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Questões de Concursos Literatura

Resolva questões de Literatura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q936172 | Literatura, Classificação dos Gêneros Literários, Edital 2020, ENEM, INEP, 2020

Montaigne deu o nome para um novo gênero literário; foi dos primeiros a instituir na literatura moderna um espaço privado, o espaço do “eu", do texto intimo. Ele cria um novo processo de escrita filosófica, no qual hesitações, autocríticas, correções entram no próprio texto.
COELHO. M.Montaigne.São Paulo Publicita. 2001 (adaptado).
O novo gênero de escrita aludido no texto é o(a)
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242Q680973 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Leia o trecho do romance Grande sertão: veredas, de João Guimarães Rosa, abaixo.
Essas coisas todas se passaram tempos depois. Talhei de avanço, em minha história. O senhor tolere minhas más devassas no contar. É ignorância. Eu não converso com ninguém de fora, quase. Não sei contar direito. Aprendi um pouco foi com o compadre meu Quelemém; mas ele quer saber tudo diverso: quer não é o caso inteirado em si, mas a sobre-coisa, a outra-coisa. Agora, neste dia nosso, com o senhor mesmo – me escutando com devoção assim – é que aos poucos vou indo aprendendo a contar corrigido. E para o dito volto. Como eu estava, com o senhor, no meio dos hermógenes.
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre o trecho.
( ) Riobaldo, narrador da história, tem consciência de que sua narrativa obedece ao fluxo da memória e não à cronologia dos fatos. ( ) A ignorância de Riobaldo é expressa pelos erros gramaticais e pela inabilidade em contar sua história, que carece de ordenação. ( ) “A sobre-coisa, a outra-coisa”, que o compadre Quelemém quer, é a interpretação da própria vivência e não o simples relato dos acontecimentos. ( ) O ouvinte exerce um papel importante, pois obriga Riobaldo a organizar a narrativa e a dar significado ao narrado.
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243Q950337 | Literatura, Romantismo, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

É invariável quanto a gênero e a número o termo sublinhado em:
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244Q949317 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa Inglês e Matemática, UFT, COPESE UFT, 2018

Leia o fragmento do poema Cantoria, de Cora Coralina, para responder a QUESTÃO.
Cantoria Meti o peito em Goiás e canto como ninguém. Canto as pedras, canto as águas, as lavadeiras, também.
Cantei um velho quintal com murada de pedra. Cantei um portão alto com escada caída.
Cantei a casinha velha de velha pobrezinha. Cantei colcha furada estendida no lajedo; muito sentida, pedi remendos pra ela. (...)
Fonte: CORALINA, Cora. Meu livro de Cordel. São Paulo: Global, 2013, p. 9.
A partir da leitura do excerto de Cantoria, é INCORRETO afirmar que
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245Q903546 | Literatura, Teoria Literária, Língua Portuguesa, SEEDPR, Consulplan, 2024

Leia a seguir a estrofe do poema de Manuel Bandeira – “Os sinos”:

Sino de Belém, como soa bem!

Sino de Belém bate bem-bem-bem.

Sino da paixão… Por meu pai?… –Não!

Não!

Sino da paixão bate bão-bão-bão.

As figuras de linguagem fonéticas também são reconhecidas como recursos estilísticos utilizados especialmente na literatura. Acerca da estrofe apresentada, pode-se afirmar que:

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246Q944642 | Literatura, Modernismo, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2022

(URCA/2022.2) Assinale a obra do Século XIX cujo enredo é dominado por uma sátira aos riscos da incompreensão dos métodos da ciência:
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247Q947204 | Literatura, Inglês, UNIOESTE, UNIOESTE, 2019

No que tange o romance Fogo morto, de José Lins do Rego, é CORRETO afirmar que:
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248Q950338 | Literatura, Classificação dos Gêneros Literários, Segundo Semestre, UNESP, VUNESP, 2018

Esse movimento descobriu algo que ainda não havia sido conhecido ou enfatizado antes: a “poesia pura”, a poesia que surge do espírito irracional, não conceitual da linguagem, oposto a toda interpretação lógica. Assim, a poesia nada mais é do que a expressão daquelas relações e correspondências, que a linguagem, abandonada a si mesma, cria entre o concreto e o abstrato, o material e o ideal, e entre as diferentes esferas dos sentidos.

Sendo a vida misteriosa e inexplicável, como pensavam os adeptos desse movimento, era natural que fosse representada de maneira imprecisa, vaga, nebulosa, ilógica e ininteligível.

(Afrânio Coutinho. Introdução à literatura no Brasil, 1976. Adaptado.)

O comentário do crítico Afrânio Coutinho refere-se ao movimento literário denominado

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249Q946943 | Literatura, Escolas Literárias, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Texto associado.
ASSISTE AO ENTERRO DE UM TRABALHADOR DE EITO E OUVE O QUE DIZEM DO MORTO OS AMIGOS QUE O LEVARAM AO CEMITÉRIO

— Essa cova em que estás,
com palmos medida,
é a conta menor que tiraste em vida.
— É de bom tamanho,
nem largo nem fundo,
é a parte que te cabe deste latifúndio.
— Não é cova grande,
é cova medida,
é a terra que querias ver dividida.
— É uma cova grande
para teu pouco defunto,
mas estarás mais ancho
que estavas no mundo.
— É uma cova grande
para teu defunto parco,
porém mais que no mundo
te sentirás largo.
— É uma cova grande
para tua carne pouca,
mas a terra dada
não se abre a boca.

