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Questões de Concursos Libras

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881Q1015657 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Guamaré RN, FUNCERN, 2024

De nacionalidade italiana, foi matemático, médico e astrólogo. Acreditava – já no século XVI – que a surdez não limitava a inteligência e não era barreira que impedisse o aprendizado da leitura e da escrita pelos surdos. Essa descrição refere-se a
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882Q1014636 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2025

Quanto ao uso de recursos didáticos nas aulas de Libras no Ensino Superior. É INCORRETO afirmar:
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883Q1013614 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Câmara de Contagem MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Analise as afirmativas a seguir, relacionadas ao ato interpretativo, e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.
(  ) O profissional intérprete de Libras funciona durante o ato interpretativo como um decodificador de palavras e expressões em sinais e vice-versa.
(  ) Qualquer ato interpretativo envolve um enorme empenho linguístico-comunicativo por parte do intérprete.
(  ) Além do domínio linguístico e técnico, o ato interpretativo também requer do profissional conhecimento histórico, cultural e social.
(  ) O ato interpretativo visa exclusivamente à passagem de um sistema linguístico para outro, sem alcançar o mesmo o campo do próprio idioma.

Assinale a sequência correta.
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884Q994929 | Libras, Professor Auxiliar Intérprete Educacional, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir e responda à questão:

"A Libras é caracterizada por ser uma língua visual-espacial e não linear, o que significa que as informações são apresentadas simultaneamente em diferentes dimensões do espaço. Ao contrário da língua portuguesa, onde as palavras seguem uma sequência linear, na Libras os sinais podem ser sobrepostos, estabelecendo uma gramática única que valoriza as expressões faciais e corporais para dar sentido ao enunciado."
(Fonte: Ferreira Brito, L. (1995). Por uma gramática de línguas de sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.)

Com base no trecho, assinale a alternativa que melhor caracteriza um aspecto da estrutura da Língua Brasileira de Sinais.
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885Q1017457 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

João é um novo aluno de LIBRAS e tem dificuldade em compreender a estrutura gramatical da língua. Qual estratégia o instrutor deve utilizar para facilitar o aprendizado de João?
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886Q1017458 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Suponha que você está organizando um seminário sobre os desafios enfrentados na educação de surdos antes do reconhecimento da língua de sinais. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

(__) Antes do reconhecimento da língua de sinais, os surdos eram amplamente aceitos e incluídos na sociedade.

(__) A língua de sinais foi imediatamente aceita como forma de comunicação e ensino após sua introdução no Brasil, pois veio para facilitar a inclusão dos surdos na sociedade.

(__) Diferentes abordagens pedagógicas, como o oralismo e o bilinguismo, surgiram no século XIX para ensinar os surdos.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta

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887Q1014901 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, UERGS, FUNDATEC, 2019

Conforme Strobel (2008), cultura surda é o jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável, ajustando-o com suas percepções visuais, que contribuem para a definição de identidades surdas e das almas das comunidades surdas. Isso significa que ela abrange:
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888Q1013116 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

No livro Implante Coclear: normalização e resistência surda encontramos a seguinte afirmação:

(...) vejo os sujeitos surdos em sua constituição social, cultural e linguística. Isso significa que parto do entendimento de que o sujeito surdo não possui uma natureza dada que o determine como anormal, deficiente, etc. Qualquer representação surda é uma invenção cultural que pode ser determinada por distintos discursos, sejam eles de base clínica, psicológica, pedagógica, religiosa, linguística, entre outros. Posiciono-me dentro de um campo de saber que entende os sujeitos surdos como pertencentes a uma comunidade linguística e cultural distinta.

REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Implante Coclear: normalização e resistência. Curitiba, PR: CRV, 2012.

