Início

Questões de Concursos Literatura

Resolva questões de Literatura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q937785 | Literatura, Escolas Literárias, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Vida obscura

Ninguém sentiu o teu espasmo obscuro,
ó ser humilde entre os humildes seres,
embriagado, tonto de prazeres,
o mundo para ti foi negro e duro.

Atravessaste no silêncio escuro
a vida presa a trágicos deveres
e chegaste ao saber de altos saberes
tornando-te mais simples e mais puro.

Ninguém te viu o sentimento inquieto,
magoado, oculto e aterrador, secreto,
que o coração te apunhalou no mundo,

Mas eu que sempre te segui os passos
sei que cruz infernal prendeu-te os braços
e o teu suspiro como foi profundo!

SOUSA, C. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1961.

Com uma obra densa e expressiva no Simbolismo brasileiro, Cruz e Sousa transpôs para seu lirismo uma sensibilidade em conflito com a realidade vivenciada. No soneto, essa percepção traduz-se em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

482Q951451 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular, UNIFESP, VUNESP, 2018

A forma verbal destacada deve sua flexão ao termo sublinhado em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q947630 | Literatura, Escolas Literárias, Prova de Medicina 2018, CESMAC, CEPROS, 2018

Texto associado.

Soneto de fidelidade.

De tudo, ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.


Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento.


E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama


Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes.Poesia completa e prosa. Rio de janeiro: Nova Aguilar, 1998, p. 289.


As tendências defendidas por cada período literário estão coerentemente sintetizadas na seguinte alternativa:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

484Q948419 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO, 2018

Sobre Sagarana, de João Guimarães Rosa, é correto afirmar que a grande novidade do narrador reside no modo de ele:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

485Q950242 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular, UNIVESP, VUNESP, 2018

Texto associado.
Leia o trecho de Dom Casmurro, de Machado de Assis, para responder a questão.

Ezequiel, quando começou o capítulo anterior, não era ainda gerado; quando acabou era cristão e católico. Este outro é destinado a fazer chegar o meu Ezequiel aos cinco anos, um rapagão bonito, com os seus olhos claros, já inquietos, como se quisessem namorar todas as moças da vizinhança, ou quase todas.
Agora, se considerares que ele foi único, que nenhum outro veio, certo nem incerto, morto nem vivo, um só e único, imaginarás os cuidados que nos deu, os sonos que nos tirou, e que sustos nos meteram as crises dos dentes e outras, a menor febrícula, toda a existência comum das crianças. A tudo acudíamos, segundo cumpria e urgia, cousa que não era necessário dizer, mas há leitores tão obtusos, que nada entendem, se lhes não relata tudo e o resto. Vamos ao resto. (Dom Casmurro. São Paulo, Globo, 1997)
Uma característica do estilo de Machado de Assis que pode ser observada nesse trecho diz respeito ao modo como o narrador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q943870 | Literatura, Modernismo, Primeiro Dia, PUC RS, PUC RS, 2018

Considerando as particularidades de cada um dos heterônimos de Fernando Pessoa, é possível afirmar que os versos
“Há metafísica bastante em não pensar em nada.
O que penso eu do mundo? Sei lá o que penso do mundo! Se eu adoecesse pensaria nisso.”
pertencem a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

487Q680966 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Leia o seguinte trecho de O cortiço.


A criadagem da família do Miranda compunha-se de Isaura, mulata ainda moça, moleirona e tola, que gastava todo o vintenzinho que pilhava em comprar capilé na venda de João Romão; uma negrinha virgem, chamada Leonor, muito ligeira e viva, lisa e seca como um moleque, conhecendo de orelha, sem lhe faltar um termo, a vasta tecnologia da obscenidade, e dizendo, sempre que os caixeiros ou os fregueses da taverna, só para mexer com ela, lhe davam atracações: “Óia, que eu me queixo ao juiz de orfe!”; e finalmente o tal Valentim, filho de uma escrava que foi de Dona Estela e a quem esta havia alforriado.


