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Questões de Concursos Marketing

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181Q900836 | Marketing, Estratégias de Marketing, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Acerca das estratégias de marketing adotadas para a realização de eventos desportivos para a divulgação de marca, assinale a opção correta.
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182Q944775 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

Ao escolher a metodologia de uma pesquisa, algumas indagações iniciais são: os dados representam magnitudes ou conceitos e categorias? Pretende-se trabalhar com números, mensurando a realidade, ou com palavras, desenvolvendo uma abordagem mais voltada à compreensão do conteúdo? Apesar dos vários debates sobre a dicotomia entre pesquisa quantitativa e qualitativa, é necessário estabelecer algumas considerações a respeito, pois as respostas ainda não foram esgotadas. A prática científica dos pesquisadores indica que grande parte costuma alinhar-se a uma ou outra perspectiva, sem perceber a promissora possibilidade de união de ambas as estratégias metodológicas.
MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing: edição compacta. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008 (adaptado).

A respeito desse tema, avalie as afirmações a seguir.
I. Uma pesquisa pode ser feita utilizando-se tanto a abordagem quantitativa quanto a qualitativa, pois, quanto mais informações houver sobre um produto, serviço ou cliente, melhores serão as chances das estratégias de marketing serem acertadas.
II. Normalmente, os erros amostrais ocorrem em função do número de elementos da amostra e do processo de seleção desses elementos; entretanto, quando o pesquisador utiliza uma mescla de métodos quantitativos e qualitativos, o foco passa a ser direcionado a erros não amostrais, uma vez que não há mais preocupação com o número de pessoas participantes.
III. Um erro que pode ocorrer em pesquisas qualitativas é a construção inadequada de instrumentos de pesquisa, como os questionários; assim, para evitar esse tipo de problema, sugere-se que sejam realizadas várias revisões nos instrumentos que serão utilizados, dispensando a aplicação de pré-testes.
IV. A entrevista focalizada de grupo, considerada um exemplo de pesquisa qualitativa, é uma técnica de entrevista pouco estruturada, conduzida por um moderador experiente e realizada simultaneamente com um pequeno número de participantes para obtenção de dados acerca do assunto focalizado.


É correto apenas o que se afirma em
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183Q944959 | Marketing, Gestão de Vendas, Publicidade e Propaganda, MEC, INEP, 2022

O marketing da chamada “Era pós-digital” é totalmente mensurável. Tudo que é feito on-line pode ser medido, comprovado e calculado com base no retorno que cada iniciativa proporciona. Os indicadores para analisar dados, informações e métricas utilizados no marketing digital são os Key Performance Indicators (KPIs), indicadores-chave de performance, em português. Com a função de avaliar as etapas das estratégias de marketing, os indicadores de performance ajudam a entender o que está funcionando e a identificar o que precisa ser melhorado. Com eles, você consegue analisar o Return Over Investment (ROI), ou retorno do investimento, em marketing.
REZ, R. Marketing de conteúdo: a moeda do século XXI. São Paulo: DVS, 2016 (adaptado).
Suponha que, ao realizar o planejamento de comunicação digital para um e-commerce de rações para cães e gatos, uma agência tenha estabelecido como KPI o custo por venda. A partir dessa métrica, a agência desejava compor o ROI da ação, a fim de demonstrar financeiramente ao anunciante que a taxa de retorno alcançada era suficiente para cobrir os custos da ação e gerar lucro para a empresa. O objetivo da ação era promover um volume de vendas de R$ 30 mil no período de 10 dias. Ao final do período, a agência aferiu os seguintes dados: foi gerado um tráfego de 1 200 visitas à página; o custo médio de atração de cada cliente foi de R$ 10,00; ao total, 200 clientes foram atraídos; e eles gastaram, em média, R$ 100,00. O ROI alcançado foi de 1,5.
A partir das informações apresentadas no texto e na situação descrita, avalie as afirmações a seguir sobre as ações de comunicação digital realizadas.
I. As ações custaram R$ 15 mil, gerando tráfego de 1 200 visitas à página do anunciante.
II. As ações geraram tráfego de 1 200 visitas à página do anunciante e R$ 20 mil em volume de vendas.
III. As ações alcançaram números inferiores ao objetivo de vendas do anunciante, mas conseguiram retorno superior ao valor investido.

É correto o que se afirma em
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184Q944780 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

A utilização da logística reversa para o marketing proporciona muitos benefícios às empresas: maior proteção ao meio ambiente, alinhamento com as expectativas dos consumidores preocupados com questões ambientais e menor custo de retorno de materiais ao ciclo produtivo. A padronização e o mapeamento de processos, e a criação de relações colaborativas entre clientes e fornecedores permitem melhores resultados em momentos de escassez de matéria-prima nova.

