Início

Questões de Concursos Libras

Resolva questões de Libras comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


981Q1013116 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

No livro Implante Coclear: normalização e resistência surda encontramos a seguinte afirmação:

(...) vejo os sujeitos surdos em sua constituição social, cultural e linguística. Isso significa que parto do entendimento de que o sujeito surdo não possui uma natureza dada que o determine como anormal, deficiente, etc. Qualquer representação surda é uma invenção cultural que pode ser determinada por distintos discursos, sejam eles de base clínica, psicológica, pedagógica, religiosa, linguística, entre outros. Posiciono-me dentro de um campo de saber que entende os sujeitos surdos como pertencentes a uma comunidade linguística e cultural distinta.

REZENDE, Patrícia Luiza Ferreira. Implante Coclear: normalização e resistência. Curitiba, PR: CRV, 2012.

Qual é a concepção de surdez expressa no texto acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

982Q1015425 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Rio Verde GO, UniRV GO, 2023

Texto associado.
Analise o texto a seguir, sobre o caso Inácio, para responder a questão.

Neste ano teve uma matrícula de um estudante surdo usuário de Libras, em uma escola que nunca atendeu este alunado; por isso a novidade causou certo constrangimento por não haver pessoas que soubessem Libras para se comunicar com ele. A presença do estudante surdo, educado e inteligente encanta, mas também causa preocupação. Com ajuda do Núcleo Regional da Educação, a escola recebeu um TILS, que se mostra superior aos professores, carregando junto de si uma “pilha” de livros lançados recentemente sobre surdez, fazendo questão de mostrar a todos por onde passa. Tem sempre uma opinião pronta sobre tudo, desmerecendo as demais. Costuma dizer que somente ele sabe como lidar com os surdos, não interagindo com os funcionários da secretaria, cantina, agentes educacionais, etc. Sua arrogância difere da alegria e simpatia do estudante surdo. Na primeira oportunidade em sala de aula, o TILS questiona o professor por não receber o conteúdo com antecedência, por sua aula não estar adaptada com recursos visuais e que o professor deve falar diretamente com o aluno surdo. Quando questionado pelo professor sobre como seria uma adaptação adequada, ele rispidamente manda o professor pesquisar e indica vários autores. A solução que ele encontra é pedir para fazer uma fala na semana pedagógica e lá enfaticamente explicar toda a história da educação de surdos.

Fonte: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/formacao_acao/2semestre2016/fa_tils_anexo1.pdf
Com relação à intencionalidade do texto do caso do TILS C, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) O intérprete não tinha uma boa relação com os colegas, de modo a não interagir com a comunidade interna. ( ) O fato de o intérprete levar vários livros para a escola demonstra que ele possui uma ótima capacitação e relações interpessoais. ( ) O egoísmo em pensar que somente o intérprete sabe lidar com os alunos surdos, pode-se dizer que ele tinha uma ignorância de conhecimentos perante os outros.
As afirmativas são, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

983Q1014916 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UFAL, COPEVEUFAL, 2019

A modalidade Bilíngue é uma proposta de ensino usada por escolas que se sugerem acessar aos sujeitos surdos duas línguas no contexto escolar. As pesquisas têm mostrado que essa proposta é a mais adequada para o ensino de crianças surdas, tendo em vista que considera a língua de sinais como primeira língua e a partir daí se passam para o ensino da segunda língua que é o português, PODENDO ser na modalidade escrita ou oral.
Neste modelo de educação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

984Q1015172 | Libras, Educação dos Surdos, Intérprete de Libras, Prefeitura de Concórdia SC, AMAUC, 2019

No texto referente a Educação Especial – Deficiência Auditiva/Surdez, a Sistematização Curricular do Município de Concórdia descreve: Explore gravuras e legendas escritas em Língua Portuguesa fazendo associação com Libras.

O texto em destaque refere-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

985Q1016203 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Professor Tradutor de Libras, Prefeitura de Pedro Velho RN, FACET Concursos, 2025

Leia o trecho a seguir:

"A Libras apresenta peculiaridades gramaticais que a distinguem das línguas orais, incluindo o uso do espaço tridimensional para organizar informações linguísticas. Elementos como a simultaneidade, o uso de classificadores e as expressões faciais são fundamentais para a construção de sentido. A variação linguística, por sua vez, reflete a diversidade sociocultural das comunidades surdas, evidenciada nos dialetos regionais e na influência da escolarização e da convivência com ouvintes."

