Início

Questões de Concursos Marketing

Resolva questões de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q977274 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Operações/Técnico Agrícola, CONAB, CONSULPAM, 2025

Avalie a situação a seguir: Um técnico agrícola está orientando produtores rurais sobre estratégias de comercialização para aumentar a rentabilidade de seus produtos.
Considerando as diferentes práticas de comercialização, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q900845 | Marketing, Organização de Eventos para Marketing, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção correta acerca da diferença entre eventos abertos e fechados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

223Q900851 | Marketing, Promoção Institucional, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

A prática de mitigar impactos ambientais em eventos é considerada uma forma de marketing positivo, que busca associar as empresas a ações ecologicamente corretas. No que diz respeito à sustentabilidade em eventos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

224Q905780 | Marketing, Organização de Eventos para Marketing, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Os eventos podem ser classificados de acordo com o público que atingem e com os objetivos a que se propõem.

I. É uma reunião, cujos participantes são representantes de algum grupo específico, região, Estado, país etc. O objetivo é debater assuntos de interesses gerais desses participantes. Normalmente, as conclusões dos grupos são colocadas em votação, porém somente os participantes que foram inscritos é que terão direito a voz e voto, os demais serão apenas ouvintes.
II. Geralmente de cunho empresarial, este evento tem por objetivo a transmissão de ideias a respeito de um tema específico como, por exemplo, troca de experiências a respeito de vendas. É uma oportunidade para a empresa transmitir motivação para os funcionários.

Assinale a alternativa que se refere aos tipos de eventos descritos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

226Q1036316 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

A atuação do escriturário em ações de pós-vendas é uma iniciativa importante das estratégias de marketing de relacionamento, desenvolvidas pelos bancos com o objetivo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

227Q969274 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Análise Comércio e Suprimento, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A respeito das atividades demarketingnas organizações, julgue o item seguinte.

De acordo com os critérios utilizados para a segmentação de clientes, o estado civil constitui característica que integra a segmentação classificada como socioeconômica.

  1. ✂️
  2. ✂️

228Q969277 | Marketing, Gestão de Vendas, Análise Comércio e Suprimento, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Considerando os conceitos de relacionamento empresa com empresa (B2B) e o sistema de informação de marketing, julgue o item a seguir.
O fechamento de um negócio B2B coincide com o estágio de processamento do pedido.
  1. ✂️
  2. ✂️

229Q971922 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

O conceito de valor em marketing é um dos principais elementos na formação do preço. Com base nesse conceito, os gestores devem evitar a redução do valor de seus produtos.
Essa redução se caracteriza pela diminuição dos benefícios fornecidos em comparação com a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

230Q900839 | Marketing, Promoção Institucional, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção que apresenta uma prática de sustentabilidade para a cenografia de eventos, considerando-se a redução de impacto ambiental e o aproveitamento consciente de recursos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

231Q905785 | Marketing, Responsabilidade Social Corporativa, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Analise as afirmações a seguir, e marque (V) para as VERDADEIRAS e (F) para as FALSAS.

( ) A responsabilidade social engloba compromissos éticos assumidos pela empresa, ainda que eles não resultem, direta ou necessariamente, em maiores lucros.
( ) Empresas sustentáveis e socialmente responsáveis colaboram financeiramente com instituições que trabalham pela ampliação da justiça social, pela promoção da saúde pública e pela preservação ambiental. Uma boa maneira de fazer isso é se comprometer, junto a seus clientes, a doar uma parcela do faturamento a causas sociais.
( ) Uma empresa sustentável é aquela que não pensa só no lucro a qualquer custo, mas apoia e contribui para a preservação do meio ambiente, o respeito às diversidades humanas e a justiça social. E mais: é capaz de gerar valor (isto é, lucrar) a partir de suas práticas sustentáveis.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

232Q969276 | Marketing, Gestão de Vendas, Análise Comércio e Suprimento, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A respeito das atividades demarketingnas organizações, julgue o item seguinte.

