Início

Questões de Concursos Marketing

Resolva questões de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q111881 | Marketing, Conceito de Marketing, Analista de Gestão Administrativa, PRODEMGE, FUMARC

Leia a defnição de Marketing, segundo a AMA - American Marketing Association:
Marketing é uma função organizacional e uma série de processos para a criação, comunicação e entrega de va- lor para clientes, e para a gerência de relacionamentos com eles de forma que benefciem a organização e seus stakeholders.
Com base na defnição citada anteriormente, o marketing

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q237516 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Entre as etapas do processo de vendas encontra-se a de resoluções de objeções. Nessa etapa, uma prática a ser adotada pelo vendedor é a de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q101210 | Marketing, Analista Marketing, PRODEB, AOCP

O 4P?s, produto, preço, praça e promoção, também conhecidos como o mix de marketing, são formas de dividir as atividades de marketing, bem como as ferramentas utilizadas para a gestão de um plano de marketing. De acordo com a aplicação prática do mix, qual das alternativas mais fortalece o conceito?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q104143 | Marketing, Analista Marketing, PRODEB, AOCP

O CRM - Customer Relationship Management - é o gerenciamento do relacionamento com o cliente. Considerando que o cliente é a razão da existência de qualquer empresa, justifica-se a fundamental importância da aplicação deste programa. Com base neste conceito, aponte a afirmação que mais o enfraquece.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q107137 | Marketing, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Atualmente, as empresas precisam compreender seus negócios a partir de uma definição de mercado estratégico.
Nessa perspectiva, a orientação da empresa volta-se para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q103691 | Marketing, Responsabilidade Social, Analista Relações Públicas, TRE ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O conceito de responsabilidade social é recente e dinâmico e
envolve os vários setores da organização e as formas como se
relacionam com a comunidade. Acerca desse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Nas empresas, a responsabilidade social caracteriza-se pela promoção de ações de filantropia.
  1. ✂️
  2. ✂️

27Q229310 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A elaboração de um planejamento de marketing envolve pensar tanto em questões estratégicas quanto táticas. Para um planejamento estratégico de marketing, é necessário, durante a sua elaboração,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q683190 | Marketing, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Para Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017), apesar de alguns gerentes de marca acreditarem que a participação na lembrança do consumidor (top of mind) seja um bom indicador da participação de mercado, isso não ocorre em todos os setores. Para os autores, a consciência de marca que leva os consumidores à compra ocorre com maior frequência em setores: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q105173 | Marketing, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

Uma oportunidade de marketing pode ser detectada a partir do monitoramento de forças macroambientais. Entre essas forças, encontram-se:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q105782 | Marketing, Analista de Comercialização, Petrobras, CESGRANRIO

As empresas direcionadas para produção e vendas estão sujeitas a maior risco, porque tal orientação não permite que elas monitorem seus clientes e concorrentes, e aperfeiçoem sempre suas ofertas de valor.
Esse tipo de direcionamento é definido como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q236679 | Marketing, Imagem Empresarial, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

O processo de formação da identidade de uma empresa é resultado de diversos fatores, tais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q231079 | Marketing, Profissional Júnior Administração, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Existem cinco orientações concorrentes com base nas quais as organizações conduzem suas atividades de marketing. A orientação que sustenta que os consumidores dão prioridade a produtos de baixo custo e fáceis de ser encontrados é conhecida como orientação de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q231919 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

À medida que um produto evolui em seu ciclo de vida, passando da etapa de introdução para a de crescimento, as estratégias de marketing utilizadas por empresas tendem a ser modificadas.

Quando um produto alcança a etapa de crescimento em seu ciclo de vida, a estratégia de marketing adotada pela empresa deverá ser a seguinte:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q231181 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Para desenvolver uma proposta de valor, as empresas têm estas três alternativas bem conhecidas no segmento de vendas e difundidas na literatura de estratégia empresarial:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q240745 | Marketing, Endomarketing, Secretário Executivo, FUB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de endomarketing, julgue os itens a seguir.

De acordo com os preceitos do endomarketing, a tarefa da administração, mais do que fabricar produtos, é a de proporcionar satisfação aos seus empregados para que estes conquistem, cada vez mais, melhores cargos na empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q236433 | Marketing, Análise SWOT, Profissional Básico Comunicação Social, BNDES, CESGRANRIO

As oportunidades de marketing são uma área de necessidade e interesse do comprador, na qual existe uma grande probabilidade de a empresa atuar de forma lucrativa, satisfazendo essa necessidade. Algumas situações, nas quais uma empresa pode se basear para ter ideias sobre novas oportunidades, são geradas quando ocorrem situações como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q683196 | Marketing, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

O mix de marketing é tradicionalmente conhecido como os “quatro Ps”, descritos aleatoriamente a seguir, entre os quais NÃO se encontra: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q685515 | Marketing, Publicitário, UFF, COSEAC, 2019

Sobre marketing de conteúdo, Kotler, Kartajaya e Setiawan (2017) observam que o conteúdo pode ser considerado a nova propaganda e as #hastags usadas na distribuição de conteúdo pela mídia social assumem o papel de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q236033 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

Vendedores são bem sucedidos quando conhecem técnicas de vendas que os auxiliam em negociações com clientes. Entre as diferentes técnicas de vendas utilizadas por vendedores bem sucedidos, destaca-se aquela que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q231362 | Marketing, Profissional de Vendas, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A fim de analisar e controlar a eficiência de um vendedor em suas atividades, as organizações utilizam diferentes critérios.
Entre os critérios apresentados, destaca-se o de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.