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Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


941Q1015816 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024

Sobre a identidade surda, analise as seguintes assertivas:
I. Se constitui através das experiências com ouvintes em diferentes comunidades surdas. II. Para ser considerado portador de identidade surda, basta utilizar linguagem oralizada ousinalizada. III. É adquirida entre seus iguais, seja na convivência com sujeitos surdos, nas escolas ouassociações de surdos através das trocas linguísticas e culturais. IV. É influenciada por mudanças sociais da comunidade ouvinte e suas percepções sobre a surdez.
Quais estão corretas?
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942Q1018890 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 138- 139), considerando os vários estudos apresentados, a ordem básica na ASL parece ser SVO. No entanto, a interação entre diferentes mecanismos gramaticais deriva outras ordenações possíveis nesta língua. Sobre a ordem das palavras na Libras é correto afirmar que:
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943Q1018892 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019

A modalidade de realização de uma língua, ou “a sua natureza linguística” (gestual-visual-espacial, oral-auditiva, etc.), não interfere na constituição do sistema próprio dessa língua bem como não interfere nas relações que são estabelecidas dentro dele. Sobre a iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais é correto afirmar que:
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944Q1014544 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Instrutor de Libras, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024

O bilinguismo para crianças surdas envolve o uso de duas línguas: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. Com base nessa abordagem, quais das alternativas a seguir descrevem corretamente os benefícios do bilinguismo na educação de crianças surdas?
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945Q1015825 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Com base na visão socioantropológica em relação à surdez, que vem sendo construída no decorrer do tempo, assinale a alternativa correta.
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946Q1014036 | Libras, Educação dos Surdos, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021

Em termos de Educação Bilíngue para surdos, é correto afirmar que:

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947Q1015828 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Sobre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Foi fundado no Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857, com o apoio de D. Pedro II.
( ) Ernest Huet, professor em Paris, veio ao Brasil em 1855 com o objetivo de estabelecer uma escola para surdos.

( ) É reconhecido pelo MEC como um centro de referência nacional na área da surdez.

( ) O instituto oferece educação apenas para o Ensino Superior.

( ) Apoia a pesquisa de novas metodologias de ensino para pessoas surdas e oferece serviços na área de fonoaudiologia.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
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948Q1017876 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), os parâmetros fonológicos desempenham um papel fundamental na diferenciação dos sinais. Um dos conceitos que evidenciam essa importância são os pares mínimos, que são sinais que se distinguem por apenas um dos parâmetros fonológicos.

Analise as descrições abaixo, que apresentam glosas de pares mínimos em Libras.

1. “ESQUECER” e “PESSOA” os sinais diferem apenas pela configuração de mão.

2. “AVISAR” e “ELÉTRICO” os sinais diferem apenas pelo movimento.

3. “APRENDER” e “SÁBADO” os sinais diferem apenas pela locação.

Assinale a afirmativas correta.

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949Q1013270 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020

“Todas as crianças surdas podem adquirir a língua de sinais, desde que participem das interações cotidianas com a comunidade surda(...)” (Skliar, 2012, p.27). Refletindo acerca da afirmativa, o conceito de língua natural utilizado está presente de forma correta na alternativa:
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950Q1014808 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025

Segundo Quadros e Karnopp (2004), na língua de sinais, a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. Essa modalidade de língua é denominada
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951Q1008666 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025

Dia Estadual do Tradutor e Intérprete de Libras em Sergipe celebra a inclusão e acessibilidade para pessoas surdas.

“O 26 de julho reconhece o trabalho desses profissionais que quebram barreiras da linguística tradicional e garantem a inclusão de pessoas surdas tanto na educação, quanto na sociedade.”


Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado do Sergipe. Por

Arthur Dias/Estagiário e Ascom/Seduc. Em, 26/07/2023



Analise se as afirmativas são (V) verdadeiras ou (F) falsas.

( ) O profissional tradutor e intérprete de Libras tem como atividade traduzir e interpretar de uma língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentem.

( ) O profissional guia-intérprete de Libras domina, no mínimo uma das formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdocegas.

( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada exclusivamente na área da Educação e Serviço Social para pessoas surdas ou surdocegas.

( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada em qualquer área ou situação em que pessoas surdas ou surdocegas precisem estabelecer comunicação com não falantes de sua língua em quaisquer contextos possíveis.

Assinale a alternativa correta.

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952Q1013287 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019

Na educação, o processo tradutório tem como prioridade manter a equivalência do conteúdo. Uma frase ou expressão da língua de partida normalmente pode ser traduzida de maneiras diversas, sem que haja uma forma melhor do que a outra. Qual competência corresponde à habilidade para interpretar o significado da língua-fonte para a língua-alvo sem distorções, adições ou omissões?
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953Q1014315 | Libras, Educação dos Surdos, Atendimento Educacional Especializado, IFES, IFES, 2024

De acordo com o conceito de Libras apresentado pela Lei nº 10.436/2002, qual das afirmativas a seguir está correta?
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954Q1013550 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 01, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2022

Sobre o movimento interno das mãos na Libras, [ 5 + mov ] indica:
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955Q1013551 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 01, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2022

Sobre o movimento interno das mãos na Libras [ 54 ~ G ] indica:
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956Q1014577 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

A atuação do intérprete de Libras em contextos educacionais exige conhecimento técnico, postura ética e estratégias comunicacionais eficientes. Considerando esses aspectos, pode-se afirmar:
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957Q1015092 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFRN, COMPERVE UFRN, 2018

No universo profissional da tradução e interpretação em Libras -Língua Portuguesa, reconhecem-se dois contextos de atuação diferentes entre si: o contexto de conferência e o contexto educacional. Uma das diferenças entre eles é o fato de o contexto de conferência
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958Q1016116 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024

Em um congresso internacional sobre acessibilidade, um palestrante estrangeiro se apresenta para um público composto por surdos brasileiros e ouvintes de diversos países. O intérprete de Libras precisa garantir a acessibilidade comunicacional para o público surdo brasileiro, considerando o idioma da palestra e a presença de ouvintes estrangeiros. Qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação?
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959Q1015605 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

De acordo com Strobel (1998 p. 14) a Libras conta com uma série de componentes não manuais, como a expressão facial ou o movimento corporal, que muitas vezes podem definir ou diferenciar significados entre sinais. As expressões não manuais podem ser utilizadas também como técnicas de interpretação em Libras. Quando utilizamos o direcionamento do olhar durante uma interpretação em Libras, podemos dizer que estamos utilizando (assinale a alternativa correta):
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960Q1015351 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023

Em 2011, a Prefeitura de São Paulo assegurou, por uma portaria, a permanência de suas escolas municipais para surdos, transformando-as em escolas bilíngues para surdos.
Segundo o documento Currículo da Cidade de Língua Portuguesa para Surdos de 2019, na proposição de organização de um currículo bilíngue é importante a articulação entre as propostas da Libras e da Língua Portuguesa.
A esse respeito, assinale a afirmativa correta.
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