Com base no texto e nas análises de Quadros e Perlin (Educação de Surdos), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

986Q1013135 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Cuiabá MT, SELECON, 2019

Os intérpretes de Libras participam ativamente do contexto cultural dos surdos ao promover a acessibilidade em diversos ambientes. Essa interação faz com que eles, juntamente com a família e outros ouvintes sejam participantes:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

987Q1014671 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Educação Especial Deficiência Auditiva, SEDUCSP, VUNESP, 2025

As expressões não manuais são os movimentos de face, dos olhos, da cabeça ou do tronco.

Segundo Quadros e Karnopp (Língua de Sinais Brasileira: estudos linguísticos, 2004) e Lacerda e Santos (Tenho um aluno surdo, e agora? Introdução à Libras e educação de surdos, 2014), elas se prestam a dois papéis nas línguas de sinais, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

988Q1015190 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilingue, Prefeitura de Fortaleza CE, IMPARH, 2021

Sobre o documento “Saberes e práticas da inclusão” (MEC, 2006), é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

989Q1014174 | Libras, Educação dos Surdos, Libras, Prefeitura de Pinheiro MA, FUNATEC, 2024

Sobre a Lei n.º 4.857 / 2002, que oficializou a LIBRAS no Brasil, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

991Q1014694 | Libras, Educação dos Surdos, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Formigueiro RS, MS CONCURSOS, 2024

Sobre o Bilinguismo, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

992Q1013673 | Libras, Educação dos Surdos, Pedagogia Bilíngue, Prefeitura de Fortaleza CE, Prefeitura de Fortaleza CE, 2022

Sobre a Educação Inclusiva para surdos no Brasil, é CORRETO afirmar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

993Q1013929 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, Prefeitura de Piracanjuba GO, Aroeira, 2023

Os parâmetros: configuração de mão, ponto de articulação, orientação da palma da mão, movimento, expressão corporal e ou facial representam elementos que constituem aspectos linguísticos da Libras. As descrições dos sinais com seus parâmetros estão adequadas em (assinale a alternativa correta):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

994Q1014441 | Libras, Educação dos Surdos, Professor Formador Libras, Prefeitura de Viçosa AL, COPEVEUFAL, 2024

As palavras de um léxico de uma língua de sinais são compostas por um número finito de unidades discretas, sem sentido e contrastantes. Morfemas e palavras são compostos por tais unidades, que podem ser recombinadas ou substituídas umas pelas outras para criar novas palavras. Esse tipo de estruturação torna possível acumular um vasto vocabulário e nenhuma outra espécie o possui. Para Stokoe (1960), os membros das categorias principais na configuração de mão, movimento e locação são vistos como equivalentes a um fonema, mas, como na língua falada, pesquisas posteriores mostraram que as características de cada categoria possuem uma organização interna. Uma forma de identificá-las se dá a partir do estabelecimento de pares mínimos. Considerando-se o texto de referência, assinale a alternativa que apresenta corretamente a ideia de “pares mínimos” no contexto das línguas de sinais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

995Q918705 | Libras, Legislação e Surdez, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

O documento que reconhece a Língua Brasileira de Sinais – Libras, como meio legal de comunicação e expressão e a entende como Sistema Linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria, constituindo um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos, oriundos de comunidades de pessoas surdas do Brasil, é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

996Q1018803 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, QM 2019, SEDUCSP, VUNESP, 2025

As línguas de sinais utilizam as expressões faciais e corporais para estabelecer tipos de frases, como as entonações na língua portuguesa.
Por isso para perceber se uma frase em Libras está na forma afirmativa, exclamativa, interrogativa, negativa ou imperativa, precisa-se estar atento às expressões facial e corporal que são feitas simultaneamente com certos sinais ou com toda a frase.
(Felipe, 2007)
Quando é uma frase afirmativa, observa-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

997Q1015224 | Libras, Interpretação e Tradução de Línguas de Sinais, Intérprete de Libras, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI, 2019

Dominar a língua de sinais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

998Q1014974 | Libras, Educação dos Surdos, Tradutor e Intérprete de Linguagem de Sinais, UNIRIO, CESGRANRIO, 2019

A escola deve preocupar-se não apenas com a identidade surda do aluno, mas, também, com outras identidades manifestadas pelos sujeitos. A identidade surda é apenas uma delas; existem as identidades voltadas ao gênero, à cor, à raça, etc.

Uma afirmação que corresponde a esse modo de conceber a identidade é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

999Q1015998 | Libras, Aspectos Linguísticos da Língua Brasileira de Sinais, Libras, SEDUCCE, UECECEV, 2018

Na língua de sinais podem-se listar pares mínimos em relação às configurações de mão, ou à locação, ou ao movimento em que apenas a mudança de um destes elementos, em contraste com os demais idênticos, vai identificar o seu valor distintivo na língua. Assinale a opção que apresenta exemplos de pares mínimos na Libras quanto à locação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.