Início

Questões de Concursos Linguística

Resolva questões de Linguística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q1009422 | Linguística, Habilitação Inglês, SEDUCMT, FGV, 2025

Texto associado.
Leia o texto a seguir para responder à próxima questão.

Speakers use a finite set of rules to produce and understand an infinite set of possible sentences. These rules comprise the grammar of a language, which is learned when you acquire the language and includes the sound system, the structure of words, how words may be combined into phrases and sentences, the ways in which sounds and meanings are related, and the words or lexicon. The sounds and meanings of these words are related in an arbitrary fashion. And so are the gestures used by deaf signers. Language, then, is a system that relates sounds (or hand and body gestures) with meanings; when you know a language you know this system.


FROMKIN, V., Rodman, R., Hyams, N. An Introduction to Language. 10th edition Wadsworth Cengage. Learning. 2013. Adaptado
A área da linguística que estuda os afixos é a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1046512 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Quadros e Karnopp (2004), para comparar as línguas de sinais com as línguas orais, três aspectos podem ser investigados. São eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1041994 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Sobre o surgimento da linguagem humana, leia o texto a seguir.

Embora não exista uma resposta fechada para a pergunta de como surgiu a linguagem humana, há alguns experimentos e teorias que sugerem que o início do processo se deu entre os antepassados do Homo Sapiens há 1,5 milhão de anos. A hipótese mais considerada pelos especialistas é a antropológica, ou seja, o processo resultou da necessidade de o homem, além de se comunicar socialmente, garantir sua sobrevivência.

Sobre o texto, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1046461 | Linguística, Divisões da Linguística, QM 2018, SEDUC SP, VUNESP, 2025

A________________é a ciência que estuda os sons como entidades físico-articulatórias isoladas. A________________estuda os sons do ponto de vista funcional como elementos que integram um sistema linguístico determinado. A________________é o estudo da estrutura interna das palavras, ou seja, da combinação entre os elementos que formam as palavras.
Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas do excerto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q955390 | Linguística, Professor Dança, SARAH, Rede Sarah, 2025

Canta, canta, minha gente

Deixa a tristeza pra lá

Canta forte, canta alto

Que a vida vai melhorar



A música tem efeitos múltiplos sobre o corpo. Esses efeitos envolvem o canto, a dança, o estado emocional, a memória, entre outros. No refrão da canção Canta, Canta, Minha Gente, de Martinho da Vila, as aliterações marcadas têm o efeito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q1046392 | Linguística, Fundamentos da Linguística, QM 2019, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Según Noam Chomsky (Scutti, apud Bruno, 2005), el concepto de competencia puede definirse como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q1051073 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Os filmes do cinema mudo mostravam comunicação entre pessoas em linguagem não-verbal.
Assinale a opção que não corresponde a esse tipo de linguagem.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1039394 | Linguística, Divisões da Linguística, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV, 2024

Todas as opções abaixo estão construídas de forma pouco elegante e se tornam incômodas à audição. A EXCEÇÃO está em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q979498 | Linguística, Língua Portuguesa Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Ao analisar o português brasileiro, Berlinck, Augusto e Scher (“Sintaxe”, em Mussalim e Bentes [orgs.], Introdução à linguística: domínios e fronteiras, 2005), observam que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1089628 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Texto associado.

TEXTO 1


A concepção de linguagem e de gramática que agora consideramos tem bases fortemente humanistas: todo homem, sejam quais forem suas condições, nasce dotado de uma faculdade da linguagem como parte de sua própria capacidade e dignidade humanas. Mesmo que restem muitos pontos obscuros quanto à natureza e à extensão dessa faculdade, isso significa que, sem distinção, todas as crianças desenvolvem uma gramática interna.


Fica excluída, assim, toda valoração de uma língua ou modalidade de língua em relação a outra e qualquer forma de discriminação preconceituosa da modalidade popular.


Não faz sentido contrapor uma linguagem erudita a uma linguagem vulgar, nem tentar substituir uma pela outra. Trata- -se de levar a criança a dominar uma outra linguagem, por razões culturais, sociais e políticas bastante justificáveis.


FRANCHI, C. Mas o que é mesmo gramática?.

São Paulo: Parábola, 2006 (adaptado).



TEXTO 2


Franchi (2006) apresenta a seguinte reflexão de uma professora acerca de uma redação contendo desvios normativos: “esse aluno escreve como fala. E isso a gente pode ver na grafia e nos erros de concordância. Eu não aceito essa onda de que não tem mais certo e errado. A redação fica horrível nessa linguagem vulgar. Há regras e normas para tudo e as crianças têm que aprender a escrever de acordo com o que foi estabelecido pelos bons escritores e pelos que conhecem a língua. O aluno tem direito de conhecer as belezas da sua própria língua.”

Considerando o conceito de gramática apresentado no texto 1, qual prática docente está alinhada a uma abordagem investigativa e científica do ensino de gramática?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q1017669 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Linguista, UNIVESP, CESPE CEBRASPE, 2025

Sabendo que cada função da linguagem destaca um elemento específico da comunicação, cujo objetivo principal é direcionar o foco da comunicação para esse elemento, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1041997 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Interpretar não é o mesmo que compreender um texto. Interpretar é decodificar os significados, enquanto compreender é construir esses significados.

