconhecimento de sua história. Isso enriquece o aprendizado e ajuda na construção da identidade dos alunos surdos.
Por que é importante valorizar a cultura surda no contexto educacional?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

704Q1014763 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2024

Assinale a alternativa que indica corretamente a educação que é pauta determinante nos Movimentos Surdos Nacionais e que faz parte do ideário “a educação que nós surdos queremos” de 1999 até os dias atuais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

705Q1013498 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2021

Marque a alternativa que apresenta o Objetivo Geral de: "Didática e Educação de Surdos".
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

706Q1014272 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2024

Historicamente, a educação de surdos sempre esteve focada nas questões linguísticas. Ao longo do tempo, diferentes filosofias educacionais foram adotadas na educação dos surdos, incluindo o oralismo, a comunicação total e o bilinguismo.

Nesse contexto, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as filosofias às suas respectivas características.

COLUNA I

1. Oralismo

2. Comunicação total

3. Bilinguismo

COLUNA II

(    ) Incorpora todos os métodos e recursos disponíveis para facilitar a comunicação e o aprendizado, utilizando simultaneamente língua de sinais, leitura labial, fala, escrita, gestos e quaisquer outras formas de comunicação que possam ajudar o indivíduo a compreender e a se expressar melhor.

(    ) Valoriza a língua de sinais como a primeira língua dos surdos, fundamental para seu desenvolvimento cognitivo e identidade cultural, enquanto a língua oral / escrita é ensinada como uma segunda língua, proporcionando uma inserção completa e inclusiva.

(    ) É pautado(a) em uma abordagem clínico‑terapêutica para tratar a falta de audição dos surdos e fazê‑los falar trazendo como consequência a proibição da língua de sinais e a tentativa de desintegração do ser surdo.

(    ) Proporcionou uma quebra de paradigma, rompendo com o clínico‑terapêutico e abrindo um campo com enfoque social, cultural e político, tendo a língua de sinais como meio de instrução e primeira língua.

Assinale a sequência correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

707Q1013765 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SEDUCTO, FGV, 2023

Qual o legado que as Surdolimpíadas podem deixar para a população de Caxias do Sul? O principal legado será de igualdade e superação do ser humano. Provar para toda a cidade que qualquer pessoa pode disputar um campeonato, praticar esporte sem preconceito e que podemos conviver tranquilamente com os surdos. Esperamos que a população comprove a qualidade dos espaços públicos para o esporte e, o mais importante, o respeito e a igualdade com a interação social.
Hendriks, M. Maior legado para Caxias do Sul com Surdolimpíadas será humano. Agência de Notícias CEUB- esportes. 01/05/2022.
No que se refere ao dever do poder público quanto à participação da pessoa com deficiência em atividades artísticas, intelectuais, esportivas e recreativas, com vistas ao seu protagonismo, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Assegurar acessibilidade nos locais de evento e nos serviços prestados por pessoa ou entidade envolvida na organização das atividades.
( ) Incentivar recursos para instrução e treinamento adequados, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas.
( ) Assegurar a participação da pessoa com deficiência em jogos e atividades esportivas, recreativas, de lazer, culturais e artísticas, assim como no sistema de ensino em igualdade de condições com as demais pessoas.
As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

708Q1014791 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Em relação ao uso de adjetivos, segundo Felipe (2007), 53. Observe a imagem a seguir: “em português, quando uma pessoa se refere a um objeto como sendo arredondado, quadrado, listrado, está também descrevendo. Mas, na Libras, esse processo é mais ‘transparente’, porque o formato ou a textura são traçados no espaço ou no corpo do emissor, em uma tri dimensionalidade permitida pela modalidade da língua”.

