Início

Questões de Concursos Marketing

Resolva questões de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q1055080 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

O grupo de foco representa uma das estratégias de pesquisa de marketing utilizadas para conhecer o ponto de vista do público-alvo de uma instituição, seja ela pública ou privada. Sobre a organização e a realização do grupo de foco, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q1055090 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Publicidade e Propaganda, MPE PA, CONSULPLAN, 2019

A comunicação voltada para as mídias sociais necessita da concretização de alguns passos e da observância a certos cuidados para que seja feita com êxito. Partindo-se da validade de tal postulado, são medidas essenciais para aprimorar a comunicação nas mídias sociais, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q971917 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Técnico de Comercialização e Logística Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

Um aspecto prático da gestão de marketing é a administração dos diversos estados de demanda.
Um profissional da área de marketing detecta uma nova demanda de mercado quando os
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

284Q900853 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Em uma cerimônia em que haja mesa de participantes, compete ao cerimonialista a organização da ordem de discurso dos oradores. A respeito dessa ordem, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q1036317 | Marketing, Comportamento do Consumidor, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

O advento das mídias sociais impactou o atendimento bancário em função do aumento do alcance dos comentários dos clientes a respeito da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q967552 | Marketing, Ciclo de Vida do Produto, Comunicação Social, CONAB, IADES

A expressão modelo industrial fordista remete aos conceitos de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q978562 | Marketing, Analista Organizacional, SCGás, IESES, 2025

A principal finalidade da pesquisa NPS (Net Promoter Score) é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q965516 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, 2024

A utilização de canais remotos para vendas está cada vez mais presente no mercado. Qual das alternativas a seguir descreve um benefício da utilização desses canais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q1012883 | Marketing, Promoção Institucional, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o próximo item, relativo às notas oficiais, ao marketing institucional e à responsabilidade social nas organizações.

O marketing institucional pode abranger toda e qualquer atividade estratégica de marketing que aplique suas técnicas no fortalecimento das ideias da instituição e da sua imagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

290Q1018575 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Transformação Digital e Gestão de TI, BANRISUL, CESPE CEBRASPE, 2025

• Neste item, deve-se expor a razão ou o motivo pelo qual pessoas adquirem seus produtos e serviços.
• Por meio deste item, questiona-se: por que os clientes comprarão de você e não dos seus concorrentes?
Os tópicos precedentes, no Business Model Canvas, são relacionados diretamente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q900841 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Os recursos audiovisuais são fundamentais em apresentações, pois combinam imagem e som para tornar a comunicação mais dinâmica, atrativa e compreensível. Nesse sentido, assinale a opção que apresenta um uso adequado de recursos audiovisuais em uma apresentação.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

292Q1036310 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

O gerente de uma agência do banco X, preocupado com a qualidade no atendimento aos clientes, decidiu criar um manual em que é definido o padrão de qualidade no serviço a ser prestado na agência sob sua responsabilidade. Ele escreveu no manual de treinamento que os funcionários deveriam estabelecer uma relação de confiança com os clientes, entregar o que é prometido pelo banco e sempre agir de forma ética. Os profissionais deveriam atender aos clientes de forma rápida e não os deixar esperando desnecessariamente. Além disso, deveriam demonstrar segurança e o quanto são bons no que fazem. Como se vê, o gerente deixou de fora do manual de treinamento a preocupação com os aspectos visíveis do local onde o serviço é prestado e não se referiu a aspectos, tais como a limpeza do local, sua arrumação e seu layout.

O fator para um bom serviço de atendimento ao cliente deixado de fora do manual pelo gerente é denominado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q900855 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

No que concerne à organização e às características dos congressos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

294Q1036298 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Ao utilizar mídias sociais, como o Facebooke oYouTube,frequentemente aparecem anúncios de produtos e serviços, inclusive financeiros, oferecidos por empresas de diversas áreas de negócios.

Nos novos modelos de negócios, a estratégia através da qual as empresas buscam promover marcas em ambientes on-line ou atrair clientes para seus produtos e serviços, por meio da criação e manutenção de anúncios na internet, é denominada

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q1036324 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Na análise da flor de serviço de uma instituição bancária, é possível identificar muitos serviços suplementares facilitadores que permitem aos clientes usar o produto central com mais eficiência, além de serviços suplementares realçadores (de ampliação) que aumentam o valor do serviço central. Fazem parte dos serviços suplementares facilitadores os seguintes elementos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q1036325 | Marketing, Gestão de Vendas, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Em uma organização, estão exigindo que os vendedores troquem a tradicional venda de soluções pela venda de insights – estratégia que exige uma abordagem radicalmente distinta em várias áreas do processo de compra. Para realizar uma venda de insights, os vendedores têm
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q964911 | Marketing, Conhecimentos Bancários, Prova C, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2023

Uma instituição financeira desenvolveu uma estratégia de marketing digital na qual privilegiou atrair e surpreender o público, ao ponto de as próprias pessoas espalharem a mensagem adiante, criando um “buzz” sobre o assunto de forma emocional, engraçada e envolvente. Nessa estratégia, os próprios usuários do banco foram usados como um canal de distribuição e compartilhamento dos conteúdos de maneira direta, simples e rápida, criando altos níveis de engajamento e repercussão.
A ação estratégica adotada por essa instituição financeira é denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q959959 | Marketing, Marketing Empresarial, Psicologia, TRF 2a REGIÃO, FCC

A globalização é um processo de expansão econômica que derruba barreiras para o intercâmbio econômico e competitivo, sejam elas sociais, culturais, ambientais, éticas, legais, financeiras ou políticas. Idalberto Chiavenato propõe alguns estágios distintos pelos quais este processo passa. No estágio multinacional,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

299Q900846 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Ao planejar e executar eventos em espaços públicos, o organizador de eventos deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

300Q900849 | Marketing, Cerimonial e Protocolo, Analista Técnico II – Cerimonial e Eventos, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

Considerando cuidados e desafios envolvidos na organização de eventos, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.