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Questões de Concursos Marketing

Resolva questões de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


241Q900843 | Marketing, Organização de Eventos para Marketing, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Com relação aos cuidados necessários, aos desafios enfrentados e aos atores envolvidos na organização de um evento público, assinale a opção correta.
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242Q900847 | Marketing, Organização de Eventos para Marketing, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando a realização de eventos em espaços públicos, assinale a opção correta.
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243Q900856 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

As conferências, que estão entre os principais tipos de eventos, caracterizam-se por serem
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244Q905777 | Marketing, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

Cultura é um dos conceitos mais amplos da Sociologia com diferentes significados. Por exemplo, se uma pessoa é culta ou inculta, e quando uso estes termos para identificar a cultura clássica, artística ou científica, estamos nos referindo à chamada
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245Q1082298 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Administrador, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Em relação à segmentação de mercado, analise os enunciados abaixo e marque, posteriormente, a alternativa correspondente.

I - A segmentação de mercado possui múltiplos objetivos. Dentre eles, é possível destacar, por exemplo: conseguir um financiamento, prospectar mais patrocinadores, planejar eventos, avaliar sua participação no mercado, mudar a estratégia de marketing etc.

II – Um aspecto comum que precisa ser entendido é que qualquer tipo de segmentação de mercado pode ser utilizado, independentemente do objetivo que se pretende alcançar.

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248Q1049127 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, EBSERH, IBFC, 2020

O termo Long Tail, (literalmente “Cauda Longa” na tradução para o português) ganhou destaque após a publicação de um artigo do autor Chris Anderson sobre o tema. O conceito viralizou ainda mais na Publicidade, no Marketing Digital e no comércio online da internet, depois do livro escrito pelo mesmo autor, em 2006, intitulado de “A cauda longa — do mercado de massa para o mercado de nicho”. Assinale a alternativa que apresenta exatamente a que se refere esse termo e o conceito estratégico descrito por Chris Anderson.
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249Q1052462 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

O marketing internacional é aquele aplicado em países fora da base de origem da empresa, com o objetivo de atrair e gerar fidelização de clientes desses países onde a empresa quer atuar. O mercado internacional favorece o prolongamento, por parte das empresas, do ciclo de vida dos produtos, de forma inteligente. Quanto às estratégias de marketing adaptadas a diferentes mercados globais, assinale a afirmativa INCORRETA.
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250Q1052464 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

Alfredo, funcionário de uma empresa pública fabricante de medicamentos, tem buscado ferramentas úteis e confiáveis para realização de pesquisa de mercado internacional. Em relação às ferramentas disponíveis para a realização da pesquisa de mercado desejada por Alfredo, analise as afirmativas a seguir.

I. Comex Stat: sistema oficial para extração das estatísticas do comércio exterior brasileiro de bens. Permite identificar para onde o Brasil está exportando determinado produto, quais países adquirem, os valores e as quantidades comercializadas.
II. Trade Map (ITC): possibilita a obtenção de dados sobre o comércio internacional de produtos na forma de tabelas, gráficos e mapas, indicadores sobre desempenho exportador, demanda internacional, mercados alternativos e mercados competitivos, bem como um diretório de empresas importadoras e exportadoras.
III. ConnectAmericas (BID): ferramenta do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) que informa a existência de empresas estrangeiras cadastradas compradoras do produto a ser pesquisado. A plataforma é um bom local para a empresa exportadora se cadastrar, de forma gratuita, como forma de promover a sua marca.
IV. Plataforma Brasil Exportação: integra serviços de comércio exterior, estudos de mercado e promoção comercial. A plataforma integra em uma só comunidade digital diversos serviços de comércio exterior, incluindo estudos sobre mercados.

