Início

Questões de Concursos Matemática

Resolva questões de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


8102Q930449 | Matemática, Equações e inequações, Vestibular ENEM, ENEM, INEP

O Indicador do CadÚnico (ICadÚnico), que compõe o cálculo do Índice de Gestão Descentralizada do Programa Bolsa Família (IGD), é obtido por meio da média aritmética entre a taxa de cobertura qualificada de cadastros (TC) e a taxa de atualização de cadastros (TA), em que TC=NV/NF, TA= NA/NV, NV é o número de cadastros domiciliares válidos no perfil do CadÚnico, NF é o número de famílias estimadas como público alvo do CadÚnico e NA é o número de cadastros domiciliares atualizados no perfil do CadÚnico.
Portaria n° 148 de 27 de abril de 2006 (adaptado).

Suponha que o IcadÚnico de um município específico é 0,6. Porém, dobrando NF o IcadÚnico cairá para 0,5. Se NA + NV = 3.600, então NF é igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8103Q332184 | Matemática, Sistemas Lineares, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Carlos e Paulo são funcionários de uma empresa e seus salários brutos mensais, em reais, são diretamente proporcionais aos números 3 e 5. Além disso, o salário de Paulo supera o salário de Carlos em R$ 2.640,00.

Com base nessa situação, julgue os itens a seguir.

A soma dos salários de Carlos e Paulo é igual a R$ 10.560,00.

  1. ✂️
  2. ✂️

8105Q216733 | Matemática, Oficial de Produção, LIQUIGAS, CESGRANRIO

A embalagem de um hambúrguer descreve apenas alguns dos nutrientes contidos no produto. Na embalagem de um hambúrguer de 150 g, aparece a descrição: 32 g de gordura, 48 g de carboidrato e 25 g de proteínas. A massa, em gramas, desse hambúrguer que corresponde a nutrientes não descritos é de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8106Q337060 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Motorista, Prefeitura de Várzea Paulista SP, NCE

Maria escreveu, numa folha de papel, uma primeira linha só com o número 1, depois escreveu uma segunda linha com os números 1 e 2, depois uma terceira linha com 1, 2 e 3 e assim sucessivamente, como ilustrado a seguir:

1

1 2

1 2 3

1 2 3 4

1 2 3 4 5

.......

.......

Ao todo, Maria escreveu dez linhas de números. A soma de todos os números escritos por Maria é igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8107Q337320 | Matemática, Assistente Administrativo, CEGAS CE, UECE

Uma obra foi concluída em 45 dias, trabalhandose 6 horas por dia. Se a carga horária de trabalho fosse aumentada para 8 horas por dia, essa obra seria concluída em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8108Q332465 | Matemática, Aritmética e Algebra, Professor de Matemática, SEDU ES, FCC

Com relação ao conjunto de oito elementos { 6, 3, 4, 3, 1, x, 7, 5 }, x é um número inteiro positivo tal que esse conjunto seja bimodal (tenha duas modas distintas), e tenha mediana igual a 7/2 . De acordo com os dados, é correto afirmar que x é igual a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8109Q335797 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Médico, MCO UFBA BA, IADES

A emergência médica de um movimentado hospital sempre registra um aumento no número de atendimentos nos fins de semana. Certa vez, perguntaram ao chefe do setor qual teria sido o percentual de aumento de atendimentos naquele fim de semana, e ele respondeu:

– Ainda não sei! Mas o curioso é que, descontando 20% do total de casos atendidos, volta-se ao número de casos antes do fim de semana.

Com base no exposto, o percentual de aumento nos casos atendidos, naquele fim de semana, foi de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8110Q332223 | Matemática, Aritmética e Algebra, Auxiliar de Serviços Gerais, CRO PI, Instituto Ludus

Pensei em um número. Multipliquei-o por 8, somei o produto obtido com 7 unidades e, a seguir, dividi o resultado por 30, obtendo ao final 2,1. O número em que pensei foi:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8112Q335809 | Matemática, Cálculo Aritmético, Professor, Seduc CE, UECE, 2018