Qual é a concepção de surdez expressa no texto acima:

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889Q1014652 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Ibirataia BA, IDCAP, 2024

Analise a eficácia da abordagem oralista, que proíbe o uso da língua de sinais, em comparação com a abordagem bilíngue, que utiliza a Libras como primeira língua, no ensino da Língua Portuguesa para surdos.
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890Q1015420 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Sassaki (2009) aborda 6 (seis) dimensões da acessibilidade, quais sejam: arquitetônica, comunicacional, metodológica, instrumental, programática e atitudinal. Assinale a alternativa correta, segundo Sassaki (2009), para designar a acessibilidade que é necessária e predomina na educação dos surdos:
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891Q894076 | Libras, Profissional Ouvinte, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Pouca informação ou ausência de informação pode ser a causa de deficiências linguísticas que poderiam ser evitadas se os responsáveis por aprendizes surdos, simplesmente, soubessem o quanto é importante dar-lhes condições de adquirir uma língua de sinais. Desse modo, constitui-se crença INFUNDADA acerca do surdo e da língua de sinais:
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892Q1013885 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Cidade Ocidental GO, IV UFG, 2023

Leia o texto a seguir.
O profissional intérprete é aquele que interpreta a mensagem de forma “precisa e apropriada” de uma língua para permitir que a comunicação aconteça entre pessoas que não usam a mesma língua, isto é, o profissional intérprete intermedia a interação comunicação.
Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/tradutorlibras.pdf>. Acesso em: 29 ago. 2023.

A estrutura do Código de ética do intérprete de Libras compõe-se por
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893Q1014909 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, UERGS, FUNDATEC, 2019

Ao refletirmos acerca do Código de Ética do Tradutor e Intérprete de Libras, é correto afirmar que o intérprete deve:
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894Q1013378 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Interprete de Libras, FURB SC, FURB, 2020

As apontações na língua de sinais, usadas no sintagma nominal, com um nome com referência ausente, é dêitica, pois esses sinais localizam o sinalizante fora da localização do referente. Portanto, há uma relação de correferência com o nome que nomeia a localização apontada. Desse modo, também é considerada:
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895Q1014659 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Na publicação de Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), no capítulo de Maria Cecília de Moura, são explicitadas as relações entre linguagem e surdez e como se dá a aquisição da língua de sinais pelos surdos.

Com base na autora, é correto afirmar que
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896Q1014916 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

A modalidade Bilíngue é uma proposta de ensino usada por escolas que se sugerem acessar aos sujeitos surdos duas línguas no contexto escolar. As pesquisas têm mostrado que essa proposta é a mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a língua de sinais como primeira língua e a partir daí se passam para o ensino da segunda língua que é o português, PODENDO ser na modalidade escrita ou oral.
Neste modelo de educação:
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897Q1015172 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

No texto referente a Educação Especial – Deficiência Auditiva/Surdez, a Sistematização Curricular do Município de Concórdia descreve: Explore gravuras e legendas escritas em Língua Portuguesa fazendo associação com Libras.

O texto em destaque refere-se:

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898Q1014411 | Libras, Educação dos Surdos, Edital n 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Um dos mais importantes marcos da história da Educação de Surdos e da história das línguas de sinais no mundo foi o Congresso de Milão de 1880. Evento que reuniu educadores e especialistas, em sua maioria ouvinte, e se discutiu sobre os rumos da educação das pessoas surdas. As resoluções definidas a partir desse Congresso impactaram negativamente a educação e a forma de comunicação e expressão dos surdos de todo o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente as definições estabelecidas nesse Congresso.
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899Q1016203 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Leia o trecho a seguir:

"A Libras apresenta peculiaridades gramaticais que a distinguem das línguas orais, incluindo o uso do espaço tridimensional para organizar informações linguísticas. Elementos como a simultaneidade, o uso de classificadores e as expressões faciais são fundamentais para a construção de sentido. A variação linguística, por sua vez, reflete a diversidade sociocultural das comunidades surdas, evidenciada nos dialetos regionais e na influência da escolarização e da convivência com ouvintes."

Com base no texto e nas análises de Quadros e Perlin (Educação de Surdos), é correto afirmar que:
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900Q1013135 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

Os intérpretes de Libras participam ativamente do contexto cultural dos surdos ao promover a acessibilidade em diversos ambientes. Essa interação faz com que eles, juntamente com a família e outros ouvintes sejam participantes:
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