Está correto o que se afirma em
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251Q1055084 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

De tempos em tempos, as empresas que faturam com a venda de aparelhos celulares oferecem um modelo atualizado e inovador, com diversas funções. Esse procedimento está atrelado à imagem que essas empresas nos transmitem em suas campanhas publicitárias. (SERTEK, Paulo; GUINDANI, Roberto Ari; MARTINS, Tomas Sparano. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: Ibpex, 2011. Adaptado.)
Com base no fragmento apresentado, considere as asserções e a relação proposta entre elas.
I. “O exemplo relacionado à comercialização de novas versões de aparelhos celulares leva a acreditar que o mercado está evoluindo.”
PORQUE
II. “A estratégia de venda com a criação de novos modelos de aparelhos celulares fixa-se ao jogo de custos e preços, em vez de valorizar o efeito de marketing causado nas pessoas pela constante inovação do produto.”
Assinale a alternativa correta.
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252Q1036406 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Analista de Comunicação, Banestes, FGV, 2023

Avalie as seguintes afirmativas sobre o Marketing 5.0:
I. O Marketing 5.0 terá que enfrentar desafios como: abismo entre as gerações; desequilíbrio na distribuição da riqueza e fosso que separa os que acreditam e os que não acreditam na digitalização.
II. Os cinco componentes fundamentais do Marketing 5.0 são marketing preditivo, marketing aumentado, marketing contextual, marketing direcionado por dados e marketing ágil.
III. O Marketing 5.0 se baseia no poder tecnológico do marketing 3.0 e na antropocidade do Marketing 4.0, de modo a entregar um marketing personalizado e focado no produto, como exige o Marketing 2.0.
Está correto o que se afirma em
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253Q1006523 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Jornalista, EBSERH, VUNESP, 2020

Branding é a gestão de marca com o objetivo de torná- -la mais conhecida, desejada e com conceito favorável na mente dos seus consumidores. O Branding, ou brand management, envolve, entre outras, ações relacionadas ao
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254Q900837 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção correta acerca do papel das mascotes em projetos de realização de eventos.
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255Q1036838 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

O segredo para uma distribuição forte na mídia conquistada é uma estratégia de ampliação do conteúdo. Nem todos os públicos são iguais, e, quando o conteúdo alcança influenciadores-chave no grupo de público visado, esse conteúdo tem mais chance de viralizar.
KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0: do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

Assim, uma das estratégias das empresas para viralização de conteúdo nas mídias digitais é identificar esses influenciadores, que são
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256Q905784 | Marketing, Produtor Cultural, Prefeitura de General Sampaio CE, FUNCEPE, 2024

A nota oficial é feita com a intenção de informar e explicar para o público sobre o posicionamento da organização frente ao que está sendo anunciado. Geralmente, quando a posição da organização ao divulgar uma nota oficial, leva em conta os princípios defendidos pela entidade e isso é posto de forma clara na nota oficial, caracteriza o seguinte topo de nota oficial:
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257Q907919 | Marketing, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

O gestor de marketing de uma empresa de transporte rodoviário acha que a melhor forma de segmentar seus clientes é investigar os motivos pelos quais estão viajando, perguntando-lhes suas opiniões sobre viagens realizadas.

Elaborado pelo(a) autor(a).

Esta seria uma abordagem de segmentação
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258Q907920 | Marketing, Segmentação dos Públicos, Administração, IFSE, IV UFG, 2024

O marketing pode ser segmentado em vários tipos. Um deles é o marketing de relacionamento, que tem como objetivo
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260Q890586 | Marketing, Endomarketing no Planejamento Estratégico do Marketing, Agente de Secretaria, Prefeitura de Pitangueiras SP, Consulplan, 2024

A principal forma de moldar a percepção que uma empresa tem junto ao público e o mercado se dá pelo marketing. Por meio do estudo de suas atividades comerciais, é possível compreender as tendências mercadológicas que ditarão suas próximas adaptações e posicionamentos. Uma estratégia nesse sentido é denominada endomarketing, um conceito que consiste em conjunto de ações institucionais positivas voltadas para seus(ua):
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