Início Questões de Concursos Libras Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Libras Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 941Q1015816 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Sobre a identidade surda, analise as seguintes assertivas: I. Se constitui através das experiências com ouvintes em diferentes comunidades surdas. II. Para ser considerado portador de identidade surda, basta utilizar linguagem oralizada ousinalizada. III. É adquirida entre seus iguais, seja na convivência com sujeitos surdos, nas escolas ouassociações de surdos através das trocas linguísticas e culturais. IV. É influenciada por mudanças sociais da comunidade ouvinte e suas percepções sobre a surdez. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas III. ✂️ d) Apenas I e II. ✂️ e) Apenas I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 942Q1018890 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 138- 139), considerando os vários estudos apresentados, a ordem básica na ASL parece ser SVO. No entanto, a interação entre diferentes mecanismos gramaticais deriva outras ordenações possíveis nesta língua. Sobre a ordem das palavras na Libras é correto afirmar que: ✂️ a) A ordem SOV é derivada da ordem OSV. ✂️ b) As ordens: SVO, OSV, SOV e VOS são agramaticais. ✂️ c) COMPRAR JOÃO LIVRO – é considerada a ordem básica na Libras. ✂️ d) Ordem OSV – topicalização elevação do objeto devido à presença de verbos não-manuais. ✂️ e) Ordem (S)V(O) – o verbo “DAR”, pode apresentar a omissão do Sujeito (S) e do Objeto (O). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 943Q1018892 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019A modalidade de realização de uma língua, ou “a sua natureza linguística” (gestual-visual-espacial, oral-auditiva, etc.), não interfere na constituição do sistema próprio dessa língua bem como não interfere nas relações que são estabelecidas dentro dele. Sobre a iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais é correto afirmar que: ✂️ a) Para Frydrych (2012), a arbitrariedade subjaz à iconicidade: todo o sinal é arbitrário, mas nem todo sinal é icônico. ✂️ b) Por conta das suas qualidades representacionais icônicas, os sinais exibem o mesmo nível componencial e organizacional dos gestos articulados por ouvintes. ✂️ c) De acordo com Klima e Bellugi (1979) há nas línguas de sinais níveis de arbitrariedade, apesar de não determinar os verdadeiros detalhes da forma propriamente dita. ✂️ d) Se aplicarmos os mesmos pressupostos saussurianos à questão da iconicidade na Libras, os sinais tidos como "icônicos" são numerosos, sendo uma imitação gestual. ✂️ e) Nos estudos de Klima e Bellugi (1979) com ouvintes não-fluentes em ASL assistindo a vídeos com sinais em ASL, esses sujeitos conseguiram perceber de que se tratava os sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 944Q1014544 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Instrutor de Libras, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024O bilinguismo para crianças surdas envolve o uso de duas línguas: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. Com base nessa abordagem, quais das alternativas a seguir descrevem corretamente os benefícios do bilinguismo na educação de crianças surdas? ✂️ a) O bilinguismo exige que as crianças surdas dominem a Língua Portuguesa antes de aprender a Libras para que possam se integrar melhor à sociedade. ✂️ b) O bilinguismo facilita o desenvolvimento cognitivo e linguístico da criança surda, promovendo o uso da Libras para a comunicação cotidiana e da Língua Portuguesa para a leitura e escrita. ✂️ c) O bilinguismo limita a aquisição da Língua Portuguesa, uma vez que o foco principal é primeiro desenvolver a Libras como L1. ✂️ d) O bilinguismo é uma estratégia definida apenas para crianças surdas que demonstram habilidades avançadas em ambas as línguas. ✂️ e) O bilinguismo defende que a criança surda deve aprender a Libras e a Língua Portuguesa de forma concomitante como línguas maternas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 945Q1015825 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024Com base na visão socioantropológica em relação à surdez, que vem sendo construída no decorrer do tempo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A surdez é considerada uma patologia médica. ✂️ b) Uma pessoa surda não enfrenta dificuldades na comunicação oral-auditiva. ✂️ c) A identidade cultural e linguística da pessoa surda devem ser valorizadas. ✂️ d) Os surdos se desenvolvem apenas em contextos psicossociais. ✂️ e) A tradição médico-terapêutica exclui a experiência