Sobre o texto acima, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.


( ) O fragmento reflete o tom geral do romance, no qual o narrador em terceira pessoa distancia-se das personagens populares – especialmente as negras –, pois está atrelado às reduções do cientificismo naturalista que antepõe raça superior a raça inferior.

( ) A linguagem do narrador é diferente da linguagem da personagem: a fala de Leonor não segue o registro linguístico adotado pelo narrador.

( ) As personagens femininas descritas no trecho – e no romance de maneira geral – são estereotipadas, respondem ao imaginário da mulata sensual e ociosa, especialmente Bertoleza e Rita Baiana.

( ) O narrador em terceira pessoa simpatiza com as personagens populares; tal simpatia está presente em todo o romance, nas inúmeras vezes em que a narração em terceira pessoa cede espaço para o diálogo entre escravos.

A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

488Q948487 | Literatura, Escolas Literárias, Medicina, FAG, FAG, 2018

Texto associado.

Texto 1


“Eu, Marília, não sou algum vaqueiro,

Que vive de guardar alheio gado;

De tosco trato, de expressões grosseiro,

Dos frios gelado e dos sóis queimado.

Tenho próprio casal e nele assisto

Dá-me vinho, legume, fruta, azeite;

Das brancas ovelhinhas tiro o leite,

E mais as finas lãs, de que me visto.

Graças, Marília bela,

Graças à minha Estrela!”

(Tomás Antonio Gonzaga)

São características do estudo feito pela Universidade de Washington, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

489Q680968 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Considerando os estudos sobre o romance Dom Casmurro, assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações.
( ) No final do século XIX e início do XX, a interpretação do romance tende à aderência ao ponto de vista do narrador. Assim, em geral, os leitores aceitam os fatos narrados por Bentinho sem muita desconfiança da sua narração comprometida. ( ) Em torno de 1960, talvez por influência de leituras feministas, críticos problematizam a visão unilateral de Bentinho e passam a ponderar que o ponto de vista de Capitu não vinha sendo considerado e que a sua traição deveria ser ao menos discutida. ( ) Perto de 1980, são comuns as leituras que desviam o foco do debate sentimental para o social, e a diferença de classe entre o filho do deputado (Bentinho) e a filha do vizinho pobre (Capitu) passa a figurar como um dos tópicos do romance. ( ) Atualmente, e por obra das muitas adaptações do romance para o cinema e para a televisão, que revelaram conteúdos da narrativa antes ocultos, é consenso que a traição de Capitu é o centro do enredo e que esta pode ser comprovada pelas pistas deixadas no texto por Machado de Assis.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

490Q1073479 | Literatura, Gêneros Literários, Auxiliar de Desenvolvimento Infantil, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Ziraldo é um dos principais autores da literatura infantil brasileira, sendo reconhecido por obras que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q939854 | Literatura, Escolas Literárias, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

A dinâmica das artes nacionais no século XX passa diretamente pela importância do movimento modernista de 1922. Diversos movimentos artísticos subsequentes, como a Tropicália – na canção popular – ou o Cinema Novo – no cinema – tiveram relações diretas com as propostas estéticas de autores como Oswald de Andrade e Mário de Andrade. Um dos principais expoentes do Cinema Novo, o cineasta Cacá Diegues, não foge a essa relação.
A característica do Modernismo que não está presente no longa-metragem Xica da Silva (1976) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

492Q906319 | Literatura, Escolas Literárias, História, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Leia os versos a seguir, escritos por Calderón de la Barca, poeta e dramaturgo do período barroco espanhol.

Talvez nossos olhos Se enganem, e representem Objetos tão diferentes Do que olham, que deixam A alma iludida. Que maior Razão, verdade, ou prova Do que o céu azul que vemos? Haverá alguém que não acredite Comumente que é safira Que ostenta belos raios? Pois nem é céu nem é azul.