Na Libras, em relação à colocação dos adjetivos na frase, eles geralmente vêm

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

709Q1018897 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

A Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guias-Intérpretes de Língua de Sinais (FEBRAPILS) busca alcançar um padrão de profissionalismo e conduta ética entre os profissionais da tradução e interpretação em língua de sinais. Sobre o Código e Conduta e Ética dos profissionais tradutores e intérpretes e guias-intérpretes de língua de sinais, elaborado e aprovado pela FEBRAPILS, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

711Q992025 | Libras, Cultura e Comunidade Surdas, Professor de Libras, Prefeitura de Costa Marques RO, IBADE, 2022

Strobel (2008), o conceito de Artefato Cultural é “Conjunto de materiais físicos e simbólicos que mediam as relações entre uma dada comunidade”. Segundo ela, existem nove artefatos culturais que compõem a cultura surda. Sobre tais fatos, marque a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

712Q1015065 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

O ensino de língua portuguesa para alunos surdos deve estar pautado em uma metodologia que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

713Q1015833 | Libras, Educação dos Surdos, Língua Portuguesa, IFNMG, IV UFG, 2024

Em 1880, o Congresso de Milão proibiu o uso de línguas de sinais como forma de comunicação em ambientes institucionais. Nos últimos anos, no entanto, intensificou-se a discussão a respeito do oralismo de crianças surdas, sobretudo no período da alfabetização. O interesse por trás do uso das línguas de sinais no ambiente escolar está associado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

714Q1008671 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

Observe o diálogo entre dois intérpretes de Libras sobre a melhor forma de traduzir algumas expressões para garantir maior clareza na comunicação.

A. Como podemos sinalizar corretamente “colocar um bolo no forno”, para que a ação fique clara?

B. Esse é um exemplo de verbo classificador. Para sinalizar, utilizamos uma configuração de mão específica para representar o bolo e outra para mostrar a ação de colocá-lo no forno.

De acordo com o diálogo acima, COLOCAR-BOLO-NO-FORNO é um exemplo de verbo classificador porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

715Q1014559 | Libras, Aspectos Sintáticos, Intérprete de Libras, Câmara de Osasco SP, Avança SP, 2024

Em relação aos pronomes pessoais em Libras, analise as afirmativas abaixo:
I – A Libras possui um sistema pronominal para representar as pessoas do discurso. No singular, o sinal para todas as pessoas é o mesmo CM[G], o que diferencia uma das outras é a orientação das mãos;
II – Primeira pessoa (EU) – deve-se apontar para o peito do enunciador (a pessoa que fala);
III – Segunda pessoa (VOCÊ) – apontar para o interlocutor (a pessoa com quem se fala);
IV – Quando se quer falar de uma terceira pessoa presente, por discrição, pode-se fazer um sinal com os olhos e um leve movimento de cabeça em direção à pessoa mencionada ou aponta-se para a palma da mão (voltada para a direção onde se encontra a pessoa referida).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

716Q1014567 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor de Libras, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Sobre os desafios da tradução e interpretação entre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Língua Portuguesa, analise as afirmativas:

I. O intérprete de Libras deve considerar não apenas a tradução literal das palavras, mas também os aspectos culturais e contextuais da comunicação.

II. A interpretação simultânea entre Libras e Português exige reestruturação sintática e adaptação semântica devido às diferenças estruturais entre as línguas.

III. A tradução de expressões idiomáticas do português para a Libras é direta e segue uma correspondência palavra por palavra.

Estão corretas as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

717Q1015602 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Segundo Goldfeld (2002, p. 39), “o surdo deve ser bilíngue, usar a língua de sinais, que é considerada a língua natural dos surdos” e a língua oral deve ser adquirida como segunda língua. Para que a educação seja bilíngue, a aquisição da linguagem da criança surda (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

718Q1014579 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A respeito do uso da tecnologia no ensino de Libras e na comunicação da comunidade surda, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

719Q1015615 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professora Intérprete de Libras, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as informações a seguir:

I. Constituem modalidades de comunicação específicas utilizadas pela pessoa surdocega: língua oral amplificada, escrita na palma da mão, alfabeto manual tátil, língua de sinais tátil, sistema braile tátil ou manual, língua de sinais em campo reduzido.
II. O Código de Conduta e Ética da Febrapils tem como princípios definidores para a conduta profissional do TILS e GI: a confidencialidade, a competência Tradutória, o respeito aos envolvidos na profissão, a liberdade para deturpar traduções e o Compromisso pelo desenvolvimento profissional.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

720Q1015104 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2019

Sobre cultura e identidades surdas, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.