Início

Questões de Concursos Marketing

Resolva questões de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q171474 | Marketing, Bibliotecário Júnior, Petrobras, Petrobrás Bibliotecário Júnior

Um bibliotecário, gestor de uma unidade de informação especializada, constatou a necessidade de formular políticas que favorecessem a aproximação da unidade com seus usuários reais e potenciais.

Para isso, elegeu ações de marketing de relacionamento, porque esse, diferentemente do marketing tradicional, prioriza e objetiva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

142Q192471 | Marketing, Administrador, UFF, UFF

Dentre os métodos de roteirização sem restrições, aquele que parte de um ou dois pontos e vai formando o roteiro por meio do acréscimo paulatino de pontos vizinhos é denominado método:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q105887 | Marketing, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

A consultoria de marketing compreende desde pesquisas de mercado até o desenvolvimento e a aplicação de diversas ações de marketing, tais como promoções, eventos e campanhas.
Uma consultoria que realize uma análise do mercado e também do consumidor, na atualidade, chegará à conclusão de que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q233079 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Pode-se definir o profissional de criação publicitária como uma espécie de bricoleur, cuja missão é persuadir o público-alvo, compondo, para tal, mensagens de impacto, valendo-se dos mais diversos discursos existentes.
No exercício da bricolagem, os profissionais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q235325 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Em um dado momento da Guerra da Independência dos EUA, sabendo de um iminente avanço dos ingleses, a resistência americana enviou dois cavaleiros, por rotas diferentes, para avisar aos soldados de vilas e cidades que se preparassem para a manobra. Apenas um dos cavaleiros foi bem-sucedido, mas ainda assim os ingleses foram derrotados. Por que os dois não obtiveram sucesso? Porque apenas um tinha credibilidade.
Sabendo-se que a utilização do anúncio publicitário nem sempre é a melhor maneira de divulgação da imagem de uma empresa, o texto acima apresenta um exemplo de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q237118 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Experiências, histórias, convicções e normas compartilhadas que caracterizam uma empresa: esse é o conceito de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q237952 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Ao passar pela última etapa antes da impressão de um texto, é aceitável que o revisor ainda encontre

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q236003 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A empresa X encomendou uma campanha publicitária para divulgar suas atividades na área de proteção ambiental e sustentabilidade, para, assim, aumentar a empatia da empresa com o público consumidor.
Ao desenvolver a campanha, a agência contratada deve ligar todo o planejamento a um conceito que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q229012 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Dentre as chamadas mídias tradicionais, os jornais e as revistas são os veículos mais comumente utilizados em campanhas publicitárias, já que a televisão tem um alto custo de veiculação e produção de comerciais. Ao se escolher, porém, veicular em jornal ou revista, devem-se levar em conta suas limitações, que, no caso dos jornais, são: a vida curta, a leitura apressada, a má reprodução dos anúncios e a sua circulação quase exclusivamente local.
Já no caso das revistas, constata-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q232067 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

O ambiente de marketing é formado por fatores externos e também pelos participantes envolvidos na produção, na distribuição e na promoção da oferta. Esses participantes compõem o ambiente de tarefa, que é constituído, entre outros, pela

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q171587 | Marketing, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue o seguinte item.

A identificação das necessidades de informação do usuário de biblioteca é uma das principais providências para torná-lo aliado na implementação de serviços e produtos informacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️

152Q233514 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Bancos de dados com informações sobre o comportamento de compra dos clientes representam, atualmente, importante ferramenta estratégica de vendas para as empresas, que são capazes de realizar triagem por meio de estatística. Ao utilizar essas ferramentas, no âmbito da administração das vendas, as empresas são capazes de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q236773 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

As pessoas tendem a se acomodar muito facilmente em suas regiões de conforto, trabalhando com aquilo que é mais parecido com sua realidade anterior.
Frente às mudanças que as novas tecnologias trouxeram ao modo de se fazer propaganda, um dos primeiros e mais frequentes subaproveitamentos do meio internet está representado no uso de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

154Q230495 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Erros na análise de pesquisas de audiência dos veículos costumam resultar em escolhas ruins. Consequentemente, após uma campanha malsucedida em termos de resultados, cliente e agência tentam descobrir os culpados.
Nesse caso, verifica-se que o equívoco veio, em primeira instância, da área de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q681909 | Marketing, Publicitário, UFMA, UFMA, 2019

Qual das alternativas abaixo é o nível mais especializado de investimento em atendimento, ao se promover um marketing de relacionamento com o cliente externo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q231835 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Ao enviar um trabalho para a gráfica, o profissional de comunicação deve pedir uma prova que servirá para a correção de eventuais erros antes que toda a tiragem seja impressa.
Alguns dos tipos de provas que avaliam diferentes características da peça são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q235882 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Ao se idealizar uma campanha publicitária, é necessário ter em mente que, para o público consumidor, não interessam apenas os meios de informação tradicionais, de grande alcance.
Entre outras correntes ou pressões que moldam a opinião pública, encontram-se aquelas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

158Q170167 | Marketing, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue o seguinte item.

Revocação, uma medida para a avaliação da qualidade da recuperação da informação, representa a medida de interesse do que foi encontrado em um processo de busca e recuperação da informação pelo usuário.
  1. ✂️
  2. ✂️

159Q171364 | Marketing, Bibliotecário, DPU, CESPE CEBRASPE

Considerando o atendimento ao usuário e o marketing da informação, julgue o seguinte item.

A medição da satisfação do usuário é uma ação de administração de marketing, além de importante indicador para definir funções, objetivos, produtos e serviços no contexto do planejamento em centros de documentação.
  1. ✂️
  2. ✂️

160Q230270 | Marketing, Profissional Júnior Comunicação Social, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A utilização de banners de internet como forma de publicidade tem, assim como outras mídias, vantagens e desvantagens.
Uma das grandes limitações do uso dos banners é a(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.