da surdez como base do desenvolvimento dos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 946Q1014036 | Libras, Educação dos Surdos, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021Em termos de Educação Bilíngue para surdos, é correto afirmar que: ✂️ a) A oralização pode substituir a língua de sinais. ✂️ b) Os gestos e as imagens são equivalentes à língua de sinais. ✂️ c) A língua portuguesa deve ser trabalhada na modalidade escrita. ✂️ d) A Libras é insuficiente para o surdo adquirir o português escrito. ✂️ e) Os surdos terão mais acesso se fizerem treinamento vocal nas aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 947Q1015828 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024Sobre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Foi fundado no Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857, com o apoio de D. Pedro II. ( ) Ernest Huet, professor em Paris, veio ao Brasil em 1855 com o objetivo de estabelecer uma escola para surdos. ( ) É reconhecido pelo MEC como um centro de referência nacional na área da surdez. ( ) O instituto oferece educação apenas para o Ensino Superior. ( ) Apoia a pesquisa de novas metodologias de ensino para pessoas surdas e oferece serviços na área de fonoaudiologia. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) F – F – V – F – V. ✂️ b) F – F – F – F – F. ✂️ c) V – F – V – V – F. ✂️ d) V – V – F – V – V. ✂️ e) V – V – V – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 948Q1017876 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), os parâmetros fonológicos desempenham um papel fundamental na diferenciação dos sinais. Um dos conceitos que evidenciam essa importância são os pares mínimos, que são sinais que se distinguem por apenas um dos parâmetros fonológicos. Analise as descrições abaixo, que apresentam glosas de pares mínimos em Libras. 1. “ESQUECER” e “PESSOA” os sinais diferem apenas pela configuração de mão.2. “AVISAR” e “ELÉTRICO” os sinais diferem apenas pelo movimento. 3. “APRENDER” e “SÁBADO” os sinais diferem apenas pela locação. Assinale a afirmativas correta. ✂️ a) O contraste entre os sinais que são representados pelas glosas em Libras, ocorre apenas nos parâmetros de configuração de mão e movimento. ✂️ b) Os sinais representados pelas glosas em Libras, demonstram que a mudança de qualquer parâmetro fonológico não altera o significado. ✂️ c) As glosas que representam os sinais, mostram que os parâmetros fonológicos não influenciam a estrutura da língua de sinais. ✂️ d) A diferença entre as glosas em Libras ocorre por mais de um parâmetro fonológico, tornando-os variações do mesmo sinal. ✂️ e) O contraste entre os sinais que são representados pelas glosas em Libras, ocorre devido à alteração de um único parâmetro fonológico, que pode ser configuração de mão, movimento ou locação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 949Q1013270 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020“Todas as crianças surdas podem adquirir a língua de sinais, desde que participem das interações cotidianas com a comunidade surda(...)” (Skliar, 2012, p.27). Refletindo acerca da afirmativa, o conceito de língua natural utilizado está presente de forma correta na alternativa: ✂️ a) Língua natural é qualquer linguagem desenvolvida naturalmente pelo ser humano, de forma não premeditada, como resultado da facilidade inata para a linguagem possuída pelo intelecto humano. ✂️ b) A língua natural é a normalmente utilizada para comunicação. As línguas naturais são diferentes das línguas construídas e das línguas formais. ✂️ c) A língua natural é aquela que não é artificial. É também chamada de língua oficial, a que é reconhecida estatuariamente por um Estado, sendo sua língua nacional. ✂️ d) A língua natural é aquela que pode ser apreendida de diversas maneiras, por exemplo, pelo método audiovisual, baseado em uma metodologia fônica. ✂️ e) Língua natural, entretanto, não se refere a uma certa espontaneidade biológica, deve ser entendida como uma língua que foi criada e é utilizada por uma comunidade especifica de usuários, que se transmite de geração em geração, e que muda tanto estrutural como funcionalmente com o passar do tempo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 950Q1014808 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Quadros e Karnopp (2004), na língua de sinais, a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. Essa modalidade de língua é denominada ✂️ a) gestual-visual. ✂️ b) expressiva-visual. ✂️ c) linguagem sinalizada. ✂️ d) comunicativa-expressiva. ✂️ e) língua natural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 951Q1008666 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Dia Estadual do Tradutor e Intérprete de Libras em Sergipe celebra a inclusão e acessibilidade para pessoas surdas. “O 26 de julho reconhece o trabalho desses profissionais que quebram barreiras da linguística tradicional e garantem a inclusão de pessoas surdas tanto na educação, quanto na sociedade.” Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado do Sergipe. Por Arthur Dias/Estagiário e Ascom/Seduc. Em, 26/07/2023 Analise se as afirmativas são (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) O profissional tradutor e intérprete de Libras tem como atividade traduzir e interpretar de uma língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentem. ( ) O profissional guia-intérprete de Libras domina, no mínimo uma das formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdocegas. ( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada exclusivamente na área da Educação e Serviço Social para pessoas surdas ou surdocegas. ( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada em qualquer área ou situação em que pessoas surdas ou surdocegas precisem estabelecer comunicação com não falantes de sua língua em quaisquer contextos possíveis. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) V – V – F – V. ✂️ b) V – V – V – V. ✂️ c) F – V – F – V. ✂️ d) F – V – V – F. ✂️ e) V – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 952Q1013287 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Na educação, o processo tradutório tem como prioridade manter a equivalência do conteúdo. Uma frase ou expressão da língua de partida normalmente pode ser traduzida de maneiras diversas, sem que haja uma forma melhor do que a outra. Qual competência corresponde à habilidade para interpretar o significado da língua-fonte para a língua-alvo sem distorções, adições ou omissões? ✂️ a) Competência de transferência. ✂️ b) Competência metodológica. ✂️ c) Competência na área. ✂️ d) Competência bicultural. ✂️ e) Competência técnica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 953Q1014315 | Libras, Educação dos Surdos, Atendimento Educacional Especializado, IFES, IFES, 2024De acordo com o conceito de Libras apresentado pela Lei nº 10.436/2002, qual das afirmativas a seguir está correta? ✂️ a) Libras é um sistema linguístico de natureza auditiva-oral, desenvolvido e utilizado pelas comunidades de pessoas surdas no Brasil. ✂️ b) Libras é um sistema linguístico com estrutura gramatical própria e universal, compreendido e utilizado por todas as comunidades surdas ao redor do mundo. ✂️ c) Libras é um sistema de códigos, desenvolvido pelas comunidades surdas no Brasil, utilizado formalmente em ambientes educacionais para facilitar o ensino de pessoas surdas. ✂️ d) Libras é um sistema linguístico e gramatical de comunicação baseado na escrita, que serve como substituto da Língua Portuguesa para pessoas surdas no Brasil. ✂️ e) Libras é um sistema linguístico com estrutura gramatical própria, baseado em gestos e sinais visuais-motores, desenvolvido e utilizado pelas comunidades surdas no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 954Q1013550 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 01, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2022Sobre o movimento interno das mãos na Libras, [ 5 + mov ] indica: ✂️ a) extensão gradual dos dedos começando pelo indicador. ✂️ b) extensão gradual dos dedos começando pelo dedo mínimo. ✂️ c) pinçamento (com o indicador e o polegar). ✂️ d) movimento de tamborilar com os dedos curvos. ✂️ e) fechamento simultâneo dos dedos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 955Q1013551 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 01, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2022Sobre o movimento interno das mãos na Libras [ 54 ~ G ] indica: ✂️ a) movimento de tamborilar com os dedos estendidos. ✂️ b) movimento de tamborilar com os dedos flexionados. ✂️ c) fechamento gradual de todos os dedos, exceto indicador. ✂️ d) fechamento gradual de todos os dedos. ✂️ e) fechamento gradual de todos os dedos, exceto polegar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 956Q1014577 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A atuação do intérprete de Libras em contextos educacionais exige conhecimento técnico, postura ética e estratégias comunicacionais eficientes. Considerando esses aspectos, pode-se afirmar: ✂️ a) O intérprete deve manter a neutralidade ao interpretar, garantindo que o conteúdo seja transmitido sem interferências pessoais ou subjetivas. ✂️ b) Tem liberdade