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Questões de Concursos Libras

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921Q1018826 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, TradutorIntérprete de Libras, ALGO, IADES, 2019

Texto associado.

Orientação

Nessa prova, o termo Língua Brasileira de Sinais será representado pela sigla Libras.

A qualificação e formação do tradutor e intérprete de Língua de Sinais é mais
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922Q1015501 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Guaiúba CE, CETREDE, 2023

Entre os filósofos da antiguidade até o Iluminismo, a qual deles pertence a autoria da citação “Suponha que nós não tenhamos voz ou língua, e queiramos indicar objetos um ao outro. Não deveríamos nós, como os surdos-mudos, fazer sinais com as mãos, a cabeça e o resto do corpo?”
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923Q1013968 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Triunfo PE, IGEDUC, 2023

Julgue o item a seguir.


Basicamente, Libras significa Língua Brasileira de Sinais. Através dela, é possível promover mais acessibilidade na comunicação com pessoas surdas e deficientes auditivas.

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924Q1015762 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Sobre o tema da fonética e fonologia em libras, as expressões não manuais (movimento da face, dos olhos, da cabeça ou do tronco) prestam-se a dois papéis nas línguas de sinais, que são:
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925Q1015764 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Determinar quais são as unidades mínimas (parâmetros) que formam os sinais e estabelecer quais são os padrões possíveis de combinação entre essas unidades nas línguas sinalizadas é tarefa da
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926Q1015514 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Libras, Prefeitura de Valença do Piauí PI, IVIN, 2023

Na Idade Média, até o século XII, a Igreja Católica considerava que a alma dos surdos não era imortal, pois eles não podiam pronunciar os sacramentos. Foi somente na Idade Moderna que surgiu o primeiro professor de surdos que ensinava seus alunos a falar, ler e escrever para que eles pudessem garantir suas heranças e, com isso, mostrou que os surdos eram capazes de aprender. Marque a alternativa que confirma o nome desse professor, cujo trabalho representou um marco na história da educação de surdos:
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927Q1014238 | Libras, Educação dos Surdos, Linguagem Brasileira de Sinais, Prefeitura de Florianópolis SC, FURB, 2023

O V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue para Surdos, realizado pelo NUPPES/UFRGS, em 1999, reuniu pesquisadores, profissionais, familiares e lideranças da comunidade surda mundial (Brasil, América Latina, América do Norte e Europa) e visibilizou a força da mobilização política da comunidade surda. Previamente ao Congresso, ocorreu um espaço auto-organizado de discussão de temáticas de interesse da comunidade surda com relação às identidades, à cultura e à educação de surdos, que resultou em um documento intitulado A Educação que nós, surdos, queremos , referência para a elaboração de um decreto que regulamentaria a Lei de Libras no Brasil, posteriormente. Por esse caminho, foram ideias fundadoras da futura política nacional de educação de surdos:

I.Elaborar uma política de educação de surdos com escolas específicas para surdos.

II.Considerar que a escola de surdos é necessária e deve oferecer educação voltada para princípios culturais e humanísticos, promovendo o desenvolvimento de indivíduos cidadãos e sendo um centro de encontro com o semelhante para produção inicial da identidade surda.

III.Substituir o termo de "deficiente auditivo" por surdo, considerando que o deficiente auditivo e o surdo não têm a mesma identidade: o deficiente auditivo usa comunicação auditiva, tendo restos auditivos que podem ser corrigidos com aparelhos; o surdo usa comunicação visual (línguas de sinais) e não usa comunicação auditiva.

IV.Propor o reconhecimento e a regulamentação da língua de sinais a nível federal, estadual e municipal para ser usada em escolas, universidades, entidades e órgãos públicos e privados.

É correto o que se afirma em:

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928Q1014495 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

Durante uma aula de Libras, o professor percebe que os alunos surdos se beneficiam enormemente do uso de materiais visuais, como vídeos e imagens, pois esses recursos facilitam a compreensão dos conceitos apresentados.
Qual a importância dos recursos visuais no ensino de Libras para estudantes surdos?
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929Q1014497 | Libras, Educação dos Surdos, Instrutor de Libras, SECBA, INAZ do Pará, 2024

O uso de tecnologias assistivas, como aplicativos e softwares, pode ser um grande aliado na aprendizagem de Libras. Essas ferramentas ajudam tanto os alunos surdos quanto os ouvintes a praticarem a língua de forma mais interativa e dinâmica.
Qual é o benefício de utilizar aplicativos e ferramentas digitais no ensino de Libras para alunos surdos?
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930Q1016290 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

Em intervenções pedagógicas, o professor-intérprete de Libras frequentemente trabalha em conjunto com docentes de várias áreas. O que melhor define essa colaboração?
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931Q1015267 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete de Libras, UNESPAR, UNESPAR, 2022

Texto associado.


