Início

Questões de Concursos Marketing

Resolva questões de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q1055461 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Sem cargo, CFC, CONSULPLAN, 2021

“Quase 25 anos depois de sua morte, Renato Russo ainda significa dinheiro. Prova disso é a disputa judicial entre os músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá com Giuliano Manfredini, filho de Renato Russo, líder da banda Legião Urbana até seu falecimento, em 1996. Após anos de batalha judicial, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), por maioria de votos, proferiu a sentença parcialmente favorável aos músicos Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá em relação ao uso da marca ‘Legião Urbana’ em suas atividades artísticas sem autorização de Giuliano Manfredini. A sentença parcialmente favorável adotou uma das soluções juridicamente válidas para o caso e não afetou a titularidade da marca, que permanece com a ‘Legião Urbana Produções Artísticas Ltda.’, com a prerrogativa de comercializar produtos oficiais e tomar ações de proteção da marca. Os músicos podem fazer uso limitado da mesma, no exclusivo exercício de sua atividade profissional.”
(Supremo Tribunal de Justiça. Notícias. Decisão. 29/06/2021. Disponível em: https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/ 29062021-Musicos-da-Legiao-Urbana-mantem-direito-de-uso-da-marca-em-apresentacoes-artisticas.aspx. Acesso em: 15/09/2021.)

Considerando o texto apresentado e o disposto na NBC TG – Estrutura Conceitual, sobre a marca “Legião Urbana” é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

262Q900840 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando que o impacto visual gerado pela cenografia é essencial para o êxito de um evento, julgue os itens subsequentes.

I A cenografia é usada principalmente para reforçar a identidade visual de uma marca em eventos corporativos, e a equipe responsável por ela deve evitar a alteração dos espaços físicos.
II A cenografia é um processo de decoração que contempla uma mídia versátil, a qual se adapta a diferentes ambientes, moldando-os e organizando-os de maneira artística.
III A cenografia é uma técnica de design que busca potencializar e materializar conceitos, conferindo forma, estilo e grandeza aos espaços físicos.


Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

263Q900852 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Na área do cerimonial, a precedência é um dos aspectos fundamentais. É correto afirmar que, em cerimônias oficiais e outros eventos, a precedência estabelece a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

264Q1036323 | Marketing, Gestão de Vendas, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Uma instituição bancária sempre oferece os seus serviços conforme o prometido, no prazo comprometido, sem cometer erros, e tem interesse em lidar com os problemas dos clientes. Esses atributos favorecem a avaliação positiva da dimensão da qualidade do serviço denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

265Q1052463 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Analista Administrativo, HEMOBRÁS, Consulplan, 2025

A pesquisa de mercado envolve a coleta e a análise de informações sobre mercados internacionais com o objetivo de identificar oportunidades e desafios para a exportação de produtos ou serviços para outros países, subsidiando o processo decisório da empresa no que se refere à identificação e à seleção do mercado-alvo. Com a pesquisa de mercado para prospectar novos mercados consumidores, a empresa pode identificar os seguintes aspectos importantes a serem considerados, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

266Q1055087 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Para que uma empresa seja bem-sucedida em seu contato publicitário com os receptores almejados, algumas etapas devem ser criteriosamente respeitadas, do contrário a desorganização de suas ações trará resultados prejudiciais. No que se refere aos procedimentos gerais do planejamento de mídia, assinale a alternativa que apresenta as atividades distribuídas na ordem correta de execução.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

267Q1055094 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

Bem-vindo ao maravilhoso mundo da propaganda online. Se não entende por que o seu site não gera o tráfego que você esperava, aqui encontrará a principal razão: você não investiu nele. Acostume-se a ver o seu site como uma nova empresa, com todos os direitos e obrigações que lhe correspondem. Os direitos são simples e dá para imaginá-los logo: lucro puro e simples. Porém, você realmente achava que esses direitos não lhe davam algumas obrigações? E que obrigações são estas? Felizmente, a web tem poucas. Por exemplo, não há impostos! Você não paga IPTU, taxa condominial, luz, etc., por ter um site imenso! Então, por que não reinvesti-lo em propaganda? (CASTRO, Álvaro de. Propaganda e Mídia Digital: a web como a grande mídia do presente. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2000.)
Conforme Álvaro de Castro, fazer propaganda online é, portanto, uma prática vantajosa porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

