Início

Questões de Concursos Medicina

Resolva questões de Medicina comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1401Q831665 | Medicina, Dermatologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Dermatologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Doença infecciosa dermatológica comum em crianças, com pequenas vesículas, que se transformam depois em pequenas bolhas flácidas de até 2 cm de diâmetro e de conteúdo turvo que se inicia geralmente na face e se dissemina por todo o corpo, quase universalmente causado pelo Staphylococcus aureus, caracteriza o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1402Q817456 | Medicina, Código de Ética Médica, Médico, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Considerando aspectos de psicologia médica, julgue os itens subsequentes. Cumprimentar o paciente carinhosamente, chamando-o pelo nome, constatar e responder a aspectos emocionais e ouvir ativamente são exemplos de funções relacionadas com o estabelecimento de uma boa relação médico-paciente durante a consulta médica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1403Q693283 | Medicina, Médico Judiciário, TJ SP, VUNESP, 2019

Assinale a alternativa que apresenta um típico sinal de alarme para o diagnóstico de cefaleias secundárias.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1404Q682780 | Medicina, Farmacêutico Bioquímico, UFF, COSEAC, 2019

Anticorpos antinucleares ocorrem em mais de 98% dos indivíduos com lúpus eritematoso, quando pesquisados por IFI, utilizando-se células HEp-2. O(s) autoanticorpo(s) específico(s) de maior utilidade clínica na doença é(são):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1406Q151478 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TJ PE, FCC

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma modalidade psicoterápica desenvolvida por Aaron Beck no início da década de 1960 e que tem objetivos e técnicas bem estabelecidas no tratamento de diferentes condições clínicas. Com relação ao processo terapêutico no TCC, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1407Q140323 | Medicina, Analista Judiciário Medicina, TRT 16a REGIÃO, FCC

Em face dos conhecimentos atuais da fisiopatologia da esteato- hepatite não-alcoólica, os estudos para o seu tratamento têm se baseado nas seguintes propostas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1408Q60357 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia

Uma paciente de 40 anos de idade, branca, sem comorbidades, ainda na menacme, comparece em consultório ortopédico com exames. Leva densitometria óssea de coluna lombar (t-score -0,2), colo do fêmur (t-score -0,1) e fêmur total (t-score +0,1).

Acerca desse caso clínico, é correto afirmar que se deve realizar a suplementação de vitamina D nessa paciente apenas se a dosagem sérica se encontra abaixo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1409Q60191 | Medicina, Genética Médica

Homem de 45 anos apresenta astenia há vários meses. Já emagreceu 8 kg e apresenta dor abdominal em flanco esquerdo. Ao exame físico está descorado e o baço é palpado até a fossa ilíaca esquerda. O hemograma além de anemia mostra 130.000 leucócitos/mm3 com neutrofilia em vários estágios de maturação com ênfase em mielócitos e segmentados. Das informações abaixo, a mais provável nesse caso é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1410Q47081 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, Médico Pediatra, ISGH, INSTITUTO PRÓ MUNICÍPIO

Criança de 07 anos atendida em um pronto atendimento com queixa de dor de garganta, febre há dois dias além de pequenas vesículas na boca e nas mãos e nos pés. Sobre a principal hipótese para este caso, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1411Q44116 | Medicina, Médico cardiologista, HC UFPR

Paciente masculino de 28 anos se apresenta ao ambulatório de clínica médica com diarreia há 3 meses e emagrecimento de 8 kg. Ao exame apresenta lesões de mucosa oral compatíveis com candidíase, 3 placas violáceas com diâmetro de 2 a 4 cm em membro superior esquerdo e 5 outras lesões com mesmo aspecto em tronco, com suspeita de sarcoma de Kaposi. A respeito do diagnóstico do caso acima, considere as seguintes afirmativas: 

1. Cerca de 50% dos indivíduos com infecção primária pelo HIV apresentam exantema retroviral agudo. 
2. A viremia na fase do exantema retroviral agudo pode demonstrar milhões de cópias do HIV/ml, índice que permanece elevado por longos períodos (6–12 meses), não se correlacionando com a evolução do exantema. 
3. Além da forma clássica e epidêmica em africanos, duas formas oportunistas de sarcoma de Kaposi são descritas historicamente: em pacientes transplantados e HIV positivos. 
4. O desenvolvimento do sarcoma de Kaposi no paciente HIV positivo está associado não somente com a infecção retroviral, mas também ao herpes vírus do tipo 8 (HHV-8). 