para modificar o conteúdo da mensagem caso acredite que a informação será melhor compreendida pelo aluno surdo. ✂️ c) Deve substituir o professor quando necessário, assumindo a explicação dos conteúdos em Libras. ✂️ d) Pode adaptar o discurso do professor conforme sua experiência pessoal, garantindo maior fluidez na comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 957Q1015092 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFRN, COMPERVE UFRN, 2018No universo profissional da tradução e interpretação em Libras -Língua Portuguesa, reconhecem-se dois contextos de atuação diferentes entre si: o contexto de conferência e o contexto educacional. Uma das diferenças entre eles é o fato de o contexto de conferência ✂️ a) determinar traje de gala e o educacional aceitar traje social. ✂️ b) exigir do profissional formação em nível superior, e o educacional admitir formação a partir do Ensino Fundamental. ✂️ c) ser de registro linguístico formal e o educacional, informal. ✂️ d) impor maior distanciamento entre o tradutor/intérprete e o público alvo do que o educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 958Q1016116 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em um congresso internacional sobre acessibilidade, um palestrante estrangeiro se apresenta para um público composto por surdos brasileiros e ouvintes de diversos países. O intérprete de Libras precisa garantir a acessibilidade comunicacional para o público surdo brasileiro, considerando o idioma da palestra e a presença de ouvintes estrangeiros. Qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação? ✂️ a) Interpretação sussurrada, interpretando simultaneamente para um pequeno grupo de surdos próximos ao intérprete. ✂️ b) Interpretação simultânea, utilizando o equipamento de tradução simultânea para transmitir a interpretação em Libras para o público surdo. ✂️ c) Interpretação consecutiva, realizando a interpretação após cada trecho da fala do palestrante, com o auxílio de anotações. ✂️ d) Interpretação simultânea, utilizando um intérprete adicional para traduzir a palestra para a Língua Portuguesa oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 959Q1015605 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023De acordo com Strobel (1998 p. 14) a Libras conta com uma série de componentes não manuais, como a expressão facial ou o movimento corporal, que muitas vezes podem definir ou diferenciar significados entre sinais. As expressões não manuais podem ser utilizadas também como técnicas de interpretação em Libras. Quando utilizamos o direcionamento do olhar durante uma interpretação em Libras, podemos dizer que estamos utilizando (assinale a alternativa correta): ✂️ a) Deixes. ✂️ b) Processo anafórico. ✂️ c) Classificador. ✂️ d) Internalização facial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 960Q1015351 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023Em 2011, a Prefeitura de São Paulo assegurou, por uma portaria, a permanência de suas escolas municipais para surdos, transformando-as em escolas bilíngues para surdos. Segundo o documento Currículo da Cidade de Língua Portuguesa para Surdos de 2019, na proposição de organização de um currículo bilíngue é importante a articulação entre as propostas da Libras e da Língua Portuguesa. A esse respeito, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Libras e Língua Portuguesa caminham de forma harmônica, mas a Libras antecipa os conhecimentos essenciais para que os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento sejam também alcançados em Língua Portuguesa. ✂️ b) Nessa proposição curricular, a Língua Portuguesa para surdos está a serviço da Libras, com bases fundamentais de conhecimentos linguísticos. ✂️ c) Nesta proposição curricular, a Língua Brasileira de Sinais está a serviço da Língua Portuguesa para surdos, com bases fundamentais de conhecimentos linguísticos. ✂️ d) Para aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita para surdos, é necessário a apropriação de um conteúdo em uma segunda língua, no caso a Libras. ✂️ e) Libras e Língua Portuguesa caminham de forma harmônica, mas a Língua Portuguesa antecipa os conhecimentos essenciais para que os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento sejam também alcançados em Língua Brasileira de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