Considerando o texto apresentado, os aspectos ambientais e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística reversa estuda o fluxo de produtos, materiais ou embalagens, desde o usuário final do processo original da venda até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
II. Por ser parte da distribuição das empresas, a logística reversa está inserida no “P” de produto dos quatro P’s do marketing.

III. Os resultados oriundos da logística reversa podem ser mensurados tanto qualitativamente como quantitativamente, podendo apontar, inclusive, um aumento no valor da marca (brand equity) da empresa.


É correto o que se afirma em
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185Q944776 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

A comunicação integrada é a coordenação e integração de todas as ferramentas, vias e fontes de comunicação de marketing de uma empresa em um programa contínuo projetado para maximizar o impacto sobre clientes e outras partes interessadas. As etapas do planejamento estratégico ajudam a reunir todas as atividades da empresa em um esforço consistente. Elas fornecem orientação aos líderes da empresa e a especialistas em marketing enquanto coordenam o pacote geral de comunicação da empresa.

No que concerne à utilização das quatro etapas do processo de planejamento, avalie as afirmações a seguir.
I. Na etapa de planejamento estratégico, pode ser definido o início das ações digitais após o direcionamento de estratégias macro de produtividade e crescimento de receita.
II. A etapa de seleção de canais pode permitir a escolha dos canais adequados à proposta da empresa, levando em consideração seus valores, objetivos e público-alvo.
III. Na etapa de montagem do plano, é estabelecido o plano de marketing em si, definindo-se formato, frequência de uso dos canais e interação entre os diferentes canais escolhidos.
IV. A etapa de desdobramento de metas e métricas é utilizada para estabelecer os parâmetros para avaliação do plano e também as metas de verificação para seu cumprimento.


É correto o que se afirma em
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186Q905779 | Marketing, Estratégias de Marketing, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Uma boa elaboração de estratégia de marketing inicia-se compreendendo os consumidores e o mercado. O gestor deve saber qual seu mercado alvo e qual cliente pretende atender. Uma estratégia de inovação pode ser compreendida pela seguinte afirmação:
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187Q910499 | Marketing, Marketing nas Mídias Sociais, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

Fazer gestão de mídias sociais em assessoria de imprensa demanda avaliar o impacto que a nova infraestrutura informativa provocou na oferta de conteúdos e engajamento de públicos.
Nesse aspecto, avalie as afirmativas a seguir.

I. Mídias sociais são territórios de diálogo, mas também de conflitos e de enfrentamentos e devem reforçar nas assessorias a postura de agilidade e rapidez, mas também de checagem, pois oferecem tanto informação quanto desinformação.

II. A reconfiguração da imprensa a partir das plataformas digitais e da crise no modelo tradicional de negócios demanda que a assessoria valorize apenas os veículos tradicionais, menosprezando os novos fornecedores de informação.

III. Cada vez mais, é preferível falar com o público certo do que tentar falar para todos ou para qualquer público; por isso, a assessoria de imprensa deve ter um pensamento estratégico para definir e alcançar os públicos de interesse.

Está correto o que se afirma em
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188Q906158 | Marketing, Marketing de Relacionamento, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

De acordo com uma pesquisa da Internet Advertising Bureau do Reino Unido, “cerca de 90% dos consumidores de fato recomendariam as marcas depois de interagir com elas na mídia social. De forma semelhante, uma pesquisa da NM Incite revelou que os consumidores que recebem um atendimento ao cliente positivo pela mídia social são três vezes mais propensos a se tornarem defensores da marca”.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Percebe-se uma mudança entre o CRM, sigla em inglês de Customer Relationship Management, social e cuja tradução em português é Gestão do Relacionamento com o Cliente, e o CRM tradicional, sendo que o CRM social tem três usos típicos que são:
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189Q902707 | Marketing, Conceitos de Marketing, Gestão, IFES, IF ES, 2024

Kotler et al (2017), ao abordarem as “Quatro melhores práticas de marketing”, identificaram quatro grupos de setores distintos com base nas estatísticas do Coeficiente de Defesa da Marca, cada um representando um conjunto de melhores práticas de marketing, exceto:
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190Q888109 | Marketing, Customer Relationship Management CRM, Agente Operacional de Mercado, CEASA ES, Instituto Access, 2024

É uma ferramenta de gestão de vendas que centraliza, num único ambiente, todos os dados e informações de pessoas físicas ou jurídicas que tiveram, ou ainda têm, relacionamento com a organização, e para otimização da gestão de dados pode-se adotar o CRM (Customer Relationship Management). Qual ferramenta está corretamente relacionada com o enunciado?
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191Q905783 | Marketing, Marketing nas Mídias Sociais, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Quando uma mesma rede social passa a ser um canal de veiculação de mensagens e conteúdo pago ou é usada com o objetivo de conversão de consumo, ela passa a ser uma mídia social. Os três itens essenciais para desenvolver um trabalho profissional em mídias sociais são:
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192Q971918 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Um dos integrantes do Composto de Marketing de uma empresa é a Promoção, que se refere a todas as formas de
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193Q907918 | Marketing, Estratégias de Marketing, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.