Observe, por exemplo, a frase abaixo, de autoria da ex-atriz Tônia Carrero:

Ser uma mulher muito bonita nunca atrapalha, só ajuda. Beleza abre as portas, fortalece o caráter e nos torna mais condescendentes.

Assinale a opção que apresenta a pergunta sobre essa frase que se filia à compreensão de texto.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1046726 | Linguística, Linguística e Outras Ciências Neurolinguística, Professor de Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Óbidos PA, Fundação CETAP, 2023

Assinale a alternativa que aponta a que área dos estudos da linguagem refere-se o seguinte conceito: "Trata da língua em suas relações com a sociedade porque estuda a língua como um fenômeno social":
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1049058 | Linguística, Linguística e Outras Ciências Neurolinguística, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o item subsequente, relativo a promoção da saúde e intervenções educativas na saúde indígena e nas comunidades bem como seus marcos ideológicos e legais.
As línguas indígenas com maior número de falantes no Brasil são, em ordem decrescente, a língua geral amazônica, o guarani, o xavante e o yanomami.
  1. ✂️
  2. ✂️

35Q1042012 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que exemplifica um narrador do tipo onisciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1081851 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Professor Licenciado em Português, Prefeitura de Congo PB, FACET Concursos, 2025

Leia o fragmento: “A língua é um sistema, mas o sistema não vive sem os falantes; o sujeito não é apenas usuário, é também produtor de sentidos e de história.” (GERALDI, João Wanderley. O texto na sala de aula, 2015).

À luz das concepções de linguagem (estruturalista, sociolinguística e enunciativa), qual alternativa corresponde à perspectiva predominante nas diretrizes curriculares contemporâneas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1059950 | Linguística, Análise do Discurso, Técnico Judiciário Auxiliar, TJ SC, FGV, 2024

Uma das funções da língua escrita é a função de preservação, ou seja, a de armazenar informações, como aparece referido no seguinte pensamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1089540 | Linguística, Fundamentos da Linguística, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Texto associado.

Um professor de Língua Portuguesa do Ensino Médio elaborou um plano de aula cujo fragmento pode ser lido a seguir.

Plano de Aula



Tema: Explorando a ordem das palavras no português


Série: 2ª série do Ensino Médio


Componente Curricular: Língua Portuguesa


Conteúdo: Sujeito – Verbo – Objeto (SVO) no português brasileiro


Objetivo: Reconhecer a ordem preferencial dos constituintes Sujeito – Verbo – Objeto (SVO) no português brasileiro


Metodologia:


Exploração dos conhecimentos prévios dos estudantes sobre o assunto.


Leitura de exemplos: “carta eu uma escrevi.”; “comprou minha pão mãe o.”; “bola chutou a Pedro.”; e “aposta ela uma fez.”


Debate sobre a posição dos constituintes Sujeito – Verbo – Objeto (SVO) no português brasileiro com base nosexemplos citados.


Reflexão sobre a ordem das palavras a partir dos exemplos apresentados pelo professor.


Reconhecimento da ordem preferencial da estrutura oracional do português brasileiro, reorganizando os exemplos no quadro.



Durante a execução do plano, o professor explicou: “No português brasileiro, a ordem mais comum dos constituintes é Sujeito – Verbo – Objeto (SVO). Vocês se lembram desses termos estudados nas aulas anteriores? Geralmente, colocamos o sujeito primeiro, depois o verbo e, por fim, o objeto. Essa organização é tão comum que remete a estruturas linguísticas fundamentais internalizadas na cognição do falante do português brasileiro. Quando alteramos essa ordem, a frase pode parecer confusa ou estranha. Isso mostra que o conhecimento da estrutura SVO faz parte do modo como usamos o português brasileiro, sem precisar pensar nela conscientemente”.


Considerando esse fragmento do plano de aula, qual alternativa identifica a teoria linguística que fundamenta a proposta pedagógica desenvolvida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q1089546 | Linguística, Divisões da Linguística, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Em uma escola pública brasileira, uma professora de Língua Portuguesa do 9º ano passou a receber, ao longo do ano letivo, um número crescente de estudantes migrantes oriundos de um país em crise humanitária. Esses estudantes, falantes nativos de espanhol, chegaram com pouco conhecimento do português. Ao perceber as dificuldades enfrentadas por esses estudantes na comunicação e na participação em sala de aula, a professora buscou estratégias de acolhimento linguístico que permitissem tanto a integração dos migrantes quanto o engajamento dos estudantes brasileiros no processo.

Ao notar risos dos colegas brasileiros diante da pronúncia distinta dos migrantes falantes de espanhol — que diziam “Raque[l]”, a professora decidiu abordar a questão das diferenças fonético-fonológicas entre os estudantes e refletir com a turma sobre os impactos desses contrastes na interação entre os falantes de português e do espanhol no contato linguístico produzido na sala de aula. Nesse caso específico, e para elaborar sua proposta, a professora deve considerar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q1051075 | Linguística, Análise do Discurso, Língua Portuguesa, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que apresenta a marca que pertence à língua falada e não à língua escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.