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Questões de Concursos Literatura

Resolva questões de Literatura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q895999 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Leia a música a seguir.

Você Não Me Ensinou a Te Esquecer
(Caetano Veloso)

Não vejo mais você faz tanto tempo
Que vontade que eu sinto
De olhar em seus olhos, ganhar seus abraços
É verdade, eu não minto

E nesse desespero em que me vejo
Já cheguei a tal ponto
De me trocar diversas vezes por você
Só pra ver se te encontro

Você bem que podia perdoar
E só mais uma vez me aceitar
Prometo, agora vou fazer por onde
Nunca mais perdê-la

Agora
Que faço eu da vida sem você?
Você não me ensinou a te esquecer
Você só me ensinou a te querer
E te querendo eu vou tentando te encontrar
Vou me perdendo
Buscando em outros braços os seus abraços
Perdido no vazio de outros passos
Do abismo em que você se retirou
E me atirou e me deixou aqui sozinho

Fonte: https://www.letras.mus.br/caetano-veloso/72788/
A música de Caetano Veloso se encaixa em qual escola literária?
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582Q1073945 | Literatura, Teoria Literária, Língua Portuguesa, Prefeitura de Jaguaquara BA, ISET, 2025

Leia as afirmações seguintes sobre o texto literário, antes de julgar o que se pede:

I. É importante que o trabalho com o texto literário esteja incorporado às práticas cotidianas da sala de aula.
II. Trata-se de uma forma específica de conhecimento.
III. Pensar sobre a literatura implica dizer que se está diante de um inusitado tipo de diálogo regido por jogos de aproximações e afastamentos.
IV. É possível utilizá-los como expedientes para servir ao ensino das boas maneiras, dos hábitos de higiene, dos deveres do cidadão, dos tópicos gramaticais, das receitas desgastadas do “prazer do texto”, etc.

A partir da concepção sobre a especificidade do Texto Literário no âmbito educacional, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) defendem o que se afirma sobre tal ferramenta de apoio no que se diz corretamente em:
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583Q978743 | Literatura, Auditor Fiscal, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

A obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, é do(a) escritor(a) brasileiro(a):
Assinale a alternativa CORRETA:
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584Q936798 | Literatura, Escolas Literárias, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Notas
Soluços, lágrimas, casa armada, veludo preto nos portais, um homem que veio vestir o cadáver, outro quetomou a medida do caixão, caixão, essa, tocheiros, convites, convidados que entravam, lentamente, a passo surdo,e apertavam a mão à família, alguns tristes, todos sérios e calados, padre e sacristão, rezas, aspersões d'água benta,o fechar do caixão, a prego e martelo, seis pessoas que o tomam da essa, e o levantam, e o descem a custo pelaescada, não obstante os gritos, soluços e novas lágrimas da família, e vão até o coche fúnebre, e o colocam em cimae traspassam e apertam as correias, o rodar do coche, o rodar dos carros, um a um... Isto que parece um simplesinventário eram notas que eu havia tomado para um capítulo triste e vulgar que não escrevo.
ASSIS, M Memórias póstumas de Brás Cubas. Disponivel em: www.dominiopublico.gov.br Acesso em: 25 jul 2022,

O recurso linguístico que permite a Machado de Assis considerar um capítulo de Memórias póstumas de Brás Cubascomo inventário é a
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585Q689764 | Literatura, Escolas Literárias, Vestibular, UNIFESP, VUNESP, 2018

Derivação regressiva: formação de palavras novas pela redução de uma palavra já existente. A redução se faz mediante supressão de elementos terminais (sufixos, desinências).

(Celso Pedro Luft. Gramática resumida, 2004.)

Constitui exemplo de palavra formada pelo processo de derivação regressiva o termo sublinhado em:

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586Q903029 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Ubajara CE, CETREDE, 2024

Considere as seguintes afirmações sobre o Concretismo.

I. O movimento foi liderado por Décio Pignatari e os irmãos Augusto e Haroldo de Campos.

II. Os poetas concretos propõem uma concepção poética baseada na geometrização da linguagem.

III. Foi um movimento de renovação formal e estética da poesia brasileira, mas sua importância ficou restrita à década de 1950.


Marque a opção que indica a(s) afirmativa(s) CORRETA(S).
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587Q1025684 | Literatura, Realismo, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.
O tema negro não é único ou obrigatório, nem se transforma em uma camisa de força para o autor afro-descendente, o que redundaria em visível empobrecimento. Por outro lado, nada obriga que a matéria ou o assunto negro estejam ausentes da escrita dos brancos, atraídos desde cedo pela busca do exótico e da cor local. Nas primeiras décadas do Modernismo, auge da moda primitivista e negrista na literatura e nas artes de vanguarda, ocorrem inúmeras apropriações, incorporadas a textos hoje clássicos, apesar da advertência de Oswald de Andrade contra a “macumba para turistas”. Por isto mesmo, é preciso enfatizar que a adoção da temática afro não deve ser considerada isoladamente e, sim, em sua interação com outros fatores, como autoria e ponto de vista.

Eduardo de Assis Duarte. Literatura afro-brasileira: um conceito em construção. In: Estudos de literatura brasileira contemporânea, n.º 31, 2008, p. 14 (com adaptações).
Considerando o texto acima e os diversos aspectos relacionados à literatura afro-brasileira, julgue o item.
No final do século XIX, obras como O bom crioulo e O cortiço, identificadas pela historiografia como naturalistas, trouxeram não só aquilo que o autor do texto chama de tema negro, mas também a autoria e o ponto de vista afro-descendentes.
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588Q908220 | Literatura, Escolas Literárias, Assistente Social, Prefeitura de Potim SP, MS CONCURSOS, 2024

As obras Olhai os Lírios do Campo, Incidente em Antares, Caminhos Cruzados e Música ao Longe, pertencem a:

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589Q899795 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Texto associado.

Leia o texto e, a seguir, responda à questão.


A beleza total Carlos


Drummond de Andrade



A beleza de Gertrudes fascinava todo mundo e a própria Gertrudes. Os espelhos pasmavam diante de seu rosto, recusando-se a refletir as pessoas da casa e muito menos as visitas. Não ousavam abranger o corpo inteiro de Gertrudes. Era impossível, de tão belo, e o espelho do banheiro, que se atreveu a isto, partiu-se em mil estilhaços.

A moça já não podia sair à rua, pois os veículos paravam à revelia dos condutores, e estes, por sua vez, perdiam toda capacidade de ação. Houve um engarrafamento monstro, que durou uma semana, embora Gertrudes houvesse voltado logo para casa.

O Senado aprovou lei de emergência, proibindo Gertrudes de chegar à janela. A moça vivia confinada num salão em que só penetrava sua mãe, pois o mordomo se suicidara com uma foto de Gertrudes sobre o peito.

Gertrudes não podia fazer nada. Nascera assim, este era o seu destino fatal: a extrema beleza. E era feliz, sabendo-se incomparável. Por falta de ar puro, acabou sem condições de vida, e um dia cerrou os olhos para sempre. Sua beleza saiu do corpo e ficou pairando, imortal. O corpo já então enfezado de Gertrudes foi recolhido ao jazigo, e a beleza de Gertrudes continuou cintilando no salão fechado a sete chaves.


Disponível em: <http://www.companhiadasletras.com.br/trechos/13274.pdf>. Acesso em: 12 set. 2024.

Este texto foi escrito por Carlos Drummond de Andrade que é considerado um dos maiores escritores do Brasil. Esse escritor faz parte de qual movimento literário brasileiro?
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590Q899028 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

O trecho abaixo tem relação com o Romantismo brasileiro. Leia-o.

"Se o problema principal para os brasileiros depois da independência é se pensarem como brasileiros e não mais como portugueses, portugueses-americanos ou mesmo pernambucanos, paulistas, rio-grandenses, etc., o índio ou, ao menos, a ideia que se decide fazer dele, lhes oferece para isso múltiplas possibilidades."
RICUPERO, Bernardo. O Romantismo e a ideia de Nação no Brasil (1830-1870). São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 153.

Qual das obras brasileiras listadas abaixo é representativa da ideia tratada nesse trecho?
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591Q1056767 | Literatura, Modernismo, Provimento, TJ AC, CONSULPLAN, 2023

[...] Ouve-me, ouve o silêncio. O que te falo nunca é o que eu te falo e sim outra coisa. Capta essa coisa que me escapa e no entanto vivo dela e estou à tona de brilhante escuridão.

(LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Rocco, 1998.)

A terceira fase do modernismo no Brasil, no campo literário, foi de grande relevância e abundância em produção artística. Clarice Lispector tornou-se um dos grandes nomes desse período; considerando o estilo citado e o fragmento anterior, pode-se afirmar que a prosa de Clarice:

I. É considerada pela crítica, ao lado de João Guimarães Rosa, uma produção pertencente à vanguarda da narrativa brasileira contemporânea.

II. Promove uma verdadeira imersão na realidade do ser humano de uma forma intimista, empregando para isso o monólogo interior assim como o fluxo de pensamentos.

III. Em suas inovações quanto à linguagem, destacam-se: neologismos, arcaísmos e uso de termos eruditos na tentativa de retomar os modelos clássicos da linguagem literária.

IV. Dialoga com a produção marcante e subjetiva do Romantismo no Brasil, principalmente através de nomes como Joaquim Manuel de Macedo, cujos personagens femininos demonstram, predominantemente, subjetividade e idealismo exagerados.


Está correto o que se afirma apenas em
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592Q1064795 | Literatura, Escolas Literárias, Agente Administrativo, Prefeitura de Umbuzeiro PB, EDUCA, 2025

Filho de portugueses, esse escritor barroco nasceu em 20 de dezembro de 1636, em Salvador, no estado da Bahia, e faleceu em 26 de novembro de 1696, em Recife, Pernambuco. Ele escreveu poesia líricofilosófica, sacra e satírica. Porém nenhum livro do autor foi publicado em vida, e seus poemas fora reunidos em livros a partir do século XX.
O texto faz referência ao autor:

Assinale a alternativa CORRETA:
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593Q897906 | Literatura, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Analise os versos abaixo:

(…)
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e não guardo o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!
(…)

Esses versos fazem parte do poema “Ou isto, ou aquilo”, um clássico da literatura infantil escrito por:
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594Q897909 | Literatura, Edital nº 3, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) sobre a origem e evolução da literatura infantil.

( ) Com a publicação do livro “Contos da mamãe gansa”, Charles Perrault estabeleceu bases para a criação do gênero “contos de fadas”.
( ) A produção literária de Charles Perrault, Hans Christian Andersen, e dos irmãos Grimm teve como base histórias narradas oralmente ao longo dos anos.
( ) Os irmãos Grimm ficaram famosos pela compilação das fábulas de Esopo, que foram publicadas em doze livros.
( ) Em sua origem, muitos dos contos de fadas, como a Branca de Neve e A Pequena Sereia, terminavam de forma trágica.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
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595Q986252 | Literatura, Teoria Literária, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre os elementos do texto literário e a distinção entre ficção e não-ficção, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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596Q986255 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Sobre o romance urbano na literatura brasileira, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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597Q1025697 | Literatura, Teoria Literária, Edital n 31, SEDF, Quadrix, 2022

Texto associado.

Texto para o item.

Guardou a mão no bolso pra ainda ocupar menos lugar; encontrou um pedaço de giz; apertou ele com força e o giz se partiu em dois. Com um barulhinho gostoso mesmo. Barulhinho de escola. Vera lembrou da professora quebrando um pedaço de giz e escrevendo no quadro-negro. Pensou: quadro-negro é escuro assim. Quem sabe o giz também riscava a escuridão?

Tirou a mão do bolso devagarinho. Tomou coragem e experimentou desenhar na frente dela a roda de um sol. E não é que saiu? Vera ficou tão feliz que berrou:

— O escuro é que nem quadro-negro, Alexandre! Alexandre foi pra junto dela; pegou o outro pedaço de giz, e foi desenhando também. Uma casa. Uma árvore. Uma onda no mar. Quanto mais os dois desenhavam, menos iam se importando com o escuro. Fizeram uma flor nascendo, um rio correndo, dois besouros se encontrando; fizeram cada desenho lindo. E quanto menos se importavam com o escuro, mais gostoso iam desenhando. De repente, Alexandre teve uma ideia gozada:

— Vou desenhar a cara do medo.

Vera se assustou de novo:

— Psiu! fala baixo.


— Por quê?

— Ele pode não gostar da ideia.

— Mas ele ainda anda por aí?

— Acho que sim.

Alexandre achou melhor não dizer mais nada, mas começou a desenhar uma cara esquisita, toda inchada de um lado:

— O medo tá com dor de dente. — E riu baixinho.

O Pavão gostou tanto de ouvir Alexandre rindo, que riu também.

Vera entrou na brincadeira: desenhou no medo uma orelha inchada e disse que ele estava com dor de ouvido também (…). E não se importaram mais se o medo ia ouvir ou não: desabaram numa gargalhada.

Lygia Bojunga. A casa da madrinha. Casa Lygia Bojunga:

Rio de Janeiro, 2015 (com adaptações).


Com base no texto apresentado, julgue o item, relativos à literatura infantil brasileira.
A reescrita de mitos clássicos presente na obra de Monteiro Lobato influencia a narrativa de Lygia Bojunga, como no modo lúdico a partir do qual o fragmento aborda o medo.

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598Q896180 | Literatura, Assistente Social, SAAE de São Carlos SP, MS CONCURSOS, 2024

Sobre as obras de Machado de Assis, relacione a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.

Coluna I.

A- Memórias Póstumas de Brás Cubas.
B- Quincas Borba.
C- Esaú e Jacó.
D- Memorial de Aires.
E- Dom Casmurro.

Coluna II.

1- Rubião, herdeiro de Quincas Borba, é envolvido por Sofia e seu marido Cristiano Palha, é levado à miséria e à loucura.
2- Narrado por Bento Santiago que na velhice procura atar as duas pontas da vida.
3- É o romance da ambiguidade, narrado em terceira pessoa pelo Conselheiro Aires. Pedro e Paulo seriam os dois lados da verdade.
4- Narrado por um defunto-autor, em posição transtemporal, que do outro lado do mistério, revê a sua existência de homem que tudo tentou e nada conseguiu.
5- Narrado sobre a forma de um diário, tematiza a solidão e desencanto da velhice.
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599Q894161 | Literatura, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Mirante da Serra RO, MS CONCURSOS, 2024

As obras “Sentimento do mundo, A rosa do povo, Claro enigma, Lição de coisas” pertencem a:
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600Q986253 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

No processo de construção da identidade literária brasileira, os temas do índio e do negro assumiram diferentes funções simbólicas e sociais.

Sobre o tema analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
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