Início

Questões de Concursos Medicina

Resolva questões de Medicina comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1821Q693280 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

O item que melhor representa a metaplasia intestinal colunar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1822Q693027 | Medicina, Primeiro Tenente Farmácia Bioquímica, CIAAR, Aeronáutica, 2019

O reticulócito é uma célula eritroide jovem que ainda contém resquícios de RNA ribossômico e é capaz de sintetizar hemoglobina. Morfologicamente, é um pouco maior do que o eritrócito maduro, e circula no sangue periférico durante um a dois dias. 
A contagem manual de reticulócitos utiliza uma coloração supravital que é chamada corretamente de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1823Q688401 | Medicina, Médico Pediatra, Prefeitura de Salvador BA, FGV, 2019

Para aferir corretamente a pressão arterial da criança, deve-se empregar um esfignomanômetro com dispositivo inflável, que cubra, em seu comprimento, 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1824Q216302 | Medicina, Médico psiquiatra, TJ PA, VUNESP

Utilize o quadro clínico descrito a seguir para responder a questão.


      Um moço de 17 anos chegou ao pronto-socorro com queixa de dor intensa no pescoço e de não conseguir mais que seu pescoço volte à posição habitual, estando ele virado para o lado direito. O quadro começou há poucos minutos. A família relata que, há três dias, ele iniciou uma medicação, pois estava apresentando um quadro de alucinações auditivas e delírios persecutórios.

A hipótese diagnóstica para o quadro é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1825Q141066 | Medicina, Analista Judiciário Medicina Cardiologia, TRT 3a Região, FCC

Em relação ao tratamento das bradicardias sintomáticas, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1826Q60492 | Medicina, Distúrbio Bipolar e do Humor, CESPE CEBRASPE

A respeito de transtornos do humor, julgue o item seguinte.

Pessoas com transtorno bipolar têm, ao longo da vida, risco de suicídio estimado em pelo menos quinze vezes o da população em geral.
  1. ✂️
  2. ✂️

1827Q60051 | Medicina, Doenças do Colágeno

Paciente com diagnóstico de Febre Reumática, com cardite documentada, mas sem sequelas. Deve ter sua proflaxia mantida por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1828Q834984 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Balneário Camboriú SC Médico Infectologista, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Sobre o acometimento do sistema nervoso central ou periférico de um paciente infectado pelo HIV, quando a terapia antirretroviral está ausente, assinale a alternativa que se refere à manifestação mais comum:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1829Q833139 | Medicina, Doenças Infecto Parasitárias, Prefeitura de Ermo SC Médico Clínico Geral, PS Concursos, 2021

A Hanseníase é uma doença crônica, transmissível, tem preferência pela pele e nervos periféricos, podendo cursar com surtos reacionais intercorrentes, o que lhe confere alto poder de causar incapacidades e deformidades físicas, principais responsáveis pelo estigma e discriminação às pessoas. A transmissão se dá de uma pessoa doente sem tratamento, para outra, após um contato próximo e prolongado. A doença tem cura e o tratamento é gratuito e ofertado pelo SUS em unidade de saúde do país.
Conforme o guia de vigilância epidemiológica do ministério da saúde, assinale a alternativa INCORRETA em relação a Hanseníase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1830Q833115 | Medicina, Ortopedia e Traumatologia, Medico Ortopedista Pediatrico, Prefeitura de Balneário Camboriú SC, 2021

Paciente feminina, 13 anos, com diagnóstico de escoliose idiopática do adolescente. Ao raio-X apresenta angulação (Cobb) de 35 graus e Risser 5.
Qual o tratamento?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1831Q683777 | Medicina, Médico Clínico, IABAS RJ, IBADE, 2019

Dentre os fármacos utilizados em emergência, marque a opção que representa o agente de reversão para intoxicação por opioides:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1832Q214028 | Medicina, Médico Clínico Geral, TJ GO, FGV

É possível reduzir a incidência de nevralgia pós-herpética nos pacientes com herpes zoster com início de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1833Q213304 | Medicina, Médico Cardiologia, SESAP RN, FUNCAB

...deverá expressar o desenho final do processo de identificação e reconhecimento das regiões de saúde, em suas diferentes formas, em cada estado e no Distrito Federal, objetivando a garantia do acesso, a promoção da equidade, a garantia da integralidade da atenção, a qualificação do processo de descentralização e a racionalização de gastos e otimização de recursos.

De qual instrumento de planejamento do SistemaÚnico de Saúde estamos falando?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1834Q60634 | Medicina, Conselho Federal de Medicina, CESPE CEBRASPE

Julgue o item seguinte, a respeito da responsabilidade civil do psiquiatra.

De acordo com a lei brasileira, para que a prática de ato médico seja caracterizada como erro médico, é suficiente a constatação da ocorrência de imperícia, imprudência ou negligência.
  1. ✂️
  2. ✂️

1835Q44281 | Medicina, Médico Infectologista, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito da anatomia e fisiologia humanas. 

As células C da tireoide são responsáveis pela produção do hormônio calcitonina, atuando como reguladoras no metabolismo do cálcio.
  1. ✂️
  2. ✂️

1836Q42906 | Medicina, Soldado do Corpo de Bombeiro, Bombeiro Militar DF, IDECAN

A principal veia do coração, responsável por receber quase todo o sangue venoso do miocárdio, tem o nome de seio coronário e se desemboca no(a): 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1837Q22450 | Medicina, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A respeito da vigilância de doenças transmissíveis, aspecto da saúde coletiva no qual é importante a participação de todos os profissionais de saúde, julgue os itens a seguir.
Um indivíduo que tenha contraído difteria não necessita de vacinação específica, pois sua imunidade é garantida pela própria doença e pelo soro antidiftérico; porém, devem ser vacinadas todas as pessoas não vacinadas ou com estado vacinal desconhecido que tenham tido contato com esse indivíduo.
  1. ✂️
  2. ✂️

1838Q16789 | Medicina, Médico Clínico Geral, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Alterações estruturais ou funcionais do sistema nervoso autonômico podem causar diversas manifestações clínicas, como as síncopes, por exemplo. Com relação à fisiologia do sistema nervoso autonômico, julgue os itens subseqüentes.

Todos os neurônios pré-ganglionares, tanto do sistema nervoso parassimpático como do simpático, são colinérgicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1839Q16786 | Medicina, Médico Clínico Geral, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Síncope é uma queixa comum, sendo responsável por cerca de 3% dos atendimentos em serviços de emergência médica. Acerca dessa situação médica, julgue os itens a seguir.

Síncope pode ser definida como a perda súbita e temporária da consciência e do tônus postural, com recuperação rápida e espontânea.
  1. ✂️
  2. ✂️

1840Q834752 | Medicina, Legislação Profissional do Médico, Prefeitura de Jacinto Machado SC Médico Clínico Geral, PS Concursos, 2021

Segundo a Resolução CFM nº 1.658/2002, para ser válido o atestado, deve conter as seguintes informações: I. O tempo concedido para recuperação do paciente, ou seja, quantos dias o funcionário precisará faltar; II. O diagnóstico da doença ou CID (código internacional de doenças), porém, apenas quando expressamente autorizado pelo paciente. Pois, todos têm o direito ao sigilo médico, em casos em que não se sintam confortáveis; III. A identificação do médico como emissor, mediante assinatura e carimbo ou número de registro no Conselho Regional de Medicina. IV. Timbre original no topo superior do local de trabalho do médico atestante. Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.