Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q1015777 | Libras, Papéis e Responsabilidades do Tradutorintérprete, Intérprete de Libras, Prefeitura de Salgueiro PE, IGEDUC, 2024

Julgue o item subsequente.

A presença do intérprete de Libras é indispensável e suficiente para a inclusão plena dos alunos surdos, sendo necessário que a escola desenvolva uma cultura institucional de inclusão que envolva todos os membros da comunidade escolar.
  1. ✂️
  2. ✂️

762Q1014251 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Pilões PB, EDUCA, 2023

Sobre a conceção de Surdo-mudo, analise as alternativas e assinale a CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q1015275 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Bom Conselho PE, UPENETIAUPE, 2022

São categorias do parâmetro movimento na Língua Brasileira de Sinais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

764Q1015532 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Surdos, SEDUCMT, SELECON, 2023

A mudança de classe gramatical em língua portuguesa, em que nomes derivam de um verbo, acontece pela adição de um sufixo. Por exemplo: programarprogramador – ou pela mudança de acento – fábrica – fabrica. De acordo com Quadros e Karnopp 2004, em Língua Brasileira de Sinais essa derivação pode ocorrer com a mudança de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

765Q1014775 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2018, SEDUCSP, VUNESP, 2025

De acordo com Almeida et. Al (2015), o ensino do português como segunda língua para surdos deve ser realizado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q1014008 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Libras, FCEESC, FEPESE, 2022

Com a descrição gramatical “configuração da mão em “V” podemos construir vários sinais em Libras.

Assinale a alternativa que, quando sinalizada, contém essa informação:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q1014785 | Libras, Educação dos Surdos, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Damázio (2007) destaca questões importantes sobre o atendimento educacional especializado (AEE) que envolve o ensino de Libras.

Para a autora, o AEE com o uso de Libras

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

768Q1015298 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Petrolina PE, UPENETIAUPE, 2019

Para a pesquisadora Karin Strobel (2009), a fase Revelação Cultural na história da educação de surdos caracteriza-se por ser uma(um)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q1015818 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Qual dos seguintes fatores podem afetar negativamente a aquisição da linguagem por crianças surdas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q1014796 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Segundo Quadros e Karnopp (2004), a língua de sinais é denominada de modalidade gestual-visual, pois
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q1013773 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de LIBRAS, UNESPAR, UNESPAR, 2023

Quanto às atribuições do tradutor e intérprete de Libras, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q1017872 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

(Perlin e Miranda, 2003, p.217) afirmam que SER SURDO é “(...) olhar a identidade surda dentro dos componentes que constituem as identidades essenciais com as quais se agenciam as dinâmicas de poder. É uma experiência na convivência do ser na diferença.”

As identidades surdas desempenham um papel fundamental na formação educacional e social das pessoas surdas.

Analise as afirmativas sobre identidades surdas e seus locais sociais.

I. O desenvolvimento da identidade surda está, especificamente, associado ao acesso à Língua de Sinais, pois a oralização é suficiente para garantir a inclusão social da pessoa surda.

II. A identificação como surdo pode variar entre diferentes contextos, podendo envolver tanto aspectos linguísticos, quanto culturais e sociais.

III. A identidade surda é única e homogênea, não sendo influenciada por fatores como a experiência de vida, a comunicação e o contato com a comunidade surda.

IV. A construção da identidade surda pode ocorrer em diferentes espaços sociais, como escolas bilíngues, associações de surdos e grupos culturais que utilizam a Língua de Sinais.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q1017875 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

A comunicação para pessoas surdocegas pode ser realizada por diferentes sistemas, que variam conforme as necessidades individuais e as condições sensoriais de cada pessoa.

Relacione as colunas entre os sistemas de comunicação com suas descrições.

1. Tadoma

2. Escrita com o dedo

3. Comunicação social háptica

4. Libras tátil

( ) Consiste em desenhar letras do alfabeto convencional em alguma parte do corpo mais sensível ao toque da pessoa surdacega.

( ) Os sinais da Libras são tocados pela pessoa surdacega.

( ) A pessoa surdacega percebe os movimentos da boca e as vibrações das cordas vocais ao tocar o queixo ou rosto do falante.

( ) Utiliza toques na pele, como nas costas, para transmitir informações adicionais, como emoções ou descrição do ambiente.

Assinale a alternativa correta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q1015060 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taubaté SP, Instituto Excelência, 2019

Sobre alguns aspectos relacionados à metodologia de ensino para alunos surdos. Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

775Q1008665 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

“O Governo de Sergipe abriu nesta segunda-feira, 3, as inscrições para o primeiro concurso público da história da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic). Os interessados podem se inscrever até o dia 6 de março de 2025. O feito é considerado um marco para a assistência social no estado, além de se destacar no cenário da inclusão, sendo o primeiro com vagas para tradutores e intérpretes de Libras em Sergipe.”

Governo do Estado de Sergipe- Notícias. 03/02/2025



A Libras- Língua Brasileira de Sinais, é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão, que apresenta uma estrutura gramatical própria constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil.


Conforme a Lei nº 10.436/2002, deve ser garantido(a), por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q1018905 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Sobre a Educação Bilíngue para surdos, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

777Q1008668 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

Amanda atua, como tradutora e intérprete de Libras no Sistema Único de Assistência Social. Ela precisou intermediar uma comunicação simultânea entre uma família de pessoas surdas refugiadas de outro país com um empresário surdo brasileiro.

De acordo com o caso acima, assinale a afirmativa que se refere a uma das atribuições do tradutor e intérprete no exercício de suas competências.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q891932 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, ALTO, FGV, 2024

Carlos, tradutor e intérprete de Libras-Língua Portuguesa, da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins, observou que, em uma das sessões plenárias, havia a presença de uma pessoa surda-cega; seu parceiro de revezamento informou que a pessoa surda-cega preferia usar a forma de comunicação chamada Tadoma. Com isso, precisaram da presença de mais um intérprete na plenária.
Assinale a opção que apresenta a atuação mais adequada do profissional guia-intérprete de Libras.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q1013539 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2022

Este é um recurso muito usado na LIBRAS quando os surdos estão desenvolvendo a narrativa. O sinalizador coloca-se na posição dos personagens referidos na narrativa, alternando com eles em situações de diálogo ou ação.
Trata-se de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.