Questões de Concursos Linguística

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21Q1041996 | Linguística, Divisões da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia a primeira estrofe de um poema de alusões linguísticas.

Quando um rio corta, corta-se de vez o discurso-rio de água que ele fazia; cortado, a água se quebra em pedaços, em poços de água, em água paralítica.
Em situação de poço, a água equivale a uma palavra em situação dicionária: isolada, estanque no poço dela mesma, e porque assim estanque, estancada; e mais: porque assim estancada, muda, e muda porque com nenhuma comunica, porque cortou-se a _____ desse rio, o fio de água que por ele discorria.


MELO NETO, João Cabral de. Antologia Poética. 7ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1989.

Consoante o significado da estrofe, o vocábulo que preenche corretamente o penúltimo verso, é
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22Q1041997 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Interpretar não é o mesmo que compreender um texto. Interpretar é decodificar os significados, enquanto compreender é construir esses significados.

Observe, por exemplo, a frase abaixo, de autoria da ex-atriz Tônia Carrero:

Ser uma mulher muito bonita nunca atrapalha, só ajuda. Beleza abre as portas, fortalece o caráter e nos torna mais condescendentes.

Assinale a opção que apresenta a pergunta sobre essa frase que se filia à compreensão de texto.
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23Q1048402 | Linguística, Divisões da Linguística, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Para que haja uma boa comunicação é necessário que os níveis linguísticos estejam bem desenvolvidos. Todos são importantes no processo do desenvolvimento da linguagem infantil.
O nível linguístico que se concentra em pelo menos dois aspectos: 1) Funções comunicativas: habilidades comunicativas e 2) Conversação: habilidades conversacionais, compromisso conversacional, fluência do discurso e adequação referencial, denomina-se
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24Q1042012 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que exemplifica um narrador do tipo onisciente.
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25Q1059950 | Linguística, Análise do Discurso, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV, 2024

Uma das funções da língua escrita é a função de preservação, ou seja, a de armazenar informações, como aparece referido no seguinte pensamento:
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26Q1001348 | Linguística, Divisões da Linguística, Fonoaudiologia, EBSERH, FGV, 2024

A linguagem é uma das funções do ser humano que apresenta uma evolução das mais complexas em sua aquisição e desenvolvimento.
Relacione as dimensões da linguagem listadas a seguir aos seus respectivos processos.

1. Forma da Linguagem.
2. Conteúdo da Linguagem.
3. Uso da Linguagem.

( ) Semântica.
( ) Pragmática.
( ) Fonologia, Morfologia e Sintaxe.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.
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27Q988089 | Linguística, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Leia o trecho abaixo:
"A subversão das normas linguísticas tradicionais é uma característica marcante nos gêneros contemporâneos. Nesse contexto, a linguagem assume um papel dinâmico, rompendo com padrões preestabelecidos e desafiando as convenções. A análise dos gêneros textuais deve considerar não apenas a estrutura linguística, mas também a função social que desempenham e as estratégias discursivas empregadas para atingir determinados objetivos."
Em relação à linguagem nos gêneros contemporâneos, o trecho destaca que ela:
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28Q988090 | Linguística, Psicopedagogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Leia o trecho a seguir:
"A pluralidade linguística presente no Brasil é evidenciada não apenas pela diversidade de sotaques, mas também pela riqueza de construções sintáticas e morfológicas. Nesse contexto, a língua portuguesa, como manifestação cultural, revela-se dinâmica e suscetível a constantes transformações. A análise linguística desses fenômenos linguísticos torna-se essencial para compreendermos a complexidade do idioma falado no país."
Sobre a língua portuguesa no contexto cultural, o trecho afirma que ela:
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29Q1051072 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Observe as duas primeiras estrofes de um poema de Carlos Drummond de Andrade:

A linguagem

na ponta da língua,

tão fácil de falar

e de entender.


A linguagem

na superfície estrelada de letras,

sabe lá o que ela quer dizer?



Nessas estrofes há referência a dois tipos de linguagem, que são, respectivamente,

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30Q1051073 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os filmes do cinema mudo mostravam comunicação entre pessoas em linguagem não-verbal.
Assinale a opção que não corresponde a esse tipo de linguagem.
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31Q1051075 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta a marca que pertence à língua falada e não à língua escrita.
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32Q1051076 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Um professor de Língua Portuguesa, em uma de suas aulas, declarou:

Vocês precisam aprender muito bem a nossa língua a fim de que possam utilizá-la da forma mais eficiente possível.