Adaptado de: MARAVALL, José Antonio. La cultura del barroco. Análisis de una estructura histórica, Barcelona: Editorial Ariel, 1975, p. 355.

Com base na leitura dos versos, assinale a afirmativa que descreve corretamente a relação entre a cultura barroca e a experiência.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

493Q936797 | Literatura, Escolas Literárias, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Era o êxodo da seca de 1898. Uma ressureição docemitérios antigos — esqueletos redivivos, com o aspectoterroso e o fedor das covas podres.
Os fantasmas estropiados como que iam dançandode tão trópegos e trêmulos, num passo arrastado déquem leva as pernas, em vez de ser levado por elas.
Andavam devagar, olhando para trás, como quemquer voltar. Não tinham pressa em chegar, porque nãosabiam aonde iam. Expulsos de seu paraíso por espadasde fogo, iam, ao acaso, em descaminhos, no arrastão dosmaus fados.
Fugiam do sol e o sol guiava-os nesse forçadonomadismo.
Adelgaçados na magreira cômica, cresciam, como seo vento os levantasse. E os braços afinados desciam-lhesaos joelhos, de mãos abanando.
Vinham escoteiros. Menos os hidrópicos — de asciteconsecutiva à alimentação tóxica — com os fardos dasbarrigas alarmantes.
Não tinham sexo, nem idade, nem condição nenhuma.Eram os retirantes. Nada mais.
ALMEIDA, J. A.. A bagacelra, Rio do Janeiro: J, Olýmpio, 1978.

Os recursos composicionais que inserem a obra nochamado “Romance de 30” da literatura brasileira manifestam-se aqui no(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

494Q1079658 | Literatura, Romantismo, Oficial do Quadro Auxiliar, PM SP, VUNESP

Texto associado.

Leia o poema de Álvares de Azevedo para responder à questão.

O pastor moribundo

Cantiga de viola

A existência dolorida

Cansa em meu peito: eu bem sei

Que morrerei!

Contudo da minha vida

Podia alentar-se a flor

No teu amor!


Do coração nos refolhos

Solta um ai! num teu suspiro

Eu respiro!

Mas fita ao menos teus olhos

Sobre os meus: eu quero-os ver

Para morrer!


Guarda contigo a viola

Onde teus olhos cantei...

E suspirei!

Só a ideia me consola

Que morro como vivi...

Morro por ti!


Se um dia tu’alma pura

Tiver saudades de mim,

Meu serafim!

Talvez notas de ternura —

Inspirem o doido amor

Do trovador!

(Álvares de Azevedo, Lira dos vinte anos.)

Um traço comum à estética romântica, presente tanto no texto citado de José de Alencar quanto no poema de Álvarez de Azevedo, é o
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q888740 | Literatura, Escolas Literárias, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Potim SP, MS CONCURSOS, 2024

São representantes do Simbolismo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

496Q685996 | Literatura, Escolas Literárias, Processo Seletivo Tradicional 20191 AGRESTE, CESMAC, CEPROS, 2018

Analisando os recursos da coesão textual no primeiro parágrafo do Texto 2, vemos que ocorreram conectivos que, respectivamente, expressam relações semânticas de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q680420 | Literatura, Escolas Literárias, Edital n 01 2020, FIMCA, CONSULPLAN, 2019

Poema tirado de uma notícia de jornal
João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número. Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro Bebeu Cantou Dançou Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado.
(BANDEIRA, M. Estrela da vida inteira: poesias reunidas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1980.)
Pode-se afirmar acerca do poema modernista de Manuel Bandeira que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

498Q948714 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular, CÁSPER LÍBERO, CÁSPER LÍBERO, 2017

Sobre Claro Enigma, de Carlos Drummond de Andrade, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

499Q680971 | Literatura, Escolas Literárias, Física Espanhol e Literatura, UFRGS, UFRGS

Leia o poema abaixo, presente em Mensagem, de Fernando Pessoa.


