Questões de Concursos Linguística

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1Q1009422 | Linguística, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system.


FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado
A área da linguística que estuda os afixos é a
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2Q1009184 | Linguística, Classe A, DPERO, FGV, 2025

Cada opção a seguir indica uma marca da língua falada com uma frase que serve de exemplo. Assinale a opção em que o exemplo não corresponde à marca indicada.
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3Q977440 | Linguística, Língua Portuguesa Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Roberto Gomes Camacho (“Sociolinguística” – Parte II, em: Mussalim e Bentes, 2005), a consequência do desenvolvimento na teoria linguística de um sentimento de aversão ao caos e à variação foi
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4Q979493 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Luiz Antônio Marcuschi (Produção textual, análise de gêneros e compreensão, 2008), “no século XIX, a linguística desenvolvia-se como linguística histórica, com grande empenho dos neogramáticos e dos comparatistas, que buscavam as leis gerais que subjaziam a todas as línguas. Eles legaram ao século XX um arsenal de conhecimentos e algumas posturas teóricas que seriam incorporadas por Saussure”.

Entre essas posições, está a percepção da língua como
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5Q979498 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao analisar o português brasileiro, Berlinck, Augusto e Scher (“Sintaxe”, em Mussalim e Bentes [orgs.], Introdução à linguística: domínios e fronteiras, 2005), observam que
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6Q1017668 | Linguística, Linguística e Outras Ciências Neurolinguística, Área de Atuação 8 Letras Linguística e Áreas de Língua Portuguesa, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue os itens que se seguem, relativos a abordagens linguísticas.

I A sociolinguística investiga a relação entre linguagem e sociedade, ao passo que o funcionalismo enfatiza a linguagem como ferramenta de interação social.

II O estruturalismo, influenciado pelas ideias de Saussure, enfoca a língua como um sistema de signos e regras.

III O gerativismo, liderado por Noam Chomsky, destaca a capacidade inata do ser humano para aprender a linguagem.

IV A linguística cognitiva analisa a linguagem em contextos discursivos.

V A linguística textual investiga a relação entre linguagem, cognição e experiência do mundo físico.

Assinale a opção correta.

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7Q1017669 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Área de Atuação 8 Letras Linguística e Áreas de Língua Portuguesa, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Sabendo que cada função da linguagem destaca um elemento específico da comunicação, cujo objetivo principal é direcionar o foco da comunicação para esse elemento, assinale a opção correta.
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8Q1046387 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

La teoría sobre la lengua y la naturaleza del conocimiento lingüístico que considera la lengua como un vehículo para el desarrollo de relaciones personales y la realización de transacciones de tipo social entre individuos es la
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9Q1046392 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Según Noam Chomsky (Scutti, apud Bruno, 2005), el concepto de competencia puede definirse como
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10Q985475 | Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Em relação às variações linguísticas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Variação diatópica.

(2) Variação diacrônica.

(3) Variação diafásica.

( ) Que mico!

( ) Celular (Brasil) | Telemóvel (Portugal)

( ) Pega-las-emos nesse instante ou mais tardiamente?

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11Q1046460 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

O conjunto dos princípios que caracterizaria a classe das gramáticas possíveis, e que preconizaria os modos pelos quais as gramáticas são organizadas, as regras de seus componentes e as relações que poderiam estabelecer entre si, foi denominado por Chomsky como
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12Q1046461 | Linguística, Divisões da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A________________é a ciência que estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas. A________________estuda os sons do ponto de vista funcional como elementos que integram um sistema linguístico determinado. A________________é o estudo da estrutura interna das palavras, ou seja, da combinação entre os elementos que formam as palavras.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
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13Q1009344 | Linguística, Habilitação Língua Portuguesa, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à questão.


O professor Tirésias decidiu trabalhar com seus estudantes da 2ª Série do Ensino Médio a questão do preconceito linguístico. Para introduzir a questão, selecionou o seguinte texto:


“As pessoas sem instrução falam tudo errado”: trata-se de outra afirmação preconceituosa bastante difundida. O preconceito linguístico se baseia na crença de que só existe uma única língua portuguesa digna deste nome e que seria a língua ensinada nas escolas, explicada nas gramáticas e catalogada nos dicionários. Qualquer manifestação linguística que escape desse triângulo escola-gramática-dicionário é considerada, sob a ótica do preconceito linguístico, “errada, feia, estropiada, rudimentar, deficiente”, e não é raro a gente ouvir que “isso não é português”.


BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico. São Paulo: Parábola Editorial, 2015. Adaptado.
Tendo em vista o texto selecionado para introduzir a discussão e o propósito de Tirésias de desconstrução do preconceito linguístico, cumpre então ao professor, em consonância com a atual Sociolinguística, esclarecer e desenvolver o conceito de
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14Q975555 | Linguística, Linguística e outras ciências – Neurolinguística, Libras, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A Respeito da aprendizagem de uma primeira língua (L1) e a segunda língua (L2), analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
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15Q1046512 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Quadros e Karnopp (2004), para comparar as línguas de sinais com as línguas orais, três aspectos podem ser investigados. São eles:
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16Q955390 | Linguística, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Canta, canta, minha gente

Deixa a tristeza pra lá

Canta forte, canta alto

Que a vida vai melhorar



A música tem efeitos múltiplos sobre o corpo. Esses efeitos envolvem o canto, a dança, o estado emocional, a memória, entre outros. No refrão da canção Canta, Canta, Minha Gente, de Martinho da Vila, as aliterações marcadas têm o efeito de

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17Q1004547 | Linguística, Língua Inglesa, Prefeitura de Cubatão SP, IBAM, 2024

A abordagem proposta por Rajagopalan em Por uma linguística crítica (2000) estabelece conexões entre linguagem, ideologia e poder. Sobre os fundamentos dessa perspectiva, assinale a alternativa que melhor reflete os conceitos centrais da obra.
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18Q1043735 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia o segmento expositivo a seguir.

No Curso de Linguística Geral, Saussure estabeleceu a possibilidade de uma língua ser estudada sob dois aspectos: I. Sincrônico – procura analisar o sistema de uma língua numa determinada época ou período; II. Diacrônico – estudo da língua através do tempo, analisando-se as diversas fases.

Assinale a opção que apresenta a classificação adequada do segmento, segundo sua estruturação.
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19Q1039394 | Linguística, Divisões da Linguística, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV, 2024

Todas as opções abaixo estão construídas de forma pouco elegante e se tornam incômodas à audição. A EXCEÇÃO está em:
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20Q1041994 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre o surgimento da linguagem humana, leia o texto a seguir.

Embora não exista uma resposta fechada para a pergunta de como surgiu a linguagem humana, há alguns experimentos e teorias que sugerem que o início do processo se deu entre os antepassados do Homo Sapiens há 1,5 milhão de anos. A hipótese mais considerada pelos especialistas é a antropológica, ou seja, o processo resultou da necessidade de o homem, além de se comunicar socialmente, garantir sua sobrevivência.

Sobre o texto, assinale a afirmativa correta.
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