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1412Q44102 | Medicina, Médico cardiologista, HC UFPR

A Doença de Wilson é uma desordem autossômica recessiva de sobrecarga de cobre. Sobre o seu tratamento, considere as afirmativas abaixo: 

1. A penicilamina é um quelante do cobre e age aumentando a sua excreção renal. 
2. Os sintomas neurológicos da D. de Wilson podem piorar com o início do tratamento com a penicilamina. 
3. O zinco é um quelante do cobre, com a propriedade de aumentar a excreção renal.
4. A terapia combinada de zinco e penicilamina tomadas no mesmo horário demonstrou redução na cupremia maior que a monoterapia. 

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1413Q19112 | Medicina, Médico cardiologista, HFA, FUNIVERSA

Na avaliação de pacientes com esteatorreia causada por insuficiência pancreática exócrina, existem dados clínicos importantes que ajudam a diferenciá-la daquela decorrente de doença da mucosa intestinal. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1414Q832021 | Medicina, Farmacologia e Anestesiologia, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Anestesiologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1415Q669038 | Medicina, Médico do PSF, Prefeitura de Monte Alegre do Sul SP, INTEGRI, 2021

Texto associado.


De acordo com o Ministério da Saúde, a síndrome de West é uma encefalopatia epiléptica relacionada especificamente a crianças com menos de 1 ano de idade, resultante de múltiplas causas. Ela é caracterizada por um tipo específico de crise epiléptica, denominada “espasmos epilépticos”, e anormalidades grosseiras ao eletrocardiograma (o chamado padrão hipsarrítmico ou hipsarritmia). O desenvolvimento psicomotor é invariavelmente prejudicado. Cerca de 60% das crianças desenvolvem outros tipos de crises, evoluindo para síndrome de Lennox-Gastaut. A síndrome de LennoxGastaut é uma síndrome da infância caracterizada pela tríade:

I. crises epilépticas polimorfas intratáveis (em geral, tônicas, atônicas ou de ausência atípica).
II. anormalidades cognitivas e comportamentais.
III. EEG com paroxismos de atividade rápida e descargas generalizadas de complexos onda aguda-onda rápida a 2,5 Hz.

Das afirmações, estão corretas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1416Q658294 | Medicina, Pediatria e Neonatologia, FADESP, 2020

O índice de maturação esperado no exame citológico vaginal de uma criança recém-nascida é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1417Q154743 | Medicina, Psiquiatria, Analista Judiciário Medicina Psiquiátrica, TRT 3a Região, FCC

Conforme a Resolução nº 1.488/98 do CFM, para que se possa dizer que a atividade laboral é causa de alegado transtorno de saúde do trabalhador, o médico poderá eventualmente prescindir de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1418Q62441 | Medicina, Biomédico, EBSERH, 2018

No que tange a procedimentos e a diversos equipamentos utilizados em laboratórios clínicos, julgue o item seguinte.

O espectrofotômetro é um equipamento utilizado para realizar a quantificação da fluorescência absorvida ou transmitida por uma amostra laboratorial. 
  1. ✂️
  2. ✂️

1419Q60064 | Medicina, Hematologia, CESPE CEBRASPE

Um menino de dez anos de idade, com membro superior esquerdo amputado devido a osteossarcoma no um terço médio do úmero esquerdo, apresentava metástase pulmonar. Foi admitido na terapia intensiva após a ressecção dos nódulos pulmonares em uso de dreno de tórax. Respira espontaneamente em oxigenoterapia por máscara do tipo Venturi com FIO2 40% e SpO2 96%. Relata dor à inspiração profunda com pontuação de seis pela escala visual de dor.

Considerando esse caso clínico, julgue o item subsequente.

Plaquetopenia abaixo de 20 mil será fator limitante para realizar as manobras manuais de desobstrução brônquica.
  1. ✂️
  2. ✂️

1420Q60022 | Medicina, Cardiologia e Alterações Vasculares

Mulher, 18 anos teve diagnóstico de tromboembolismo venoso há 9 meses, quando foi medicada com varfarina durante 3 meses. Após 2 meses da suspensão da medicação, apresentou tromboembolismo pulmonar e tratada com heparina na fase aguda. Na alta hospitalar foi orientada a usar rivaroxabana 20 mg/dia, por tempo indeterminado. Após 3 meses do início desta medicação, constatou-se aparecimento de edema de membros inferiores. Nega tabagismo, etilismo, uso de anticoncepcional ou de qualquer outra medicação concomitante. Não há histórico de doenças autoimunes ou trombose na família. Exames laboratoriais: ureia = 29 mg/dL; creatinina = 0,8 mg/dL; colesterol total = 380 mg/dL; triglicerídeos = 290 mg/dL; albumina = 2,2 g/dL. A urina tipo I evidenciou a presença de proteinúria 4+.

Com base nos dados clínicos e laboratoriais, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.