941Q1015816 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete Educacional, Prefeitura de Cidreira RS, FUNDATEC, 2024Sobre a identidade surda, analise as seguintes assertivas: I. Se constitui através das experiências com ouvintes em diferentes comunidades surdas. II. Para ser considerado portador de identidade surda, basta utilizar linguagem oralizada ousinalizada. III. É adquirida entre seus iguais, seja na convivência com sujeitos surdos, nas escolas ouassociações de surdos através das trocas linguísticas e culturais. IV. É influenciada por mudanças sociais da comunidade ouvinte e suas percepções sobre a surdez. Quais estão corretas? ✂️ a) Apenas I. ✂️ b) Apenas II. ✂️ c) Apenas III. ✂️ d) Apenas I e II. ✂️ e) Apenas I e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
942Q1018890 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019Segundo Quadros e Karnopp (2004, p. 138- 139), considerando os vários estudos apresentados, a ordem básica na ASL parece ser SVO. No entanto, a interação entre diferentes mecanismos gramaticais deriva outras ordenações possíveis nesta língua. Sobre a ordem das palavras na Libras é correto afirmar que: ✂️ a) A ordem SOV é derivada da ordem OSV. ✂️ b) As ordens: SVO, OSV, SOV e VOS são agramaticais. ✂️ c) COMPRAR JOÃO LIVRO – é considerada a ordem básica na Libras. ✂️ d) Ordem OSV – topicalização elevação do objeto devido à presença de verbos não-manuais. ✂️ e) Ordem (S)V(O) – o verbo “DAR”, pode apresentar a omissão do Sujeito (S) e do Objeto (O). Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
943Q1018892 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor Intérprete de Linguagens de Sinais, UFC, CCV UFC, 2019A modalidade de realização de uma língua, ou “a sua natureza linguística” (gestual-visual-espacial, oral-auditiva, etc.), não interfere na constituição do sistema próprio dessa língua bem como não interfere nas relações que são estabelecidas dentro dele. Sobre a iconicidade e arbitrariedade nas línguas de sinais é correto afirmar que: ✂️ a) Para Frydrych (2012), a arbitrariedade subjaz à iconicidade: todo o sinal é arbitrário, mas nem todo sinal é icônico. ✂️ b) Por conta das suas qualidades representacionais icônicas, os sinais exibem o mesmo nível componencial e organizacional dos gestos articulados por ouvintes. ✂️ c) De acordo com Klima e Bellugi (1979) há nas línguas de sinais níveis de arbitrariedade, apesar de não determinar os verdadeiros detalhes da forma propriamente dita. ✂️ d) Se aplicarmos os mesmos pressupostos saussurianos à questão da iconicidade na Libras, os sinais tidos como "icônicos" são numerosos, sendo uma imitação gestual. ✂️ e) Nos estudos de Klima e Bellugi (1979) com ouvintes não-fluentes em ASL assistindo a vídeos com sinais em ASL, esses sujeitos conseguiram perceber de que se tratava os sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
944Q1014544 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Instrutor de Libras, Prefeitura de Blumenau SC, FURB, 2024O bilinguismo para crianças surdas envolve o uso de duas línguas: Língua Brasileira de Sinais (Libras) e Língua Portuguesa. Com base nessa abordagem, quais das alternativas a seguir descrevem corretamente os benefícios do bilinguismo na educação de crianças surdas? ✂️ a) O bilinguismo exige que as crianças surdas dominem a Língua Portuguesa antes de aprender a Libras para que possam se integrar melhor à sociedade. ✂️ b) O bilinguismo facilita o desenvolvimento cognitivo e linguístico da criança surda, promovendo o uso da Libras para a comunicação cotidiana e da Língua Portuguesa para a leitura e escrita. ✂️ c) O bilinguismo limita a aquisição da Língua Portuguesa, uma vez que o foco principal é primeiro desenvolver a Libras como L1. ✂️ d) O bilinguismo é uma estratégia definida apenas para crianças surdas que demonstram habilidades avançadas em ambas as línguas. ✂️ e) O bilinguismo defende que a criança surda deve aprender a Libras e a Língua Portuguesa de forma concomitante como línguas maternas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
945Q1015825 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024Com base na visão socioantropológica em relação à surdez, que vem sendo construída no decorrer do tempo, assinale a alternativa correta. ✂️ a) A surdez é considerada uma patologia médica. ✂️ b) Uma pessoa surda não enfrenta dificuldades na comunicação oral-auditiva. ✂️ c) A identidade cultural e linguística da pessoa surda devem ser valorizadas. ✂️ d) Os surdos se desenvolvem apenas em contextos psicossociais. ✂️ e) A tradição médico-terapêutica exclui a experiência da surdez como base do desenvolvimento dos surdos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