1 Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm Acesso em 22/05/2022

2 Disponível em: https://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao/article/view/6614 Acesso em 22/05/2022.

3 Disponível em https://www.facebook.com/surdalidades/photos/a.354534317912494/966689483363638/?type=3&theater. Acesso em 22/05/2022

4 NAKAGAWA, Hugo Eiji Ibanhes. Culturas surdas: o que se vê, o que se ouve. Dissertação de Mestrado em Cultura e Comunicação. Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 26 (FLUL) e a Universidade de Lisboa (UL), 2012 Disponível em https://docplayer.com.br/10240491-Culturas-surdas-o-que-se-ve-oque-se-ouve.htmlAcesso em: 22/05/2022

5 LOPES,M.C. Surdez e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

6 Decreto Nº 5.626. Regu lamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS , e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Publicada no Diá rio Oficial da União em 22/12/2005.

7 PERLIN, G. T. T. Identidades surdas. In SKLIAR, Carlos (org) A surdez: um olhar sobre as diferenças. 3ª ed. Porto Alegre: Mediação, 2005

8 Disponível em https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/veja-os-premiados-do-oscar-2022/ Acesso em 23/05/2022

Com a mão configurada em “c”, os sinais que podem ser feitos são? Marque a opção correta:
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932Q1013755 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Ensino Especial, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2023

A respeito da fonologia da LIBRAS, assinale a alternativa correta:
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933Q1013503 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Há componentes não manuais que fazem parte da estrutura gramatical da LIBRAS.
O sinal convencional é modificado e realizado na face em:
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934Q1013505 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete e Tradutor de Libras, Câmara de Aracaju SE, FGV, 2021

Decorridos dez anos da publicação do Decreto nº 5.626/2005, a Escola X, com uma clientela considerável de alunos surdos, ainda não dispõe de profissionais com titulação para o exercício da Tradução e Interpretação de LIBRAS – Língua Portuguesa. O quadro de perfil dos profissionais que podem atuar como tradutor e intérprete de LIBRAS – Língua Portuguesa nas instituições de ensino corresponde a:
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935Q1015042 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Libras, Prefeitura de Novo Hamburgo RS, AOCP, 2020

“É uma proposta de ensino usada por escolas que se propõem a tornar acessível à criança duas línguas no contexto escolar. Os estudos têm apontado para essa proposta como sendo mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a língua de sinais como língua natural e parte desse pressuposto para o ensino da língua escrita”. O enunciado refere-se a qual proposta de educação de surdos?
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936Q1014787 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Góes e Campos (em Lacerda e Santos, 2014) afirmam que a Libras não é a tradução da língua portuguesa, ou seja, não se trata de português sinalizado.

Isso significa dizer que

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937Q1015812 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Vila Boa GO, OBJETIVA, 2024

Mesmo que avanços significativos tenham sido feitos no estudo da LIBRAS e das línguas de sinais em geral, há uma carência de disseminação desses saberes, o que resulta na propagação de inverdades sobre o assunto, que são aceitas como verdade por muitas pessoas. Com base nisso, assinalar a alternativa que NÃO apresenta um desses mitos.
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938Q1014790 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2023, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Leia a descrição a seguir:

Mão direita horizontal aberta, palma para cima, dedos separados e curvados. Movê-los em direção ao corpo, duas vezes.

(Capovilla e Raphael, 2005)

Assinale a alternativa que apresenta o verbo correspondente ao sinal em Libras descrito.

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939Q1015814 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Libras, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

As variações linguísticas são um aspecto fundamental da Língua Brasileira de Sinais (Libras), refletindo a diversidade cultural e social da comunidade surda. Considerando essas variações, qual das alternativas a seguir explica corretamente a importância de abordá-las no contexto educacional e as estratégias pedagógicas mais eficazes para lidar com essas variações no ensino de Libras?
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940Q890118 | Libras, Intérprete de Língua de Sinais, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Conforme a Lei n.º 12.319/2010, o tradutor e intérprete de LIBRAS deve

I atuar com qualquer estudante surdo, independentemente de gênero, raça, classe social ou religião.
II atuar com discrição, protegendo o direito de sigilo da informação recebida.
III conhecer as especificidades da comunidade surda.


Assinale a opção correta.
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