Um empresário dono de um restaurante, visando a melhorar seus rendimentos, resolveu fazer sua estratégia de atuação baseado em um público-alvo específico e, para tal, fez um levantamento das características socioeconômicas dos possíveis clientes.

Elaborado pelo(a) autor(a).


Neste caso, o empresário usou qual estratégia?
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194Q910500 | Marketing, Recursos Humanos Comunicação, EPE, FGV, 2024

De acordo com o composto de comunicação integrada, que contempla a comunicação mercadológica, a comunicação interna e a comunicação institucional, cabe à comunicação
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195Q944774 | Marketing, Merchandising, Tecnologia em Marketing, MEC, INEP, 2022

O merchandising no ponto de venda é a estratégia que vai permitir o destaque do produto diante da concorrência. A loja é o principal alvo para a aplicação de ações que tornem a compra atrativa, fazendo com que o consumidor perceba a presença da marca. Determinada fabricante de vassouras, esponjas e baldes é um exemplo de empresa que utilizou as ações de merchandising no ponto de venda para aumentar seu faturamento. Se sua operação não é amparada pela informação, acertar o alvo em ações de merchandising torna-se ainda mais difícil. O gerente nacional de trade marketing da referida empresa defende que é preciso atuar tal como um analista de investimentos. O profissional deve planejar a execução de ponta a ponta, priorizando sempre a potencialização dos resultados sobre o capital investido na ação de marketing dentro do varejo.
DUARTE, V. Merchandising no ponto de venda. Disponível em: clubedotrade.com.br. Acesso em: 20 jun. 2022 (adaptado).

Considerando as ações de merchandising adotadas pela empresa apresentada no texto, avalie as afirmações a seguir.
I. O profissional de marketing dessa empresa precisa criar estratégias de comunicação com linguagem única e conceitos diferentes em todos os canais; dessa forma, o consumidor multicanal poderá encontrar diversas mensagens coerentes da empresa em ambientes físicos e virtuais.
II. A ação desenvolvida pela empresa demonstra que o profissional de marketing deve utilizar um processo de melhoria contínua dentro do varejo, adaptando constantemente a comunicação às características de cada tipo de ponto de venda.
III. As ações de merchandising utilizadas pela empresa caracterizam-na como adotante da estratégia de omnichannel, ou multicanal, pois buscam proporcionar uma experiência satisfatória de compra ao consumidor final por meio dos diversos canais disponíveis.

É correto o que se afirma em
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196Q908510 | Marketing, Conceitos de Marketing, Hotelaria, IFSE, IV UFG, 2024

Adotando-se o conceito de Kotler (1993) que define: “Marketing é o processo social e gerencial através do qual indivíduos e grupos obtêm aquilo de que necessitam e desejam por meio da criação e troca de produtos e valores” e que o marketing é visto como a tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes, sejam estas pessoas físicas ou jurídicas. Sobre os seus fundamentos, é possível afirmar que
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197Q969278 | Marketing, Gestão de Vendas, Análise Comércio e Suprimento, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Considerando os conceitos de relacionamento empresa com empresa (B2B) e o sistema de informação de marketing, julgue o item a seguir.


Um estruturado sistema de informações de marketing (SIM) tem como base os dados de pessoas, equipamentos e procedimentos dedicados a coletar, classificar, analisar, avaliar e distribuir as informações necessárias do mercado de maneira precisa e oportuna para os tomadores de decisões de marketing.

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198Q905778 | Marketing, Marketing Cultural, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Marketing Cultural é o conjunto de ações culturais praticadas por entidades como instituições, empreendimentos, produtoras, ONGs, fundações e outros. Assinale a alternativa que se refere à categoria de marketing cultural que trabalha com diversos tipos de ações culturais, cujo patrocínio é a principal estratégia
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199Q967262 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Técnico em Comunicação Social, CONAB, FJPF

De modo substantivo, a noção de marketing político assim se deixa definir:
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200Q965506 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, 2024

A segmentação de mercado visa identificar diferentes grupos de consumidores com características similares. Qual das alternativas a seguir descreve melhor os tipos de segmentação de mercado e suas aplicações?
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