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Questões de Concursos Marketing

Resolva questões de Marketing comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q975427 | Marketing, Marketing Empresarial, Reaplicação, TJBA, FGV

O dono de um restaurante visa aprimorar a sua cadeia de valor por meio de mudanças nas atividades primárias. Essas mudanças poderão ser realizadas por meio de:
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302Q1032129 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Philip Kotler propõe que “[e]m um mundo conectado (...) o mix de marketing (os quatro Ps) deve ser redefinido como os quatro Cs: cocriação (co-criation), moeda (currency), ativação comunitária (communal activation) e conversa (conversation)”. (KOTLER, 2017)

Com um mix de marketing conectado, representado pelos quatro Cs, é correto afirmar que:

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303Q1009205 | Marketing, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

No contexto do marketing, existem diferentes tipos de demanda que representam comportamento específicos dos consumidores. Com base nessa classificação, analise as alternativas a seguir:
I. Demanda latente: ocorre quando os consumidores compartilham necessidade que não pode é suprida por nenhum produto no mercado.
II. Demanda irregular: ocorre quando os consumidores não gostam do produto e estariam dispostos até a pagar para evitá-lo
III. Demanda excessiva: ocorre quando os consumidores têm interesse em produtos que podem gerar consequências sociais indesejadas, como, por exemplos, problemas ambientais.
Com base nas definições apresentadas, está correto o que se afirma em
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304Q965958 | Marketing, Conhecimentos Bancários, Administrativo, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

Ao examinar a situação financeira e o volume de negócios realizado por seus correntistas, a instituição bancária está desenvolvendo, de acordo com o que propõe Kotler, a etapa de vendas denominada
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305Q965510 | Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, 2024

As características dos serviços são fundamentais para a gestão de qualidade em vendas. Qual das alternativas abaixo explica corretamente uma das características dos serviços?
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306Q991161 | Marketing, Customer Relationship Management CRM, Jornalista, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Para se implementar um programa de CRM (Customer Relationship Management) com eficácia, são necessários cinco elementos principais: estratégia, segmentação, tecnologia, processo e organização. A fim de que possam ser úteis, os segmentos de mercado precisam apresentar certas características. Assinale a alternativa que se refere à uma dessas características descritas abaixo: Os segmentos do mercado devem ser amplos ou lucrativos o bastante para justificar sua ativação.
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307Q1035212 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Administração, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Durante uma campanha de liquidação de Black Friday, uma rede de lojas de roupas decide destacar o valor original de seus produtos, riscado ao lado do novo valor com desconto, em vez de simplesmente apresentar o preço final. Essa estratégia, amplamente utilizada no comércio, busca influenciar a percepção do consumidor sobre o valor do produto e estimular a compra ao gerar a sensação de vantagem econômica.

Essa abordagem é baseada no processo conhecido como heurística
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308Q1036321 | Marketing, Comunicação Integrada de Marketing, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

As vendas pessoais fazem parte do mix de marketing, integrando o fator promoção, que engloba um conjunto de ferramentas utilizadas para
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309Q1036843 | Marketing, Marketing de Relacionamento, Comunicação Social Manhã, BNDES, CESGRANRIO, 2024

As mídias sociais aproximam as pessoas e também as empresas.
As empresas inovam por meio da colaboração, sendo certo que
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310Q964912 | Marketing, Conhecimentos Bancários, Prova C, Banco do Brasil, CESGRANRIO, 2023

Em fevereiro de 2021, a mídia divulgou que o Banco do Brasil adotou um novo posicionamento de marca em campanha, sob o mote “Pra tudo que você imaginar”, para destacar o BB como um viabilizador de melhorias na vida das pessoas.
O objetivo de uma instituição ao definir seu posicionamento é
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311Q1028199 | Marketing, Tecnologias e Marketing, Comunicação Social, MPU, FGV, 2025

Philip Kotler, em seu Marketing 5.0: Tecnologia para a humanidade, afirma que “[a] customização e a personalização, no mundo digital, são diretas. O profissional de marketing usa a informação digital sobre o cliente para entregar conteúdo dinâmico que se encaixa no seu perfil. Antes, no espaço físico, a customização e a personalização dependiam fortemente do toque humano. Com a infraestrutura de IoT e de IA implantadas, as empresas podem usar essa competência digital para realizar ações de marketing sob medida no mundo físico com muito pouca intervenção humana”. (KOTLER, 2021) Na perspectiva do autor, o marketing sob medida pode ser entregue em três níveis, a saber: marketing informativo, marketing interativo e marketing imersivo.
No marketing interativo:
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312Q965508 | Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, 2024