Noite

A nau de um deles tinha-se perdido

No mar indefinido.

O segundo pediu licença ao Rei

De, na fé e na lei

Da descoberta, ir em procura

Do irmão no mar sem fim e a névoa escura.


Tempo foi. Nem primeiro nem segundo

Volveu do fim profundo

Do mar ignoto à pátria por quem dera

O enigma que fizera.

Então o terceiro a El-Rei rogou

Licença de os buscar, e El-Rei negou.


Como a um cativo, o ouvem a passar

Os servos do solar.

E, quando o veem, veem a figura

Da febre e da amargura,

Com fixos olhos rasos de ânsia

Fitando a proibida azul distância.


Senhor, os dois irmãos do nosso Nome

— O Poder e o Renome —

Ambos se foram pelo mar da idade

À tua eternidade;

E com eles de nós se foi

O que faz a alma poder ser de herói.


Queremos ir buscá-los, desta vil

Nossa prisão servil:

É a busca de quem somos, na distância

De nós; e, em febre de ânsia,

A Deus as mãos alçamos.


Mas Deus não dá licença que partamos.


Considere as seguintes afirmações sobre o poema e suas relações com o livro Mensagem.


I - As três primeiras estrofes estão relacionadas a um episódio real: a história dos irmãos Gaspar e Miguel Corte Real que desapareceram em expedições marítimas, no início do século XVI, para desespero do terceiro irmão, Vasco, que queria procurá-los, mas não obteve a autorização do rei.

II - O sujeito lírico, na quarta e na quinta estrofes, assume a primeira pessoa do plural, sugerindo que o drama individual dos irmãos pode representar um problema coletivo: a perda de poder e renome de Portugal, perda esta já associada à difícil situação do país no início do século XX, momento da escritura do poema.

III- O diagnóstico das perdas de Portugal está ausente em outros poemas de Mensagem, por exemplo, Mar português, Autopsicografia e Nevoeiro, que apresentam a visão eufórica e confiante do sujeito lírico em relação ao futuro de Portugal.


Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q680205 | Literatura, Escolas Literárias, Literatura e Inglês, UFRGS, UFRGS, 2019

Instrução: A questão refere-se a obra As meninas, de Lygia Fagundes Telles.


Leia o fragmento a seguir da obra, em que a personagem Lia conversa com o motorista de Lorena.


- A filha também lhe da alegria? Ele demora na resposta. Vejo sua boca entortar. - Essa moda que vocês tem, essa de liberdade. Cismou de andar solta demais e não topo isso. Agora inventou de estudar de novo. Entrou num curso de madureza.

- E isso não e bom? - S6 sei que antes de fechar os olhos quero ver a garota casada, e s6 o que peço a Deus. Ver ela casada.

- Garantida, o senhor quer dizer. Mas ela pode estudar, ter uma profissão e casar também, não e mais garantido assim? Se casar errado, fica desempregada. Mais velha, com filhos, entende [ ... ].

- A Loreninha também fala assim mas vocês são de família rica, podem ter esses luxos. Minha filha e moça pobre e lugar de moça pobre e em casa, com o marido, com os filhos. Estudar s6 serve pra atrapalhar a cabeça dela quando estiver lavando roupa no tanque.


Considere as afirmac;6es abaixo, a respeito da situação da mulher, tema ilustrado no fragmento acima e presente em outros momentos do romance.


I - 0 discurso do motorista e exemplo de postura patriarcalista, que desaprova a liberdade da mulher, especialmente se ela for de classe baixa, pois a maior aspiração que ela pode ter na vida e o casamento.

II - A sexualidade feminina não e tema tratado no romance, aparecendo apenas de modo difuso, a fim de escapar da censura vigente a época de sua publicação, em 1973.

III- As ideias de Lia mostram sua postura libertaria em relação ao papel da mulher na sociedade, contrariando as vis6es estereotipadas que a reduzem a um ser passivo e dependente dos homens.

Quais estao corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.