946Q1014036 | Libras, Educação dos Surdos, Edital 007, Prefeitura de São José SC, FEPESE, 2021Em termos de Educação Bilíngue para surdos, é correto afirmar que: ✂️ a) A oralização pode substituir a língua de sinais. ✂️ b) Os gestos e as imagens são equivalentes à língua de sinais. ✂️ c) A língua portuguesa deve ser trabalhada na modalidade escrita. ✂️ d) A Libras é insuficiente para o surdo adquirir o português escrito. ✂️ e) Os surdos terão mais acesso se fizerem treinamento vocal nas aulas. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
947Q1015828 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Ensino Básico Técnico e Tecnológico Pedagógico, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024Sobre o Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Foi fundado no Rio de Janeiro, em 26 de setembro de 1857, com o apoio de D. Pedro II. ( ) Ernest Huet, professor em Paris, veio ao Brasil em 1855 com o objetivo de estabelecer uma escola para surdos. ( ) É reconhecido pelo MEC como um centro de referência nacional na área da surdez. ( ) O instituto oferece educação apenas para o Ensino Superior. ( ) Apoia a pesquisa de novas metodologias de ensino para pessoas surdas e oferece serviços na área de fonoaudiologia. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: ✂️ a) F – F – V – F – V. ✂️ b) F – F – F – F – F. ✂️ c) V – F – V – V – F. ✂️ d) V – V – F – V – V. ✂️ e) V – V – V – F – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
948Q1017876 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Na Língua Brasileira de Sinais (Libras), os parâmetros fonológicos desempenham um papel fundamental na diferenciação dos sinais. Um dos conceitos que evidenciam essa importância são os pares mínimos, que são sinais que se distinguem por apenas um dos parâmetros fonológicos. Analise as descrições abaixo, que apresentam glosas de pares mínimos em Libras. 1. “ESQUECER” e “PESSOA” os sinais diferem apenas pela configuração de mão.2. “AVISAR” e “ELÉTRICO” os sinais diferem apenas pelo movimento. 3. “APRENDER” e “SÁBADO” os sinais diferem apenas pela locação. Assinale a afirmativas correta. ✂️ a) O contraste entre os sinais que são representados pelas glosas em Libras, ocorre apenas nos parâmetros de configuração de mão e movimento. ✂️ b) Os sinais representados pelas glosas em Libras, demonstram que a mudança de qualquer parâmetro fonológico não altera o significado. ✂️ c) As glosas que representam os sinais, mostram que os parâmetros fonológicos não influenciam a estrutura da língua de sinais. ✂️ d) A diferença entre as glosas em Libras ocorre por mais de um parâmetro fonológico, tornando-os variações do mesmo sinal. ✂️ e) O contraste entre os sinais que são representados pelas glosas em Libras, ocorre devido à alteração de um único parâmetro fonológico, que pode ser configuração de mão, movimento ou locação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
949Q1013270 | Libras, Educação dos Surdos, Educação Especial Libras, Prefeitura de Vila Velha ES, IBADE, 2020“Todas as crianças surdas podem adquirir a língua de sinais, desde que participem das interações cotidianas com a comunidade surda(...)” (Skliar, 2012, p.27). Refletindo acerca da afirmativa, o conceito de língua natural utilizado está presente de forma correta na alternativa: ✂️ a) Língua natural é qualquer linguagem desenvolvida naturalmente pelo ser humano, de forma não premeditada, como resultado da facilidade inata para a linguagem possuída pelo intelecto humano. ✂️ b) A língua natural é a normalmente utilizada para comunicação. As línguas naturais são diferentes das línguas construídas e das línguas formais. ✂️ c) A língua natural é aquela que não é artificial. É também chamada de língua oficial, a que é reconhecida estatuariamente por um Estado, sendo sua língua nacional. ✂️ d) A língua natural é aquela que pode ser apreendida de diversas maneiras, por exemplo, pelo método audiovisual, baseado em uma metodologia fônica. ✂️ e) Língua natural, entretanto, não se refere a uma certa espontaneidade biológica, deve ser entendida como uma língua que foi criada e é utilizada por uma comunidade especifica de usuários, que se transmite de geração em geração, e que muda tanto estrutural como funcionalmente com o passar do tempo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
950Q1014808 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2020, SEDUCSP, VUNESP, 2025Segundo Quadros e Karnopp (2004), na língua de sinais, a informação linguística é recebida pelos olhos e produzida pelas mãos. Essa modalidade de língua é denominada ✂️ a) gestual-visual. ✂️ b) expressiva-visual. ✂️ c) linguagem sinalizada. ✂️ d) comunicativa-expressiva. ✂️ e) língua natural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
