Questões de Concursos Matemática
Resolva questões de Matemática comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.
8683Q338197 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado, Agente de Trânsito e Transporte, URBS PR, PUC PR
Dois ônibus saem de um mesmo ponto inicial e percorrem caminhos distintos e voltam ao ponto inicial. O mais rápido retorna em 1 hora e 30 minutos e o outro, mais lento, em 2 horas e 30 minutos. Se eles sairem juntos às 6 horas da manhã, mantendo esse tempo médio de percursos, em qual dos horários abaixo desse dia se encontrarão novamente no local inicial?
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8684Q856621 | Matemática, Aritmética e Problemas, Terapeuta Ocupacional, ADM TEC, 2020
Analise as afirmativas a seguir:
I. Considere duas figuras geométricas planas, aqui identificadas como 1 e 2. A figura 1 é um retângulo com largura igual a 2 metros e comprimento igual a 3 metros. A figura 2 é um retângulo com largura igual a 4 metros e comprimento igual a 5 metros. Assim, considerando exclusivamente as informações apresentadas, é correto afirmar que a área da figura 2 equivale a 241% da área da figura 1.
II. Uma figura geométrica de formato retangular teve a sua largura aumentada em 35% e o seu comprimento reduzido a 76% da medida inicial. Assim, considerando exclusivamente os dados apresentados, é correto afirmar que, após essa mudança, a área inicial da figura foi reduzida em 12,5%.
Marque a alternativa CORRETA:
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8685Q331573 | Matemática, Cálculo Aritmético, Agente de Portaria, SEASTER PA, CESPE CEBRASPE
- ✂️
- ✂️
8686Q337983 | Matemática, Polinômios, Técnico de Instrumentação, Petrobras, CESPE CEBRASPE
Julgue o seguinte item, acerca de polinômios.
É possível encontrar números reais m e n tais que as raízes do polinômio q(x) = x² - 1 sejam também raízes do polinômio p(x) = x4 + (2m + n + 1)x3 + mx.
- ✂️
- ✂️
8687Q332097 | Matemática, Progressões Sequências, Advogado, Companhia Energética de Minas Gerais MG, FUMARC, 2018
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8688Q18753 | Matemática, Oficial da Marinha, ETAM, BIO RIO
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8689Q683585 | Matemática, Geometria Espacial, Agente de Educação de Trânsito, DETRAN PA, FADESP, 2019
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8690Q116034 | Matemática, Função do 2grau ou quadrática, Analista de Sistemas, CAMARA SJC, FIP
Uma partícula desloca-se com velocidade
(t em segundos). Depois de quanto tempo, a partícula atinge a velocidade máxima?
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8691Q332359 | Matemática, Cálculo Aritmético, Engenheiro Civil, Companhia de Saneamento Básico de São Paulo SP, FCC, 2018
Um corredor, preparando-se para uma maratona, decide iniciar um treinamento da seguinte forma: no primeiro dia, corre 5 km. No segundo dia, aumenta a distância percorrida em 0,2 km, correndo 5,2 km; do terceiro dia em diante, ele sempre aumenta a distância percorrida em 0,2 km, relativamente ao dia anterior.
Após uma certa quantidade de dias, o corredor atinge, pela primeira vez, a marca dos 22 km, o que ocorre no
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8692Q334670 | Matemática, Coordenadas cartesianas, Agente Fiscal de Rendas, SEFAZ SP, FCC
Num terreno plano, partindo de um ponto P, uma pessoa fez uma série de deslocamentos, descritos a seguir, até chegar a um ponto Q.
? Avançou 10 metros em linha reta, numa certa direção.
? Girou 90° para a direita.
? Avançou 12 metros em linha reta.
? Girou 90° para a direita.
? Avançou 15 metros em linha reta.
? Girou 90° para a esquerda.
? Avançou 7 metros em linha reta.
? Girou 90° para a esquerda.
? Avançou 5 metros em linha reta, atingindo o ponto Q.
A distância, em metros, entre os pontos P e Q é igual a
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8693Q858193 | Matemática, Geometria Analítica, Prefeitura de São Francisco MG Professor Matemática, COTEC, 2020
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8694Q338514 | Matemática, Aritmética e Algebra, Técnico de Projetos, Petrobras, CESGRANRIO
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8695Q332115 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado
A secretária de uma escola deveria telefonar para todos os professores avisando-os de uma reunião de emergência. Pela manhã, ela fez 1/3 dos telefonemas; à tarde, conseguiu fazer 3/5 dos restantes. Que fração dos professores não foi avisada?
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8696Q332376 | Matemática, Cálculo Aritmético Aproximado
Dispõe-se de um bloco maciço de madeira com volume de 0,04 m³. Se a densidade da madeira é 0,93 g/cm³, o peso desse bloco, em quilogramas, é
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8697Q43353 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8698Q43354 | Matemática, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar PI, UESPI
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8699Q934246 | Matemática, Equações
Uma equação do segundo grau tem coeficientes a = 1, b = -5 e c = 6. Quais são as raízes dessa equação?
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
- ✂️
8700Q338025 | Matemática, Análise Combinatória Simples, Especialista em Regulação de Aviação Civil, ANAC, CESPE CEBRASPE
Ainda com relação a análise combinatória, julgue os itens de 38 a 50.
O número de pares ordenados e o número de subconjuntos obtidos a partir do conjunto A = {a,b,c,d} são diferentes.
- ✂️
- ✂️