268Q900858 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção correta no que se refere ao tipo de evento denominado seminário.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

269Q1036839 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Está entre os objetivos de um profissional de marketing
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q1009198 | Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Com relação aos diferentes tipos de vendedores no contexto de vendas e marketing, analise as assertivas a seguir:
I. Missionário: é o vendedor responsável por construir a imagem da empresa ou promover o produto, prestando informações e instruções aos usuários, sem necessariamente realizar a venda direta.
II. Técnico: é o vendedor que se vale de métodos criativos para vender produtos tangíveis ou intangíveis, focando na geração de novos negócios.
III. Gerador de demanda: é o vendedor cuja principal função é entregar o produto ao consumidor final.
Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirmar em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q969275 | Marketing, Marketing de Relacionamento, Análise Comércio e Suprimento, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

A respeito das atividades demarketingnas organizações, julgue o item seguinte.

A consolidação do marketing de relacionamento ocorreu com a expansão em dobro dos 4Ps originais - preço, praça, produto e promoção -, aos quais foram adicionados mais 4Ps: proteção, pessoas, pós-vendas e posicionamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q965957 | Marketing, Telemarketing, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Acerca da abertura no processo de telemarketing, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

273Q900854 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção correta no que diz respeito à relação entre cerimonial, protocolo e etiqueta, considerando suas funções e sua aplicabilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

274Q1009155 | Marketing, Planejamento Estratégico de Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

O autor Conrado Adolpho em seu Guia Estratégico de Marketing Digital propõe uma metodologia que envolve não apenas os tradicionais 4 Ps de Marketing, mas um processo circular, composto por 8 Ps, que começa e termina no consumidor.
Os Ps inicial e final desse processo são respectivamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

275Q1045016 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Especialidade Comunicação, PGM RJ, FGV, 2025

Assinale a opção em que o Meta Business Suite é anunciado como um espaço completo de gerenciamento de atividades de publicidade e marketing.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q1036842 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

Os profissionais de marketing devem conhecer o comportamento de compra do consumidor.
Os profissionais dessa área devem ter em mente que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q900838 | Marketing, Planejamento e Orçamento Governamental, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Assinale a opção correta acerca da definição do público-alvo no planejamento de eventos para divulgação de produtos nacionais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

278Q1009159 | Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Recentemente, Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o conceito de Marketing 6.0 em mais um livro da série Marketing X.0, que explora as mudanças no cenário de negócios e como estas alterariam o modo de profissionais de marketing abordarem o próprio marketing. Sobre as eras do marketing, avalie as afirmativas a seguir.
I. O Marketing 6.0 propõe uma abordagem de marketing que transcende as fronteiras entre os mundos físico e digital, proporcionando uma experiência imersiva;
II. O Marketing 5.0 está centrado no produto que, além da qualidade, deve demonstrar seu alinhamento com os ideais de sustentabilidade;
III. O Marketing 4.0 está centrado no cliente, visto como um ser multifacetado, que faz suas escolhas de compra baseando-se fundamentalmente nos diferenciais de qualidade de cada produto.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

279Q1036326 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Um banco optou por dois tipos de segmentação do seu mercado: o primeiro é embasado nos hábitos, hobbies, atividades ou interesses, valores ou opiniões, personalidade ou atitudes, estilo de vida e status social de seus clientes; (b) o segundo é embasado na sua lealdade, envolvimento, benefícios procurados e facilidade para comprar ou influenciar.

Constata-se que foram escolhidos, respectivamente, os modelos de segmentação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

280Q1055080 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O grupo de foco representa uma das estratégias de pesquisa de marketing utilizadas para conhecer o ponto de vista do público-alvo de uma instituição, seja ela pública ou privada. Sobre a organização e a realização do grupo de foco, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.