951Q1008666 | Libras, Tradutor e Intérprete de Libras, SEASICSE, FGV, 2025Dia Estadual do Tradutor e Intérprete de Libras em Sergipe celebra a inclusão e acessibilidade para pessoas surdas. “O 26 de julho reconhece o trabalho desses profissionais que quebram barreiras da linguística tradicional e garantem a inclusão de pessoas surdas tanto na educação, quanto na sociedade.” Secretaria de Estado da Educação. Governo do Estado do Sergipe. Por Arthur Dias/Estagiário e Ascom/Seduc. Em, 26/07/2023 Analise se as afirmativas são (V) verdadeiras ou (F) falsas. ( ) O profissional tradutor e intérprete de Libras tem como atividade traduzir e interpretar de uma língua de sinais para outra língua de sinais ou para língua oral, ou vice-versa, em quaisquer modalidades que se apresentem. ( ) O profissional guia-intérprete de Libras domina, no mínimo uma das formas de comunicação utilizadas pelas pessoas surdocegas. ( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada exclusivamente na área da Educação e Serviço Social para pessoas surdas ou surdocegas. ( ) A atividade profissional do tradutor, intérprete e guiaintérprete de Libras-Língua Portuguesa é realizada em qualquer área ou situação em que pessoas surdas ou surdocegas precisem estabelecer comunicação com não falantes de sua língua em quaisquer contextos possíveis. Assinale a alternativa correta. ✂️ a) V – V – F – V. ✂️ b) V – V – V – V. ✂️ c) F – V – F – V. ✂️ d) F – V – V – F. ✂️ e) V – F – V – V. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
952Q1013287 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFPE, COVEST COPSET, 2019Na educação, o processo tradutório tem como prioridade manter a equivalência do conteúdo. Uma frase ou expressão da língua de partida normalmente pode ser traduzida de maneiras diversas, sem que haja uma forma melhor do que a outra. Qual competência corresponde à habilidade para interpretar o significado da língua-fonte para a língua-alvo sem distorções, adições ou omissões? ✂️ a) Competência de transferência. ✂️ b) Competência metodológica. ✂️ c) Competência na área. ✂️ d) Competência bicultural. ✂️ e) Competência técnica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
953Q1014315 | Libras, Educação dos Surdos, Atendimento Educacional Especializado, IFES, IFES, 2024De acordo com o conceito de Libras apresentado pela Lei nº 10.436/2002, qual das afirmativas a seguir está correta? ✂️ a) Libras é um sistema linguístico de natureza auditiva-oral, desenvolvido e utilizado pelas comunidades de pessoas surdas no Brasil. ✂️ b) Libras é um sistema linguístico com estrutura gramatical própria e universal, compreendido e utilizado por todas as comunidades surdas ao redor do mundo. ✂️ c) Libras é um sistema de códigos, desenvolvido pelas comunidades surdas no Brasil, utilizado formalmente em ambientes educacionais para facilitar o ensino de pessoas surdas. ✂️ d) Libras é um sistema linguístico e gramatical de comunicação baseado na escrita, que serve como substituto da Língua Portuguesa para pessoas surdas no Brasil. ✂️ e) Libras é um sistema linguístico com estrutura gramatical própria, baseado em gestos e sinais visuais-motores, desenvolvido e utilizado pelas comunidades surdas no Brasil. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
954Q1013550 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 01, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2022Sobre o movimento interno das mãos na Libras, [ 5 + mov ] indica: ✂️ a) extensão gradual dos dedos começando pelo indicador. ✂️ b) extensão gradual dos dedos começando pelo dedo mínimo. ✂️ c) pinçamento (com o indicador e o polegar). ✂️ d) movimento de tamborilar com os dedos curvos. ✂️ e) fechamento simultâneo dos dedos. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
955Q1013551 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Edital n 01, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2022Sobre o movimento interno das mãos na Libras [ 54 ~ G ] indica: ✂️ a) movimento de tamborilar com os dedos estendidos. ✂️ b) movimento de tamborilar com os dedos flexionados. ✂️ c) fechamento gradual de todos os dedos, exceto indicador. ✂️ d) fechamento gradual de todos os dedos. ✂️ e) fechamento gradual de todos os dedos, exceto polegar. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