Na gestão da experiência do cliente, qual é a principal função da jornada do cliente?
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313Q965512 | Marketing, Escriturário, Banco do Brasil, 2024

As técnicas de vendas envolvem uma série de ações que vão desde a pré-abordagem até opós-venda. Qual das alternativas a seguir descreve melhor o processo de vendas?
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314Q1090222 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

Especificamente em relação ao item canais de distribuição da área de marketing, assinale a alternativa incorreta.
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315Q1090223 | Marketing, Fundamentos Teóricos do Marketing, Formação Administração de Empresas, CEMIG MG, FUNDEP Gestão de Concursos, 2023

A ação ou estratégia que busca levar um serviço ou um produto a ocupar um “lugar” destacado, claro, distinto e desejável na mente dos consumidores-alvo da empresa em relação aos serviços ou produtos concorrentes chama-se
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316Q1012876 | Marketing, Temas de Marketing, Produtor Cultural, UNB, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca demarketingcultural, julgue o item a seguir.

Marketing cultural consiste na troca de recursos em que se combina um arranjo de patrocínios de eventos culturais com a consolidação da imagem de uma instituição, considerado o alinhamento com sua marca, identidade e valores.

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317Q1020627 | Marketing, Produtos e Marcas, Gestão Hospitalar, EBSERH, IBFC, 2020

A cultura inovadora é fundamental para a perpetuação das organizações em um mercado extremamente competitivo e dinâmico. Sobre o termo modelo de ciclo de vida do serviço, assinale a alternativa correta acerca dos seus cinco estágios.
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318Q965457 | Marketing, Forças do Porter, Técnico Bancário Novo, Caixa Econômica Federal, CESGRANRIO, 2024

O texto seguinte comenta sobre a entrada das chamadas fintechs no setor bancário:

Uma nova forma de fazer negócios, impulsionada pela geração habituada com a internet desde o nascimento, a partir dos anos 1980, elimina intermediários, busca a comparação exaustiva de produtos e preços, e valoriza o testemunho (ou reclamação) de outros consumidores. É nesse ambiente que sites e aplicativos criados por jovens recém-saídos das universidades fazem agora transações que, até pouco tempo, eram exclusividade das agências bancárias e outros canais de atendimento das instituições financeiras: pagamentos de contas, renegociação de dívidas, transferência de valores e contratações de seguros. As chamadas fintechs, startups de tecnologia do setor financeiro, têm desafiado as empresas tradicionais do setor [...]. Vistas como as “entrantes” do setor, as fintechs surgiram com a popularização dos smartphones e a digitalização da indústria e dos serviços [...]. Com estrutura enxuta e sem a pressão de reguladores e do compliance das grandes empresas, essas startups conseguem entregar com rapidez e transparência serviços que respondem a demandas bastante específicas dos clientes, como aprovar um empréstimo, fazer a cotação de um seguro ou escolher um investimento.

SCIARRETTA, T. Fintechs desafiam e atraem interesse dos bancos. Febraban Tech. Disponível em: https://febrabantech.febraban.org.br/temas/fintechs-e-startups/fintechs-desafiam-e-atraem-interesse-de-bancos. Acesso em: 31 mar. 2024. Adaptado.


Tendo em vista as estratégias de competição concebidas por Michael Porter, de acordo com o texto, a principal força competitiva oriunda dos novos serviços oferecidos pelas fintechs e imposta aos bancos tradicionais provém do(a)
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319Q971993 | Marketing, Administração, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

Para estabelecer uma conexão mais eficaz com os clientes, as empresas adotam uma abordagem sistemática na realização de um trabalho, organizando as atividades necessárias para atrair e reter clientes no processo de vendas.

Acerca dos esforços das empresas para estabelecer relacionamento com os clientes, julgue o item a seguir.

A venda pessoal pode ser terceirizada, total ou parcialmente, para vender produtos e serviços.
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320Q1036319 | Marketing, Gestão de Vendas, Escriturário, BANRISUL, CESGRANRIO, 2023

Os bancos podem implantar ações para proporcionar mais benefícios sem que sejam capazes de aumentar o valor percebido pelos clientes.

Isso ocorre quando os

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