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Questões de Concursos Matemática

Resolva questões de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q336654 | Matemática, Polinômios, VUNESP

O resto da divisão do polinômio P(x) = x4 + 2x3 + mx2 – 2 pelo binômio x + 1 é igual a 8, sendo m uma constante real. Portanto m vale

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582Q56689 | Matemática, Geometria Espacial

Dois cilindros circulares retos, C1 e C2, têm raio da base r e R , respectivamente. As áreas de suas superfícies laterais são iguais.

A razão entre os volumes de C1 e de C2 , nesta ordem, é:
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583Q331642 | Matemática, Frações, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp PI, FGV

Em uma determinada empresa, metade de seus funcionários vai para casa de ônibus, um quinto vai de carro, um oitavo vai de bicicleta e os demais vão a pé. A fração dos funcionários que vai para casa a pé equivale a:
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584Q101787 | Matemática, Operações algébricas, Analista Administrativo, SP URBANISMO, VUNESP

Uma divisória foi construída em madeira e vidro para uma

sala de ginástica, conforme a representação a seguir

2015_07_13_55a3e9e8c34a7.https://www.gabarite.com.br/_midia/questao/10b543999908aa3c05502e67e4ed4aac.

Sabendo-se que foram necessários 4,6 m2 de madeira

para a construção dessa divisória, uma equação que permite

determinar corretamente a medida x na figura é:

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585Q29823 | Matemática, Operador de Estação, Companhia Águas de Joinville, UNISOCIESC

Em uma cidade existem duas locadoras de automóveis. A locadora A cobra uma taxa fixa de R$ 50,00 por dia e R$ 1,50 por quilômetro rodado. A locadora B cobra uma taxa fixa de R$ 30,00 por dia e R$ 2,00 por quilômetro rodado. Sendo assim, podemos afirmar que, em um dia:
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586Q337290 | Matemática, Aritmética e Algebra

Calcular X na seguinte equação: (5x + 3).5 = -5x

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587Q5862 | Matemática, Guarda Municipal, Prefeitura de São Paulo SP, MS CONCURSOS

A soma entre dois números positivos é 37. Se o produto entre eles é 330, então o valor da diferença entre o maior e o menor número é:
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588Q57840 | Matemática, Jovem Aprendiz, CODEPAS

Qual das expressões abaixo tem como resultado um número ímpar?
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589Q857950 | Matemática, Aritmética e Problemas, Prefeitura de Capim PB Professor de Matemática, FACET Concursos, 2020

Uma herança foi dividida entre três irmãos, em partes inversamente proporcionais às suas idades. O mais velho tem 24 anos, o do meio tem 18 anos e o mais jovem tem apenas 12 anos de idade. Sabe-se, ainda, que o mais novo recebeu R$ 60.000,00 a mais que o mais velho. Nessas condições, qual a quantia recebida pelo irmão do meio?
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590Q54051 | Matemática, Regra de Três

Para armar um circo, 50 homens levam 2 dias, trabalhando 9 horas por dia. Com a dispensa de 20 homens, em quantos dias o circo será armado, trabalhando-se 10 horas por dia?
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591Q56370 | Matemática, Produtos Notáveis e Fatoração

Sabendo que x -y = 3 e xy = 40 , qual é o valor de x2 + y2?
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592Q332783 | Matemática, Aritmética e Algebra, Administrador, Centrais Elétricas de Santa Catarina SC, FEPESE, 2018

Uma empresa troca seu presidente a cada 6 anos, seu vice-presidente a cada 4 anos e seu contador a cada 8 anos.

Se em 2018 a empresa trocou o presidente, o vice- -presidente e o contador, qual o primeiro ano em que isso ocorrerá novamente?

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593Q860872 | Matemática, Geometria

(UERJ) Millôr Fernandes, em uma bela homenagem à Matemática, escreveu um poema do qual extraímos o fragmento abaixo:

Às folhas tantas de um livro de Matemática,
um Quociente apaixonou-se um dia doidamente
por uma Incógnita.
Olhou-a com seu olhar inumerável
e viu-a do ápice à base: uma figura ímpar;
olhos rombóides, boca trapezóide,
corpo retangular, seios esferóides.
Fez da sua uma vida paralela à dela,
até que se encontraram no Infinito.
“Quem és tu?” – indagou ele em ânsia radical.
“Sou a soma dos quadrados dos catetos.
Mas pode me chamar de hipotenusa.”

(Millôr Fernandes. Trinta Anos de Mim Mesmo.)

A Incógnita se enganou ao dizer quem era. Para atender ao Teorema de Pitágoras, deveria dar a seguinte

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594Q54558 | Matemática, Geometria Plana

(Vunesp) Na figura abaixo, a área do triângulo EMC é igual à área do quadrado ABCD, e M é ponto médio de BC. De acordo com a figura, o valor de x, em cm, é:
triângulo EMC
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595Q54059 | Matemática, Juros Simples

(UFMG) Um banco anuncia empréstimo à taxa de 20% ao mês. Porém, a prática do banco é cobrar os juros no momento do empréstimo. A taxa mensal efetivamente cobrada pelo banco é:
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596Q6137 | Matemática, Carteiro, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Se a agência dos Correios de uma pequena cidade presta, diariamente, 40 atendimentos em média, e se, em razão de festas na cidade, a média de atendimentos diários passar a 52, então, nesse caso, haverá um aumento percentual de atendimentos de
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597Q856698 | Matemática, Álgebra, Prefeitura de Capim PB Professor de Matemática, FACET Concursos, 2020

Dentre as diversas propostas metodológicas para o ensino de matemática, se destacam a resolução de problemas, a modelagem matemática, a história da matemática, a etnomatemática, o uso de jogos e das novas tecnologias. Considere as características informadas a seguir:
I. “É a arte ou técnica (techné = tica) de explicar, de entender, de se desempenhar na realidade (matema), dentro de um contexto cultural próprio(etno).” II. Resume-se à criação de um modelo matemático (um padrão ou fórmula matemática) para explicação ou compreensão de um fenômeno natural. III. Consiste no uso de métodos, de uma forma ordenada, para encontrar soluções de problemas específicos. IV. Busca explorar as diversas práticas matemáticas que existiram ao longo do tempo e em diferentes territórios.
Qual das alternativas apresenta a correlação adequada entre as características e suas respectivas propostas metodológicas?
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598Q28108 | Matemática, Motorista, Câmara de Vassouras RJ, IBFC

O total de múltiplos de 4 existentes entre os números 23 e 125 é:
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599Q54630 | Matemática, Retas

(PUC-RJ) O ponto de intersecção entre a reta que passa por (4, 4) e (2, 5) e a reta que passa por (2, 7) e (4, 3) é:
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600Q57842 | Matemática, Jovem Aprendiz, CODEPAS

Determine o valor da expressão numérica abaixo:
{11² + 10- [3²+(1169:7) - (19*6)]-24}=
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