956Q1014577 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Professor Intérprete de Libras, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025A atuação do intérprete de Libras em contextos educacionais exige conhecimento técnico, postura ética e estratégias comunicacionais eficientes. Considerando esses aspectos, pode-se afirmar: ✂️ a) O intérprete deve manter a neutralidade ao interpretar, garantindo que o conteúdo seja transmitido sem interferências pessoais ou subjetivas. ✂️ b) Tem liberdade para modificar o conteúdo da mensagem caso acredite que a informação será melhor compreendida pelo aluno surdo. ✂️ c) Deve substituir o professor quando necessário, assumindo a explicação dos conteúdos em Libras. ✂️ d) Pode adaptar o discurso do professor conforme sua experiência pessoal, garantindo maior fluidez na comunicação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
957Q1015092 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFRN, COMPERVE UFRN, 2018No universo profissional da tradução e interpretação em Libras -Língua Portuguesa, reconhecem-se dois contextos de atuação diferentes entre si: o contexto de conferência e o contexto educacional. Uma das diferenças entre eles é o fato de o contexto de conferência ✂️ a) determinar traje de gala e o educacional aceitar traje social. ✂️ b) exigir do profissional formação em nível superior, e o educacional admitir formação a partir do Ensino Fundamental. ✂️ c) ser de registro linguístico formal e o educacional, informal. ✂️ d) impor maior distanciamento entre o tradutor/intérprete e o público alvo do que o educacional. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
958Q1016116 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Edital n 29, Prefeitura de Itajaí SC, UNIVALI, 2024Em um congresso internacional sobre acessibilidade, um palestrante estrangeiro se apresenta para um público composto por surdos brasileiros e ouvintes de diversos países. O intérprete de Libras precisa garantir a acessibilidade comunicacional para o público surdo brasileiro, considerando o idioma da palestra e a presença de ouvintes estrangeiros. Qual o modo de interpretação mais adequado para essa situação? ✂️ a) Interpretação sussurrada, interpretando simultaneamente para um pequeno grupo de surdos próximos ao intérprete. ✂️ b) Interpretação simultânea, utilizando o equipamento de tradução simultânea para transmitir a interpretação em Libras para o público surdo. ✂️ c) Interpretação consecutiva, realizando a interpretação após cada trecho da fala do palestrante, com o auxílio de anotações. ✂️ d) Interpretação simultânea, utilizando um intérprete adicional para traduzir a palestra para a Língua Portuguesa oral. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
959Q1015605 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023De acordo com Strobel (1998 p. 14) a Libras conta com uma série de componentes não manuais, como a expressão facial ou o movimento corporal, que muitas vezes podem definir ou diferenciar significados entre sinais. As expressões não manuais podem ser utilizadas também como técnicas de interpretação em Libras. Quando utilizamos o direcionamento do olhar durante uma interpretação em Libras, podemos dizer que estamos utilizando (assinale a alternativa correta): ✂️ a) Deixes. ✂️ b) Processo anafórico. ✂️ c) Classificador. ✂️ d) Internalização facial. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
960Q1015351 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, SME SP, FGV, 2023Em 2011, a Prefeitura de São Paulo assegurou, por uma portaria, a permanência de suas escolas municipais para surdos, transformando-as em escolas bilíngues para surdos. Segundo o documento Currículo da Cidade de Língua Portuguesa para Surdos de 2019, na proposição de organização de um currículo bilíngue é importante a articulação entre as propostas da Libras e da Língua Portuguesa. A esse respeito, assinale a afirmativa correta. ✂️ a) Libras e Língua Portuguesa caminham de forma harmônica, mas a Libras antecipa os conhecimentos essenciais para que os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento sejam também alcançados em Língua Portuguesa. ✂️ b) Nessa proposição curricular, a Língua Portuguesa para surdos está a serviço da Libras, com bases fundamentais de conhecimentos linguísticos. ✂️ c) Nesta proposição curricular, a Língua Brasileira de Sinais está a serviço da Língua Portuguesa para surdos, com bases fundamentais de conhecimentos linguísticos. ✂️ d) Para aquisição da Língua Portuguesa na modalidade escrita para surdos, é necessário a apropriação de um conteúdo em uma segunda língua, no caso a Libras. ✂️ e) Libras e Língua Portuguesa caminham de forma harmônica, mas a Língua Portuguesa antecipa os conhecimentos essenciais para que os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento sejam também alcançados em Língua Brasileira de Sinais. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro