Início

Questões de Concursos Literatura

Resolva questões de Literatura comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


602Q892466 | Literatura, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é a diferença principal entre a poesia tradicional e a contemporânea:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

603Q902314 | Literatura, Assistente Social, Prefeitura de Tabocão TO, MS CONCURSOS, 2024

Sobre características de escola literária, compare a Coluna I com a Coluna II e marque a alternativa correta.

Coluna I. A- Barroco. B- Arcadismo. C- Romantismo. D- Realismo. E- Modernismo.

Coluna II. 1- Caracterizou-se por retomar as temáticas da Antiguidade greco-latina e pela ênfase em descrições bucólicas da natureza. 2- Valorização da objetividade e dos fatos. Impessoalidade, apagamento das ideias do autor. Descrições de tipos sociais ou situações típicas. Fim das idealizações: retratos de adultério, miséria e fracasso social. 3- Inovação e experimentação nas Artes e na Literatura, já que ele realiza uma quebra com os valores estéticos do passado. Portanto, é um estilo de época marcado pela oposição à arte acadêmica e crítica à tradição. 4- As obras apresentam fortes emoções e sentimentalismo exagerado. Isso é feito por meio de adjetivação excessiva e uso intenso de exclamações. Seus autores valorizam a liberdade e expressam sentimento nacionalista. 5- Fusionismo, Cultismo e o Conceptismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

604Q904373 | Literatura, Escolas Literárias, Português, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

Castro Alves, foi um dos mais importantes poetas brasileiros do século 19. Ele pertence à terceira geração do Romantismo e é conhecido pelo universalismo e por pertencer a geração condoreira, mostrando seu engajamento abolicionista. Qual é o apelido pelo qual Castro Alves ficou conhecido e qual é a temática predominante em sua poesia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q1085719 | Literatura, Simbolismo, Policial Penal Agente Penitenciário, SAP SP, MS CONCURSOS, 2017

Sobre Simbolismo, leia os itens e assinale a alternativa correta.


I - Os simbolistas propuseram que a poesia não é somente emoção, amor, mas a tomada de consciência desta emoção; que a atitude poética não é unicamente afetiva, mas ao mesmo tempo afetiva e cognitiva.

II - Na busca do “eu profundo”, os simbolistas iniciam uma viagem interior de imprevisíveis resultados, ultrapassando os níveis de razoabilidade em que, afinal de contas, se colocavam os românticos, mesmo os mais extremados e radicais.

III - Negação do positivismo, do cientificismo, do materialismo e das estéticas neles fundamentadas, o Realismo, o Naturalismo e o Parnasianismo.

IV - Os clichês mais utilizados pelo Simbolismo são: fugere urbem (fugir da cidade, repulsa à intranquilidade da vida urbana); locus amoenus (lugar ameno, busca da serenidade do mundo campestre); inutila truncat (cortar o inútil).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

606Q986254 | Literatura, Professor de Letras e Literatura 40 Horas, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Em relação à construção histórico-literária do período colonial brasileiro, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

607Q1078839 | Literatura, Escolas Literárias, Oficial da Polícia Militar, Polícia Militar SP, VUNESP, 2022

As alternativas trazem informações adaptadas da obra História concisa da Literatura Brasileira, do professor e crítico literário Alfredo Bosi. Assinale a alternativa referente à obra Macunaíma, de Mario de Andrade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

608Q889329 | Literatura, Escolas Literárias, Agente Administrativo, Prefeitura de Pouso Alegre MG, Consulplan, 2024

Machado de Assis (Joaquim Maria Machado de Assis), jornalista, contista, cronista, romancista, poeta e teatrólogo, nasceu no Rio de Janeiro/RJ, em 21 de junho de 1839, e faleceu também no Rio de Janeiro, em 29 de setembro de 1908. É o fundador da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras. Velho amigo e admirador de José de Alencar, que morrera cerca de vinte anos antes da fundação da ABL, era natural que Machado escolhesse o nome do autor de O Guarani para seu patrono. Ocupou por mais de dez anos a presidência da Academia, que passou a ser chamada também de Casa de Machado de Assis.

(Disponível em: https://www.academia.org.br/academicos/machado-de-assis/biografia. Acesso em: 01/01/2023.)

Os estudos literários apontam que as obras Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), Dom Casmurro (1899) e Quincas Borba (1891) fazem parte do seguinte movimento literário:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

609Q1077768 | Literatura, Simbolismo, Aluno Oficial, Polícia Militar SP, VUNESP, 2023

Texto associado.
Há nessa poesia um clima de mistério. A única certeza é de que o mundo não revela o que, efetivamente, é. As grandes experiências estão na proporção direta do desvendamento do mistério. O desejo de exploração do que transcende ao imediato valoriza a intuição como faculdade capaz de permitir a sintonia com o lado obscuro das coisas. A busca desse indefinível torna a expressão indireta e nebulosa. Uma vez que a expressão direta é considerada inapta à captação da essência do ser, proliferam insinuações verbais.

Em síntese, essa poesia caracteriza-se pela concepção mística do mundo; pelo interesse no particular e no individual, em lugar do geral; pelo escapismo em que se aliena da sociedade contemporânea; pelo conhecimento ilógico e intuitivo; pela valorização da arte pela arte; pela utilização da via associativa.


(Lígia Cademartori. Períodos literários, 1987. Adaptado.)
O texto trata da poesia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

610Q1089560 | Literatura, Teoria Literária, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Texto associado.
Uma professora de Literatura do Ensino Médio trabalhou com os estudantes a obra de Fernando Pessoa, incluindo poemas dele mesmo e de seus heterônimos. Para aprofundar a discussão, apresentou o trecho do livro Fernando Pessoa: aquém do eu, além do outro, que afirma:

“O que se passa em Pessoa não é a multiplicação do mesmo em outros, mas o desencadeamento de uma alteridade tal que a volta ao Um se torna impossível.”

PERRONE-MOISÉS, L. Fernando Pessoa: aquém do eu, além do outro.
São Paulo: Martins Fontes, 2001.


Na sequência, a professora fez a leitura do trecho da obra A ausência do corpo na comunicação on-line: a descoberta da identidade no Second Life, que reflete sobre a multiplicidade identitária em ambientes virtuais:

“Na era da internet, eu sou quem quiser, os meus múltiplos avatares passeiam-se no ciberespaço enquanto eu passo o dia a trabalhar, mas à noite eu transformo-me em cada um deles e até flutuo pelo mundo inteiro sem um corpo físico, só com palavras. Não perdi a minha identidade, tenho várias, muitas delas são a materialização dos meus desejos, enquanto outras ou são muito mais reais ou completamente virtuais.”

JUSTIÇA, M. P. O. A ausência do corpo na comunicação on-line: a descoberta da identidade no Second Life.
Lisboa: Universidade Aberta, 2013.
Com base na leitura dos trechos, uma professora estabeleceu uma conexão entre clássicos da literatura e contexto digital contemporâneo, aproximando a obra literária da realidade dos estudantes. Um dos objetivos da proposta foi refletir sobre como os discursos se relacionam entre si.
Para construir conhecimento em torno da interdiscursividade, em uma perspectiva interdisciplinar, a professora considerou diferentes interpretações da obra de Pessoa, permitidas pela relação entre os textos assinados por ele mesmo e por seus heterônimos. Destaca-se como correta a interpretação que aponta a presença de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

611Q1089562 | Literatura, Teoria Literária, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Texto associado.
O ciclo de lobolo começou com a Ju. Foi com dinheiro e não com gado. Lobolou-se a mãe, com muito dinheiro, num lobolo- -casamento. As crianças foram legalmente reconhecidas, mas não tinham sido apresentadas aos espíritos da família. Era preciso trazê-las do teto da mãe para a sombra do patriarcal num ato de lobolo pelo filho, uma forma de legitimá-las uma vez que nasceram fora das regras de jogo de uma família polígamo. Depois fez-se lobolo da Lu e dos filhos. As nortenhas espantaram-se. Essa história de lobolo era nova para elas, mas envolve muito dinheiro. Dinheiro para os pais, elas, e os filhos. Dinheiro que faz falta para comer, para viver, para investir. Quando se trata de benesses, qualquer cultura serve. Elas esqueceram o matriarcado e disseram sim à tradição patriarcal. Passamos três meses a andar de festa em festa. Era importante que todos os lobolos fossem feitos numa rajada antes que o Tony mudasse de ideias.

CHIZIANE, P. Niketche: uma história de poligamia.
São Paulo: Cia. das Letras, 2004.
A fim de fomentar reflexões, a partir de vozes de escritoras negras africanas ao currículo de Língua Portuguesa do Ensino Médio, uma rede de ensino pública decide inserir, como material didático, o romance Niketche: uma história de poligamia, da moçambicana Paulina Chiziane, representado pelo trecho em que é narrada a prática de “lobolo”, entendida como uma forma de legitimar as relações familiares por meio da entrega, por parte do noivo, de dinheiro ou bens à noiva e à sua família.

A exploração da leitura dessa obra, com base em uma perspectiva decolonial que oportuniza aos estudantes problematizações críticas por meio de uma postura investigativa, justifica-se pela concepção de literatura como espaço de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

612Q1089638 | Literatura, Teoria Literária, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Texto associado.
Se a teoria literária existe, parece óbvio que haja alguma coisa chamada literatura, sobre a qual se teoriza. Talvez a literatura seja definível não por ser ficcional ou imaginativa, mas porque emprega a linguagem de forma peculiar. Segundo essa teoria, a literatura é a escrita que, nas palavras de Jakobson, representa uma violência organizada contra a fala comum, transforma e intensifica a linguagem cotidiana, afastando-se sistematicamente dela.

EAGLETON, T. Teoria da literatura: uma introdução. São Paulo: Martins Fontes, 2006 (adaptado).
Quais procedimentos de pesquisa conduzem estudantes do Ensino Médio a uma postura investigativa e científica conforme a definição de literatura apontada no texto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

613Q1089497 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O Trovadorismo galego-português, marco inicial da literatura em língua portuguesa, apresenta diferentes modalidades de cantigas, cada qual com funções e características próprias. Acerca desse assunto, julgue as frases abaixo.

I. As cantigas líricas, divididas em cantigas de amigo e de natureza, exploravam sentimentos subjetivos e relações interpessoais.
II. As cantigas satíricas se subdividiam em cantigas de escárnio e de maldizer.
III. As cantigas de maldizer faziam uso de linguagem ambígua e indireta para ironizar ou ridicularizar comportamentos sociais, enquanto as de escárnio se caracterizavam pela crítica mais explícita e direta, por vezes marcada pelo uso de termos ofensivos.

Está(ão) correta(s), apenas, a(s) seguinte(s) proposição(ões).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q1089499 | Literatura, Escolas Literárias, Língua Portuguesa, Prefeitura de Castelo ES, IBADE, 2025

O Simbolismo brasileiro, inaugurado em 1893 com Missal e Broquéis de Cruz e Sousa, opôs-se ao cientificismo e ao realismo predominantes no final do século XIX.

Sobre esse assunto, analise as alternativas e assinale a INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.