A concepção de linguagem presente nessa frase é a de linguagem como
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33Q1046726 | Linguística, Linguística e Outras Ciências Neurolinguística, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Assinale a alternativa que aponta a que área dos estudos da linguagem refere-se o seguinte conceito: "Trata da língua em suas relações com a sociedade porque estuda a língua como um fenômeno social":
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34Q841999 | Linguística, Linguística e outras ciências ? Neurolinguística, Prefeitura de Coronel Freitas SC Professor de Ensino Fundamental, FEPESE, 2020

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas do letramento:
1. Incentivo das práticas meritocráticas. 2. Imersa?o das crianc?as na cultura escrita. 3. Participac?a?o em experie?ncias variadas com a leitura e a escrita. 4. Conhecimento e interac?a?o com diferentes tipos e ge?neros de material escrito.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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35Q842011 | Linguística, Linguística e outras ciências ? Neurolinguística, Prefeitura de Coronel Freitas SC Professor de Ensino Fundamental, FEPESE, 2020

De acordo com os estudiosos da área da linguística, são consideradas facetas da alfabetização:
1. Conscie?ncia fonolo?gica e fone?mica. 2. Identificac?a?o das relac?o?es fonema-grafema. 3. Habilidades de codificac?a?o e decodificac?a?o da li?ngua escrita. 4. Capacidade de memorizar as famílias silábicas. 5. Conhecimento e reconhecimento dos processos de traduc?a?o da forma sonora da fala para a forma gra?fica da escrita.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
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36Q859457 | Linguística, Tipos de Gramática ? Normativa, Prefeitura de Cachoeira dos Índios PB Professor de Educação Básica II Português, EDUCA, 2020

Para estudiosos, o trabalho com a gramática na escola deve dar prioridade para a leitura, para a escrita, a narrativa oral, o debate e todas as formas de interpretação e, também precisa trabalhar as variedades linguísticas.
No que diz respeito aos diferentes conceitos de gramática, analise os itens a seguir.
I. Para a gramática ________________, as regras operaram como obrigações a serem seguidas a rigor e, por esse motivo, tudo aquilo que foge à norma de prestígio seria reprovado, taxado como um erro. Temos aí uma perspectiva de língua em que a modalidade culta deve servir de referência a todo custo, desconsiderando-se assim, as demais variedades. II. A gramática _______________, por sua vez, segundo o autor, formula regras mediante a observação da realidade da língua, sem atribuir valor a uma variedade linguística ou outra. Por levar em consideração o fator de variação na língua, são considerados erros apenas as construções que não integram nenhum dialeto, que sejam, portanto, agramaticais (inexistentes) na língua. III. Na gramática ______________, o conhecimento sistemático que o falante tem da língua expressa suas regras de uso, sem apresentar nenhuma preocupação de cunho valorativo. Portanto, nesse caso, erros aconteceriam somente quando o falante acionasse hipóteses que foram interiorizadas de maneira equivocada.
Assinale a opção CORRETA que completa as lacunas dos itens respectivamente.
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37Q845379 | Linguística, Interpretação de Textos, Prefeitura de Ponta de Pedras PA Professor de Língua Portuguesa, FADESP, 2020

O reconhecimento da diversidade linguística no ensino da língua portuguesa implica
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38Q840015 | Linguística, Divisões da Linguística, Prefeitura de Itatiba SP Professor de Educação Básica PEB II Língua Portuguesa, Avança SP, 2020

No tocante à Fonologia, julgue os itens a seguir e, ao final, assinale a alternativa correta:

I - Não existe distinção entre Fonética e Fonologia.
II - A Fonologia estuda os sons da língua, sua capacidade de combinação e sua capacidade de distinção.
III - A Fonologia ocupa-se da função dos sons dentro da língua.
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39Q842941 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Professor de Língua Portuguesa 6 ao 9 ano, AV MOREIRA, 2020

Pronominais

Dê-me um cigarro

Diz a gramática

Do professor e do aluno

E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco

Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias

Deixa disso camarada

Me dá um cigarro.

(ANDRADE, O. de. Obras completas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1972)

Para definir o que é ou não adequado para o uso da língua, a prescrição da linguagem e a gramática tradicional estabelecem normas que definem a estética ideal para a escrita, taxando como “erro” as demais convenções. Diante disso, a escola age como disseminadora do “falso uso da língua”, como evidenciado no poema, unificando a gramática.

Diante do texto poético apresentado, aponte como o professor de Língua Portuguesa pode trabalhar o ensino de gramática em sala de aula.

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40Q1049058 | Linguística, Linguística e Outras Ciências Neurolinguística, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsequente, relativo a promoção da saúde e intervenções educativas na saúde indígena e nas comunidades bem como seus marcos ideológicos e legais.
As línguas indígenas com maior número de falantes no Brasil são, em ordem decrescente, a língua geral amazônica, o guarani, o xavante e o yanomami.
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