As diversas atividades preconizadas pela implementação da Metodologia da Resolução de Problemas no processo de aprendizagem da Matemática ensejam a aproximação do conhecimento cotidiano com o conhecimento sistemático e estruturado tratado no processo educacional, a maior visibilidade do significado dos assuntos objetos de estudos, a otimização do relacionamento entre os agentes e atores do processo, a abordagem prazerosa e estimulante para a aprendizagem, entre outros pontos relevantes. A Metodologia da Resolução de Problemas, como analisada e observada por inúmeros estudiosos de Teorias Educacionais, adota diversas etapas e procedimentos na sua aplicação. Considerando os procedimentos envolvidos na resolução de problemas, analise os seguintes itens:

I. recolhimento de informações sobre a situação abordada e compreensão do problema;

II. concepção e formulação de um plano de solução, incluindo a tradução da situação enfocada para a linguagem matemática, e escolha da estratégia a ser seguida;

III. execução do planejamento estabelecido, incluindo a seleção dos procedimentos matemáticos úteis, até a resolução propriamente dita do problema;

IV. verificação da resolução e/ou comprovação das conclusões e resultado(s) alcançado(s) incluindo a releitura da proposição inicial da situação – problema, a adequação das conclusões construídas e/ou a validação da(s) resposta(s) obtida(s).

Corresponde a procedimento apropriado e coerente com a solução de problemas o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8114Q858831 | Matemática, Estatística, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

A partir de uma amostra aleatória simples de tamanho n, sabe-se que a média aritmética de uma variável X foi igual a 3. Considerando que os valores possíveis para a variável X sejam -1 e +4, julgue o item que se segue.
Nessa amostra aleatória, a quantidade de observações iguais a +4 foi igual a 0,8 n.
  1. ✂️
  2. ✂️

8115Q38876 | Matemática, Auxiliar de Biblioteca, IFRO, MAKIYAMA

Priscila tem 7,5 metros de tecido para fazer um conjunto de terno. Ela usou 2,25 metros para a confecção da calça, 2,75 metros para o blazer e 1,25 metros para o colete. Quanto de tecido sobrou para Priscila?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8116Q331745 | Matemática, Cálculo Aritmético, Agente de Organização Escolar, Secretaria de Estado de Educação SP, CKM Serviços, 2018

Em um dos jogos de uma Copa do Mundo, o Brasil jogou uma partida contra a Suíça. Em tal jogo, observou-se que a posse de bola por parte do Brasil foi 50% maior do que a da Suíça. Com a duração do jogo de 90 minutos, além do acréscimo de 5 minutos, a quantidade de tempo total em que o Brasil teve a posse da bola foi de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8117Q335330 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Contador, Prefeitura de Itatiaia RJ, AEDB

Dona Maria teve seis filhos. Cada um de seus filhos lhe deu cinco netos e cada neto lhe deu três bisnetos. Quantos são os descendentes de Dona Maria?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8118Q142306 | Matemática, Regra de três simples e composta, Analista Judiciário Execução de Mandados, TRT 4a REGIÃO, FCC

Ultimamente tem havido muito interesse no aproveitamento da energia solar para suprir outras fontes de energia. Isso fez com que, após uma reforma, parte do teto de um salão de uma empresa fosse substituída por uma superfície retangular totalmente revestida por células solares, todas feitas de um mesmo material. Considere que:

- células solares podem converter a energia solar em energia elétrica e que para cada centímetro quadrado de célula solar que recebe diretamente a luz do sol é gerada 0,01 watt de potência elétrica;

a superfície revestida pelas células solares tem 3,5 m de largura por 8,4 m de comprimento.

Assim sendo, se a luz do sol incidir diretamente sobre tais células, a potência elétrica que elas serão capazes de gerar em conjunto, em watts, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8119Q333568 | Matemática, Arquiteto, Prefeitura de Venda Nova do Imigrante ES, CONSULPLAN

Num grupo de 120 mulheres tem-se que:

? 10 usam brinco, pulseira e anel e 16 não usam nenhum desses itens;

? 64 usam brinco;

? 58 usam pulseira;

? 38 usam anel;

? 26 usam brinco e pulseira; e,

? 16 usam brinco e anel. Uma das mulheres é escolhida ao acaso.

Qual a probabilidade de que a mulher escolhida use dois dos itens citados?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

8120Q335361 | Matemática, Aritmética e Algebra, Fiscal de Rendas, Prefeitura do Rio de Janeiro RJ, FJG

Em um vôo, o piloto comandou a aeronave durante ¼ do percurso. O trecho seguinte, correspondente a 1/5 do mesmo percurso, ficou a cargo do co-piloto. Desse modo, foram percorridos 270 km. A distância total do percurso é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.