MELO NETO, João Cabral de. Serial e antes. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997. p.159-160.
A partir do trecho acima, de Morte e vida Severina, e de seu conhecimento sobre a obra, assinale a alternativa correta.
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250Q936803 | Literatura, Gênero Lírico, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Firmo, o vaqueiro
No dia seguinte á hora em que saía o gado, estava eu debruçado á varanda quando vi o cafuzo que preparava o animal viajeiro:
— Raimundinho, como vai ele?...
Do longe apontou a palhoça.
— Sim.
O braço caiu-lhe, olhou-me algum tempo comovido;depois, saltando para o animal, levou o polegar à bocafazendo estalar a unha nos dentes: "As quatro horasda manhã... Atirei um verso e disse, para bulir com ele:Pega, velho! Não respondeu. Tio Firmo, mesmo velho edoente, não era homem para deixar um verso no chão...Fui ver, coitadol... estava morto”. E deu de esporas paraque eu não lhe visse as lágrimas.
NETTO, C. In: MARCHEZAN.L.G (Og). O conto regionalista. São Paulo: Marina Fontes, 2009.


A passagem registra um momento em que aexpressividade lírica é reforçada pela
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251Q898470 | Literatura, Escolas Literárias, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Leia o fragmento a seguir.
“Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado. Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.”
ALENCAR, José de. Iracema. 24. ed. São Paulo: Ática, 1991.

A obra Iracema, escrita por José de Alencar, é um dos marcos do romantismo brasileiro e se insere no contexto do Nacionalismo que predominava na época. A relação da obra com o contexto histórico-social do Brasil no século XIX é clara ao retratar a luta pela construção de uma identidade nacional, utilizando-se do indígena como símbolo de pureza e origem da nação. Considerando o contexto histórico e as características do Romantismo, assinale a alternativa CORRETA.
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252Q897193 | Literatura, Escolas Literárias, Português, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

O crítico literário Antonio Candido, na obra “Formação da Literatura Brasileira” (2000), explica que o nacionalismo, no Brasil, consolidou-se como um conceito de grande relevância na literatura por manifestar a busca pela identidade nacional e por ter ocorrido paralelamente ao surgimento do Romantismo literário e, acima de tudo, ao processo de independência do Brasil. Nesse sentido, o trabalho dos autores românticos resultou
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253Q907611 | Literatura, Gêneros Literários, Letras Português, IFSE, IV UFG, 2024

Tornou-se comum, no ensino de literatura no Brasil, a discussão sobre gêneros textuais mediante a concepção de gêneros do discurso, do filósofo russo Mikhail Bakhtin. Nessa concepção, os gêneros literários são
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254Q950893 | Literatura, Modernismo, Segundo Semestre, IFRR, INEP, 2018

Nos versos “Fica decretado que os homens/estão livres do jugo da mentira”, o sentido figurado da palavra destacada “jugo” só não está correto em:
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255Q943891 | Literatura, Gênero Épico ou Narrativo, Caderno Preto, PUC RS, PUC RS, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre o gênero conto na literatura sul-rio-grandense:

I. Nos contos de O carnaval dos animais, de Moacyr Scliar, o cotidiano é frequentemente atravessado por acontecimentos e personagens insólitos.
II. O experimentalismo linguístico, o tom intimista e as referências à cultura pop são características das narrativas de Caio Fernando Abreu em O cego e a dançarina.
III. O universo fronteiriço, os dramas da infância e da adolescência e a inadaptação ao mundo urbano são os temas predominantes de Dançar tango em Porto Alegre, de Sergio Faraco.

Estão corretas as afirmativas
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256Q914969 | Literatura, Gêneros Literários, Auxiliar de Lavanderia, Prefeitura de Lagoa de Itaenga PE, Instituto Darwin, 2023

“Vou-me Embora pra Pasárgada Vou-me embora pra Pasárgada Lá sou amigo do rei Lá tenho a mulher que eu quero Na cama que escolherei...”

Este é um poema de:
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257Q907590 | Literatura, Letras Português Inglês, IFSE, IV UFG, 2024

Levando em consideração as abordagens contemporâneas e as teorias pedagógicas mais recentes, qual método de ensino de línguas e literaturas de língua inglesa é mais eficaz na promoção da proficiência linguística e na compreensão literária dos alunos?
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258Q895861 | Literatura, Escolas Literárias, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Agrolândia SC, Instituto Fênix, 2024

O Barroco foi um movimento literário que se destacou no Brasil colonial. Qual das alternativas descreve corretamente uma característica típica do Barroco?
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259Q945619 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular 1 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Considere as seguintes afirmações sobre Maria Firmina dos Reis e seu romance Úrsula.

I - O romance Úrsula foi publicado no Maranhão, em 1859, sob o pseudônimo de “Uma Maranhense”, e quase não se tem notícia de sua circulação à época da publicação. Recuperado na segunda metade do século XX, só então o livro passa a ser reeditado e minimamente debatido no meio literário.

II - Nas primeiras páginas do romance, uma voz que pode ser lida como a da autora apresenta, a modo de prólogo, seu livro ao leitor, consciente das limitações que seriam impostas a ele por ter sido escrito por uma mulher brasileira de educação acanhada.

III- A circulação limitada de Úrsula dá mostras de que, associados ao valor estético, fatores como classe social, gênero e raça do escritor também participam da definição do cânone literário.

Quais estão corretas?

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260Q948056 | Literatura, Modernismo, Prova 1, EINSTEIN, VUNESP, 2018

Ao se transpor para o discurso indireto o trecho “– A lei não exige isso – replicou ele” (3o parágrafo), o verbo sublinhado assume a forma:
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