Os benefícios que excedem o custo de produtos adquiridos pelo cliente em uma transação de compra e venda são considerados pacotes de valor para o cliente.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q978546 | Marketing, Promoção Institucional, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

O marketing, sob a ótica de um analista organizacional, envolve a promoção de ideias, valores, objetivos, benefícios e projetos internos para engajar, motivar e alinhar os colaboradores. São consideradas principais Estratégias de Marketing para um Analista Organizacional EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

234Q1035028 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Em fevereiro de 2025, a revista Exame publicou uma matéria listando “Cinco tendências de marketing digital para 2025”. Sobre as tendências que já podem ser notadas na publicidade online, avalie as afirmativas a seguir:

I. Ferramentas de IA generativa vão ajudar na criação de conteúdos personalizados e de alto valor agregado, e fornecerão possibilidades de trabalhar individualmente cada público-alvo.

II. Há demanda crescente por vídeos mais longos e diminuição de interesse do consumidor por conteúdos interativos como pesquisas, quis e realidade aumentada;

III. A maior parte dos usuários segue acessando a internet pelo notebook, portanto deve-se priorizar as estratégias que atendem ao formato horizontal e com interatividade limitada.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

235Q900842 | Marketing, Organização de Eventos para Marketing, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção correta a respeito da infraestrutura necessária para a realização de uma feira nacional de exportadores brasileiros em um pavilhão de exposição.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

236Q1036320 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Ao contrário de um bem físico, os serviços de um banco não podem ser vistos ou tocados pelos clientes.

Para superar essa dificuldade, no ato da venda, os escriturários devem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

237Q905781 | Marketing, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

No âmbito da comunicação interna, quando a transmissão de mensagens ocorre de níveis organizacionais mais altos ou mais baixos em diferentes departamentos, demonstrando maior dinamismo no que se refere às decisões da comunicação, tem-se o seguinte tipo de comunicação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

238Q1052470 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A pesquisa de mercado para exportação de bens e serviços pode ser primária ou secundária. A integração das pesquisas primária e secundária pode garantir uma análise mais completa do mercado. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. Entende-se por pesquisa primária a coleta de dados diretamente da fonte. Dentre os métodos utilizados na pesquisa primária, podem ser citados: entrevistas diretas com especialistas da indústria, consultores ou representantes comerciais do mercado-alvo; visitas ao mercado-alvo para observar o ambiente competitivo, os pontos de venda e o comportamento do consumidor; e participação em feiras e eventos do setor no mercado-alvo, tanto para apresentar o produto quanto para analisar tendências e estabelecer contatos.
II. Relatórios de mercado obtidos por consultorias ou relatórios governamentais; publicações comerciais e setoriais de revistas, jornais e rede mundial de computadores; além de artigos e estudos realizados por universidades, institutos de pesquisa e entidades governamentais são algumas fontes de pesquisa secundária.
III. Avaliar a credibilidade das fontes de dados e combinar diferentes fontes de informações para obter uma visão mais abrangente e precisa do mercado são aspectos importantes a serem observados na realização da pesquisa primária.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

239Q957555 | Marketing, Marketing de Relacionamento, Técnico Bancário Todos os Polos, BANPARÁ, Fundação CETAP, 2025

Um banco tradicional, com grande número de agências físicas, está perdendo clientes para bancos digitais, que oferecem serviços mais personalizados e conveniência. Para reverter essa situação, o banco decidiu investir em uma nova estratégia de marketing, buscando fortalecer seu relacionamento com os clientes e oferecer uma experiência mais personalizada. Qual alternativa contém a estratégia de marketing correta para o banco tradicional, considerando as características do mercado e as necessidades dos clientes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

240Q971994 | Marketing, Canais de Comunicação com Clientes, Administração, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Para estabelecer uma conexão mais eficaz com os clientes, as empresas adotam uma abordagem sistemática na realização de um trabalho, organizando as atividades necessárias para atrair e reter clientes no processo de vendas.

Acerca dos esforços das empresas para estabelecer relacionamento com os clientes, julgue o item a seguir.

Laddering é uma técnica do marketing que permite a exposição dos produtos de forma destacada em lugares públicos, influenciando os clientes para a compra.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.